sexta-feira, 30 de maio de 2008

De volta aos treinos de natação.

Depois de vários dias sem fazer nada e comendo todas as porcarias do mundo, voltei hoje aos treinos de natação.
Clima bem agradável no Pinheiros, conversas sobre o Ironman, e um treino relativamente leve. 600m livre para começar, depois 400m de corretivo (25m só perna, 25m perna com um braço só estendido), 600m só braço 2x1, 4x1 e 6x1 a cada 200m, e depois mais 600m para soltar. No total, 2200m tranquilos, e uma ótima sensação de voltar aos treinos.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ironman 2008: Relatório

Eu e minha esposa chegamos na área da largada às 5:00 horas da manhã. Deixei as sacolas de special needs e fui para a pintura, o número 716 ficou nos dois braços e na perna esquerda, além da letra “c” (minha categoria) na direita.
Chequei as sacolas da bike e da corrida deixadas na véspera, enchi novamente os pneus da bicicleta, e corri para o banheiro químico mais próximo, o nervosismo deu algum tipo de efeito colateral, superado rapidamente...
Fomos caminhando pela praia até a largada, amanhecer lindo, e quando entrei no local reservado aos atletas, concentração total.
Natação.
Saí rápido, e fiquei no meio de um liquidificador gigante. Tomei pernadas e braçadas, acertei alguns também, não raro tinha alguém nadando em cima de mim. Acho que demorou uns 10 minutos até aliviar um pouco a natação, e encaixar o ritmo. O mar estava diferente do treino que fiz na quinta-feira, não senti a correnteza puxando para o lado, e o helicóptero atrapalhava um pouco fazendo ondas e uma espuma por todo o lado.
Quando dei a primeira volta, vi no relógio que tinham passado uns 37 minutos. Achei que a distância era de 2.100m (foi o que disseram no congresso técnico), então estaria abaixo do previsto. Na volta, fui no pé de alguns atletas, num ritmo bem tranqüilo, e percebi a correnteza levando para o fundo, o que atrapalho na última parte da natação.
Quando cheguei, estava totalmente descansado, inteiro. O relógio marcava 1h18min, um pouco mais lento do que eu previa, mas considerando a correnteza, e o fato de eu não estar cansado, achei excelente esse trecho.
Transição 1
Fiz com toda a calma a transição, uns 10 minutos. Sentei, me enxuguei, pus roupa inteira de ciclismo, enchi os bolsos da camisa, fui trotando de sapatilha até a bike e saí para os 180km.
Ciclismo
Na primeira volta, estava descansado e cheio de energia. O sol estava forte, não havia uma única nuvem no céu, mas o calor ainda não tinha aparecido. Mantive uns 30km/h de média, talvez um pouco mais, relaxando nas subidas e no vento contrário, e tascando o pau nas descidas e no vento a favor.
Na segunda volta, o calor aumentou, o vento soprou mais forte, e meu ritmo caiu. Mais ou menos no km120, tive câimbras fortes na parte interna da coxa esquerda. Comecei a comer palitinhos e castanhas de caju desesperadamente (sal), a dor começou igual também na direita, e fui para o volantinho. A velocidade caiu para uns 26km/h, aí peguei uma banana no posto logo depois dos túneis, e parei para alongar um pouco. Voltei a pedalar, receoso com as pernas, mas só quando fazia determinados movimentos parecia que as câimbras iam voltar. Consegui achar um movimento confortável de pedal, e a velocidade voltou a subir, até que lá pelo km 150 eu já tinha desencanado do contratempo.
Na parte fina havia 2 subidas fortes, que fiz em 39x25, e então cheguei a uns 31/32km/h na parte final, cansado mas bem melhor do que no treino de 180km, por exemplo. Fechei em 6h20minutos, um excelente tempo.
Transição 2
A segunda transição foi mais tranqüila, e fiz em mais de 10 minutos. Troquei a roupa inteira, alonguei, comi e tomei Gatorade, e depois de pronto ainda fui no banheiro para o xixi mais longo da minha vida (estava com vontade desde a natação).
Corrida
Logo na saída da transição a Fernanda Keller me passou, ela já tinha completado 21km, eu estava começando. Já tinha tomado a decisão de não andar na maratona, fora nos postos de alimentação e numa subida absurdo que existe na volta de 21km (depois são 2 voltas de 10km). Comecei num ritmo de 6:00/6:15min/km, sorrindo, tranqüilo. Lá pelo km 6, alcancei o Carlos Guimarães, e fomos batendo papo até a tal subida, que ele fez correndo, e eu andando. A partir daí, fui sempre acompanhando ele de longe, estávamos no mesmo ritmo. Como ele não andava nos postos de alimentação, acabou abrindo aos poucos, mas foi bom tê-lo à vista por longo tempo. No final dos 21km, o Caio também me passou, e fiquei marcando o ritmo com ele (os dois chegaram quase juntos no final).
Fiz a maratona focado, sem mudar muito o ritmo, que só caia por conta de um enjôo decorrente da alimentação. Comecei a pegar coca-cola e sal nos postos, e isso pareceu ajudar. Cada vez que eu me alimentava, vinha uma energia nova, e dava para acelerar, até que o enjôo voltava, só passando nos postos de alimentação.
Já era noite quando cheguei, nem acelerei nos últimos quilometros, pois queria terminar abaixo de 13 horas e vi que estava tudo sob controle. Minha esposa e meus filhos estavam esperando na chegada, e cruzamos a linha de chegada juntos, o Arthur no meu ombro, a Tatiana no colo da Cris, e nós de mãos dadas. Sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da minha vida. A maratona foi feita em 4h57minutos e, no cronômetro da linha de chegada, os números estavam cravados: 12 horas 56 minutos 13segundos.
Depois
Fui para a área de descanso dos atletas, ganhei uma toalha, peguei bisnaguinhas, coca-cola, uma barrinha, e sentei numa mesa. Chorei muito. Cada minuto de treino valeu a pena. Eu me tornei um Ironman. Saí, peguei a medalha, fui com minha família para o hotel, colocamos as crianças para dormir, tomei um banho, e voltei para a área de chegada. Lá havia uma casa reservada aos atletas que foram com a Endurance Sport Travel, tomei uma sopa inesquecível, comi muito arroz, feijão e frango, e fui assistir aos últimos atletas chegarem na prova (depois das 16 horas). Muita emoção nas chegadas, é algo que realmente impressiona. Final de prova, as luzes se apagaram, e voltamos para o hotel, eu e minha esposa, felizes da vida.

terça-feira, 27 de maio de 2008

IRONMAN completado em 12h56m17s!

Sim, eu completei o Ironman Brasil 2008! Fiz uma prova muito boa, controlei todas as etapas, tive umas caimbras no ciclismo mas nada fora do normal, fiz uma maratona cadenciada, tranquila, para não ter que andar (fora duas subidas absurdas e nos postos de hidratação), e já estou inteiro.
Mais tarde faço o relatório completo, agora fica só a imagem...