domingo, 28 de dezembro de 2008

Correndo um pouco nesse fim de ano.

Na sexta-feira não fiz nada, só curti um parque com minha esposa e meus filhos.
No sábado, desci para a sala de ginástica, mas corri só meia hora na esteira (11/12km/h), depois fiz um pouco de musculação. Estava sem cabeça para ficar naquela sala de ginástica.
Hoje sai para correr cedo, fui até o Ibirapuera, fiz a volta de 7km lá, e voltei. Deu 19km no total, fiz num ritmo confortável, deu 1h45min mais ou menos, teve umas paradas para tomar Gatorade ou atravessar ruas.
Deu confiança essa corrida, agora preciso pedalar...

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal!

Foram poucas atualizações, mas fiz alguns treinos recentemente.
No sábado, cheguei tarde do show da Madonna na sexta, então fui depois do horário normal para a USP, onde corri 10k rápido, para 50 minutos, e cheguei muito bem, inteiro. Fiz com a Biologia, foi realmente forte.
Tive um casamento sábado à noite, não treinei no domingo.
Na segunda, fui para a sala de ginástica do prédio, corri 1 hora a 11km/h (menos os 5 primeiros minutos). Tudo tranquilo.
Na terça, fui prum treino de natação no Pinheiros, foram 300m aquescendo, depois 3 séries de 200m livre 100m vai golfinho volta livre, depois 500m de perna, depois 4x100 medely, depois 400m livre (5x1). Foram 2.500m muito bons, para antes das férias.
Depois disso não fiz mais nada, só comi muito no natal, preciso voltar pros treinos e perder uns 3kg pelo menos.
Mas a cabeça tá boa, e o Iron 2009 tá garantido, acabaram já as vagas de inscrição! Ainda bem que fiz a minha.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Poucos treinos na semana.

Só na segunda-feira fiz musculação. Estou trabalhando muito, e não fiz mais nada até quinta-feira de manhá, quando fui para a ergométrica do prédio e fiz um bom treino. Durante 1 hora pedalei no nível 5, a partir dos 20 minutos sempre em torno de 90rpms. No final de uma hora, percorri, segundo a ergométrica, 31.7km, nada mal.
Saí bem, sem problemas musculares.
Hoje náo farei nada, tenho um casamento à noite, mas vou tentar treinar no fim de semana.
Estou inscrito para a São Silvestre, corrida que faço desde 1996, fantasiado, só pela diversão. Domingo tem um treino especial no percurso, vou lá e, portanto, nada de pedal longo.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Ainda muito fraco na bike.

Quinta e sexta não fiz nada, só trabalhei.
Na sext-feira à noite fui numa festa de formatura, cheguei em casa 4 da manhã e não tinha condições de fazer o treino especial de bike na estrada. Mas fui às 11:00 horas para a USP, e rodei 40km na exata média de 30km/h. Não tinha muito vento, havia boas condições para pedalar. Mas mesmo nesse ritmo tive que fazer um pouco de força, não foi tão tranquilo. Não estava muito quente.
À noite, mesmo cansado, fui numa festa de casamento e voltei 2 da manhã. Mesmo assim acordei cedo para ir para a estrada.
O pessoal ia fazer estradinha, mas o Carlão estava a fim de ir pro Hopi Hari, eu também, então fiquei esperando ele, que atrasou bastante.
Saímos 7:40hs e na ida fomos bem tranquilos, conversando. O problema foi a volta, um vento absurdo. Eu já estava cansado, e o vento só complicou tudo. Sofri muito para voltar. Ainda paramos 2 vezes, uma para repor água e consertar o pedevela do Carlão no Frango Assado da volta (7 minutos lá), outra porque encontramos o Capelano com um pneu furado na última subida da Bandeirantes (uns 10 minutos). Na ida, fizemos o retorno em 1h37minutos. Mas demoramos mais de 2 horas na volta, eu muito mais quebrado do que o Carlão. No total, com as paradas, 3h50minutos.
Senti câimbras depois dos 90km, na parte interna da coxa direito. Agora, duranto o dia, tenho câimbras esporádicas nos mais diversos músculos da perna. Preciso resolver esse problema. Quando chegamos no Rei da Pamonha, as pernas estavam bem melhores do que em Pirassununga, pois o local das câimbras era outro, daria para correr.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Continuam os treinos.

Ontem, terça-feira, fui pedalar cedinho na USP. Foram 4 voltas a 35.5km/h, fiz todas no pelotão, puxando umas 3 vezes por curto período de tempo. Sofri um pouco para acompanhar, mas estava cansado da musculação na noite anterior, foi bem difícil acordar.
Hoje fiz treino de tiros no Centro Olímpico, foram 3 sérias de 2.400m, progressivo a cada séria. Fiz em 10min53s, 10min43s e 10min41s, nessa última cheguei no limite das minhas forças, muito cansado.
Não fui nadar ontem e hoje, talvez amanhã eu consiga.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Natação hoje.

Hoje não acordei cedo, mas consegui nadar no Pinheiros. Fiz 350m no começo, antes do treino. Depois foram 600m livres, aí 400m só perna sem prancha, depois 4x100 medely, depois 400m vai livre volta costas, depois 400m vai livre e volta debaixo d´água. 2.550m no total, treino bem tranquilo.
À noite, fiz musculação.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Prioridade na bike.

Tenho dado prioridade aos treinos de bike.
Na quarta, estava chovendo, então fui para a ergométrica do prédio e pedalei 1 hora. Fiquei no nível 5 o tempo inteiro, acima de 80rpms, e fiz 5 vezes nível 15 de pé, por um minuto cada.
Na quinta fiquei dormindo, e na sexta-fera voltei para a ergométrica, mais 1 hora no nível 5, com 4 vezes 1 minuto nível 15, e dessa vez acima de 85rpms o tempo inteiro.
Sábado, no treino da USP, fiz 1 hora de pelotão, a 35km/h, e depois corri 10km em 51 minutos, chegando bem.
Hoje só tive festinhas, não deu para treinar, mas estou animado em ficar pedalando.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tenho feito bons treinos.

No sábado fiz 1 hora de pelotão de bike na USP, a uns 35.5km/h. Depois fomos correr 14km, fiz muito rápido, especialmente a última volta de 6km, que fiz abaixo de 5min/km.
Logo depois, fiz um bike fit com o Rogério, cara de Campinas indicado pelo Carlão. Muito bom, profissional, agora estou conversando com ele para descobrir que bike devo comprar.

No domingo, fiz estradinha. Fomos num ritmo lento, no final fiz 3h06min. Fiz quase todo o percurso com o Arap e o Celsão, dia bonito, bem tranquilo. Cheguei inteiro, mas com dores decorrentes da nova posição do selim e um pouco de dor na parte de trás do pescoço. Deve ser adaptação à nova posição.

Ontem nadei à noite, cheguei mais cedo do trabalho. Fui para a piscina do prédio, e fiz ao todo 2600m, sendo 1000m direto (18min20s), depois 2 séries de 100m perna 400m com palmar, depois 10 tiros de 50m saindo sempre a 1 minuto, depois 100m soltando. Ótimo treino.

Hoje acordei para pedalar, mas começou a chover quando já estava pronto. Voltei a dormir, e não fiz nada durante o dia.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Reflexões

Só treinei quarta-feira, corri 1 hora tranquilo com o Betão e o Celso, fomos até o Ibirapuera. À noite, fiz musculação.
Tirei essa semana para descansar e comer feito um animal. Amanhã volto aos treinos.
Hoje tive um almoço como pessoal da RACE, a maioria esteve em Pirassununga. Foi extremamente agradável, papo bom, comida boa, dei risada pra caramba.
E o almoço ajudou a ter certeza de que eu quero treinar muito para o Iron no ano que vem. Quero, de qualquer jeito, completar bem a prova. Sei que se melhorar no ciclismo eu posso diminuir muito os meus tempos, pois nado e corro relativamente bem.
Vou fazer um novo bike fit amanhã, com um cara de Campinas, que fica na Pedal Urbano. Quero pegar as medidas para comprar uma bike de triathlon, e começar um treino de base fortíssimo no ciclismo. Até janeiro de 2009, bike vai ser minha prioridade.
A perspectiva é boa, vai bastante gente da RACE pro Iron, e com experiência creio que posso melhorar bastante meu tempo lá. Vamos ver.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pirassununga = cãimbras de novo!

Mais uma prova de Pirassununga realizada, e mais uma vez as cãimbras atacaram com tudo.
Apesar disso, foi um fim de semana muito bacana, o pessoal da RACE compareceu com um espírito muito legal e deu para darmos boas risadas antes e após.
O dia estava bem quente, com poucas nuvens no céu. Mas ventou bastante no ciclismo, e isso atrapalhou demais.
Natação: Saí de novo lá pelo lado direito, para tentar evitar a pancadaria. Não deu, nos primeiros 200 metros apanhei muito, bati pouco, e foi difícil encaixar um ritmo. Só depois de uns 4 ou 5 minutos achei um "pé" e fui até a primeira boia, quando voltou a pancadaria. Na volta da primeira bóia, já deu para nadar mais confortável.
Quando cheguei em terra firma para a primeira volta, vi no cronômetro 15 minutos cravados. Impossível, pois estava nadando num ritmo no mínimo 1min/100m mais lento. Já sabia que o percurso era menor, mas por via das dúvidas diminuí um pouco o ritmo.
Terminei com 32 minutos os "1900" metros, totalmente tranquilo e descansado.
T1: Optei por correr com a roupa de ciclismo. Como resultado, fiquei 6 minutos na T1, enquanto todo mundo perdeu no máximo 2 minutos lá. Foi muito tempo para colocar a camisa (molhado, ela enrolava), luvas (coloquei ao contrário), meia (depois de limpar o pé sujo de terra e grama), calçar sapatilha, etc. Preciso melhorar a transiçao.
Bike: Saí para correr me sentindo bem, forte. Fiz a primeira volta em 41 minuots (22,5km), isso projetaria um tempo final de 2h45min mais ou menos. Mesmo assim, esse ritmo era lento para ser passado por todo mundo. Pior, começou a ventar e minha velocidade caiu mais ainda. O flight deck detonou numa pequena lombada no início da segunda volta, e não tinha mais controle de velocidade ou cadência.
No km 60, comecei a sentir cãimbras. Qualquer movimento diferente, elas atacavam. Tentei ficar de pé na bike, e quase caí de tanta dor. Quando eu ia para o clip, a perna detonava também, depois de uns 20 segundos. Só dava para subir sentado, nunca de pé.
Em determinada posição, dava para pedalar só sentindo a perna, mas sem a cãimbra. Fui assim até o fim, com a velocidade caindo, mas acho que deu para manter, no final, 30km/h de média.
T2: Fiz uma transição bem rápida, pois foi só calçar o tênis, pegar mais gels e sair correndo. Não perdi mais de 2 minutos lá.
Corrida: Ao sair para correr, a grande dúvida era se as cãimbras viriam, como no ano passado, ou não. A dúvida se encerrou depois de 300 metros. Elas vieram. Com tudo. Fiquei desesperado, já tinha tomado as cápsulas de sal que o Betão me arrumou. Comi um saco inteiro de castanhas de caju e fui trotando lentamento, a uns 7min/km. Prometi para mim mesmo que as cãimbras iriam embora e trotaria até o fim. Fui nesse ritmo lento, debaixo de sol escaldante, com MUITA dor em ambas as pernas, das cãimbras, no mesmo músculo acima do joelho, até os 12km mais ou menos. Numa subida, dei a primeira caminhada, mas andar doía mais do que correr. Voltei a trotar e fui assim até o km 16, quando a dor apertou e tentei andar meio de lado. Mas a dor era muito forte, e descobri que correndo, mancando com a perna direito, era a maneira de tornar ao menos suportável qualquer movimento com a perna. Fui assim até o final, sofrendo demais, destruindo minhas pernas. Fechei a meia maratona em 2h28minutos, totalmente descansado porque não corri, mas com as pernas em frangalhos.
Meu tempo final foi 6h08minutos, igual ao ano passado. Treinei menos, mas esperava ao menos completar correndo. Não foi dessa vez, preciso investigar o que está acontecendo, por que tenho tantas cãimbras no mesmo lugar, em provas que exigem um esforço mais prolongado na bike.
De qualquer forma, a prova foi divertidíssima, e ano que vem estarei lá novamente!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Treinos encerrados para Pirassununga.

Terça-feira: Fui pedalar cedo, 2 horas. Fizemos num ritmo lento, uns 28km/h, só para girar mesmo, numa relação fácil para manter a cadência alta. Treino bom, papo agradável, cheguei 5 da manhã e terminei às 7:00hs.
Quarta-feira: Pela manhã, 12km num ritmo tranquilo, 6min/km, saí do Centro Olímpico com o Bodini e o Celso, fomos para o Ibirapuera, rodamos por lá até completarmos a distância com a volta ao Centro Olímpico.
No horário do almoço, fui nadar no Pinheiros. Treino fácil, 650m soltando, depois foram 4 séries de 4x25m (tiros) e 4x50m (tiros), sempre com bom descanso entre os tiros, e a cada série soltando 100m ou 200m. No final, ainda nadei 400m de perna.
Não fiz musculação na semana, e hoje era dia off. Amanhã também seria dia off, mas vou tentar nadar pela manhã, só para soltar.
No sábado, treino cedo na USP, 1 horinha rodando leve, mais 15 minutos correndo. E volto para casa, tomo banho, e vou para Pirassununga.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Bons treinos hoje.

Pela manhã, estava chovendo, então desci para a sala de ginástica e fiz 12km na esteira. Fiz a maior parte a 10km/h, depois aos 45 minutos subi para 11km/h. Corri tranquilo, cheguei inteiro.
No horário do almoço, fui nadar. Foram 3 séries de 250m, depois 6x 200m livre 50m perna lateral. No final, mais 400m só de perna, ao todo deu 2.650m.

Outro treino perfeito no domigo.

No domingo, por conta do evento denominado Virada Esportiva em São Paulo, a USP abriu. Combinamos começar às 7:00 horas da manhã o treino. E que treino.
No horário combinado, estávamos em 6 lá: eu, Bodini, Celsão, Roldão, Zé e um cara novo cujo nome esqueci. O dia estava maravilhos, e não tinha praticamente ninguém na USP.
Depois de trocarmos 2 pneus furados do cara novo, saímos para rodar a uns 30km/h pela USP absolutamente vazia, só para nós. Havia uns 4 ou corredores e outros tantos ciclistas, nenhum ônibus ou carro, estava sem vento, simplesmente perfeito para treinar.
Rodamos 1 hora de bike, e saímos para correr 16km, em duas voltas de 8km. Rodamos a uns 5:30min/km, conversando, parando para beber água.
Foi um treino memorável, muito bom mesmo, e deu grande confiança para Pirassununga, que ocorre no próximo fim de semana.

sábado, 15 de novembro de 2008

O melhor treino de bike na estrada!

Hoje fiz um treino absolutamente sensacional na estrada.
Como a USP fechou para o feriado, o Ricardo Arap organizou um treino na estrada. Foi muita, mas muita gente. Mais de 30 pessoas, com certeza.
Saímos 6:45 do Rei da Pamonha e fizemos a estradinha. O Ricardo conseguiu segurar o pelotão até a volta, e liberou todo mundo ali na Anhanguera na volta. Até lá, alguns grupos desgarravam, mas aí seguravam nas descidas para juntar ou ao menos não perdermos contato visual.
Como resultado, ficou um grupo maravilhoso, num ritmo forte mas confortável, com toda a segurança de 2 carros de apoio.
Fiz um ótimo treino, completei os 88km em 2h50min, com paradas nos semáforos em Jundiaí e um início lento até chegar na Anhanguera. Deu 31.2km/h de média, e cheguei bem ao final.
Estava um calor infernal, sem vento, mas o tempo passou rápido, pois tinha muita gente para bater papo no caminho.
Enfim, um treino para ficar para a história!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

E os treinos continuam.

Na terça-feira, só descansei.
Ontem teve treinos de tiros no Centro Olímpico. Depois de algumas voltas na pista, e dos corretivos, foram 7 tiros de 1000 metros, progressivos. Fiz o primeiro em 4min57s, depois fui baixando uns 10s cada um. Os últimos 2 foram em 4min21s e 4min04s, esse para forçar mesmo.
Fiz musculação à noite.

Hoje no almoço fui nadar, não fiz nada de manhã. Foi um treino meio confuso, o treinador chegou mais tarde, deu uns 35 tiros de 50m a 50s cada, alguns com saída antes. Pulei uns 5 ou 6, e depois ainda nadamos 400m pernas. Como fiz uns 800m de aquescimento, deve ter dado uns 2.500m mais ou menos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Corrida, natação, musculação.

Dia cheio hoje.
De manhã, corri 1 hora na esteira, a 11km/h.
De tarde, fui nadar no Pinheiros, um ótimo treino. Começou com 1000m, sendo 200m livre e 50m costas, com 30s de intervalo. Depois foram 200m perna, 200m livre, e 200m perna. Logo após, 600m só braço. E terminou com 4x100m medley. Como eu aquesci 200m no começo, deu 2800m no total.
E, agora à noite, fiz musculação.

domingo, 9 de novembro de 2008

100k ontem.

Bons treinos no fim de semana.
Depois de uma sexta-feira sem fazer nada, fui pedalar no sábado. Fomos num grupo legal, umas 8 pessoas, para a Bandeirantes.
Fomos e voltamos do Hopi Hari, 100k (fiz o retorno lá na frente para dar certinho). Sobrei logo no começo, com as subidas, aí fui com o Celso (que tavam mal) até a volta do Hopi Hari, quando o Guilherme se juntou a nós. Aí eles abriam nas subidas, e eu alcançava nas retas. Fiz em 3h16min, com algumas pequenas paradas, deu umas 3h10min na verdade, o que é muito bom. As condições na estrada estavam boas, sem vento, e um sol um pouco intenso demais.
Cheguei bem, relativamente inteiro, não me sacrifiquei por completo para chegar.
Hoje, domingo, corri 1h20min, dando uma parada de 5min depois de 45min para tomar um Gatorade. Foi tranquilo, só para soltar.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Treino de pista

Ontem só corri no Centro Olímpico do Ibirapuera. Fiz uns 2k solto, depois foram 3 séries de 4x400m, fiz cada um para 1min37 mais ou menos, tinha 45s de intervalo entre cada um, e 1min30s entre cada série.
Hoje acabei não fazendo nada.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Corrida mais longa

Ontem, segunda-feira, só fiz musculação.
Hoje cedo, saí para correr de casa, fui até o novo Parque do Povo, dei duas voltas lá, depois corri até o Pinheiros, dei mais 2 voltas lá, depois voltei para casa. Ao todo, corri 1h30minutos, nada mal para quem não ia treinar (deixei as coisas de bike no carro que foi consertar). Corri lento, devo ter feito uns 6min/km, mas mesmo assim valeu muito à pena.

domingo, 2 de novembro de 2008

Fim de semana com bons treinos

Ontem, sábado, acordei mais tarde porque tive uma festa na sexta-feira. Já estava tudo fadado a mais um dia sem treinos, quando surgiu uma oportunidade e desci para nadar na piscina do prédio. Foi muito bom, fiz 2k direto, em 37 minutos. Saí direto para a sala de ginástica, como se fosse uma transição, e rodei 15 minutos de bike, para acostumar. Ainda fiz umas abdominais e musculação.
Hoje, domingo, acordei cedo e fiz o percurso da Estradinha. Foi um excelente treino, saímos num grupo grande, mas logo depois das primeiras subidas eu já sobrei. O Carlão, que tava gripado, ficou comigo, e em alguns momentos fiquei na roda dele. Fizemos um treino excelente, ultrapassamos alguns que ficaram pelo percurso, e terminamos em 3 horas os 87km da estradinha. Cheguei bem inteiro, aguentava correr legal. Perco muito tempo nas subidas, preciso treinar muito as ladeiras, mas também na estrada de Jundiaí mantive 36/37km/h sozinho, sem roda, e tranquilo!
Um ótimo treino para dar confiança para Pirassununga, e tirar a má impressão do treino do último domingo.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Os treinos da semana

Falta de atualizações, mas os treinos continuam.
Segunda: Descansei durante o dia, e fiz musculação à noite.
Terça: A USP não abria, dia do funcionário público. Mas desci para a sala de ginástica e fiz 1 hora de ergométrica, sendo 15 minutos nível 6, 10 minutos nível 3, 20 minutos nível 6 e 15 minutos nível 4.
Quarta: Treinos de corrida, foram 7 tiros de 1200m, com 1 minuto de intervalo. Fiz para 5min28s, dá uns 4:35min/km. Também fiz musculação à noite.
Quinta: Não fui pedalar, tava um dia feio, mas fui nadar no Pinheiros. Bom treino, fiz 600m para soltar, depois 200m também para soltar, aí foram tiros de 100, 200, 300 e 400m. No meio dos tiros, soltava 200m ou 150m. No final, soltei mais uns 200m, ao todo nadei uns 2.600m.
Sexta: Rolou poker na quinta-feira à noite, fui dormir às 4 da manhã, sem condições de qualquer treino hoje :-) .

domingo, 26 de outubro de 2008

Péssimo treino na estrada.

Sou teimoso, e resolvi ir para a estrada.
Cheguei 6:45hs no Rei da Pamonha na Bandeirantes, tinha combinado com o Carlos Guimarães às 7:00hs. No horário, ele não tava lá, eu me enfiei num outro grupo que tinha uns conhecidos. Bom, 10km e eu já tinha perdido as rodas, não dava para acompanhar nas subidas. Continuei pela estrada de Campo Limpo, desanimado, indo a uns 25km/h, aí vi voltando um outro grupo que também tinha um conhecido, e voltei com eles. É um pessoal mais velho, mas muito bacana, e vieram num bom ritmo, salvou (em parte) o treino.
Fiz ao todo 55km em 1h55min, mas cheguei destruído, sem conseguir fazer mais nada. Péssimo treino, devia ter ficado descansando.
Amanhã não vou correr nem nadar, só fazer musculação à noite, para pedalar na terça. Preciso melhorar MUITO meu ciclismo.

Ótimo treino ontem na USP.

Comecei a pedalar 5:30 da manhã, fomos em 5 até as 6:30, qdo comecou o treino de pelotão, que consistiu em 4 voltas a 36km/h. Depois completei mais uns 40 minutos, e fiz ao todo uns 80km. Fiz legal, cheguei cansado mas inteiro, conseguindo pedalar.
Corri depois 40 minutos bem, melhor do que eu esperava.
O treino foi muito bom, mas não deu para descansar depois. Fui com as crianças para a piscina do Pinheiros, depois levei o Arthur para ver o jogo do Corinthinas no Pacaembu (oooo, Coringão voltou!). À noita, ainda saí com minha esposa para jantar fora, fui dormir depois da meia noite.
O resultado veio no dia seguinte...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Continuam os treinos

Ontem, quinta-feira, não fui pedalar, acordei mais tarde. Porém, consegui ir nadar.
Foi um treino diferente, começou com 500m para aquecer, que fiz em 9 minutos. Depois foram 2 séries de 3 tiros de 100 metros. A diferença foi que houve um descanso muito grande entre cada tiro, quase 2 minutos, porque era para fazer os tiros fortes. Fiz entre 1min31s e 1min21s os tiros. No fim, soltamos mais 300m, e entre os tiros às vezes soltávamos 50m. Não deu uma quilometragem muito grande, foi um treino bem light.
Hoje, sexta-feira, só fui correr pela manhã no Pinheiros. Dei 6 voltas em 58min14s, cheguei tranquilo, as voltas foram em torno de 9min35s.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

De volta ao ciclismo, e boas corridas.

Estou em falta com as atualizações, mas os treinos continuam.
Domingo e segunda-feira acabei não treinando, mistura de preguiça com impossibilidade por compromissos profissionais. Na segunda só fiz musculação.
Mas terça-feira voltei a pedalar de madrugada na USP. Cheguei 5:00 horas da manhã, tinha muita gente, fizemos 2 grupos. O treinos era manter 30km/h em 53x19, e ir do fim do pelotão à frente em volantinho, 39x19. Muita adrenalina no treino, não medi distância, mas foi mais de 1 hora de treino. Não nadei na terça.
Hoje houve treino de corrida no Centro Olímpico, foram 14 tiros de 400m, progressivo. Fiz o primeiro em 1min59s e o último em 1min26, ia diminuindo 1 ou 2 segundos por volta. Foi um super treino, realmente muito bom!
Não deu para nadar hoje, mas vou fazer musculação à noite.

sábado, 18 de outubro de 2008

Treino de verdade hoje!

A planilha vinha com um treino desafiador, e consegui completar.
Eram 60km de bike e 14km correndo.
O dia ameaçava chuva, mas fui com a bike mesmo assim. Fiz 1 hora de pelotão a uns 34km/h, depois completei os outros 30km com Celso, Carlão, Marcelo e um outro cara que não sei o nome. Ao todo, chegamos em 1h56min, cansei bastante, mais do que esperava, mas foi ótima a sensação de completar todo o treino.
Saímos para correr eu, Celso, Carlão e Guilherme. Depois de 3km, as pernas ficaram leves, e corri muito bem. Só voltei a sentir um pouco já com 12km, principalmente aquela típica câimbra na parte de cima do joelho direito, mas foi só ameaça.
Choveu torrencialmente durante a corrida, condições inóspitas na USP, mas foi um treinaço, deu muita confiança e foi divertido.

Ontem corri e nadei

Não fiz nada na quinta-feira, mas na sexta-feira fui de manhã para o Pinheiros e corri 6 voltas em 59min50s. Fiz um pouco mais lento do que de costume, e me senti um pouco cansado, as pernas não estavam leves, mas deu para fazer o treino todo.
Depois, no almoço, fui nadar também no Pinheiros. Depois de soltar 300m, o treinador anunciou 50 tiros de 50m, saindo a 50s, 48s, 46s, 44s e 42s. No sétimo tiro eu já comecei a fazer 3 sim e um não. No décimo segundo, dois sim e um não. A partir do 20, um sim e um não, até o fim. Os que eu fiz, cheguei forte, em uns 43s.
No fim,soltei mais 200m. Foi um bom treino, mas tenho muito o que melhorar ainda.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

3k na natação.

Ontem só descansei.
Hoje fui ao Centro Olímpico e dei 7 tiros de 1.200m. Fiz de 5:27 a 5:37, e cheguei bem cansado.
No almoço, consegui ir nadar e foi um treino fantástico. Começou com 300m livre, depois foram 500m só de perna (!), e depois 4 tiros de 500m. Fiz em 8:27, 8:33, 8:41 e 8:50. Ainda soltei mais 200m no final, completando 3k em pouco mais de uma hora, um excelente treino.
Agora acabei de voltar da musculação, dia de treinos intensos hoje, estava precisando voltar a esse ritmo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Corrida e natação.

Ontem não fiz exercícios, só descansei.
Hoje fui correr no Pinheiros, foram 6 voltas em pouco menos de 59 minutos, num ritmo constante e bom. Cheguei mais cansado do que de costume.
No horário do almoço, fui nadar. Foram 300m livres, depois 200m indo perna de crawl e voltando perna de costas, depois foram 10 tiros de 150m (média 2min29s cada), o último foi de 200m (3min23s). No final ainda soltei mais 100m, e depois foram 100m indo peito e voltando debaixo d'água. No total. 2.250m, tive cãimbras no final.
Ainda vou fazer musculação à noite.

sábado, 11 de outubro de 2008

Treino longo e forte.

Pedalei 2 horas e 30 minutos na USP. Não foi direto, fiz 3 paradas. Uma por conta de um tombo de um cara no pelotão, na subida perto da praça do relógio. A segunda porque voou o sensor do meu Flight Deck na avenida da raia (acabei achando, vai dar para consertar). E a terceira pq a bike do Maurinho estava fazendo um barulho estranho, e tentamos descobrir.
Devo ter mais mais de 60km, e cheguei muito cansado. Preciso de mais milhagem de bike.
Ainda corri 6km em 33 minutos depois, foi um ótimo treino.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mais natação, e forte.

Hoje não corri, mas fui nadar no Pinheiros e mais uma vez fiz um treino fortíssimo.
Comecei nadando 500m para 9 minutos, e depois eram 50 tiros de 50m, com palmar! Evidentemente não consegui fazer todos, então completei os 10 primeiros (55/50s cada), depois comecei a fazer 2 e descansar 1, e depois fiz um sim um não. Os tempos diminuíam, chegou a 35s cada tiro. Nos últimos 10, aumentou o tempo de novo, consegui fazer vários seguidos. Acho que fiz uns 35 tiros mais ou menos. Ainda soltei 100m, devo ter nadado uns 2.300/2400m, mas muito forte.
Fiquei dolorido o resto do dia.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Natação pesada.

Hoje fiz apenas natação. Foram 300m livre, depois 3 séries progressivas de 350m (fiz entre 5:56 e 5:40), depois 200m soltando, depois mais 3 séries de 300m com palmar, depois mais 300m soltando no final.
No total, foram 2750m, treino muito longo e cansativo, mas não tão puxado. Ainda estou bem lento na piscina.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fartlek no Centro Olímpico

Ontem não fiz nada.
Dia frio hoje, e cedinho estava no Centro Olímpico. Foram 3 séries de 800m forte 400m fraco 400m forte 400m fraco.
Fiz bem, o treino estava vazio então acabei correndo sozinho o tempo todo.
Agora à noite fiz musculação.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Bons treinos hoje.

Ontem descansei, e hoje estava no pique para treinar, mas a chuva veio forte.
Acabei descendo para a sala de ginástica do prédio e fiz 60 minutos de ergométrica, nível 5, mantendo uns 90rpms. Deu mais de 30km!
Depois, no horário do almoço, fui para a natação. Treino muito forte, foram 300m livre, mais 10 tiros de 25m, depois 2 séries de 400m com palmar e flutuador, depois 18 tiros de 25m, depois mais 2 sérias de 400m com palmar (fiz 2 séries de 300 apenas). Foram uns 2.200m mais ou menos, cansou bastante.
Como eu tratei um canal no dente no fim da trade, não fui na musculação.

sábado, 4 de outubro de 2008

Treino duro na USP

Já acordei cansado por conta do treino de ontem, mas fui pedalar às 6:30hs. Eram 4 voltas a 36km/h, mas larguei o pelotão no fim da segunda volta e fiz o treino sozinho, pedalando a uns 31km/h com a cara no vento (que não estava forte, era uma leve brisa).
Depois, saí para correr com Betão, Celso e Carlão, fizemos os primeiros 8km a uns 5:30min/km, aí fiz uma segunda volta de 6km com o Rafael a uns 6min/km.
No fim da primeira volta estava bem cansado, mas o ritmo mais lento da segunda volta ajudou a recuperar. Passei a tarde cansado, ainda estou bem fora de forma.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Incrição para o Ironman 2009

Tomei a decisão e fiz a inscrição para o Ironman Brasil 2009.
Pode ver lá no site oficial, número 593.
Agora é só treinar.

Natação!

Pois é, hoje definitivamente voltei!
Acordei cedo e fui pro Pinheiros correr. Estava um dia maravilhoso para correr, tempo agradável, céu azul, e o clube só tinha gente fazendo exercícios. Dei 6 voltas em 57min30s, fiz a primeira em 10:20s e as demais em torno de 9min:34s. Cheguei um pouco cansado, mas nada absurdo. Voltei a fazer alongamentos também.
O mais bacana, porém, foi ter voltado à natação.
Cheguei um pouco atrasado no Pinheiros, o pessoal já tinha começado. O técnico Gandolfo me mandou para uma raia muito, mas muito longe do resto, e mandou eu nadar 200m. Nadei, e como ele tava longe, nadei mais 150m. Aí ele me chamou para uma raia mais próxima, porque ia começar o treino de verdade... 40 tiros de 50m.
Estou totalmente fora de forma na natação, mal e mal tinha nadado aqueles 350m!
Os primeiros 30 tiros foram em 55s. Eu chegava entre 48s e 53s, ou seja, quase nada de descanso. Comecei a fazer 5 ou 4 tiros, e descansar um. Depois do trigésimo tiro, o tempo diminuiu para 50s. O técnico mandou eu fazer um sim, outro não. No final, nadei mais 300m, indo livre e voltando costas.
Devo ter nadado, pelas minhas contas, uns 2.100 ou 2.200m. Tive cãimbras para sair da piscina. Constatei que perdi muito da minha forma na natação, vou precisar treinar muito para recuperar até Pirassununga.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ritmo bom de treino.

Ontem não fui pedalar na USP, mas acordei cedo e fiz 45min de ergométrica no prédio.
Hoje era dia de treino de tiro no Centro Olímpico, e foram 8 tiros de 1000m, progressivos. Fiz em 4:58 o primeiro e 4:18 o último, um excelente treino.
Agora à noite vou fazer musculação.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Corrida no Pinheiros

Ontem não treinei, fui ao Skol Beats de madrugada, mas hoje de manhã voltei ao Pinheiros para correr.
Foram 6 voltas em 1 hora cravada, comecei mais lento em 10min:40s e fiz a quinta a 9min:30s. Foi um treino tranquilo, não considerei o ritmo forte, aguentei bem até o fim.
Cheguei mais cedo, comecei a correr 6 da manhã, porque precisava chegar cedo no escritório. Ainda não consegui voltar a nadar, nem vai dar para fazer musculação à noite (festinha de crianças), mas quero pedalar nessa semana.

sábado, 27 de setembro de 2008

Bom treino hoje.

Dia frio na USP, mas fui pedalar e consegui acompanhar o pelotão. Foram 4 voltas em 53x16, indo em 33km/h, 35km/h, 37km/h e 39km/h. Fiquei sempre na roda de alguém, e sobrei depois da subida da parte final da última volta, mas fiquei contente com o desempenho.
Depois corri 12km, em duas voltas de 6km a 5:30min/km.
Deu uma boa sensação de volta aos treinos, mas ainda estou 5kg acima do peso do Ironman, preciso me cuidar.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Voltanto aos treinos.

Na quarta-feira fiz treinos de tiro no Centro Olímpico. Ainda tinha dores da corrida no domingo, então fiz tranquilo o treino, eram 10 tiros de 1minuto forte/1 minuto fraco. Fiquei no pelotão intermediária, e ao final estava inteiro. À noite, fiz musculação.
Não fiz nada na quinta, mas hoje fui ao Pinheiros pela manhã e corri 50 minutos. Dei 5 voltas, a 10min/30s, 9min50s, 9min40s, 9min30s e 9mins40s. Cheguei inteiro e bem, a corrida foi extremamente agradável, apesar da garoa constante.

domingo, 21 de setembro de 2008

Corri 2 vezes na Pão de Açúcar

Condições de tempo terríveis na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar,muito frio e muita chuva,mas fui lá cedinho,iria correr na segunda parte um trecho de 10km
Fiz num ritmo forte, pouco abaixo de 5min/km, e quando cheguei o Neimar, meu amigo, avisou que o irmão dele não iria. Ele seria nosso quarto e último corredor.
Como prometi a medalha para meus filhos, peguei o número, o chip, e corri de novo mais um trecho de 10k.
Fiquei com muito frio enquanto esperava para correr de novo. O que salvou foi o Ipod, comecei a curtir minhas músicas, aquecer no ritmo, e saí para correr. Fiz nuns 57minutos o outro trecho, mas cheguei bem cansado. No final, fechamos em 3h59min53s, e trouxe 2 medalhas para casa.
Serviu como ótimo treino, mas hoje estou detonado pelo resto do dia, realmente me cansei muito.

sábado, 20 de setembro de 2008

Finalmente, a volta aos treinos?

Pois é, não fiquei só sem atualizar o site. Fiquei também sem treinar esse tempo todo. Muito trabalho, festinhas no fim de semana, chuva, sempre alguma coisa atrapalhando, e uma preguiça me fez parar de treinar e engordar 5kg!
Hoje criei vergonha na cara e voltei aos treinos. Fui para a USP e rodei de bike 1 hora, fiz 30km. Só isso. E mesmo assim, com sacrifício. Não consegui acompanhar o pelotão mais do que duas voltas (34km/h e sprint de 37km por hora por 2km), terminei o treino sozinho.
Amanhã vou correr 10k na maratona de revezamento Pão de Açúcar, e espero voltar aos treinos normais nessa semana.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Treino na pista.

Ontem treinei na pista de atletismo do Centro Olímpico. Foram 8 tiros de 800 metros, fiz todos em média de 11min30s, cheguei cansado mas feliz com o desempenho.
Hoje não treinei. Por causa do trabalho, está impossível nadar.

domingo, 7 de setembro de 2008

Bons treinos ontem.

Ainda não voltei ao ritmo total de treinos, espero fazer isso nesta próxima semana.
Na semana passada, não fiz nada na quinta e na sexta.
Mas no sábado fui para a USP, e fiz bons treinos.
Na bike, foi 1 hora de pelotão, relação 53x17, 4 voltas nas velocidades 32,5km/h, 34km/h, 35.5km/h e 37km/h. Só mudava a cadência, e fiz o treino inteiro.
Depois saí para correr e fiz 14 km num ritmo relativamente rápido, deve ter sido nuns 5:15/5:20min/km. Cheguei cansado, mas bem. Não tive dores.
Hoje estamos sem ajudantes com as crianças, então não fui treinar.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Treino de pista.

Ontem não fiz nada, mas hoje fui ao Centro Olímpico, voltei aos treinos de pista.
Foram 3 séries de 2.400m, progressivo. Fiz bem as 2 primeiras, mas quebrei na terceiro. Os tempos foram 11min:25s, 11min:09s e 11min:45s. O problema foi fôlego, as pernas estavam ok.
Hoje à noite fiz musculação, amanhã vou descansar.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Voltei!

No sábado, pedalei por uma hora. Não fui no pelotão, fiquei rodando por volta de 30km/h. Nota triste foi a queda de um amigo meu, o Daniel, machucou bastante o rosto, mas já está bem.
Saí da bike e corri 12 km, média de 5:30min por km. Considerei o treino forte, saí relativamente cansado.
No domingo, já estava meio cansado, pois fiquei muito tempo de pé no sábado. Fui correr no Pinheiros, rodei uns 11km em ritmo lento, mais de 6:00 min/km, mas fiquei quebrado no resto do dia.
Hoje não fiz nada, nem musculação.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Nada de treinos.

Pois é, estou sem babá em casa, trabalho está complicado, minha filha ficou doente, e com tudo isso nao treinei nada até hoje. Amanhã vai ter que rolar treino, não aguento mais.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Sem treinos, perdi a hora.

Incrível, ontem tirei o dia para descansar, e hoje estava tudo certo para correr, mas... perdi a hora, desliguei o despertador e voltei a dormir! Perdi o dia de treino, e já não ia dar para comparecer à natação.
Só restou fazer a musculação agora à noite, que foi muito boa.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Treino de natação

Em vez de correr cedinho, fui só à natação hoje à tarde.
O treinador nem tomou conhecimento de minha falta de treinos por mais de um mês, fiz o treino de todo mundo:
6 séries de 200m livre + 50m costas (fiz cada 200m livre em 3m35s mais ou menos)
2 séries de 300m perna com prancha + 100m livres
1 série de 400m braços com flutuador
No total, 2.700m em 1 hora de treino, comecei forte.
Hoje à noite, volto para a musculação, vamos ver o que acontece.

De volta às postagens.

Bom, estou de volta. Demorei um pouco mais do que o previsto, mas agora tudo volta ao normal.
Fiquei sem treinar quase um mês. Engordei uns 4kg, perdi um pouco a forma, mas por outro lado descansei bastante. Treinar é um hobby, não uma profissão, e esse tempo foi muito bom para dormir um pouco mais, comer muito mais, e voltar com ânimo total.
Cancelei minhas inscrição para o 70.3 do Beto Carrero. Em compensação, fiz inscrição para Pirassununga, que ocorre no final de novembro.
Vou colocar a planilha para Pirassununga aí do lado, aí fica fácil acompanhar.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Em viagem na Holanda.

A falta de postagens deve-se a (sem acentos aqui) viagem para a Holanda que estou fazendo com minha familia. Estamos em Haia, tudo tranquilo, fora uma gripe incrivel que eu peguei e transmiti para as criancas.
Nao tenho treinado, mas esse descanso esta fazendo um bem danado para a cabeca. Estou louco para voltar a treinar pesado.
Desisti de fazer o meio Iron do Beto Carrero, mas ja fiz inscricao para Pirassununga no fim do ano, e vou melhorar bastante meu tempo do ano passado, se tudo sair como o planejado.
Aqui eh o paraiso das bicicletas, mas nao sei se vou comprar algo, acho que vou continuar com meu equipamento mais um tempo, e depois investir pesado numa bike de triathlon. Sei la, por enquanto vou descansar legal, e na volta ao Brasil retomar os treinos com tudo. Por aqui, soh vou dar umas corridas.
As atualizacoes voltam no dia 18 de agosto.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Treinos e atualizações em baixa.

Pois é, a fase está complicada. Ando trabalhando muito, dormindo tarde, e para piorar no último fim de semana tive uma infecção alimentar. Por conta disso, os treinos foram pouquíssimos, fora a musculação fiz um único treino ontem, na pista. Foram 8 tiros de 1000m, fiz em 4:20s cada, em média.
Não estou nadando nem pedalando, e por conta disso desisti do meio-ironman do Beto Carrero. Vou viajar na semana que vem para o exterior, correr por lá, e voltar no final de agosto aos treinos completos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Treinos fortes ontem.

Não fiz nada no domingo, mas ontem fui no Pinheiros e corri forte, uns 12km em menos de 1 hora, corri em média a 4:55min/km. A pulsação estava em 170bpms mais ou menos, e fiz grande parte do treino na pista de atletismo. Com certeza aguentaria mais tempo, foi mais para ritmo do que para velocidade pura, estou realmente bem na corrida.
À noite, fiz musculaçào sozinho, a Cris não estava bem. Acabei fazendo um pouco mais forte, especialmente nos braços, mas valeu à pena.
Como não venho conseguindo nadar no horário do almoço, e está complicado pedalar, tenho pensado seriamente em desencanar do Meio Iron do Beto Carrero, e fazer uma maratona. Vou decidir nos próximos dias.

Atualizações difíceis.

Ainda não arrumei o computador de casa, por isso as atualizações estão difíceis. Mas os treinos continuam, ainda que em ritmo longe do ideal.
Acabei não treinando nem na quinta-feira, nem na sexta-feira.
No sábado, fui para a USP e fiz 3 das 4 voltas no pelotão, com 33km/h de média. Depois começou o treino específico, cruzado, consistente em 5 séries de 6km pedalando e 1 km correndo, com 5 minutos de intervalo.
Fiz muito bem o treino, na bike mantive 32km/h de média, e na corrida uns 4:10min/km. Chegava bem em todas as voltas, foi realmente legal, o clima estava ótimo na USP, com muita gente iniciando treinos por conta da corrida da Nike de 10k.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ritmo forte na corrida

Segunda só fiz musculação, e terça tive preguiça de ir pedalar. Não está dando para nadar, o trabalho está absurdo, infelizmente.
Hoje teve treino de tiro na pista de atletismo do centro olímpico. Foram 6 tiros de 1.200m, fiz entre 5:07 e 5:13 cada um, dá uns 4:20min/km. Não me acabei, foi sempre ritmo forte.
Agora à noite, fiz musculação de novo, estou bem cansado mas pelo menos vou mantendo os treinos mínimos para completar o meio iron do Beto Carrero. Não vai dar para fazer um tempo bom, porque não estou treinando para isso, mas acho que dá para curtir a prova, se eu voltar a nadar em breve e melhorar um pouco na bike.

domingo, 13 de julho de 2008

De volta à estrada.

Hoje, domingo, voltei finalmente à estrada. Fui para o Rancho da Pamonha, nem sabia se haveria alguém lá. Estava quase saindo sozinho quando encontrei o China, que aguardava o Marco Aurélio, então fiquei por lá até que saímos às 7:40hs.
Resolvemos fazer 60km, então fomos pela Bandeirants até a Anhanguera, e lá fizemos o retorno nas Casas da Bahia, em Jundiaí.
O tempo estava feio, muita neblina, e um frio absurdo. Pelo menos não tinha vento forte para qualquer lado. A ida foi tudo bem, média de uns 31km/h, mas na volta sofri bastante, especialmente nas subidas, em que não conseguia acompanhar o pessoal. Estou muito fraco na bike, preciso treinar mais.
No km 48, estourou a corrente do Marco Aurélio, ainda bem que eles sabiam trocar o elo e tinham a ferramenta necessária, perdemos uns 10 minutos lá. Depois, ainda paramos 2 vezes para ajudar pessoas com pneu furado e sem câmara, e outro sem bomba.
Até então, a média era de 30km/h, depois foi só completar para chegar de volta e fazer os 60km. Foi agradável, mas deu para ver que estou fraco.

Treino forte na USP

Ontem, sábado, fui para a USP para um bom e forte treino. Na bike, tentei ir no grupo forte, mas o treino era 2 voltas em 36km/h, e 2 voltas em 39km/h, tudo a 53x15. Não tinha condições de acompanhar, então fiz metade da primeira volta com o pelotão e terminei sozinho, esperando chegar o segundo pelotão, intermediário, que faria 2 voltas de 32km/h e 2 voltas a 36km/h.
Acabei quebrando por conta da primeira volta, mas consegui completar o treino no grupo intermediário, e até puxei o pelotão por 2 vezes. O vento contrário na reta da raia da USP atrapalhou um pouco, mas deu tudo certo.
Fiz uma transição rápida e tinha que correr 6km bem rápido. No começo o corpo parecia não querer responder, estava difícil correr rápido, mas depois de 1km o corpo adaptou e consegui completar o treino em 28:30min, nada mal.
O treino terminou aí, e voltei para casa bem com o fato de ter completado a planilha.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Treino no Pinheiros

Ontem descansei, e hoje fui ao Pinheiros. Fiz uma corrida tranquila, 1h10min, rodando a 10:40/11:00 cada volta de 1.830m. No final, rodei na pista de atletismo, encontrei vários conhecidos lá. Fiquei com a pulsação entre 140 e 150bpms, deu para recuperar do treino de quarta.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Quem nunca fez umas loucuras?

Por pura preguiça, não treinei domingo, segunda e terça. Na verdade, fiz musculação na segunda-feira, mas foi só.
Hoje, quarta-feira, feriado, acordei umas 7 da manhã, coloquei o Ipod, enchi de água 4 caramanholas do fuel belt, peguei um único GU, e saí para correr. Fui de casa até o Ibirapuera e lá fui achando gente conhecida, ia correndo junto, só curtindo, e quando voltei para casa, vi pelo GPS que corri 30km em pouco menos de 3 horas...
Pois é, 30km no meio da semana, totalmente fora da planilha, sem qualquer necessidade. Mas foi uma maravilha!
As pernas estão doendo um pouco, fui para a piscina com meus filhos depois da corrida, e à tarde fiquei no Ibirapuera brincando com eles. Acho que estarei quebrado amanhã, sei que foi irresponsabilidade, mas também foi bom demais!

sábado, 5 de julho de 2008

Bom treino na USP

Fui pedalar bem cedo na USP, estava um frio absurdo, o relógio da USP marcava 7 graus. O treino era 35/36km/h em 53x19, ou seja, acima de 100 rpms. Não sei se era o frio, se estou doente, ou os efeitos da falta de treinos, mas sofri pra burro para me manter no pelotão. Puxei o pelotão algumas vezes, mas a rotação alta detonou as pernas e minha respiração, foi um treino que me detonou.
Depois a planilha mandava fazer um treino cruzado, mas eu não estava a fim de fazer isso, e o cansaço falou mais alto.
Descansei um pouco (uns 10 minutos) e saí para correr com amigos, especialmente o Tchê, e fizemos 2 voltas de 9km (aquela que vai por trás do HU) bem rápido, em 47m36s e 44m35s, ou seja, por volta de 5min/km. Bela corrida, deu ânimo depois do que foi o treino de bike.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Atualizações de volta!

Vencidos os problemas com a internet, vamos às atualizações dos treinos.
Domingo: Perdi a hora e não fui treinar de bike, uma pena, pois o dia foi maravilhoso, e já soube que não tinha vento na estrada.
Segunda: Fui correr no Pinheiros, fiz 1 hora forte, 5 voltas num ritmo de mais ou menos 5:00min/km, depois mais umas voltas na pista de atletismo a 5:20min/km.
Terça: Treino de bike pela manhã na USP, muito frio, foram 4 voltas a 35/36km/h, duas voltas em 53x19, e duas voltas em 53x15.
Quarta: Treino de tiros na pista de atletismo, foram 3 séries de 2k 45s descanso 400m 1:30s de descanso. Fiz os tiros de 2k em menos de 9 minutos, e os tiros de 400m em 1m35s mais ou menos, treino bem forte.
Não treinei quinta e sexta, e também não nadei na semana inteira, o trabalho está absurdo.
Espero começar a seguir a planilha a partir de amanhã, vamos ver.

sábado, 28 de junho de 2008

Corrida e bike na USP.

Voltei aos treinos. Na USP, teve festa ontem, chegamos às 6:15 da manhã e tinha muita gente ainda saindo do local (a festa foi no velódromo). Não dava para pedalar logo na frente do velódromo, tinha muita gente e vidro no chão. Fizemos um outro caminho, num único pelotão, média de 35km/h por 1 hora mais ou menos.
Depois saí para correr, fiz 16km, sendo uma volta de 10k com biologia (uns 52 minutos) e depois mais 6km em torno de 5min/km. Corri forte, e bem, o clima estava ótimo (frio e pouco sol), Ipod e alimentação estavam ok também.
Excelente dia de treino, bom para voltar ao ritmo.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Meio Ironman 70.3 - Penha - Beto Carrero

Bom, não treinei quinta e sexta-feira, mistura de preguiça e compromissos profissionais. Amanhã retomo os treinos.
Mas eu fiz inscrição para o Meio Ironman 70.3 de Penha - SC, que vai ocorrer no parque do Beto Carrero. Meu número de inscrição é 471, e já coloquei ao lado o calendário e a planilha de treinos.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Fortes treinos.

Hoje de manhá fui à pista de atletismo do Centro Olímpico, mesmo com o frio absurdo da cidade. Fiz um treino muito bom, bastante forte. Foram 7 tiros de 800m + 30s descanso + 200m + 1m30s de descanso. Os tiros de 800m fiz entre 3:15 e 3:30, a maioria na casa dos 3m:20s, o que dá 4:10min/km. Os de 200m fiz em 44s em média.
No horário do almoço, finalmente voltei à natação. Foram 400m soltando, mais 200m indo livre e voltando costas, depois foram tiros. Comecei com 8 tiros de 100m, saindo sempre a 1min50s. Depois foram 16 tiros de 50m, saindo a 1m40s, 1m35s, 1m30s e 1m25s (teve gente que fez esses tiros de 100m). Nos tiros de 50m, fiz entre 40 e 45s, a maioria a 43s. No fim, soltei mais 100m, foram 2.300m no total, bem cansativos por conta dos tiros.
Vou fazer musculação à noite, mas não sei se aguento o treino de bike amanhã, vamos ver.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Período sem treinos.

Nada de treinos no domingo, na segunda-feira e hoje. Não, não estou contundido. Trata-se do resultado de muitas festinhas de crianças, dormir tarde, frio intenso e grande preguiça.
Amanhã volto a treinar, espero.

sábado, 21 de junho de 2008

Contusão e fim de treino.

Acordei cedo e fui pra USP, babando para o treino de bike (não peguei na magrela a semana inteira).
Fui pro pelotão mais forte, eram 4 voltas de 8k a 38.5km/h, em 53x17. Fui bem nas duas primeiras voltas, mas aí depois de 2k na terceira, senti câimbras incríveis na panturrilha direita, exatamente onde está a tatoo. O Arap mandou parar imediatamente, falou que pode ser por conta da cicatrização que ainda está acontecendo, mas que independente do que fosse não valeria a pena forçar.
Guardei a bike e corri 6km em 34 minutos, só para soltar, mas continuei sentindo a panturrilha. Não era dor, mas havia um incômodo constante, resolvi não arriscar.
Durante o dia, tive festa junina das crianças, fiquei de pé direto, e ainda está doendo a panturrilha. Espero que seja reflexo das contrações fortíssimas que tive nas câimbras, e não algo mais grave.

Treino forte na sexta-feira.

Não treinei quinta-feira passada, perdi a hora.
Mas em compensação, na sexta-feira fiz um treino muito forte no Pinheiros. Dei 5 voltas em tempos fortes, 9m:20s, 9:05, 8:58, 8:35 e 9:30, e depois mais umas 3 voltas na pista de atletismo a 5:30min/km.
Excelente treino, deu mais de 10k abaixo de 50 minutos, sentindo-me bem.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Treinos fortes na pista.

Segunda-feira só fiz musculação, e ontem não fiz nada, estava um frio danado e resolvi descansar.
Hoje fui para o treino de pista no Centro Olímpico, apesar do frio absurdo. Era um treino progressivo, correndo sempre em ritmo mais forte do que o de 10k, e fiz 400m em 1m38s, 800m em 3m09s, 1200m em 4m58s, 1600m em 6m45s e nos 2000m o ritmo caiu, fiz em 9:00min.
Foi bastante forte, valeu a pena, agora à noite vou para a musculação. Natação só na semana que vem, até cicatrizar minha tatoo.

domingo, 15 de junho de 2008

Resumo dos últimos treinos

Acabei não treinando sexta-feira, precisei descansar.
No sábado,fiz o treino de bike mais forte de toda minha vida. Fui no pelotão mais forte, foram 4 voltas na relação 53x17 a 38km/h, com um tiro de 2k a 41km/h por volta. Consegui acompanhar todo o treino, sempre na roda, mas foi muito bom chegar com todo o pessoal. Depois parei para bater um papo, e voltei a pedalar mais uns 30km, conversando, tranquilo. Um excelente treino.
Hoje, domingo, fui correr na USP, tinha uma prova lá, e aproveitei a estrutura. Corri mais ou menos 1h40mins, parando na barraca da Race para comer um pouco. Na prova de 6k, fiz em 31 minutos, no resto corri um pouco mais lento, foi só para soltar.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Treinos fortes hoje.

Pela manhã, corrida na pista de atletismo. Foram 4 tiros de 2k, com 1:30s de intervalo. Fiz em 9:05min, 8:59min, 9:25min e 9:15min, diminuí nos últimos 2 para não me quebrar, e porque estava sentindo um pouco o músculo de trás de perna.
Na natação, foram 400m livre, 600m perna (200m prancha, 200m sem e 200m com de novo), 300m vai livre volta debaixo d´água, e depois 2 séries de 400m só braço com flutuador (6x1 e 5x1). No total, 2.100m, saí mais cedo porque tinha que trabalhar muito à tarde.
Agora à noite, fiz musculação, nada mal para o dia.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Só natação.

No domingo descansei, e hoje perdi a hora da corrida. Mas fui na natação, treino bom, 600m livre + 300m perna sem prancha + 400m vai livre volta costas + 2x 600m com palmar + 300m vai livre volta corretivo com mão no ombro. No total, 2.800m, nada mal.

sábado, 7 de junho de 2008

Bike e corrida na USP.

Dia bonito hoje, muito bom para a volta aos treinos na USP.
Cheguei um pouco atrasado ao treino de bike, mas alcancei o pelotão. Eram 4 voltas em 53x17, a 32km/h, 34km/h, 36km/h e 37km/h. Acompanhei as voltas e cheguei a puxar o pelotão por uns minutos, mas grande parte do tempo fui na roda de alguém. Em compensação, foi tranquilo acompanhar o pelotão.
Depois guardei a bike e fui correr, dei uma volta de 10km com subida da Biologia mais uma volta no bosque lá em cima, devo ter corrido a uma média de 5:40min/km, junto com o Caio. Cheguei bem, bastante sossegado, com a sensação de um treino leve.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Só natação.

Na quinta-feira só descansei, o dia anterior foi pesado demais.
Hoje perdi a hora para correr, então só deu para ir nadar no Pinheiros. Mas foi um treino forte, 400m livre, depois 20 tiros de 25m (saindo a cada 30s), depois 300m solto, depois mais 20 tiros de 25m (saindo a cada 28s), depois 200m solto, aí mais 20 tiros de 25m (saindo a 25s!), depois mais 100m solto. Aguentei todos os tiros pela primeira vez, foi uma sensação ótima. No total, 2.500m.
Alguns amigos de treino estão no Canadá,participando do mundial, vide site da ITU. O Alexandra Takenaka chegou em 3o na categoria 25-29 anos, o Bereta em 2o na 35-39 anos, e outros também chegaram entre os 6 primeiros em outras categorias, sensacional!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Treinos rolando a todo vapor.

Na segunda descansei, mas na terça já voltei aos treinos de bike. Foi um treino interessante, mantendo 53x19 o tempo inteiro, e acelerando forte para ultrapassar o primeiro do pelotão, sucessivamente. O pelotão ia a 30/32km/h e para chegar na frente eu ia a 38km/h.
Hoje teve treino de atletismo na pista do Centro Olímpico, apesar da chuva. Foram 10 vezes 1min forte com 1min fraco, e mais umas voltas de aquecimento.
No almoço, fui na natação, foram 600m livre, mais 300m de perna sem prancha, 50m livre, 300m com prancha, 50m livre, depois 400m vai livre volta debaixo d'água, depois 400m vai livre volta costas. No total, 2100m, treino tranquilo.
Agora à noite ainda fiz musculação, foi bom para retomar o ritmo.

domingo, 1 de junho de 2008

Corrida leve

Hoje era dia de Maratona de São Paulo e a largada era perto de casa. Saí daqui umas 9:30hs, fui até a Marginal que estava fechada para a corrida, e fiz o percurso de 10k (tinha prova de 10k junto com a maratona). Fiz tranquilo, com Ipod, mas mesmo assim ultrapassei muita gente. Cheguei no Ibirapuera, fiquei na barraca da Race batendo papo, vendo a maratona num telão, e depois voltei correndo também.
No total devo ter corrido 1h:30mins num ritmo de 5:30/6:00min/km, muito tranquilo, curtindo cada momento apesar da leve garoa de vez em quando.
Estou louco para voltar a treinar sério, já recebi a planilha desta semana, vamos ver.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

De volta aos treinos de natação.

Depois de vários dias sem fazer nada e comendo todas as porcarias do mundo, voltei hoje aos treinos de natação.
Clima bem agradável no Pinheiros, conversas sobre o Ironman, e um treino relativamente leve. 600m livre para começar, depois 400m de corretivo (25m só perna, 25m perna com um braço só estendido), 600m só braço 2x1, 4x1 e 6x1 a cada 200m, e depois mais 600m para soltar. No total, 2200m tranquilos, e uma ótima sensação de voltar aos treinos.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ironman 2008: Relatório

Eu e minha esposa chegamos na área da largada às 5:00 horas da manhã. Deixei as sacolas de special needs e fui para a pintura, o número 716 ficou nos dois braços e na perna esquerda, além da letra “c” (minha categoria) na direita.
Chequei as sacolas da bike e da corrida deixadas na véspera, enchi novamente os pneus da bicicleta, e corri para o banheiro químico mais próximo, o nervosismo deu algum tipo de efeito colateral, superado rapidamente...
Fomos caminhando pela praia até a largada, amanhecer lindo, e quando entrei no local reservado aos atletas, concentração total.
Natação.
Saí rápido, e fiquei no meio de um liquidificador gigante. Tomei pernadas e braçadas, acertei alguns também, não raro tinha alguém nadando em cima de mim. Acho que demorou uns 10 minutos até aliviar um pouco a natação, e encaixar o ritmo. O mar estava diferente do treino que fiz na quinta-feira, não senti a correnteza puxando para o lado, e o helicóptero atrapalhava um pouco fazendo ondas e uma espuma por todo o lado.
Quando dei a primeira volta, vi no relógio que tinham passado uns 37 minutos. Achei que a distância era de 2.100m (foi o que disseram no congresso técnico), então estaria abaixo do previsto. Na volta, fui no pé de alguns atletas, num ritmo bem tranqüilo, e percebi a correnteza levando para o fundo, o que atrapalho na última parte da natação.
Quando cheguei, estava totalmente descansado, inteiro. O relógio marcava 1h18min, um pouco mais lento do que eu previa, mas considerando a correnteza, e o fato de eu não estar cansado, achei excelente esse trecho.
Transição 1
Fiz com toda a calma a transição, uns 10 minutos. Sentei, me enxuguei, pus roupa inteira de ciclismo, enchi os bolsos da camisa, fui trotando de sapatilha até a bike e saí para os 180km.
Ciclismo
Na primeira volta, estava descansado e cheio de energia. O sol estava forte, não havia uma única nuvem no céu, mas o calor ainda não tinha aparecido. Mantive uns 30km/h de média, talvez um pouco mais, relaxando nas subidas e no vento contrário, e tascando o pau nas descidas e no vento a favor.
Na segunda volta, o calor aumentou, o vento soprou mais forte, e meu ritmo caiu. Mais ou menos no km120, tive câimbras fortes na parte interna da coxa esquerda. Comecei a comer palitinhos e castanhas de caju desesperadamente (sal), a dor começou igual também na direita, e fui para o volantinho. A velocidade caiu para uns 26km/h, aí peguei uma banana no posto logo depois dos túneis, e parei para alongar um pouco. Voltei a pedalar, receoso com as pernas, mas só quando fazia determinados movimentos parecia que as câimbras iam voltar. Consegui achar um movimento confortável de pedal, e a velocidade voltou a subir, até que lá pelo km 150 eu já tinha desencanado do contratempo.
Na parte fina havia 2 subidas fortes, que fiz em 39x25, e então cheguei a uns 31/32km/h na parte final, cansado mas bem melhor do que no treino de 180km, por exemplo. Fechei em 6h20minutos, um excelente tempo.
Transição 2
A segunda transição foi mais tranqüila, e fiz em mais de 10 minutos. Troquei a roupa inteira, alonguei, comi e tomei Gatorade, e depois de pronto ainda fui no banheiro para o xixi mais longo da minha vida (estava com vontade desde a natação).
Corrida
Logo na saída da transição a Fernanda Keller me passou, ela já tinha completado 21km, eu estava começando. Já tinha tomado a decisão de não andar na maratona, fora nos postos de alimentação e numa subida absurdo que existe na volta de 21km (depois são 2 voltas de 10km). Comecei num ritmo de 6:00/6:15min/km, sorrindo, tranqüilo. Lá pelo km 6, alcancei o Carlos Guimarães, e fomos batendo papo até a tal subida, que ele fez correndo, e eu andando. A partir daí, fui sempre acompanhando ele de longe, estávamos no mesmo ritmo. Como ele não andava nos postos de alimentação, acabou abrindo aos poucos, mas foi bom tê-lo à vista por longo tempo. No final dos 21km, o Caio também me passou, e fiquei marcando o ritmo com ele (os dois chegaram quase juntos no final).
Fiz a maratona focado, sem mudar muito o ritmo, que só caia por conta de um enjôo decorrente da alimentação. Comecei a pegar coca-cola e sal nos postos, e isso pareceu ajudar. Cada vez que eu me alimentava, vinha uma energia nova, e dava para acelerar, até que o enjôo voltava, só passando nos postos de alimentação.
Já era noite quando cheguei, nem acelerei nos últimos quilometros, pois queria terminar abaixo de 13 horas e vi que estava tudo sob controle. Minha esposa e meus filhos estavam esperando na chegada, e cruzamos a linha de chegada juntos, o Arthur no meu ombro, a Tatiana no colo da Cris, e nós de mãos dadas. Sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da minha vida. A maratona foi feita em 4h57minutos e, no cronômetro da linha de chegada, os números estavam cravados: 12 horas 56 minutos 13segundos.
Depois
Fui para a área de descanso dos atletas, ganhei uma toalha, peguei bisnaguinhas, coca-cola, uma barrinha, e sentei numa mesa. Chorei muito. Cada minuto de treino valeu a pena. Eu me tornei um Ironman. Saí, peguei a medalha, fui com minha família para o hotel, colocamos as crianças para dormir, tomei um banho, e voltei para a área de chegada. Lá havia uma casa reservada aos atletas que foram com a Endurance Sport Travel, tomei uma sopa inesquecível, comi muito arroz, feijão e frango, e fui assistir aos últimos atletas chegarem na prova (depois das 16 horas). Muita emoção nas chegadas, é algo que realmente impressiona. Final de prova, as luzes se apagaram, e voltamos para o hotel, eu e minha esposa, felizes da vida.

terça-feira, 27 de maio de 2008

IRONMAN completado em 12h56m17s!

Sim, eu completei o Ironman Brasil 2008! Fiz uma prova muito boa, controlei todas as etapas, tive umas caimbras no ciclismo mas nada fora do normal, fiz uma maratona cadenciada, tranquila, para não ter que andar (fora duas subidas absurdas e nos postos de hidratação), e já estou inteiro.
Mais tarde faço o relatório completo, agora fica só a imagem...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Só natação nos últimos dias.

Em algumas horas, viajo para Florianópolis. Lá, vou fazer uns breves treinos de 1 hora rodando e 30 minutos correndo, e pretendo nadar no mar, para acostumar com a roupa.
Na segunda-feira, só nadei. Foram 2.800m, sendo 400m para aquecer, 6 séries de 200m com 150m livre, 25m borboleta e 25m costas, 300m de perna, depois 2 séries de 600m com palmar, e depois 100m para soltar.
Hoje, terça-feira, também só nadei. Foram 300m para aquecer,depois eram 30 tiros de 100m a 1min45s cada saída (depois 1min40s). Como não consigo ir nesse ritmo, fiz alternadamente 100m e 50m, para descansar um pouco. Isso tudo deu uns 2.600m livres, num ritmo forte.
Na quarta-feira viajo, não vou fazer nada,só dar uma passada na nutricionista para os acertos finais.
E boa sorte para mim!

domingo, 18 de maio de 2008

Excelente último treino.

Quando terminam os treinos para o Ironman, nada melhor do que fechar com chave de ouro! Hoje fiz uma das corridas mais agradáveis de toda a minha vida. Saí com o Ipod de casa, num ritmo relativamente forte (uns 5:15min/km), som techno de altíssima qualidade (um set que descobri do Jeroen Tel, velho conhecido de músicas de computador), e fui correndo até o Pinheiros. Lá, dei algumas voltas, sempre num ritmo forte, mas me sentindo muito bem, a temperatura estava amena (uns 13 graus), e um sol bem razoável no percurso inteiro. Daí voltei pela Faria Lima e só parei na padaria aqui perto, para tomar um Gatorade e comprar figurinhas na banca para meu filho.
Corri 2 horas, devo ter feito uns 21km (pelo menos), e cheguei inteirasso, animado, feliz.
Que venha Florianópolis, o Ironman, treinar eu treinei, agora é respeitar a distância e torcer para o tempo estar bom e dar tudo certo.

sábado, 17 de maio de 2008

Está chegando!!!!

Depois de descansar quinta e sexta (na sexta,corri 30 minutos até o clube), hoje fiz o último treino na USP. 45km de bike, média de 29,5km/h, e depois 6km correndo, tranquilo, batendo papo.
A bike já foi para Floripa, mandei com a Gerna.
Agora é só curtir, a expectativa é grande, as conversas com os amigos só tratam do Iron, a preparação está feita, é só não fazer besteira agora!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Treinos continuam

Na pista, hoje, fiz 10 tiros de 1k, para 5min/km, treino de ritmo tranquilo, com 45s de intervalo.
No horário do almoço, fui nadar, começamos com 500m (menos de 9 minutos...) e aí eram 30 tiros de 100m. Como os intervalos eram de 1m45s no começo, consegui acompanhar, mas aí veio para 1min30s, então comecei a fazer 100m um, 50m outro. Ah, tudo com palmar. Perdi a conta de quanto fiz, mas foi um treino muito, muito forte.
Não fiz musculação à noite, estou quebrado e preciso descansar para pedalar amanhã.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Bons treinos de bike e natação

No domingo só descansei, e na segunda-feira viajei a trabalho, só fiz musculação à noite.
Hoje cedo fui pedalar na USP. Cheguei em cima da hora, peguei o pelotão mais forte, mas não consegui acompanhar e então fui no clip o treino inteiro, sozinho ou no pelotão mais fraco. Fiz numa média forte, uns 31km/h, foram 45km ao todo, em 53x17 na maioria do tempo.
Depois, no horário do almoço, fui nadar. Treino forte, nadei 500m duas vezes, depois foram 3 tiros de 350m, depois 300m de perna, 100m de costas e então 5 tiros de 150m! No total 3.200m bem forte, mas foi um treino divertido, valeu à pena.

sábado, 10 de maio de 2008

Tudo certo no último treino longo.

Hoje foi o último treino longo antes do Ironman, 90k de bike mais 24k correndo, tudo na USP.
Estreei o novo selim e a nova mesa da bike. A posição ficou mais confortável para usar o aerobar. Por outro lado, senti a bike mais pesada, e não tive tanta facilidade para manter velocidade. O vento estava presente, mas não absurdo. Consegui terminar em exatamente 3 horas, ou seja, mantive os 30km/h. Estreei também o capacete "gota", a adaptação foi perfeita.
Fiz uma transição relativamente rápida, menos de 5 minutos, e saí para correr. Estava muito bem no início da corrida, melhor do que eu achava quando terminei a bike. Fiz as 2 primeiras voltas de 6k em menos de 33 minutos, ou seja, estava abaixo de 5:30min/km. Aí o cansaço começou a pegar, e na última volta fiz em 6min/km, mas já no sacrifício.
Alonguei e as dores permanecem até a noite, mas acho que estou melhor do que no último treino semelhante.
No total, deu 5horas e 20 minutos mais ou menos, nada mal.
Que venha o Iron agora, pois só vou manter o preparo e começar a descansar agora, para ir com tudo no dia 25 em Floripa!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Só natação hoje.

Não consegui acordar para o treino de bike, pois minha filha passou mal à noite.
Fui apenas na natação, um treino legal, começou com 400m livre, depois 300m de perna + 50m nadando (duas vezes), depois 5 tiros de 400m (fiz 3 de 350m e 2 de 300m) com boia na perna, sem palmar., e depois mais 50m para soltar. Ao todo, 2800m, em esforço moderado.
No final do dia, fiz um rápido bike fit por ter instalado um selim novo, além de nova mesa e o clip há um tempo atrás, espero que as costas parem de doer.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Bons treinos hoje

Pela manhã, 18km de corrida, fui para o Ibirapuera e depois para a pista de atletismo do Centro Olímpico. Corri tranquilo, mais ou menos 5:45min/km, sentindo-me muito bem.
Finalmente voltei à natação, foi um treino fácil hoje, 400m livre, 400m indo livre e voltando costas, 2 séries de 200m perna 50m costas, depois foram 3 séries de 500m com palmar, respirando 2x1, 3x1 e 4x1, totalizando assim 2.800m. Estreei os óculos de natação novos (Barracuda), excelentes!

terça-feira, 6 de maio de 2008

55k de bike

Nem o frio impediu o treino de bike hoje na USP. Fui pedalando, aí fiz o treino completo, eram 4 voltas de 8km, em 53x19, indo em 85, 90, 95 e 100 rpms. Depois ainda de 2 voltas na raia e voltei pedalando, ao todo 55km, sem preocupação com velocidade média porque parei antes e depois do treino principal.
Não consegui nadar de novo, e isto está me preocupando. Amanhã dou um jeito de nadar, sem falta.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Treino fácil de corrida.

Descansei ontem, e hoje cedo fui pro Pinheiros. Dei 6 voltas de mais ou menos 1800m em 57 minutos, ritmo bom e tranquilo, cheguei inteiro. Duas voltas foram em menos de 9 minuto, é raro fazer isso.
Não consegui nadar, mas fiz musculação à noite.

sábado, 3 de maio de 2008

90k de pedal, 24k correndo

Que treino puxado, e que boa sensação de ter conseguido! Dia frio, cheguei um pouco tarde na USP (6:50hs), comecei o pedal e me juntei ao pelotão que ia a 35km/h, mas como ventava MUITO, ficou forte e acabei sobrando. Logo depois o Marcelo se juntou a mim, e fizemos boa parte do treino de 90km juntos. Apesar do incrível vento na raia da USP e na ida à praça antes da subida da reitoria, fiz os 90km em 3h05min, tempo excelente pelas condições do local.
Fiz uma transição tranquila, guardei a bike, tomei EnduroxR4, água, tudo em 7minutos, e saí para correr a 5:45min/km. Fui tranquilo até os 18km, aí o bixo pegou e a velocidade caiu muito. Como já era tarde,fiquei sem suporte e preocupado com a falta de água, acho que isso atrapalhou um pouco. Encontrei o Marcelo no final novamente, ele me deu um copo de água, e acabei os 24km em 2h24min, ou seja, 6min/km, ritmo que devo fazer no Iron.
Cheguei muito, mas muito cansado, com dores nas pernas e nas costas, mas tem que ser assim. No dia, espero, a animação e empolgação da prova devem ajudar, além da estrutura de água que deve ser tranquila até para carregar menos peso. Gostei do treino, descansei à tarde, amanhã vou fazer um trote.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

De volta ao Brasil

Voltei hoje, e amanhã já recomeço os treinos fortes. Durante minha viagem, corri 1 hora na esteira na segunda-feira, com um pouco de musculação. Na terça-feira, pedalei 1 hora na ergométrica, e na quarta-feira corri por 2h20min no Central Park, excelente treino.
Não fiz nada quinta e sexta-feiras, cheguei mais pesado por conta da comida dos EUA, e amanhã preciso recuperar o prejuízo.
Só vou instalar as coisas que comprei para bike (selim Adamo, mesa menor) depois.

terça-feira, 29 de abril de 2008

180k de bike!

Postando de Nova York, sem acentos. No sabado, antes da viagem, pedalei 180k finalmente. Treino muito duro, fui do Rei da Pamonha ate o Hopi Hari em 1h27min, parei para tomar agua, cheguei de volta com 3h10min mais ou menos, ai fui de novo pela Bandeirantes, entrei na Anhanguera no Km42, fui quase ate a entrada de Vinhedo (muitas subidas e descidas), e voltei. No total, foram 6h em 180km (deu 182km no total), a velocidade estava caindo no fim, mas fiz 3 paradas (Hopi Hari, Rei da Pamonha na primeira volta, e um posto na volta da Anhanguera, para encher de agua). A media deu superior a 30km/h, mas foi durissimo, sobrou pouco para correr, principalmente pela dor nas costas.
Viajei para NY no sabado a noite, nao fiz nada domingo, segunda corri 1h de esteira (5:40min/km), fiz musuculacao, e hoje (terca) pedalei 1h e mais um pouco de musculacao. Finalmente parou de chover, vou tentar correr mais longo amanha.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Natação: 4k

Ontem foi só descanso, e hoje fui nadar no Pinheiros. Pela primeira vez, fiquei na piscina de fora. Nadei 4k, num ritmo absolutamente confortável, ou seja, aguentaria muito mais, e fiz em 1h21min. Fiquei nadando num ritmo de 2min/100m, no final caiu um pouco, apesar do esforço ser o mesmo. Em princípio, vou nesse ritmo no Iron, pois saí da água pronto para fazer qualquer coisa.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Corrida e Natação bem fortes

Pela manhã, treinos de tiros na pista de atletismo do Ibirapuera. Foram 8 tiros de 1000 metros, fiz o primeiro muito forte, 4:11min/km, depois fui fazendo todos entre 4:19min/km e 4:25min/km, chegando cansado, mas bem.
De tarde, fiz natação, foram 300m livre, depois duas séries de 12 tiros de 100m, saindo a 1min40s sempre. Como não consigo manter tal ritmo, fiz os tiros alternando 100m e 50m, aí podia descansar um pouco. Os de 100m fiz entre 1min33s e 1min37s, e os de 50m fiz entre 49s e 54s. No final, mais 300m para soltar. Como não fiz um dos tiros (alguns saíram antes), acabei fazendo no total 2.250metros.
Hoje à noite ainte tem musculação, mas amanhã é descanso total.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Bike e natação.

Hoje cedo fui pedalar na USP. Dormi pouco, e tenho sentido muito cansaço dos treinos, quase desisti, mas fui lá. Não fui pedalando, pois havia ameaça de chuva. Fiz 8km, aí começou o treino, foram 4 tiros de 4km forte (53x19 a 100 rpm) com 2km fraco (39x19). Depois ainda rodei um pouco, com o Pavão e o Mário, deu no total 55km em 2 horas. Pelo ritmo do treino, eu devia ter me sentido menos cansado, mas acho que o volume dos últimos dias está pegando.
À tarde, consegui ir para a natação no Pinheiros, e peguei um treino pesado. Foram 300m livres, mais 400m medley (25m cada estilo, 4x), depois 400m indo livre e voltando submerso, depois 3 tiros de 600m com palmar, respirando 3x1, 4x1 e 5x1. No final, mais 200m indo livre e voltando submerso, e 100m para soltar. No total, 3.200m, até que não cheguei tão destruído como no ciclismo.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Natação e corrida leves.

Hoje era feriado, acordei cedo e fui nadar 1km aqui no prédio, fiz em 20 minutos, tranquilo. Saí e fui direto para a esteira, corria 1 hora a 10km/h (6min/km), estava quente, então suei muito, mas acabei tranquilo.

domingo, 20 de abril de 2008

128km de bike, 4h20min.

Hoje o treino era 4 horas girando de bike. Fui para o Rei da Pamonha imaginando que faria o treino sozinho, mas encontrei lá o Arap e outras pessoas, que iam para a estradinha. Um cara, no entanto, preferia ir para a Bandeirantes, o nome dele é Luiz, e fomos juntos. Na ida, sem vento, passamos pelo Hopi Hari em 1h31min, e seguimos em frente, fazendo o retorno lá na saída de Campinas. Na virada, deu 64km, e 1h57min.
Daí o vento contrário apareceu, e a média caiu. Ele abria nas subidas, e eu chegava no plano, mas comecei a não conseguir tirar terreno nas retas, depois de 3h as pernas começaram a sentir. Ainda parei num posto para encher o squeeze de água, e passei as 4 horas com 119km, praticamente 30km/h, mas com o ritmo caindo. No final, foram 128km em 4h20min, apesar das pernas um pouco fracas, cheguei bem, com certeza aguentaria correr depois.

24km correndo na USP

Na sexta-feira fiz um treino de ritmo, corri 6 voltas no Pinheiros fazendo 10min ou menos cada volta (que tem 1.8k mais ou menos).
No sábado, fui para a USP e fiz 24km correndo, 4 voltas de 6km, deu menos de 6min/km, cheguei bem tranquilo.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

60km de bike, e mais um pneu furado.

Hoje fui pra USP cedinho, a idéia era pedalar 3horas. Mas com 2horas furou um pneu, de novo o traseiro. Levei na Fastrunner, o problema tava no pneu, tinha um fiapo lá escondido. Acabei trocando os 2 pneus, tavam detonados os meus. Não nadei. foi um treino médio, porque tive que voltar uma parte do caminho a pé.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

16k correndo

Na segunda-feira fiz só musculação (chuva de granizo de manhã), e na terça fui para o Rio a trabalho, não deu para treinar.
Hoje corri 16k em 1h35min, pouco menos de 6km/min. Encontrei o Cesar na entrada do Ibirapuera, corremos pela Vila Nova Conceição, depois encontrei o Arap e o resto da turma na pista de atletismo do Centro Olímpico. Treino bastante agradável. Não consegui ir na corrida, e desmarquei a musculação de noite, para treinar bem amanhã.

domingo, 13 de abril de 2008

Pneu furado, péssimo treino.

Hoje fui cedinho para a Bandeirantes, ia para o Hopi Hari, sozinho. Lá chegando, encontrei um pessoal da Race, que ia para a estradinha (Anhanguera), e resolvi acompanhar.
A estrada estava muito suja, foi recapeada, tinha pedra pra caramba no acostamento. Como resultado, com 15km tive meu primeiro pneu furado. Tinha só uma câmara, troquei o pneu, o grupo foi embora (estava no fundo, ninguém viu eu parando), um cara (Ricardo, conhecido como oclinhos, atleta paraolímpico de ciclismo) parou e ficou comigo. Resolvi voltar para a Bandeirantes, e por incrível que pareça, o mesmo pneu furou de novo! O Oclinhos me emprestou uma câmara, e consegui chegar no Rei da Pamonha com apenas 32km rodados e 1h32minutos...
Deixei a bike lá, não era dia, e corri 10km para 56minutos debaixo de sol escaldante na Bandeirantes. Péssimo treino, frustrante, tava louco para pedalar e estrear as rodas novas,não deu nem para sentir.

sábado, 12 de abril de 2008

30km em 2h52min.

Hoje a planilha mandava correr de 30 a 36km. Fui para a USP para correr 36km, mas me senti mais cansado do que esperava, e parei nos 30km, depois de 2h52min. Dava para continuar, mas ia ficar quebrado para amanhã. Não foi cansaço, mas sim falta de músculos na perna, a coisa pegou mesmo, apesar da pulsação relativamente baixa (150-160bpms). A velocidade foi caindo a cada volta, estava um calor infernal.
À tarde, fui na Fastrunner colocar meu clip, e acabei comprando rodas novas para a bike, fulcrum racing1, em substituição às Mavic Aksium que usava. Espero ter feito uma boa troca.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Natação forte

Bom, nessa semana acabei focando na natação, e fiz ótimos treinos!
Na quinta, não fui pedalar e fui só na natação. Foram 300m aquecendo, depois 40 tiros de 50 metros com intervalos de 45s, 50s, 55s e 1min. Deixei passar 3 tiros, 2 em 45s e um em 50s, mas o resto acompanhei. No final, mais 200m para soltar, deu 2.500m.
Hoje, sexta-feira, resolvi fazer um longão, e nadei direto 4.000 metros. Fiz 18min30s em média cada 1000m, ritmo muito confortável, dava para continuar nadando indefinidamente. Passei os 3.800m em 1h09min40s e os 4k terminei em 1h13min39s, sentindo-me bem, tranquilo, só com bastante fome.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Corrida, natação, musculação.

Dia duro hoje.
Comecei com 1h10min de corrida no Pinheiros, a um ritmo de 5:20min/km, sem marcação de bpm, com Ipod, tranquilo.
Depois, natação no Pinheiros, depois da paulada de ontem, hoje foram apenas 2.000 metros, mas sendo 200m para aquecer, 10 tiros de 150m com palmar (3 minutos cada saída, o pessoal mais forte fazia 200m), depois 300m para soltar.
Agora à noite, musculação, estou quebrado.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Volta à natação.

Ontem só fiz musculação, e hoje não fui pedalar, mas fui nadar no Pinheiros.
O treino foi 600m livre, depois 600m de pernas, depois 2x 500m livre, depois 2x 500m só braço, com flutuador, e depois 50m soltando. No total, 3.250m bem nadados, rodando cada 500m em 9:10 mais ou menos.

150km de bike!

No domingo, dia 6/5/2008, fui faze meu maior treino de bike até hoje. Fomos para a Serra Velha de Santos eu, Carlão, Clauber e Marquinhos, o local foi escolhido porque não teríamos carro de apoio e lá é mais tranquilo, são várias voltas de 16km.
O percurso é cheio de leves subidas e descidas, que no começo parecem um falso plano, mas no fim detonam tudo.
Começamos forte, o pessoal ia a 34km/h, fui acompanhando até deixá-los um pouco à frente, e voltar aos meus 30km/h. Paramos uma vez por conta de um pneu furado do Clauber, e depois de 3 horas o Marquinhos parou (cabeça, puramente psicológico).
O treino era 5 horas ou 160km, acabei fazendo 150km em 5h19minutos. No final, especialmente depois dos 110km, estava bem cansado para fazer as subidas, faltava perna. Os batimentos cardíacos estavam baixos, 130/140bpm, tranquilo, o problema foi muscular mesmo.
Cheguei bem cansado, mas feliz de ter completado o treino, ainda bem que estou fazendo musculação para ganhar o que está faltando.

Poucos posts, mas muitos treinos.

Fiquei um tempo sem atualizar isso aqui, mas isso não quer dizer que não treinei. Vou colocar os últimos treinos aqui.
Quinta-Feira: Fui pedalar na USP, fui e voltei de bike, e fiz as 4 voltas, deu uns 50km mais ou menos, leve.
Sexta-feira: Não treinei, resolvi descansar. Nem fui na natação.
Sábado: Corri 18km na USP, ao ritmo de 5:10min/km, tempo total de 1h33min.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

16k em 1h23min

Segunda só fiz musculação à noite, e terça descansei.
Hoje corri 16km forte, em 1h23min, pouco mais de 5:05min/km no Pinheiros. Boa corrida, apesar de não ter levado carboidrato em gel, terminei cansado mas bem, aguentava mais.
De noite, fiz musculação de novo, bem cansativa. Tem sido impossível nadar, o que é uma pena.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Treino duro de bike na Bandeirantes

Ontem, domingo, fui cedo para o Rei da Pamonha e de lá saímos para ir até o Hopi Hari e voltar. Na ida, o vento estava a favor, chegamos no Serra Azul com 1h25mins. Em compensação, na volta estava ventando absurdamente contra, nunca vi algo igual. Condições inóspitas, e somando os 10mins que ficamos lá no posto, mais o retorno, no total deu 3h30mins o passeio de 98km. Depois, saí para correr 4km, no começo doía tudo, principalmente as costas, mas quando cheguei já estava bem, com o corpo adaptado.
Um excelente treino, fiquei cansado durante o dia, mas já estou novo.

Uma longa semana de treinos.

A falta de atualizações é decorrência da correria que tem sido minha vida ultimamente. Mas os treinos estão sendo cumpridos!
Segunda: Fiz 16km em 1h30mins correndo no Pinheiros.
Terça: Fui pedalando à USP, cumpri 60km em mais ou menos 2 horas, e nadei no Pinheiros à tarde. Foram alguns tiros, o treino não foi longo, só rápido.
Quarta: Treino de atletismo na pista, foram 8 tiros de 1:30mins forte com 1:30mins fraco, mais uns circuitos. À noite, eu e minha esposa começamos a fazer musculação com um personal trainer.
Quinta: Mais 60km de bike novamente, não nadei.
Sexta e sábado não treinei, aproveitei para descansar.

domingo, 23 de março de 2008

Pelotão no Jockey

Hoje a planilha mandava rodar 2horas leve de bike. Fui para o Jockey, cheguei às 7h da manhã, e tinha um pelotão saindo. Entrei, no começo estava bem lento, fomos para a Marginal, aí depois da Ponte da Cidade Jardim começou a acelerar, e lá pela Ponte do Morumbi a coisa ficou quente, o pessoal ia a 43km/h, com piques de 48km/h no plano, sem parar. Aguentei até a volta, por volta da Ponte da Cidade Jardim, aí o pelotão seguiu, eu diminuí e voltei para o Jockey, onde completei as 2 horas mais tranquilo. No final, foram 62km nas duas horas, mais forte do que o previsto, mas excelente treino.

3h30min de treino na USP

Ontem começamos com 2 horas de ciclismo. A primera hora foi no pelotão, 53x17, mantendo uns 35km/h. Depois fiz mais 1 hora, um pouco mais lento. Transição rápida, e saí para correr 1h30mins, fiz com o Carlão e o Clauber, corremos a 5min30s/km mais ou menos (eles pararam nos 12km, eu fiz 18km, quase 1h40min). Cheguei bem no final, cansado mas com a sensação de que dava para continuar.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Falta de atualizações, mas não de treinos.

Tenho treinado intensamente nessa semana.
Quarta: Treino de tiros no Ibirapuera, depois de um aquecimento forte com um circuito (coisa que não gosto). Foram 8 tiros de 800m, progressivos, fiz entre 3:50 e 3:15, muito bem. À tarde, fui para a natação, treino muito forte com 750m de aquecimento, depois 24 tiros alternando 50m/100m, sempre saindo com 1:55s.
Quinta: Fui pedalando para a USP, fiz o treino que era 53x19 (2 voltas) e 52x17 (2 voltas), sempre por volta de 90rpms, o que dava 33km/h ou 35km/h. No final, foram 58km pedalando, nada mal.
Hoje: Nadei 3k pela manhã, direto, num ritmo bem confortável, deu 59 minutos no total.

terça-feira, 18 de março de 2008

60km de bike!

Não treinei segunda, era dia de descanso.
Hoje, pela primeira vez, fui pedalando para USP e fiz o treino, 4 voltas sendo 2 a 53x19 (90rpm) e 2 a 53x14 (80rpm), e depois voltei pedalando. Deu 60km em 2 horas, ótimo treino.

domingo, 16 de março de 2008

Fim de semana excelente para treinos.

No sábado, fiz um longão de corrida de 36km. Fiz em 3h30min aproximadamente, 6 voltas de 6km na USP. O interessante foi que nos primeiros 24km fiz abaixo de 150bpm, apesar do ritmo estar abaixo de 6min/km! Parece que os treinos estão realmente fazendo efeito. O clima estava bom, fiz sozinho, com Ipod, e no final estava com as pernas bem detonadas, mas perfeitamente descansado, tranquilo.
Hoje, domingo, pedalei 1h40mins, com o Pavão e o Michel. Ficamos no Jockey, fazendo retas na marginal, quase tudo em volantinho, uns 29/30km/h, leve, para soltar.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Nao foi uma boa semana de treinos.

Na terça-feira, perdi a hora e acabei não treinando. Na quarta, fui para a pista de atletismo, fiz o aquecimento (pesado), mas só fiz uma volta de 1600m, estava muito cansado, sentindo-me mal, e acabei parando o treino (eram 5 tiros). Na quinta, acordei cedo, mas caiu uma chuva animal quando eu ia sair de casa, e não treinei.
Hoje, fui apenas nadar pela manhã, fiz um tiro de 2k lento (40 minutos), e depois uns corretivos e tiros, totalizando 2,5k.
Amanhã tem treino longo, 36k correndo, então me poupei hoje. Espero que amanhão eu faça um ótimo treino, e aí saia a péssima sensação de não ter treinado muito nessa semana.

segunda-feira, 10 de março de 2008

12km na corrida

Hoje corri 12km no Pinheiros, em 1h10min, para soltar. Não vou nadar, muito trabalho a fazer.

domingo, 9 de março de 2008

Estrada velha da Serra do Mar

Hoje o treino de bike era para ser de 2horas e 30 minutos, leve. Combinamos de ir para a velha estrada da Serra do Mar, que eu não conhecia. Chegando lá, descobri um local muito agradável, e com certeza será o que utilizarei se precisar treinar sozinho. Por sorte, tinha um simulado de triathlon hoje (descobri que ocorre uma vez por mês), então estava bem cheio.
O percurso é basicamente plano, com algumas leves subidas e descidas, todas roladas, tranquilas. Ida e volta perfazem 20km, mais ou menos, e passam poucos carros, só gente chegando ou saindo do local. Fizemos 2h40min mais ou menos, de média deu 29.5km/h, uns 74km no final. O tempo estava bom, e foi um ótimo treino, muito agradável.

sábado, 8 de março de 2008

Treino muito agradável na USP.

Não treinei na sexta, por um monte de problemas ocorridos em casa e no trampo. Tudo bem agora.
Hoje perdi a hora, então cheguei na USP um pouco mais tarde. Mesmo assim, fiz 3 voltas do pelotão, a uma média de uns 34km/h, depois completei o treino (eram 2 horas de bike), no final fiz 66km. Saí para correr uma hora, acabei fazendo 12km em um pouco mais de tempo, devo ter corrido a 5:05min/km, e depois fiz um alongamento. O dia estava lido, o clima excelente (talvez um pouco quente, mas nada que prejudicasse muito), e completei o treino em forma, pronto para amanhã.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Bike forte

Hoje só fiz treino de bike pela manhã na USP. Foram 4 voltas de 8km em relação 53x15, com média de 85rpms. Foi um treino muito forte, mas aguentei inteiro, no final, com uma ida e volta na raia, deu 37km, e 1h04mins, sem dúvida o treino mais rápido que já fiz.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Treinos fortes hoje.

Pela manhã, corrida na pista. Foram 5 tiros de 2k, progressivo. Fiz o primeiro em 9:30min, e aí fui diminuindo até 9:08. Cheguei bem perto do limite, a fui a 184bpm (pelo que vi, pode ter ido a mais).
Depois, fui para a natação, onde fiz 400m soltos, depois foram 10 tiros de 150m com palmar, saindo a 2min cada, depois 400m de perna, e finalmente 200m vai crawl, volta submerso. Ao todo, 2.500m, treino forte, estou quebrado agora à noite.

terça-feira, 4 de março de 2008

Só natação hoje.

Perdi o treino de bike, pois cheguei tarde ontem (aniversário de 7 anos de casamento) e ainda deixei as coisas de ciclismo no carro, que ficou no escritório.
Em compensação, o treino de natação foi de lascar. Cheguei cedo, então nadei 700m. Aí o treino começou com 3x 200m livre 50m borbolete, mais 100m para soltar, depois 12 tiros de 100m a 1min28s cada (!), que acabei fazendo só 9 ao todo, mais lentos (1min50s), depois 400m perna, depois 200m vai crawl, volta sob a água. Ao todo, 3000m, cheguei bem cansado.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Trote leve.

Hoje era só um trote leve, e segui à risca a planilha. 50 minutos com batimento a menos de 140bpm no Pinheiros, tranquilo, ouvindo Ipod. Cheguei bem inteiro, serviu para soltar as pernas e curtir bastante a bela manhã, pois tive que ir mais cedo para chegar no trabalho às 8 horas.

domingo, 2 de março de 2008

20km em 1h47min na corrida

Segui a planilha e hoje tinha que correr 20km em ritmo de prova. Saí de casa e fui correndo até a USP, num percurso de 8km. Lá, entrei na prova da Corpore de 12km e completei os 20km em 1h47minutos, inteiro e bem contente com a performance. Os batimentos chegaram no máximo a 176bpm, quando acelerei pruns 5min/km, mas na média ficaram abaixo de 170.

sábado, 1 de março de 2008

97km em 3h10min na bike.

Hoje tinha treino longo de bike na USP. Dormi pouco e cheguei lá desanimado. O pelotão ia fazer 4 voltas a 37km/h,acompanhei a primeira volta mas me senti quebrado, e resolvi ir no meu ritmo. Cheguei a pensar em parar, o vento estava forte, o ritmo abaixo de 30km/h, pedalando sozinho, de vez em quando caía uma garoa fina. Aí encontrei o Mario e o Marcelo pedalando, e fomos juntos, deu uma bela animada. Depois se juntou ao grupo outro cara (acho que o nome dele é Luis), e fomos juntos pedalando até completar 3h10minutos, e o Flightdeck marcar 97km rodados!
Incrível, fui do total desânimo à euforia pelo simples fato de encaixar o ritmo do pedal e desanuviar a cabeça com um papo constante o tempo inteiro. Questão totalmente psicológica! Valeu mesmo à pena o treino, e vamos seguindo a planilha do Ironman.

Treino forte de corrida no Pinheiros.

Na sexta-feira, corri 6 voltas de 1.850m mais ou menos em 57 minutos. Corri bem, em ritmo, e me senti em excelente forma. Depois senti a perna um pouco pesada durante o dia, até desencanei de nadar, mas foi um ótimo treino e deu ânimo.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pista e natação.

Não treinei segunda e terça. Hoje fiz treino de pista, 20minuts de tiros 1minforte/1minfraco, e corretivos.
Na natação, fiz um bom treino, 600m livre, 2x 300m perna 100m livre, depois 5x 200m só braço com palmar, depois 4x 75m livre 25m costas. No total, 2800m.

Internacional de Santos

No domingo fiz o Internacional de Santos. Distância olímpica, fiz uma ótima prova. Saí da água com 25 minutos, fiz uma lenta transição, depois segurei na bike (1h15min), outra transição traquila, depois corri 10k em 54 minutos. Na corrida, fiquei bem cansado a partir do km7, antes corri a 5 min/km. Prova maravilhosa, bem organizada, curti bastante, cheguei com 2h37min.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Bike na quinta, natação hoje.

Ontem fui pedalar na USP. Foi um treino leve, 4 voltas de 8km, relação 53x15, a 80rpms. Deu uma média boa, uns 33km/h, treino sossegado, fiz 4km (uma raia) a mais para terminar.
Hoje só fui nadar, também foi um treino traquilo: 400m livre, 300m perna, 100m costas, 12 tiros de 50m (média de 45s cada, saía a cada 1min), depois 4x 25mlivre 25m costas, depois 6x 25m livre 25m submerso, e terminou. 1.900m no total, treino sossegado pois tem o Internacional de Santos no domingo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Treino de pista

Não treinei nem na segunda, nem na terça-feira. Simplesmente perdi a hora...
Hoje voltei ao treino na pista de atletismo, foi um treino light, porque tem o Internacional de Santos no próximo domingo. Teve um circuito no começo, com escadas e corridas progressivas, e depois foram 5 tiros de 1000m, com 1min de intervalor. Fiz a 4:45km/min, era um treino de ritmo.
Não consegui ir na natação por conta do trabalho, por hoje vai ser só isso mesmo.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Estradinha, 87,5km.

Hoje fomos para a estradinha em mais um treino longo de bike. Sai do Rei da Pamonha, vai pelo Rodoanel, entra na Anhanguera, sobe para a estrada de Campo Limpo até Jundiaí, depois volta pela Anhanguera/Bandeirantes. Ao todo, 87,5km em 2h50min, com vento contra na ida e lateral na volta, um bom tempo. No começo, sobrei e o pessoal sumiu na minha frente, mas surpreendentemente encontrei muita gente na volta depois de Jundiaí.
No final, papo agradabilíssimo no Rei da Pamonha sobre ciclismo e bikes, foi uma ótima manhã!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

De volta aos treinos.

Bom, depois de ter feito na quarta-feira um teste ergoespirométrico e natação à tarde, descansei na quinta (na verdade, trabalhei muito fora de SP) e na sexta-feira fiz mais um monte de exames médicos.
Hoje, sábado, teve um pelotão monstruoso na USP, umas 60 pessoas, rodamos bem rápido, foram 32km em 56 minutos e depois mais uns 4km para desaquecer. Daí saí correndo com um pequeno grupo, a mais ou menos 5:00/5:10 min/km, por 12km.
Depois tivemos uma reunião com o pessoal do grupo que vai para o Ironman, mais ou menos uma hora e meia de planejamento, experiências, dicas e sugestões para os treinos que se aproximam.
Foi extremamente motivante.
Também estou de olho em uma bike nova, mas por conta da grana necessária, estou pensando um milhão de vezes antes de decidir...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Teste ergoespirométrico e natação.

Hoje pela manhã fiz um teste ergoespirométrico no Delboni Auriemo. Deu tudo certo, parece que tudo excelente, pego os resultados no dia 15. Cheguei a correr a 16km/h na esteira!
À tarde, fui na natação no Pinheiros. Começou com 500m, depois 300m de perna, depois 200m livre/submerso, depois foram 4 tiros de 250m (eram 300m, mas eu só fiz 250m cada), a 4m10s em média. Treino razoável, estava cansado do exame pela manhã.

Ciclismo forte.

Ontem, terça-feira, houve um treino de ciclismo muito forte na USP. Eram 4 voltas, mantendo 53x17 acima de 90rpms, e na reta da raia (2km) 53x15 acima de 110rpms. Não consegui manter todas essas rotações e quebrei logo na primeira volta, acabou sendo um treino ruim pois fui mudando de grupo (estava no primeiro, fui alcançado pelo terceiro) e desanimando.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

De volta à natação.

Hoje não fui correr, mas fui ao Pinheiros nadar. O técnico não foi, mas passou o treino, foram 400m livre, depois 30 tiros de 50m em 1 minuto cada (ou seja, larga para o próximo a cada 1 minuto, não interessa em que tempo chegou), depois 200m perna, 200m corretivo, e 300m soltando no final.
Consegui fazer todos os tiros, o que me surpreendeu. Chegava a cada um em torno de 50s, indo forte mas tranquilo, acabou sendo um excelente treino em que 2.600m foram nadados.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

97,5Km de bike

Hoje, domingão, fomos para a Bandeirantes para rodar de bike. Saímos do Rei da Pamonha e fomos até o Hopi Hari, e voltamos. Ao todo, 97,5Km, com ventos, em 3h15min mais ou menos. Fiz todo o percurso sem parar (só no Serra Azul, por 5 minutos, para juntar com o pessoal), um belíssimo treino. Cheguei bem, inteior, mas o calor pegou forte no final.

Treino cruzado na USP

No sábado fiz pela primeira vez um treino cruzado. Comecei com 2 voltas no pelotão (16km), depois foram 3 séries de 10km de ciclismo com 2 km de corrida, em 5 minutos de intervalo. O treino cansou MUITO, mas foi muito bom, realmente é necessário treinar a transição e fazer o corpo se acostumar com a mudança de atividade.Não cronometrei as passagens, pois deu um pau no flight deck (já arrumado), mas os 10km de bike foram feitos em 17:15min mais ou menos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Volta ao treino de pista.

Ontem voltei aos treinos de pista. Foram 3 séries de 6 voltas (2400m), com 1:30min de intervalo, fazendo cada vez mais forte. Fiz em 11:57min, 11:40min, e 11:27min, bem forte, sempre abaixo de 5min/km. Cheguei cansado, mas satisfeito.
Hoje acabei não treinando, pois precisei buscar as crianças na escola e ficar no escritório desde cedo por conta disso.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

80km de bike - Romeiros

Terça de carnaval, e fui novamente para a estrada de Romeiros, para um treino de bike. Cheguei mais cedo do que todo mundo, mas lá pelas 8 horas da manhã apareceram as pessoas, inclusive o Arap. Rodamos ida e volta pelo mesmo percurso, extremamente agradável. Paramos na volta numa padaria para reabastecimento, no total foram 80km em umas 3h20min, média de 27km/h segundo o Adriano. Ponto positivo para o fato de eu ter conseguido subir a serra da volta pela primeira vez!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Corrida leve, e musculação.

Hoje foi feriado por conta do carnaval. Desci para a sala de ginástica com minha esposa, corri 35 minutos a 9km/h (bem lento), depois fiz musculação, o que não fazia há muito tempo. Achei muito bom, ao invés de só descansar, acabei fazendo um bom treino, que não vai me prejudicar no resto da semana. Vou tentar fazer musuculação mais vezes.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Treino de estrada (bike).

Hoje saímos do Rei da Pamonha na Bandeirantes, fomos pelo Rodoanel até a Anhanguera, pedalamos até Campo Limpo, depois pegamos a estrada para Jundiaí, e voltamos pela Bandeirantes. Dá uns 88km, e fiz em 2h49 minutos. Perdi o pelotão na volta, mas cheguei muito mais inteiro do que da outra vez, e mais rápido. Também, não tinha o vento da outra vez. Acho que me alimentei melhor, e me preservei no início, acabou sendo um excelente treino.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Treino forte na USP.

Hoje fiz o pelotão de manhã. Foi um treino forte, 4 voltas de 8km em relação 53x15, com tiros de 2 minutos em cada reta da raia da USP. Ainda fiz mais 4km no final, deu 36km em pouco mais de uma hora, a média dava 36km/h no pelotão.
Depois, fui correr 12km forte, em 5:05min/km, deu 1h02min mais ou menos, mas me senti bem. Fiz um alongamento depois.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Saiu a planilha para o Ironman de Florianópolis 2008.

Pois é, hoje recebi a Planilha do Ironman de Florianópolis 2008. Estou praticamente decidido a tentar completá-lo nesse ano. Vi os treinos e acho que dá para encarar. Vou me inscrever nas próximas semanas, só preciso ter certeza de que vai dar para cumprir boa parte da planilha.
A natação eu faço à parte, no Pinheiros, lá o técnico dá o treino todo dia.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

10k em 48 minutos

Ontem perdi hora, e não consegui nadar. Hoje também perdi hora pro treino de bike, mas conseguir ir ao Pinheiros para correr.
Resolvi correr rápido, fiz 10k em 48 minuto, sentindo-me muito bem ao final. Acho que aguentava o mesmo ritmo mais tempo, talvez até 21km, acabou sendo um excelente treino.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

3.5k na natação

Hoje voltei aos treinos de natação do Pinheiros, e o técnico também voltou de férias. Cheguei mais cedo, então quando ele começou o treino, já tinha nadado 700m.
No início, 3 séries de 300m livre 100m perna com prancha. Logo em seguida, 20 tiros de 100m! Como os intervalos eram muito pequenos (1m55, 1m50, 1m45, 1m40 a cada 5), fiz os 2 primeiros 100m, depois fui alternando 50m 100m. No final,soltei mais 50m de costas. No total, 3,5km em 1h10min mais ou menos, um excelente treino.

Corrida no Pinheiros

Descansei no Domingo e na segunda-feira fui correr no Pinheiros. Fiz 11km em 1h10min, tranquilo, ouvindo Ipod e com batimento entre 145 e 155bpm. Cheguei inteiro, pronto para qualquer coisa.
Não nadei por conta do excesso de coisas no trabalho.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Um grande treino na USP.

Não muito bem recuperado do treino de pedal de ontem, hoje fui para a USP treinar.
Na bike, pelotão por 1 hora, começou muito forte (53x19, 100-105rmps), aí começou a chover e baixamos para 53x15 a uns 85-90rpms, consegui acompanhar todo o percurso.
Aí veio uma força sei lá de onde, e saí para correr, acabei correndo 18km a 5:20 min/km!
Cheguei bem, a última volta corri em grupo, sentindo-me cansado mas extremamente convencido de que os treinos estão fazendo efeito.

Bike na estrada dos Romeiros.

Na sexta-feira, feriado em São Paulo, fui para a estrada pela segunda vez. Fomos para a estrada dos Romeiros, perto de Barueri. Um excelente treino, com MUITAS subidas e descidas. O percurso total tinha 82km, fiz 80km e quebrei no fim da última subida, mas foi sem dúvida o melhor treino de bike que já fiz. A turma foi bacana, esperou sempre quando o grupo separava, fui muito tempo na roda do pessoal, mas deu para treinar bem em 3h20minutos mais ou menos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Treinos de natação.

Acabei não treinando no domingo passado,porque choveu, nem na segunda-feira, porque perdi hora.
Mas na terça pedalei, foram 4 voltas (32km) rápido, em 28 minutos, em pelotão. O mais legal foi a natação à tarde, pela primeira vez fiz 2km direto, sem parar, e depois ainda soltei uns 500m.
Na quarta-feira, nadei de novo,dessa vez fiz novamente 2km direto, depois mais 4 tiros de 100m (1min42s cada), depois soltei mais 200m.
E hoje, quinta-feira, perdi a hora do treino de bike, mas fui nadar e fiz um tiro de 3km, para 57:30min! Um ótimo treino, saí inteiro, tranquilo, já estou pronto para começar, na semana que vem, os tiros, quando o treinador volta.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Pedal e corrida na USP.

Cheguei um pouco atrasado na USP hoje,o pelotão já tinha saído. Peguei na segunda volta, estava bem forte, relação 53x19 e 100-105rpms, consegui acompanhar, depois pedalei sozinho mais um pouco,no total 1h30mins. Saí depois para correr 6km rápido, a 5:00min/km, cheguei bem, foi um ótimo treino. Alonguei no final, tive umas cãimbras animais.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Um excelente treino de natação.

Mais uma vez perdi a hora da corrida, acho que no fundo eu não queria correr pois ainda estou gripado, com uma tosse feia. Mas fui novamente à natação, e fiz um senhor treino.
Nadei 2Km direto, em 37:10 minutos, num ritmo confortável. No final, aguentava nadar mais, tranquilamente. Aí fiz 200m perna, 100m livre forte (1:42), 200m, 100m livre forte (1:43), e soltei 100m peito. No total, 2.700m, excelente treino.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Natação

Peguei uma gripe desgraçada, e fiquei sem treinar um tempão. Voltei hoje à natação, fiz um tiro de 500m (9:08min), depois um tiro de 1000m (20min), depois 200m perna, depois mais 300m livre tranquilo, e soltei mais 100m peito. No total, 2.100m. O técnico ainda não voltou.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Bike + Corrida na USP

Hoje cheguei atrasado na USP, estava estacionando o carro quando o pelotão saiu. Tentei alcançar na primeira volta,mas é impossível. Por outro lado, andei MUITO forte a primeira volta. Na segunda, peguei um atalho e me juntei ao pelotão, rodamos 53x17 ou 53x19 (variava), sempre acima de 100 rpm, estava bem forte. Meu ciclocomputador não funcionou, então não sei a distância exata, mas deve ter dado uns 40km em 1h10min.
Logo depois corri 6km lento (uns 6:30min/km) com o Salmo, só para rodar. Várias conversas depois do treino, mas tinha que voltar para casa, de qualquer forma foi um bom treino.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Só descanso hoje.

Como estou voltando aos treinos, resolvi descansar nesta sexta-feira, para fazer um bom treino amanhão na USP, no ciclismo.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Bike ontem, pedal e natação hoje.

Ontem, no Pinheiros, corri uns 10km em aproximadamente 58 minutos. Corrida de ritmo leve, cheguei bem, o último km fiz em 5:15min/km.
Hoje fui novamente ao treino de bike, muito bom, fiz 37km em 1h10min, mantendo 53x19 e sempre acima de 90rpm.
Voltei ao treino de natação no Pinheiros. Fiz 2 tiros de 1000m cada, tranquilo (em torno de 19/20 minutos cada), e mais 100m costas e 100m peito para soltar no final.
Estou cada vez mais animado com os treinos, e cogitando seriamente fazer a inscrição no Ironman de Floripa. Já comecei a sondar preços de hotel, pegar dicas com quem já foi...

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

De volta ao pedal.

Hoje acordei cedo, tirei a bike do depósito e fui para a USP, 5:20hs da manhã. Volta aos treinos, foi tranquilo, rodamos em 53x19 a 85rpm, média de 32km/h, em pelotão, por uma hora. Foi um excelente treino, vamos pegar base nas próximas 3 semanas, fiquei bastante animado.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Base de corrida.

Depois da São Silvestre, só voltei a treinar na sexta-feira. Fiz um treino de ritmo, um pouco abaixo de 5:30min/km, e acabei correndo 10km no plano em 54 minutos.
No sábado choveu pacas, e fiquei enrolando.
Hoje, porém, fiz uma bela corrida, bem lenta, em torno de 7min/km, para os batimentos cardíacos não superarem 150bpm, por 2 horas. Corri pelo Pinheiros, aí saí e fui até o Ibirapuera, dei umas voltas lá, e cheguei de volta. Deve ter dado uns 17/18km, não contei, mas foi muito legal, correr sem neuras, com Ipod, tranquilo.
Ainda não decidi se faço o Ironman esse ano, mas vou me inscrever para o Triathlon Internacional de Santos.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Ano novo, volta das atualizações!

Bom, fiquei quase um mês sem atualizar o blog, mas tudo tem explicação.
Depois de Pirassununga, tirei o mês para descansar. Fiz uns 2 treinos de corrida por semana, sempre trotes leves, de uma hora no máximo. Comi de tudo, mas só ganhei 1,5kg, coisa fácil de perder. Aproveitei para recuperar as energias, dormir um pouco mais, tirar o foco do triathlon por um tempo.
Já está na hora de decidir se faço o Ironman nesse ano ou não. Devo concluir se vou ou não no final de janeiro, depois de voltar a treinar sério, o que ocorrerá a partir de amanhã, dia 2 de janeiro de 2008. Para isso, vai uma boa conversar com a Cris, minha esposa, para analisarmos os sacrifícios envolvidos. Afinal, a família acaba perdendo espaço durante os treinos, isso é a maior dificuldade num projeto desse tamanho.
Ontem fiz a São Silvestre, como faço desde 1996. Corri fantasiado de barata, junto com meu amigo Molica (que foi de Batman). Fizemos a prova num ritmo confortável, uns 6min/km, completamos em mais ou menos 1h35min, bem, sem esforços absurdos. Acho que ainda tenho uma boa base para o começo dos treinos.
Se eu não fizer o Iron esse ano, no mínimo farei vários meios, já recebi a planilha de Caiobá. A partir de amanhã, voltarei a postar quase que diariamente, e tão logo receba a planilha de Florianópolis, vou colocar aqui.
Às pessoas que têm visto o blog, e mandado e-mails comentando, trocando idéias, perguntando ou simplesmente querendo conhecer alguém "normal" que decide completar um Ironman, muitíssimo obrigado, é muito legal saber que existem vários indivíduos normais, com outros afazeres na vida, mas que alimentam o sonho de ter sucesso num evento esportivo tão especial.