segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Algumas (poucas) corridas

Não engatei ainda nos treinos. No fim de semana anterior ao Natal, corri no sábado. Era festa da RACE na USP, e corri por 1 hora com o Giulio e minha sobrinha Luísa. Foi muito bom, legal mesmo, corremos duas voltas na raia, num ritmo tranquilo.
No domingo, fui correr de novo, mais 1 hora. Depois de 40 minutos, estava muito cansado, dei 3 voltas no Parque do Povo e voltei no sacrifício, sensação muito ruim mesmo.
Durante a semana, trabalhei muito, não treinei nada, e comi absurdamente nas festas do fim de semana.
Hoje voltei de Brasília mais cedo do que o esperado, e corri mais 1 hora. Novamente 3 voltas no Parque do Povo, sofri menos, mas acho que corri mais lento também. Ainda não foi fácil, no final estava bem quebrado.
A idéia e correr mais uma ou duas vezes antes da São Silvestre, para ver se pelo menos completo inteiro.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pouquíssimos treinos no período.

Tenho trabalhado muito, e quase não treinei. Fiz 2 ou 3 corridas de menos de 1 hora no período, nada mais.
Nessa semana ficarei em Brasília, até trouxe as coisas de corrida, mas ainda não deu tempo de sair por aí ou mesmo ir à sala de ginástica do hotel.
Fiz inscrição na São Silvestre, e estou empolgado para voltar a treinar. Acho que depois do dia 15/12, quando termina a loucura do trampo, vai dar para retomar tudo.
Fui na última quarta-feira no treino de pista, lá da RACE. Foi bom rever o pessoal, alguns amigos estão pedalando direto desde o último Ironman, ou correndo maratonas, vai ser difícil alcançar todo mundo.

domingo, 10 de outubro de 2010

Ciro Violin campeão na categoria, e mais uma corrida.

Ontem fiquei assistindo ao Ironman do Havaí o dia inteiro pela internet. Não só acompanhei a batalha fantástica entre o Macca e o Andreas Raelert na maratona, como também a performance dos brasileiros lá. E acompanhei especialmente o Ciro Violin, que tem um blog muito legal de triathlon (acompanho direto, só ver o link aqui do lado direito) e é um cara que gosta muito do esporte.
Ele saiu em segundo da água na categoria, fez o terceiro pedal, mas na corrida deu tudo de si e mais um pouco, sagrando-se vencedor na categoria 30-34 anos!
Parabéns Ciro. Vi sua chegada no video ao vivo, poucos chegam tão sorridentes naquele pórtico depois de tantas horas!
Bom, hoje dei mais uma corrida, fui até o Ginásio do Ibirapuera para comprar ingressos do jogo do Coritinhians, mas não vendia mais lá. Então corri os 40 minutos até lá, mas tive que tomar um táxi para ir ao Pacaembu comprar os ingressos.
Foi um treino mais curto do que eu esperava, mas pelo menos deu para mexer as pernas.

sábado, 9 de outubro de 2010

Mais uma volta aos treinos.

A falta de atualização no blog tem uma explicação: não tenho treinado.
Coloco aqui todos os treinos que faço, portanto é só fazer as contas para ver que há 3 semanas não faço absolutamente nada.
Contusão? Machucado? Nada disso.
Tenho dado mais um tempo para voltar aos treinos. Nas últimas semanas, fiz coisas que gosto muito, como jogar world of warcraft e ler muitos livros. Li 3 trilogias da Robbin Hobb, são 9 livros e quase 7.000 páginas ao todo, gostei bastante.
Também tenho trabalhado muito, o que tem impedido nadar na hora do almoço ou fugir mais cedo do escritório e fazer uma aula de spinning.
Nos fins de semana, as crianças têm acordado relativamente cedo e pedem para ir para minha cama. Eu e minha esposa então ficamos um longo tempo brincando com elas de manhã, sábados e domingos, e simplesmente não tenho coragem - nem vontade - de sair da bagunça para ir treinar.
Então, estou com mais de 92kg, fora de forma.
Mas quero e preciso voltar a treinar.
Hoje, lá pela hora do almoço, saí para corre. Foram 52 minutos, fui até o Parque do Povo, dei 3 voltas e voltei. Ritmo acima de 6min/km, e faltou coração/pulmão, estou bem fora de forma.
Nesse sábado, desde as 13:00 horas, estou acompanhando o Ironman do Havaí ao vivo (www.ironmanlive.com), vi Brasil x Itália no vôlei, o esporte está no ar hoje. Muito bom.
Amanhã quero ver se treino de novo, talvez vá pedalar na ciclovia. Vou voltar com calma, para até dezembro estar com boa base. Vamos ver no que dá. Mas estou bem feliz, e isso é o que importa!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mais spinning

Domingo e segunda não fiz nada, mas hoje consegui fazer uma aula de spinning no Pinheiros. Aula pesada, só rotação lenta e carga forte, estou bem cansado.

sábado, 18 de setembro de 2010

Pedalando na semana

Quinta-feira fiz outra aula de spinning no Pinheiros. Boa aula, forte também, e aguentei mais.
Hoje, sábado, fui para a USP pedalar. Entrei no pelotão mais fraco, o treino eram 4 voltas, relação 53x19, rodando a 85, 90, 85 e 100 rpms (30, 32, 33,5 e 35km/h). Tava um vento animal na volta da raia, mas aguentei legal o treino até metade da quarta volta, qdo o pelotão quebrou e fui sozinho completar. Deu 35km em 1h10min, sensação de cansaço mas de dever cumprido.
Não fui correr, havia futebol do meu filho no clube e outras atividades lá, então fiquei por ali até final da tarde. Desmoronei no sofá, dormi (nunca faço isso), realmente o treino tá pegando, e isso é bom!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Corrida e Spinning!

Ontem fui ao clube e corri por 55 minutos. Boa corrida, no final da tarde, deu para ver como estou fora de forma. Mas mantive um passo firme, cheguei cansado no final.
Hoje consegui sair mais cedo, fui a clube, e me enfiei numa aula de spinning. Nunca tinha feito isso, e devo admitir, é animal. Quase morri, mas consegui acompanhar a aula que é violentamente forte, além de ser acompanhada por um som eletrônico de altíssimo nível. O instrutor é dj também, então os videos e a música acompanhavam o esforço, achei animal. Suei muito, nos treinos de "subida" (resistência forte e de pé na bike) os músculos sentiram muito, mas fiquei com a sensação de dever cumprido. Vou voltar àquelas aulas, com certeza.

domingo, 12 de setembro de 2010

Mais um treino

Durante a semana trabalhei muito, e não treinei nada. Mas no sábado fui à USP, no período da tarde.
Corri 6km, num ritmo inferior a 6min/km, e depois fiquei assistindo ao Tour R5, competição de ciclismo amador envolvendo equipes da Race, 5 ways e BK Sports. Divertido ver os amigos e outros interessados participando de uma prova de ciclismo feita por gente que gosta de bike e curte a emoção de um pelotão bem rápido. Deu vontade de estar treinado e participar.
Gravei 2 videos sobre a prova e coloquei no youtube:





Agora nessa semana, se tudo der certo, volto a treinar mais, e aí começo a entrar em forma.

sábado, 4 de setembro de 2010

Bike e corrida na USP

Apesar de ter ido dormir muito tarde, vendo uns filmes de terror trash, acordei cedo e fui para a USP tirar a poeira da bike.
Não deu para acompanhar o pelotão. A primeira volta, a 34km/h, fui com todo mundo, mas depois ia para 37km/h e não deu. Sobrei, aí fiquei rodando, até completar 1 hora. Fiz 29,2 km ao todo.
Depois ainda corri 6km em pouco menos de 36 minutos, para solta.
Foi muito bom voltar aos treinos. A USP estava vazia, por conta do feriado, então não encontrei tanta gente, mas o Marião, o Zé e o Caio (de volta do acidente) foram boas surpresas no treino de hoje.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Meia horinha na esteira.

Incrível, fiquei com dores musculares depois da corrida de quarta-feira.
Descansei ontem, e hoje fui ao final da tarde para o Pinheiros. A idéia era começar a musculação, mas não tinha reservado um dos professores para o primeiro treino, então fui para a esteira. Fiz meia hora, a 6min/km (10km/h). Parei porque encheu o saco, correr na esteira é uma das atividades mais chatas do mundo.
Parei, voltei para casa, tomei um banho, e agora vou me preparar para voltar a pedalar amanhã, na USP.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Recomeçam os treinos

Ontem, 1 de setembro, criei vergonha na cara e voltei a treinar. No final da tarde, fui para o PInheiros e corri 1 hora, a 6:10min/km.
Estou pesado (91kg), sem preparo algum, mas animado.
Fiz matrícula na academia do clube, vamos ver se consigo frequentar.
Hoje estou com dores no corpo, por causa da corrida. Amanhã vou correr de novo, e no sábado acho que vou tirar o pó da bike e ir ao treino na USP.
Falei com o técnico de triathlon do Pinheiros (Gandolfo), avisei que volto na semana que vem, depois do feriado.
Foi um bom descanso, 3 meses para criar de novo a vontade de treinar.

sábado, 21 de agosto de 2010

Inatividade consciente.

Continuo sem treinar. Conscientemente.
Estou aproveitando para jogar muito videogame, comer todas as porcarias do mundo, dormir tarde, acordar tarde no fim de semana.
E isso termina amanhã, domingo.
A partir de segunda-feira, volto a treinar.
A idéia não é sair rasgando, mas sim voltar gradualmente à intensidade e ao volume. Corrida, natação e bike. Tudo será feito com calma, base, até o fim do ano.
E no ano que vem, seguindo um bom planejamento, quero destruir no Ironman.
Estou animado, pena o frio que tem feito nas manhãs, mas agora a vontade de treinar já é maior do que a preguiça.
Voltando aos treinos, voltam as atualizações do blog, as boas conversas com os amigos de triathlon/corrida/ciclismo/natação, sem falar na perda dos 7kg que engordei desde o Iron :)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Notícias

Continuo sem treinar. Não fiz absolutamente nada de esporte nos últimos tempos. Tenho trabalhado muito, jogado world of warcraft até altas horas da madrugada (especialmente sexta/sábado), comido tudo que é porcaria, e aproveitando o quanto posso a família.
Sinto falta dos treinos.
Na próxima sexta-feira vou viajar, visitar minha mãe na Holanda. Lá vou voltar a correr, e comprar uns badulaques para a bike de estrada. Volto 15 de agosto, e aí a idéia é voltar aos treinos com tudo.

sábado, 10 de julho de 2010

Finalmente um treino.

Pois é, depois de um longo período, voltei à USP. Fui só correr, acordei relativamente tarde (umas 8 da manhã), mas fui lá e fiz 6km abaixo de 5min/km, só para desenferrujar.
Amanhã vou tentar correr um "longo" mais lento, e aí retomar as corridas na semana que vem.
Bike e natação, acho que só em agosto, vou pegar ritmo antes e como vou viajar no fim do mês por 15 dias, acho melhor retomar tudo depois.

domingo, 4 de julho de 2010

Impossibilidade de treinar

Apesar do ânimo para voltar a treinar, minha filha está doente e já há 3 dias tosse MUITO durante a noite. Por conta da absoluta falta de descanso nas últimas noites, ainda não pude retomar o ritmo de treinos, mas dessa semana não passa.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Voltei aos treinos

Pois é, antes da tragédia da derrota para a Holanda por 2x1 na Copa do Mundo, voltei a correr. Saí de casa, fui até o Parque do Povo e voltei, num ritmo constante e relativamente forte. Ao todo foram 55 minutos, numa corrida bem agradável.
Estou preparado para voltar com tudo. Fiz matrícula na academia do clube para fazer musculação e, se possível, aulas de spinning. Também comprei óculos de ciclismo na Oakley, mandei colocar lentes de grau. Os óculos chegaram ontem, ficaram bem legais, vou testar no pedal amanhã. O bom é que me livro do clip com lentes que fica atrás dos óculos que usava, acho que vai ficar mais leve e confortável.
Bom, é isso. Rumo a 2011, já paguei a segunda parcela da inscrição do Ironman 2011 e vamos em frente!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ainda descansando.

Copa do mundo, livros, comida "trash", trabalho. Ainda não voltei a treinar, mas logo logo recomeço tudo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O descanso continua.

Clima frio, copa do mundo, e mais uma semana para aproveitar.
Ainda não voltei aos treinos, aproveitei para voltar a ler (muito), ficar até altas horas da madrugada com um bom livro, e assistindo a tudo e mais um pouco sobre a Copa do Mundo.
Nessa semana acompanhei os amigos que completaram a Race Across America, muito emocionante, todos estavam bem. A comemoração promete.

domingo, 13 de junho de 2010

Descanso.

Depois de matar a vontade de correr rápido e pedalar forte, resolvi descansar essa semana. Aproveitei o início a Copa e o frio para relaxar, comer tudo o que der vontade, dormir até mais tarde, ficar acordado até tarde.
Voltei a devorar livros (sou fanático por leitura, especialmente fantasia/ficção científica), comer minhas bolachas Bono sem dor na consciência, jogar world of warcraft, e só volto a treinar na semana que vem.
Não que eu vá avacalhar como no ano passado. Pelo contrário.
Nessa semana, fiz matrícula na academia do clube. A idéia é fazer musculação e testar uma aula de spinning. Nunca fiz spinning, mas parece divertido, e uma boa opção para dias de chuva/muito frio.
Também comprei na Oakley óculos de grau para ciclismo. Acho que vão ficar muito legais, melhor que os óculos com a armação atrás, que venho usando nesses anos. A Oakley agora coloca lentes de grau na própria armação, que são feitas nos EUA. Comprei o modelo Flak Jacket, branco, com lente transparente (pedalo muito cedo, o sol não apareceu ainda...), chegará em 30 dias com o meu grau.
Também comprei um novo suporte para Garmin Edge, vou usar o meu na bike de estrada, melhor que o Flight Deck que só dá problema. Ainda preciso de pequenos ajustes na minha bike de estrada, pois a altura do selim detonou e acho que preciso de uma mesa mais curta, pois estou me sentindo esticado e com um pouco de dor na lombar depois de 50 minutos pedalando. Mas a bike é macia demais, muito muito boa.
Enfim, uma boa semana de descanso, para o corpo e para a cabeça. E estou animado para treinar, apesar do frio, vai ser um ano bom.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Fotos do Ironman

Recebi as fotos do ativo.com, muito legais. Vou colocar as mais significativas, incluindo algumas tiradas por minha esposa.


Bike check-in



Numeração


Chegada da natação


Na bike


Na corrida (sofrendo com o estômago)


Chegada com a família, emocionante e inesquecível.


Foto com a família na chegada, não tem preço

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Corrida forte hoje.

Continuo no pique para treinar. Hoje saí de casa para correr, e resolvi correr rápido.
Fui até o Parque do Povo, dei 4 voltas, e voltei até a padaria em 53 minutos. Tenho a nítida sensação de que corri abaixo de 5min/km. Cheguei muito bem, inteiro, pronto para outra.
Estou perdendo peso, entrando/ficando em forma, e ir rápido me anima cada vez mais. Não consegui nadar, mas vou voltar à piscina nesta semana, com certeza.
Mesmo com o frio, vou pedalar também, parece que estou entrando na fase de polimento, como se o treino para o Ironman fosse só a base.

domingo, 6 de junho de 2010

Muita vontade de treinar.

Acho que pelo fato de não ter feito uma maratona forte no Ironman, voltei cheio de energia e vontade de treinar.
Na sexta-feira um colega fez uma interessante palestra sobre o uso de medidores de potência no ciclismo. Aprendi muita coisa, é realmente empolgante ver alguém que gosta e manja desse tipo de coisa ensinar aos amigos, num ambiente regado a pizza e muito papo depois. No final, eu estava sem carro, eram quase 10 da noite, e resolvei voltar correndo lá de Moema até minha casa. Foram uns 50 minutos trotando pela rua, sob garoa fina, só pensando na vida e curtindo cada momento. Uma corridinha fantástica.
Logo no sábado de manhã estava o chão molhado, mas não chovendo. Resolvi correr na USP, que estava vazia por conta do feriado. Corri 12km forte, a 5:10min/km mais ou menos, e terminei muito bem.
Hoje, domingão, resolvi pegar a bike de estrada e ir para a ciclovia. Acordei 9:30hs da manhã, tomei café com calma, brinquei com as crianças, então não tinha muito tempo para pedalar. Mas fiz 30km em 58minutos, com um bom vento contra, treino bem legal também. Chegando em casa, minha esposa se aprontava para correr na esteira do prédio. Convidei ela para corrermos na rua, ela aceitou, então fomos até o Parque do Povo, demos uma volta e retornamos, em 51 minutos. Um trote muito tranquilo, mas extremamente agradável pelo papo e principalmente pela companhia :-)
Enfim, dias perfeitos esses últimos. Estou muito animado para treinar, e treinar forte, como se apenas tivesse feito um treino de base até o ironman (o que, no fundo, foi o que eu fiz). Vou dar prioridade a intensidade agora, para ficar mais rápido e forte, e mais para frente decido o que fazer no segundo semestre.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aniversário e bolo de Ironman.

Meu aniversário hoje, 2 de junho. E olha que surpresa linda minha esposa arrumou: um bolo de Ironman! De chocolate/brigadeiro por dentro, uma delícia.



Depois vou subir as fotos mais legais do Ironman, por enquanto é só comemoração com a família :-)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ironman Brasil 2010 completado. 12h29min

Início: Acordei 3:45h da manhã, tomei um café da manhã normal, e fui cedo para a área de concentração. Tudo certinho lá, bike em ordem, levei as duas sacolas de special needs, arrumei tudo com calma, coloquei a roupa de borracha e fui para o local da largada pela praia. Eu e minha esposa fomos alguns dos primeiros a chegar lá, ainda de noite.
Natação: Eu me coloquei bem para a largada, e saí nadando forte. O mar não estava tão ruim como no dia anterior, nem muito frio. Resolvi nadar sempre 2x1, e colei em nadadores que vi, pelas braçadas, serem bons. Teve a pancadaria de sempre no começo, contatos involuntários a todo momento, mas com uns 10 minutos já dava para nadar legal. Na primeira volta, estava com 33 minutos, passei pelo curral e voltei para a água me sentindo bem para a última perna. Quando cheguei na praia, um susto. Meu relógio marcava 1h01minutos, tempo muito abaixo do que eu esperava. No som da praia, o narrador dizia que Ariane Monticeli, uma das favoritas, estava saindo da água. Ela é uma profissional, logo pensei que eu não deveria estar lá.
De todo o modo, saí bem da água, e fui correndo legal até a T1.
T1: Fiz rápido, uns 7 minutos. Joguei a roupa de borracha, a sunga, os óculos e a touca na sacola preta. Coloquei a roupa de bike sem perder tempo, achei excelente a transição.
Bike: Estava forte na primeira volta, e a ida tinha vento nas costas. Tentei não forçar muito, mas estava fácil pedalar, e acabei fechando os primeiros 90km em 2h54minutos, sem cansaço. Parei totalmente ao pegar minha sacola de special needs, desci, troquei caramanholas, verifiquei suplementos, e iniciei a segunda volta. O vento apertou um pouco, e o cansaço começou a aparecer lá pelo km110. Mas ainda estava tranqüilo, pedalava a 30km/h de média, aumentando com o vento nas costas, e diminuindo quando era contrário. Só no km150 um primeiro conhecido me passou, o Betão. Batemos um papo, aí ele já abriu um pouco, parei num acostamento para um rápito “pit stop” fisiológico, e voltei a pedalar com vento contra. Foi aí que comecei a sentir um enjôo, estava difícil colocar os suplementos para dentro.
Continuei a pedalar mas começou a ficar difícil manter 30km/h de média, o vento contra estava cada vez mais duro, e cada vez que eu tomava a maltodextrina, subia um enjôo alucinante. Comecei a torcer para acabar o pedal, não estava nada agradável. No km 165 começou a chover um pouco, e no Km170 as famigeradas câimbras chegaram. Consegui mudar a pedalada, diminuí um pouco mais o ritmo, e agüentei a dor até o km 175, aí deu para voltar a pedalar. Mas não dava mais para tomar a maltodextrina, nem comer nada, decidi esperar a corrida para ver se o enjôo passava com a mudança de posição. Terminei a bike com tempo total de 6h04minutos.
T2: Mais uma transição rápida. Estava fazendo o tempo da minha vida, entreguei a bike com 7h12minutos de prova, muito melhor do que eu imaginava. Não encontrei meus GUs na sacola, mas estava tão enjoado que deixei para lá, resolvi me alimentar com o que tivesse nas barracas de alimentação. Saí de lá depois de uns 6 minutos.
Corrida: Não dava para correr. O problema não eram as pernas, nem o cansaço, mas sim o enjôo. A sensação era de que tudo o que comi e tomei na bike ainda estava no estômago e no começo da garganta. Respirar estava difícil. Resolvi diminuir o ritmo para 7min/km e ver o que acontecia, parecia melhorar um pouco, mas era só acelerar que a sensação ruim voltava. A coisa foi piorando, e no km8 não teve jeito... entrei num banheiro químico no posto de hidratação. Show de horrores. Banheiro químico já é um dos lugares mais inóspitos do planeta. Entrei lá com umas 8 horas de prova, local já usado por sabe-se lá quem, e ainda todo molhado. Tive uma diarréia homérica, fiquei 14 minutos lá dentro, que pareceram uma eternidade. Saí de lá e continuava enjoado. O Zé Mário, outro amigo fazendo o Iron, me passou enquanto eu tava no banheiro, não acreditou quando me viu atrás no retorno em Canasvieiras. Não queria andar, então continuei naquele trotinho. Cogitei desistir da prova no km21, ao final da primeira volta, o enjôo não passava, e tudo que eu tentava consumir nos postos de hidratação (Pepsi, sal, bisnaguinhas, água, laranja) só piorava. Ficava parado na boca do estômago, piorando a sensação e deixando a respiração difícil.
Ao dar a volta, e pegar a primeira pulseira, resolvei continuar o trotinho e simplesmente fazer jejum. Não tomaria mais nada, nem comeria coisa alguma, para ver se passava a sensação ruim.
Parei no special needs, peguei meus GUs, pus no bolso, e fui embora. Por 8km, não tomei nem bebi nada, até que, finalmente, a sensação ruim passou! De repente, eu estava leve, a barriga parecia normal de novo, respiração controlada.
Comecei então a efetivamente correr, não tinha gasto as pernas ainda, então fui a uns 5:40min/km por uns 5km, tomei meu primeiro gel, e fui embora.
Como vi que não conseguiria fazer abaixo de 12 horas, resolvi só fazer abaixo de 12:30hs, controlando o ritmo, e fui assim até o fim. Deu mais de 5 horas de corrida.
Fechei com 12h29minutos, com a família cruzando a linha de chegada (depois posto a foto, muito legal!), bem emocionado, especialmente por não ter desistido depois de tanta dificuldade.
Pós-prova: cheguei bem inteiro em comparação com os outros anos, porque não consegui correr. Tomei banho, pus as crianças para dormir, e voltei para a linha de chegada, sempre vou lá ver os últimos chegarem no limite das 17 horas e dar uma força para aqueles heróis. Hoje minha cara está cheia de berebas, conseqüência do que eu acho tenha sido uma intoxicação por conta dos suplementos. Preciso ir num nutricionista com urgência.
Já fiz a inscrição para 2011 ☺

sábado, 29 de maio de 2010

Check-in feito.

Hoje pedalei uma hora, e corri uns 15 minutos. Muito, muito vento no pedal. E o pessoal que nadou disse que o mar está bem mexido. Se continuar assim, faremos o Ironman em condições terríveis, mas é isso aí, vamos até o fim!
Já fiz o check-in da bike, nesse ano deram capas para as bikes, boa idéia.
Estou um pouco cansado, agora só vou descansar até amanhã. Daqui a pouco vou para a piscina aquecida do hotel dar uma relaxada, jantar umas 7 da noite, e dormir. Amanhã acordo 3:30hs da manhã.
Próximo post, só depois do Ironman! Valeu a todos que lêem isso aqui, mandam mensagens, e têm pensamentos positivos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tempo horrível hoje

Depois do ensolarado dia de ontem, só nuvens e muita, muita garoa. Tempo frio, feio, chato.
Às 10:00 da manhã fui no congresso técnico do Ironman, nenhuma novidade, só que vão dar capas para cobrir as bikes no check-in. Boa notícia, apesar de eu já ter arrumado uma por precaução.
Ontem dei uma nadada no mar ao fim da tarde, só 25 minutos, para testar a roupa. Ela fechou, mas ficou apertada, respiração nada agradável. Vou ter que nadar assim mesmo, e depois pensar em comprar uma roupa nova.
Hoje, por conta da chuva, não fui pedalar, só corri 50 minutos pela avenida em frente ao hotel com os amigos.
O clima de Ironman pegou, tem muita gente esse ano, vários grupos, acho que vai ser uma prova muito divertida. A previsão ainda é de chuva e vento, vamos ver.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cheguei em Florianópolis

Cheguei hoje em Floripa. Céu azul, sem vento, mar absolutamente calmo. Se ficasse assim até domingo...
Depois do check-in, fui buscar o kit da prova e aproveitei para fazer umas compras na feira do Ironman.
Seguem algumas fotos do local.



Memorial de 10 anos de Ironman Brasil




Transição, onde ficarão as bikes



Parte externa da "Cidade Ironman"



Visão geral de parte da feira



Entrega do Kit

terça-feira, 25 de maio de 2010

Natação e fim dos treinos.

Consegui ir para o Pinheiros na hora do almoço e nadei 1000m ritmo firme, em 17min50s, e depois fiz 3x 600m só braço, totalizando 2.800m.
Com isso, encerrei os treinos para o Ironman. Amanhã vou só descansar e na quinta-feira viajo para Florianópolis.
Lá vou rodar com a bike por 1 hora cada dia, e correr uns 30 minutos, além de nadar no mar para testar a roupa de borracha, mas é só manutenção, nada de esforço grande antes de domingo.
A expectativa é grande para a prova, apesar da previsão do tempo indicar chuva e vento no dia. O foco já está lá, trabalhar está difícil :-)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Só natação.

Hoje era day off na planilha, mas fui nadar. Como não nadei muito nesse período, achei que devia ao menos manter o corpo em movimento nessa semana final, pois não há perigo de me machucar, e ao mesmo tempo mantenho um condicionamento.
Fiz 1000m para começar, um pouco mais forte do que de costume (abaixo de 18 minutos). Depois foram 500m só de perna com prancha, e na sequência 3x 400m só braço com flutuador. Finalmente, 4x 100m medely, totalizando 3.100m o treino.
Saí bem, com fome pra caramba, mas me contive.
Por conta do fim de semana, engordei 1kg, estou mais pesado do que nunca para a prova. Paciência :-)
Hoje a bike foi com o/a Gerna para Florianópolis, encontro com ela na quinta-feira, data em que viajo para lá.
A expectativa é grande para a prova, estou bastante animado. Apesar de ter treinado menos, acho que vou me divertir muito. Vou fazer um post sobre isso antes da prova.

domingo, 23 de maio de 2010

Uma horinha soltando na corrida

Hoje, último dia no hotel em que estava com minha família, fiz uma corrida bem leve de 1 hora, em tese o último treino antes do Ironman.
Apesar da planilha pedir dias de descanso segunda, terça e quarta-feira, vou pelo menos nadar nesses dias, mais para manter o corpo em movimento e tentar não ganhar muito peso.

sábado, 22 de maio de 2010

21km de treino

Direto do hotel Paradies, em Jaguariuna. Fiz 21km correndo bem leve, em 2h20min.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Treinos em ordem.

Ontem à noite criei coragem e fui nadar na piscina do prédio, com meu colega Hugo. Apesar da preguiça, caí na água e nadei 3.300m em 1h02min, ritmo do Ironman. Terminei tranquilo, mas senti um início de cãimbra ao sair da piscina, o que me deixou encucado, fazia tempo que não sentia isso.
Hoje cedo fui pedalar 45km num ritmo tranquilo, com a bike nova, que está cada vez mais macia e boa de pedalar. Fizemos num grupo pequeno, mas puxei em alguns momentos, fiquei na roda em outros, e acabamos fazendo uma média mais alta (não medi, mas sei que em vários momentos estávamos a 35km/h). Estava um frio de lascar, e procurei rodar num rpm alto para esquentar as pernas.
Acabei não conseguindo nadar durante o dia, por conta do trabalho, mas amanhã vou tentar correr e nadar.
Vou passar o fim de semana em um hotel no interior com a família, e lá vou tentar correr sábado e domingo.
Tá chegando a hora...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bike ontem, chuva hoje.

Ontem fizemos um treino de bike leve, 45km rodando em grupo, junto com o pelotão. Ritmo de uns 33km/h na roda, tranquilo. Usei a bike nova, está realmente muito boa e macia a Colnago, vai ser excelente fazer os treinos com ela no segundo semestre (vou deixar a contra-relógio para treinos específicos de provas de triathlon).
Hoje queria nadar, mas foi uma loucura no trabalho, impossível. Não sei ainda se terei coragem de nadar à noite, vamos ver.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Boa corrida

Hoje corri bem, fiz 1h22min correndo num ritmo que, imagino, tenha sido de 5min30s para baixo por km. Estou um pouco mais leve, e foi fácil manter um bom ritmo o tempo todo.
A planilha pedia 14km, fiz um pouco mais, com certeza.
Só não tenho conseguido nadar, mas acho que quarta-feira volto para piscina.

domingo, 16 de maio de 2010

Último treino longo, e bike nova.

Faltam só 2 semanas para o Ironman Brasil 2010, e terminei os treinos longos.

Ontem, sábado, foram 2 horas pedalando leve, a 30km/h. Depois, mais 1h30min correndo, fiz a uns 5:40min/km, ritmo um pouco mais forte do que pretendo imprimir na maratona do Ironman, mas foi bom para soltar a musculatura.
Saí direto para ver o futebol do meu filho Arthur, ainda fiquei brincando com ele e com minha filha Tatiana no parquinho.

Depois, almoçamos no Fifties e fui direto para a Fastrunner, deixar minha bike de triathlon para fazer uma revisão antes do Ironman, e pegar minha nova bike de estrada.
Troquei o quadro da minha antiga Kuota Kebel por um belíssimo quadro da Colnago, modelo CX-1, aproveitando todo o resto das peças.
A bike é um espetáculo, segue a foto.



Hoje cedo, apesar da planilha prever dia de descanso, fui para a ciclovia do Rio Pinheiros experimentar a bike nova.
Tenho que bater palmas para a iniciativa de fazerem a ciclovia. Ela tem 14km de extensão, percurso 100% plano, piso perfeito. Cabem 2 pessoas pedalando em cada mão de direção, e no horário que fui (7:30 da manhã) a maioria absoluta das bikes era de estrada e, interessante, muita gente mais velha, com mais de 65 anos. Acho que a ciclovia atende muito bem aquele pessoal que ama bikes de estrada e boa velocidade, mas tem medo ou desconforto de usar acostamento de rodovias.
Mantive uma rotação alta, mais de 95rpms, em volantinho. Não é um local para altíssimas velocidades, mas dá para ficar nos 29/31km/h com tranquilidade.
Fiz a ida e a volta em 1 hora, parando no final para conhecer a estrutura (tem ponto de apoio, com bomba, sanitários limpos, bebedouro, etc.), e aproveitei bem a paisagem.
É um excelente local para fazer um treino mais leve, de 1 ou 2 horas. A entrada é muito perto de casa, a frequência é bem legal, e pelo menos no inverno o cheiro do poluidíssimo Rio Pinheiros não incomodou (muito).
O selim baixou um pouco, acho que não estava suficientemente preso no quadro, então no final a pedalada estava estranha, já arrumei.

Talvez ainda vá nadar no fim do dia de hoje. Agora, até a prova, é só manutenção. Maravilha.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Corrida leve hoje

Só 50 minutos de esteira hoje, a 10km/h, para soltar.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Natação no final do dia

Estava morto ontem, acabei dormindo antes de acabarem os jogos de futebol na tv, então nem fui pedalar hoje.
Ritmo intenso no trabalho hoje, mas depois de uma reunião no final da tarde consegui ir direto para o clube nadar.
Fiz um tiro de 2.000m em 36min50s, ritmo do Ironman, bem tranquilo. Depois fiz 20x25m atravessando a piscina com apenas 15 braçadas. Completei com 500m só de perna, sem prancha, e soltei 100m para completar 3.100m.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Treino de 18km correndo hoje

Meio da semana, plena quarta-feira, e tinha um treino de 18km.
Também tinha que levar meu filho ao CAD no clube, saindo 8:30 de casa.
Como resultado, acordei às 5 da manhã, tomei um café da manhã rápido e lá fui eu correr.
Saí de casa, fui pela Berrini/Funchal até a Juscelino, que subi inteira até o Ibirapuera. De lá fui para o Parque das Bicicletas, dei algumas voltas e cumprimentei o pessoal da RACE, aí voltei pela Av. Ibirapuera até cruzar a Bandeirantes, e entrar à direita de volta ao Brooklyn pela rua Indiana. Ainda dei 2 volta pela Hípica, completando assim os 18km em 1h47 minutos, com duas paradas para tomar água e bater um pouco de papo lá no Parque das Bicicletas.
Deve ter ido a uns 5:50min/km de média, e cheguei muito bem, inteiro.
Estou com bastante sono, por isso não fui nadar, vou tentar descansar hoje para fazer um bom treino de pedal amanhã.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Treino forte de pedal

Apesar do sono e do frio, fui pedalar na USP.
Não tinha reparado que na planilha estavam previstos 50km em volantinho, relação 39x15. O grupo do Ironman fez junto todo o treino, mantendo uns 32/33km/h. Giramos muito a perna, foi bem cansativo. Mas foi um treino bem forte, diferente, gostei bastante de ter realizado.
Fizemos os 50km a uma média final de 31km/h, em vários momentos puxei o pelotão.
Estou morto agora à noite, e amanhã tenho que correr 18km e voltar a nadar...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma horinha de corrida para soltar.

Hoje só soltei 1 horinha correndo no Pinheiros, ritmo tranquilo, sem marcar distância.
O frio chegou, vai ficar mais difícil treinar.

domingo, 9 de maio de 2010

O melhor treino, fantástico!

O último treino longo para o Ironman foi simplesmente o melhor em muito, muito tempo.
Cheguei um pouco atrasado na USP, comecei a pedalar 5:40 da manhã, o pessoal do Ironman tinha começado 5:20hs. Rodei um pouco sozinho e uns 20 minutos depois encontrei todo mundo, era um grupo de 15 pessoas mais ou menos. Apesar da planilha mandar rodar 3 horas tranquilo, o pessoal tava puxando legal, ritmo forte, e lá fomos todos nós.
Pedalei parte em pelotão, parte no fundo ou de lado no clipe, sentindo-me bem. Testei uma alimentação de 400 calorias/1litro por hora, usei uma garrafinha de maltodextrina, outra de Accellerade, 1 cliffshot blocks, 1 GU chomps e 1 GU normal. Deu certo, não fiquei enjoado, nem tive cãimbras.
No final, rodamos 98km em 3 horas, deu média de 32.8km/h. Acho que foi a pedalada mais rápida de minha vida.
Como comecei depois, os últimos 20 minutos fiz sozinho, mas mantive a mesma média.
Fiz uma transição rápida, agora precisava correr 2horas e meia pela planilha, lento.
Saí a 6min/km pelo caminho contrário, mas só fui encontrar o pessoal um pouco antes da FEA. O Celso e o Papaulo já estavam na frente, fui com o pessoal mais lento. Rodamos a uns 6min/km, e estava me sentindo muito bem. Parei para fazer um "pit stop", e não tive dificuldades em correr a uns 5:20/km para alcançá-los. Continuava a me sentir bem, e no final acabei abrindo do grupo, pois eles diminuíram o ritmo. Como alimentação, comi um GU chomps, 2 Gus normais, tomei Gatorade e um Suum numa garafa de água, além de várias águas e uma cápsula de eletrolyte. Só tive uma ameaça de cãimbra ao final, mas consegui controlar bem correndo de um outro jeito.
Caiu uma chuva forte no fim, inclusive nos 20 minutos que fiz sozinho, mas completei os 25km em 2h30min me sentindo BEM. Isso nunca tinha ocorrido antes, nas outras vezes em que fiz esse treino, terminei morto, muito mal mesmo. Desta vez, terminei descansado, só as pernas doíam porque não estou com a musculatura tão forte.
Passei uma tarde agradável depois do treino fantástico, consegui dormir 1 horinha à tarde, e aí veio o surreal.
Minha esposa ia participar da Fila Night Run, uma prova de 5km lá no Anhembi. As amigas começaram a furar por conta da chuva torrencial, mas a Cris treinou e estava com vontade de ir, não tive dúvidas: me ofereci para não só levá-la, mas correr com ela :-)
Chegamos lá atrasados, perdemos 8 minutos da largada, mas lá fomos nós (e muita gente que também atrasou). Foi muito divertido, a chuva ia e parava, mas fizemos em 41 minutos o percurso, estou orgulhosíssimo da minha esposa!
Ainda esperamos amigos lá, e na volta estávamos com fome, passamos num McDonalds para uma merecida refeição e só fomos dormir 1 da manhã.
Que sábado fantástico, um treino para ficar na história, e para dar ânimo para o Ironman. A experiência está me ensinando a segurar no começo da corrida, vejo na prática agora a diferença que faz não querer ganhar 2 ou 3 minutos nos primeiros 10km.
Hoje, domingão, foi só descanso. E agora é mais manutenção. Vou tentar treinar forte uma ou outra vez, ainda que em volume menor, para ganhar mais alguma musculatura, mas o que tinha que ser feito foi (mais ou menos) feito!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Os treinos do resto da semana.

Quarta-feira corri 1h20minutos num ritmo firme, uns 5:30min/km, tranquilo.
Quinta-feira pedalei 60km na USP, ritmo firme também. Estava sem o Garmin pq acabou a bateria, mas deve ter dado mais de 32km/h de média, fui um bom tempo na roda dos amigos.
Hoje nadei no Pinheiros, fiz 1000m, depois mais 200m, depois foram 20 tiros de 50m saindo a cada 55s (consegui fazer todos, rodei sempre a 48/50s), depois uns 300m indo livre e voltando debaixo dagua, depois mais 150m soltando.
Amanhã cedo (leia-se daqui a pouco) tem um treino bem forte, 3h pedalando e 2h30min correndo, vamos ver. Já preparei a alimentação, agora vou dormir pois quero começar umas 5 da manhã.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bom treino de bike

Fui cedinho para a USP, morrendo de sono. Tanto sono que caí da bike antes do treino, tava em pé ouvindo as instruções do treinador, junto com todo mundo, quando sem querer clipei o meu pé direito no pedal e, logo depois, me desequilibrei para a direita (acho que cochilei). Foi um dos tombos mais humilhantes da minha vida, sorte que só ralei o joelho.
Acabei fazendo o treino sozinho, foram 50km em 1h31minutos, média pouco inferior a 33km/h. Fiz o tempo inteiro no clipe, pedalando forte, inclusive subindo as ladeiras em pé.
No final, alguém me avisou que a pastilha de freio está raspando na roda, preciso verificar isso.
Amanhã acho que vou conseguir ir ao treino de pista, estou ansioso.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

180km de bike, 25km correndo

Excelentes treinos no fim de semana.
No sábado, o famigerado treino de 180km de bike.
Fomos para o Km37 da Rodovia dos Trabalhadores e, dali, saímos até o Km 127 da Carvalho Pinto, para o retorno. Umas 15 pessoas num dia com sol mas sem vento, perfeito para a pedalada.
O percurso é cheio de descidas e subidas, nenhuma muito íngreme, mas constantemente estamos fazendo força ou relaxando. Fiz, na ida, os melhores 90km da minha vida, cheguei lá em 2h45minutos, muito tranquilo.
Na volta, a partir dos 130km, o cansaço começou a aparecer, as subidas foram ficando piores. Mas mesmo assim fui em frente, no "fundão" íamos eu, Mario, Marcelo e Michel. Tive cãimbras com 170km de bike, fortes, na parte interna de ambas as pernas. Acho que foi problema com desidratação, pois nessa hora o carro de apoio estava longe, dando auxílio pro pessoal na frente, houve um pequeno desencontro. Mas diminuí o ritmo da pedalada, e consegui completar os 180km em 6 horas, média de 30km/h, exatamente o que gostaria de fazer no Ironman.
A bike se comportou muitíssimo bem, aliás ela ficou maravilhosa com as rodas que vou usar na prova, segue a foto para verem que beleza!



Terminei o treino com dores nas pernas, mas descansado. Aguentaria correr, com certeza, só não se quanto. Enfim, um treino sensacional, muito melhor do que eu esperava.

Já no domingo estava inscrito na Maratona de São Paulo. Não consegui descansar muito da pedalada do dia anterior (tive que levar os filhos em festinha de criança, depois a Cris chegou de viagem, fui dormir à 1h da manhã e acordei às 6:45hs).
Fui a pé para o local da largada, na dúvida se faria os 25km (na planilha estavam previstos 24km, e havia uma prova de 25km ao mesmo tempo da maratona) ou os 42km inteiros.
Comecei a correr lentamente, a idéia era fazer 6/6:15min/km, e lá pelo Km 8 já tinha decidido fazer só os 25km. Estava pesado e cansado, ia ser um sacrifício muito grande completar a maratona.
Lá pelo Km15 comecei a realmente sofrer na corrida, incrível como o desgaste do dia anterior pegou.
Terminei a prova de 25km com 2h35min, com as pernas doendo bastante. Não estava cansado, mas não tinha pernas para mais nada. Liguei para a Cris ir me buscar, o que foi ótimo.
Nem tive tempo de descansar, fomos para uma churrascaria para um evento familiar, depois para a casa de outro parente para outra comemoração de aniversário, e só cheguei em casa 8:30 da noite. Meus filhos ainda queriam brincar mais comigo, mas simplesmente desabei na cama, exausto.
Hoje vou só descansar, mas os treinos do fim de semana me deixaram mais otimista para o Ironman. Não vou fazer um bom tempo lá, mas tenho certeza de que, se não houver algum problema excepcional, vou completar.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Natação e descanso.

Ontem na planilha era day off. Como não fiz nada na segunda, acabei indo nadar no final da tarde, fiz 3km direto, em 55 minutos, ritmo tranquilo.
Hoje descansei, amanhã tem o famigerado treino de 180km de bike, vamos ver no que dá.
Domingo estou inscrito na maratona de São Paulo. Na planilha deveria correr 25km, mas vou ver como estou lá e talvez seguir um pouco em frente. Se estive muito bem, vou completar :)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ser pai acima de tudo.

Estava tudo preparado para um grande dia de treino hoje. Fui dormir cedo, deixei as coisas preparadas para voltar aos treinos de tiros de quarta-feira, saudades do pessoal. Fora que a semana é importantíssima na preparação para o Ironman.
Às quatro da manhã escuto minha filha chorar. Vou ao quarto, ela teve algum pesadelo, pede para dormir na minha cama. Como minha esposa está viajando nessa semana, deixei (normalmente ficaria com ela até dormir de novo, para não acostumar ir para nossa cama).
Toca o despertador às 5:30 da manhã, levanto, coloco a roupa da corrida, tudo pronto para sair, quando minha filha acorda e pergunta onde vou. Digo que vou fazer o exercício, e já volto. Ela diz que o irmão e a babá estão dormindo, não quer ficar sozinha. Tento dialogar, qualquer coisa é só chamar a babá, é importante voltar a dormir, ainda está de noite lá fora, etc.
Não adianta.
Ela fica com os olhos cheios de água, e murmura que não quer ficar sozinha. E me abraça.
Evidentemente, voltei para cama. Minha filha se aninhou toda em mim, e em menos de 2 minutos estava dormindo de novo. Profundamente. Feliz.
Fiquei um tempão (nessa hora, o tempo passa devagar) pensando, como esses momentos são importantes. Treino e Ironman são divertidos, mas a família é prioridade. E ponto. Minha filha queria minha companhia. Naquela hora. Naquele lugar. Não precisa justificar, para quê explicação? Ela queria minha companhia, e eu dei. E fiquei muito bem comigo por isso. Dormimos até 7:30hs, depois todo mundo acordou, meu filho Arthur foi para o clube, e levei minha filha para o balé. E volto para os treinos de tiro na semana que vem.
Ah, consegui nadar na hora do almoço. 1.100m livre, depois 3x 100m medley, depois treino de perna vertical, depois 15 tiros de 50m (fiz todos a 43s mais ou menos).

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pedal fácil hoje

Cedinho tava lá na USP, pronto para cumprir a planilha, 50km rodando em ritmo constante.
Saí com o pessoal do Ironman, a idéia era fazer 34km/h de média, e fiz os 50km nesse ritmo (deu 33,6km/h de média por conta das curvas). Sempre no clipe, na maior parte do tempo aproveitando roda, mas de vez em quando com a cara no vento. Cheguei bem tranquilo, achei o treino bem fácil, o que é bom.
Não consegui nadar, por conta o trabalho, mas valeu pelo treino de ciclismo, salvou o dia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Treinões no fim de semana

Sexta-feira descansei, preparando-me para os treinos do fim de semana.
Sábado corri 21km, ritmo tranquilo, em 2 horas. Cheguei inteiro no Pinheiros, a tempo de ver o treino de futebol do meu filho. A panturrilha doeu um pouco, mas nada demais.
Domingo fui cedo, sozinho, para a estrado do Caminho do Mar, perto de Riacho Grande, antiga estrada da serra. Estava nublado, chão molhado, mas mesmo assim fui treinar, a planilha mandava rodar 120km leve.
Saí bem, e fui num ritmo de 30km/h até o km 75, quando dei uma primeira parada para usar o "banheiro", e depois com 85km para reabastecer as caramanholas.
Até, estava indo bem, mas depois dos 85km a coisa começou a pegar, faltavam pernas. O percurso tinha vento e é cheio de subidas e descidas leves, que a gente não sente no começo, mas no final o bicho pega. A partir dos 100km, o sofrimento nas subidas foi maior. Sem dúvida passei os 90km muito melhor do que na quarta-feira, quando treinei lá também, mas não esperava que as pernas ficassem tão fracas no final.
Cheguei ao final dos 120km com 4h10minutos, média de 29km/h, o que achei bom. Como não estava cansado, só com as pernas ruins, resolvi correr meia hora num ritmo confortável, o que fiz com facilidade. Foi muito bom para soltar a musculatura, não fiquei com dor nenhuma durante o dia ou hoje.
Em conclusão, foram dois ótimos treinos no fim de semana, importantes para ganhar volume e confiança. De agora até o Ironman, preciso de dedicação total ao ciclismo, é a parte mais importante e a que estou mais fraco.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Natação e 90km de bike.

A panturrilha ainda está doendo.
Por isso, na terça-feira fui só nadar. Foi um treino bacana no Pinheiros, primeiro fiz 700m livre, depois mais 1000m sendo 200 livre e 50 costas por 4x. Aí rolou um treino diferente, perna vertical. Tinha que colocar a mão atrás, e ficar batendo o pé com a cabeça inteira fora d'água por um tempão, até o treinador apitar, deixar descansar uns 20 segundos, e voltar. Depois, foram 5 tiros de 200m progressivo (comecei em 4min30s e terminei em 4min14s), e mais 300m indo livre e voltando debaixo d'água. No final, deu 3000m, mais o treino de perna vertical, bem interessante esse dia.
Ontem foi feriado, então fui sozinho até a antiga estrada da Serra do Mar, perto de Riacho Grande. Fiz 90km sem parar, mantendo 30.6km/h de média. No final, a respiração estava ok, mas as pernas estava detonadas. Havia vento no percurso, e mais subidas (leves) do que em Florianópolis, e acho que isso detonou bastante. Com certeza preciso de muito mais treino para ao menos completar os 180km no Ironman, mas consegui fazer esse "longo" no meio da semana, o que deu um bom ânimo.
Hoje vou descansar, nem vou nadar, para amanhã tentar pedalar, correr no sábado (20km), e pedalar 120km no domingo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dor na panturrilha

Depois da corrida de sábado, fiquei contundido. Uma dor bem intensa na panturrilha direita me impediu de andar direito no sábado e no domingo.
Fiz gelo, coloquei na banheira quente, apliquei gelol, e tentei relaxar o quanto deu no fim de semana.
Ontem à noite, para não ficar com a sensação de que não fiz nada, fui nadar no prédio. Fiz 1000m com palmar, depois 200m de perna, depois 300m corretivo (indo com o mínimo de braçadas, e voltando com a mão fechada), depois mais 500m com palmar, completando assim 2000m relaxado.
Hoje não fiz nada de manhã, a dor continua, apesar de bem mais fraca. Se der, no fim do dia faço alguma coisa.
Amanhã preciso pedalar, desesperadamente.

sábado, 17 de abril de 2010

34km, treino completado.

Ontem descansei para o treino de hoje, que era um longão de corrida.
Como queria ir ao futebol do meu filho (8:45hs da manhã), saí de casa correndo pouco antes das 5 da manhã, fui pela Rua Funchal, Jockey e cheguei na USP, onde dei 3 voltas. Aí voltei correndo para o Pinheiros. Chegando lá deu 34km, em 3h30minutos.
Estava absolutamente descansado, ou seja, respiração normal, sem sensação ruim na parte cardiorespiratória. No entanto, a parte muscular foi outra história. Minhas pernas chegaram em frangalhos, a partir do km28 a musculatura não aguentou muito, foi piorando bastante.
Passei o dia com muita dor na panturrilha direita, típica dor muscular. Vou ver como acordo amanhã, se for o caso não vou treinar.
Mas fiquei contente com o treino, fiz no ritmo da corrida no Iron (pouco abaixo de 6min/km), e não fosse a musuculatura fraca das pernas, aguentaria o dobro, tranquilamente.
Mas vamos em frente, o negócio é completar nesse ano.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais um dia de natação.

Na planilha era day off, mas como não fiz nada na segunda-feira, hoje fui nadar no Pinheiros.
Fiz 1000m no começo, depois 400m só de perna, depois foram 600m também só de perna (200m normal, 200m de lado, 200m costas), e então fiz 4 tiros de 300m. No total, 3200m, treino bom.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Corrida e natação: volume

Segunda-feira descansei, tava morto.
Ontem, terça, ao invés de ir pedalar, fui correr. Estava com dor por conta do uso contínuo do selim, preferi fazer um "longuinho" de 1h30 minutos correndo, num ritmo constante não muito forte. Deve ter dado uns 16km, talvez um pouco mais, não marquei. Fui até o Pinheiros, dei umas voltas lá, e retornei para casa feliz e contente.
Hoje perdi a hora para correr, mas no final da tarde consegui fugir do escritório e caí na piscina do Pinheiros. Fiz 4.000 metros direto, sem parar. Fiz cada km em 19:20, 19:14, 19:39 e 19:44, no total foi 1h18minutos. Passei os 3.8k do Ironman em 1h14min, o tempo que pretendo fazer lá. Nadei num ritmo muito tranquilo, ao terminar parecia que eu poderia fazer outros 4km no mesmo ritmo. Em nenhum momento senti dor no braço, só um pouco de desconforto por ter comido pouco tempo antes.
Essa nadada deu confiança, apesar do pouquíssimo treino na piscina, sei que tenho plenas condições de completar bem a primeira etapa do Iron. Se fosse hoje, estaria pronto para começar a pedalar.

domingo, 11 de abril de 2010

125km de bike

Hoje a planilha pedia 160km, mas eu já sabia que não tinha condições de fazer tudo. Na linha "b" da planilha estavam previstos 120km, de bom tamanho :-)
Saímos 6:30hs da manhã do Rei da Pamonha, frio pra caramba, mas a turma estava grande, uns 20. Viemos até o retorno da Marginal, para pegar a Bandeirantes inteira, e o vento estava nas costas. Vi pelas bandeiras que ida seria tranquila, e a volta um sufoco, mas tudo bem. Meu pneu furou lá pelos 40km, fiquei 20 minutos no carro de apoio para conseguir arrumar, perdi uns 16km nisso. Voltei, continuávamos com vento nas costas, tanto que a média estava acima de 35km/h!
No retorno, um absurdo de vento. Sério, poucas vezes senti tanta força contra num vento, estava inviável pedalar. O pelotão principal simplesmente "sumiu", eu não tinha a menor chance de acompanhar. Fui no meu ritmo, tava difícil manter 20km/h no plano! Aos poucos vários foram desistindo, outros foram ficando no carro de apoio para trocar pneus e não voltaram, e alguns quebraram, fazendo com que eu tivesse companhia às vezes.
Cheguei no meu limite nas pernas, não estava cansado, mas simplesmente não tinha pernas para girar aquele pedal, que parecia pesar 800kg. Mesmo quando o vento aliviou, nos últimos 25% do percurso, não dava para manter a velocidade. Mas fui até o Rei da Pamonha, na raça, pedalando como dava.
Fiz 125km em 4h27min. Não cheguei cansado, mas não tinha mais pernas para pedalar (acho que dava para correr). Sofri muito mas aquele vento foi descomunal. Poucos fizeram os 160km, a maioria parou nos 140km (eu parei uns 15km trocando o pneu), então acho que com mais treino consigo, ao menos, completar a parte da bike no Ironman.
É torcer para a chuva parar, e assim eu voltar a pedalar bastante durante a semana.

sábado, 10 de abril de 2010

18km correndo hoje

Treino tranquilo hoje, fiz o que tava na planilha, 18km correndo leve.
Nos últimos 6km dei uma forçada, tava correndo com o Michel e resolvemos acompanhar um outro grupo que corria forte.
Ao todo corremos 1h40minutos para 18km, nada mal.

À tarde meus filhos participaram da corrida infantil da Corpore, foi emocionante!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Natação nos dois dias

Ontem e hoje choveu muito, não fui treinar corrida ou bike. Mas nadei nos dois dias.
Ontem, no Pinheiros, fiz um ótimo treino. Foram 600m + 800m + 500m perna + 500m corretivo segurando em cima cada braçada + 4 tiros de 150m + 100m. No total, 3.100m, treinão.
Hoje foram 1000m direto (18:40min), depois 300m de corretivo fazendo 15/16braçadas por 25m + 400m perna + 400m corretivo de mão fechada + 10 tiros de 50m a 44s cada (saindo descansado) + 200m soltando. No total, 2800m.
Fiquei animado com os treinos. Não estou muito rápido, mas aguentei bem os "longos" e não estou terminando todo destruído. Acho que vai dar para treinar legal para o Iron.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

De volta ao ritmo alucinante de treinos.

Ontem, terça-feira, choveu muito e não treinei.
Mas hoje, apesar da chuva, saí para correr e fiz 1h25min, indo até o Parque das Biciletas, dando um alô para o pessoal e voltando também correndo. Peguei chuva, mas fui num ritmo tranquilo, com Ipod, curtindo a corrida. Cheguei bem, sem problemas.
O legal foi, finalmente, ter voltado a nadar na hora do almoço. Consegui fugir do escritório e fui ao Pinheiros, onde meus filhos almoçavam. Pude dar um beijo neles, e lá fui eu para a piscina.
Foram 800m de aquecimento (fiz 14min45s), 100m soltando, depois 10 tiros de 1000m (os primeiros 5 fiz a 1min40s, os 4 seguintes em 1min43s, e o último em 1min49s), depois 200m soltando, depois 400m sendo 75m livre e 25m submerso.
No total, 2.500m. Achei o treino puxado, mas o pior veio agora, depois do almoço, to quebrado, muito cansado e com sono. Preciso voltar a me acostumar com a rotina de treinar 2 modalidades por dia.
De qualquer forma, serviu para animar, agora é tentar embalar na natação para finalmente acreditar que dá para completar o Ironman sem sofrer absurdamente ou me machucar.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Outro bom treino

Não foi o previsto na planilha (3hs de bike + 20 min correndo), mas deu para o gasto.
Por conta da chuva, fui para a ergométrica e fiz 2 horas lá. Nível 6, deu uns 61km, rodando a 80+rpms. Valeu pelo psicológico, ficar 2 horas na ergométrica é dureza.
Saí da ergométrica direto para correr na rua, foram 43minutos correndo num ritmo tranquilo, debaixo de chuva.
Treinei um pouco menos do que o previsto na planilha, mas foram quase 3 horas ininterruptas de treino, o que é bom.
Hoje descansei, amanhã voltam os treinos fortes.

sábado, 3 de abril de 2010

Um daqueles treinos que fazem a gente sentir o Ironman chegando.

Descansei ontem, e foi bom.
Hoje acordei cedo, pela planilha deveria pedalar 1 hora no pelotão e depois correr 16km. Mas 5:20 da manhã estava chovendo. Muito.
Voltei a dormir e fui acordar 9 da manhã.
Tomei um café da manhã com meu Muscle Milk (muito bom, comprei nessa semana e agora vai rolar toda manhã), umas bisnaguinhas, e fui correr, já que ainda garoava.
Botei um plástico no ipod para não estragar, e fui correr por tempo. Saí daqui, fui até o Parque do Povo, cruzei a Ponte Cidade Jardim, cheguei na USP, encontrei o pessoal da RACE já desmontando tudo, dei uma volta de 8km lá e voltei. Tudo debaixo de chuva, ouvindo música eletrônica num volume altíssimo, cruzando uns malucos pelo caminho debaixo de chuva, e feliz.
Ao todo fiz 2h25min correndo, num ritmo abaixo de 6min/km, devo ter rodado uns 25km.
O mais legal foi a felicidade o tempo inteiro, pensando na vida, no Ironman, e às vezes respirando fundo e sentindo aquele cheiro de chuva. Isso deixa a gente muito forte, a sensação de estar treinando mesmo em condições ruins de tempo.
O dia inteiro foi muito bom, cheguei tranquilo, não muito cansado, tomei um banho demorado, as crianças estavam brincando no prédido. Tomei meus suplementos (muscle milk + accelerade), comi banana, tomei líquido pra caramba, almoçamos no GPB, fomos ao cinema assistir a "Como treinar seu dragão" em 3D (filmão), e aqui em casa ficamos brincando até agora, quando as crianças estão se preparando para dormir.
Dia perfeito. Espero que amanhã tenha mais!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Treino forte de bike.

Fui cedinho para a USP, hoje no treino fizemos 4 subidas bancos/Lago de bike, bem forte, e depois rodei com o pessoal do Iron a 36/37km/h. Deu mais ou menos 1h20min, não marquei distância, mas foi um belo pedal, sensação de cansaço no final.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Outro dia de corrida leve.

Acabei vindo trabalhar em casa, depois de não ter conseguido acordar de manhã para correr. No final da tarde, achei 42 minutos para correr 7km na esteira, pelo menos não foi um dia perdido.

terça-feira, 30 de março de 2010

Corrida leve hoje.

Ontem descansei, depois do excelente fim de semana de treinos.
Hoje fui correr cedo, ao todo 1h05min com 4 voltas no Parque do Povo, num ritmo tranquilo, com Ipod e tudo. Como choveu muito de madrugada, o chão estava molhado, por isso nem cogitei de ir pedalar.

domingo, 28 de março de 2010

Grandes treinos nesse fim de semana!

Nada como dois treinos excelentes para levantar o moral e fazer voltar a acreditar que o ser humano é quem faz seus próprios limites.
Ainda não 100% recuperado, ontem cheguei 4:50hs da manhã na USP, para meu treino. Como tinha que levar meu filho no futebol (começa 8:45hs no Pinheiros), comecei o treino muito cedo, sozinho. Foram 2 horas de bike e mais 1 hora correndo.
Na bike, rodei sozinho a uns 30/31km/h, depois entrei num pelotão e fomos a 35km/h. Acompanhei tranquilo, cheguei muito inteiro, foi fácil. Saí para correr sozinho (o pessoal tava na primeira hora ainda), fiz 10km, com a subida da Biologia, em 57 minutos, também chegando inteiro, sem dores, só um pouco cansado, mas com certeza aguentava mais.
Por uma maravilha do destino, tinha um zilhão de crianças em casa à tarde, com as babás, então consegui dormir das 3 às 6 da tarde, foi uma recuperação fantástica.
Hoje de manhã fui para Riacho Grande, na antiga estrada da Serra do Mar. Fazia muito tempo que não ia lá, e estava tudo maravilhoso. Tinha bastante gente indo pedalar e correr lá, quase nenhum carro (fora o dos pescadores, que são tranquilos), o asfalto estava bom, o tempo nublado sem muito sol nem muito vento. Cheguei umas 7:20hs, às 8:00hs encontrei um pessoal da RACE que ia nadar e só depois pedalar, continuei sozinho. No final, encontrei o Fernando que pedalou comigo uns 10km, a Érika que tava só correndo, e os caras que nadaram e iam começar a pedalar, mas o ritmo deles ainda é um pouco mais forte do que o meu.
Fiz ao todo 76.6km em 2h46min, sem pelotão, pedalando praticamente sozinho. Treino excelente, deu ânimo, agora só preciso aumentar volume de bike para pegar confiança de vez.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Doente de novo.

Pois é, fiquei doente de novo. Baixa resistência.
Comecei a me sentir mal domingo, e fiquei a semana inteira ruim. Ainda corri na segunda-feira 55 minutos, mas depois não treinei mais, até hoje. Tomando antibiótico e tudo.
Amanhã volto aos treinos, vou tentar fazer os longões como se a semana fosse de descanso mesmo.
Mas isso desanima...

domingo, 21 de março de 2010

Primeiro longo de corrida: 30km

Sabadão fui para a USP e comecei a correr 5:20hs da manhã. A planilha mandava 30km em ritmo lento e leve. Saí sozinho e fiz 6km na boa, a 6min/km. Aí chegou o pessoal, enrolei um pouco, juntamos, e saímos para o resto do treino. Mas eles estavam mais fortes, indo a 5:30min/km, então deixei, fiquei para trás, e completei a segunda volta uns 2 minutos atrás deles. Encontrei a Érika, que tá voltando aos treinos depois de um acidente esquiando, e fizemos quase 2 voltas de 6km juntos, a uns 5:50min/km.
Finalmente, na última volta, a Érika parou, mas o Fernando, marido dela, começou o treino de corrido com um amigo, e iam lentos também. Fizemos a uns 6/6:10min/km a última volta, e completei 30km em 3 horas.
Foi um belíssimo treino, o fato de ter saído e me mantido lento foi essencial para que hoje, domingo, eu não estivesse com dores e pudesse descansar calmamente.
Esse tipo de treino dá um ânimo todo especial para o Iron, sinto que estou no caminho certo, fiquei MUITO mais inteiro do que no final da meia-maratona ocorrida recentemente, e completei o treino cansado, mas sentindo que aguentaria mais uns quilômetros com certeza.
Só natação que não consigo fazer mesmo, pois até os treinos de bike têm ido bem. Falta só encaixar a piscina, se o trabalho deixar, e aí a coisa vai.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pedal na USP!

Combinamos excepcionalmente um pedal na USP nessa sexta-feira, e lá estava eu, de madrugada, na cidade universitária. Muito tranquilo, pouco trânsito, e quase ninguém treinando. Fomos em 8 e fizemos um pedal tranquilo, foram 40km em 1h20min, batendo papo e chegando sossegado.
Amanhã tem treino longo de corrida, por isso esse treino de bike encavalado no meio. Mas foi legal, deu um ânimo para os treinos que vêm pela frente.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pedal na ergométrica de novo.

Fiquei vendo o jogo do Corinthians ontem à noite, demorei para dormir, e como resultado perdi a hora.
Mas fui para a sala de ginástica do prédio e consegui pedalar 1 hora na ergométrica, em torno de 90rpms, níveis 4 e 5 (um pouco 6 e 7 no final). Deu 31km/h, não foi um dia perdido.
Nadar tá impossível por causa do trabalho, mas ainda retomo :)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Treino leve de corrida.

Saindo da gripe, só fui correr leve hoje, 10.6km em 1h02min, pelo Parque do Povo. Nem fui ao treino de pista, não quis arriscar.
Amanhã volto ao pedal, e se der à natação também.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Gripe feia

Aumento de treinos + pouco sono + alimentação inadequada = gripe feia.
Estou bem ruim, com febre, mal estar generalizado, espirrando adoidado. Hoje não treinei, e amanhã acho difícil conseguir alguma coisa.

domingo, 14 de março de 2010

1, 2, 3... Foram três pneus furados na estrada.

Pois é, estréia da bike nova na estrada, e simplesmente 3 furos de pneu detonaram o treino.
Cheguei cedo lá no Rancho da Pamonha, na Bandeirantes, com uma novidade. A Bandeirantes estava interditada para carros E bicicletas, por conta de um acidente. Todo o trânsito estava desviado para o Rodoanel/Anhanguera, exatamente o caminho que faríamos.
Saímos bem, pelo acostamento, muito trânsito no pedágio de saída do Rodoanel, e começou o pedal. Uns 15km para frente, meu pneu furou...
Esperei o carro de apoio da Race, entrei, e já estava lotado, tive que esperar 2 pessoas saírem para conseguir espaço e trocar meu pneu. Tive dificuldades para trocar o pneu, mas logo o Zé também entrou no carro (mais pneu furado...) e me ajudou. Porém, ao começar a encher, vi que fiz besteira e deixei o pneu "morder" a câmara. Resultado, estourou de novo.
Fiquei mais um tempo no carro da Race, até trocar de novo o pneu (o Alan me ajudou também). Fui voltar para a pista logo depois da Serra dos Cristais, ou seja, perdi todo o treino de subida da serra. O grupo estava um pouco na frente, ao invés de buscar, resolvi ir para o clipe e pedalar forte com a cara no vento. Fui assim até o trevo da entrada da estrada de Jundiaí, ali cortei um pequeno caminho, esperei o grupo me alcançar, e fui com todo mundo.
Vim mais forte do que de costume naquele trecho, porque estava descansado. Passamos Jundiaí, voltamos para a Anhanguera, e passei a pedalar sozinho de novo, mantendo uns 32km/h nas retas, e socando a bota nas descidas (+ de 60km/h) e pegando um ritmo firme nas subidas.
No final, já em frente ao Rancho da Pamonha, o mesmo pneu de trás furou de novo! Nem tinha mais câmara para trocar, e cheguei andando ao estacionamento. Na segunda parte, foram 50km, em 1h30min, ritmo bem forte considerando que passa pelo meio de Jundiaí (bem lento, paramos em todos os semáforos) e tem as 3 subidas finais da Bandeirantes.
O grupo era grande, tinha umas 60 pessoas, e posso dizer tranquilamente que pelo menos uns 30 pneus furaram, fora uma queda do Italiano (pneu furou na frente de um buraco, ele se ralou bastante), e uma quebra de corrente. Os carros de apoio (eram 3) ficaram lotados.
Queria fazer um treino de endurance, e acabou sendo um treino frustrante, mais simples. Pelo menos pedalei, e aproveitei para ir forte onde deu. Por esse lado fui bem. Estou um pouco resfriado, não dormi muito, então tenho esperança de conseguir, na semana que vem, fazer um treino mais longo de bike. Evidentemente, nessa semana, vou trocar os 2 pneus, comprar o que tiver de melhor (=mais seguro, dane-se a performance) para, finalmente, conseguir treinar longamente na bike.
Por sinal, a bike se comportou muito bem na estrada, perfeita!

sábado, 13 de março de 2010

Excelente treino neste sábado.

Ontem acabei nadando no Pinheiros. Fiz 1000m direto (18min40s), depois 10 tiros de 50m forte, depois 20x 25m corretivo tentando fazer o mínimo de braçadas, e mais 200m para soltar. 2.200m no total, mais cansado do que esperava, mas pelo menos fiz mais um treino na piscina.
Hoje cheguei mais cedo na USP, rodei uns 15 minutos sozinho, depois fiz o treino de pelotão, foram 4 voltas a 35km/h, aceletando na reta a 38,5km/h (53x14). Fiz todo o treino bem, na roda dos outros, mas completei tranquilo. Depois ainda rodei mais um pouco, perfazendo um total de 1h40min, uns 55km, e corri mais 6km para 33 minutos.
Um treino forte, e bom para dar confiança.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Bike nova! E que máquina!

Minha bike nova merece um post só para ela.
Minha mãe mora no exterior e vinha ao Brasil, então consegui encomendar por meio de uma loja na Holanda um quadro da Look, empresa francesa que faz bikes de altíssima qualidade.
O quadro chegou, junto com um grupo Ultegra, e aproveitei as peças da minha ex-bike Kuota K-Factor para montar uma nova máquina. E que máquina!
Rodei com ela pela primeira vez ontem, depois de um bikefit na Fastrunner. Como já descrevi antes, o melhor treino de bike do último ano. Com certeza o fator psicológico ajudou, mas o pedal ficou macio, agradável, fácil. Sério, pesquisei muito na internet, e comprei o quadro que tem o maior head tube das bikes de triathlon. Não tenho flexibilidade alguma, então para ficar confortável preciso de uma frente alta, e um top tube mais curto para não ter que me esticar tanto no clipe. Coloquei 5 espaçadores :-). A bike caiu como uma luva. Ainda preciso pedalar uns 100km com ela para ter certeza absoluta de que o mundo é perfeito, mas já é amor à primeira vista, e deve durar para sempre.
Seguem algumas fotos desta preciosidade:






Agora não tem mais desculpa, é só treinar, treinar e treinar, porque o equipamento é mais do que de primeira!

Treinos indo bem.

Quarta-feira foi treino de tiros no Parque das Bicicleta. Eram 4x 4 tiros de 400m, progressivo a cada série. Ainda estava cansado de domingo, mas fiz bem as 3 primeiras séries (1:50min, 1:44min, 1:40min). Na última série quebrei, fiz só 2 vezes (1:37min) e parei. Não fiquei desanimado, já comecei cansado, então tudo bem.
Ontem, quinta-feira, fui treinar bike bem cedo. Não tinha dormido bem, em razão de um infeliz acontecimento (faleceu a mãe de uma grande amiga de escritório, e tentei ajudar no que pude no momento difícil). Mas o treino rendeu muito bem, foram 41km em 1h17min, rodando em volantinho (39x15) numa média de uns 34km/h.
Hoje perdi hora, não fui correr, mas ainda vou tentar nadar para salvar o dia.

terça-feira, 9 de março de 2010

Ergométrica hoje

Fiquei muito dolorido depois da meia maratona no domingo. Mal mesmo.
Ontem descansei, e hoje só pedalei 1 hora na ergométrica, nível 4 e 5, uns 90rpms (deu 31km em 1h).
Ainda estou dolorido, mas amanhã volto a correr, treino de pista que vai ser bem sofrido.

domingo, 7 de março de 2010

Meia maratona de São Paulo

Ontem choveu, então não treinei.
Hoje fiz a meia maratona de São Paulo. Ano passado fiz em 1h45, exatamente 5min/km, como treino para o Iron, e deu tudo certo. Nesse ano, como estou menos treinado, o objetivo era fazer 1h55 minutos (5:30min/km). Saí com um pessoal da RACE, mas com 500m vi que o ritmo deles seria mais forte do que o meu. Mantive 5:15min/km até o km 10, aí começou a cansar, e a coisa foi subindo para 5:20, 5:30, até o km 16, quando realmente o bicho pegou e meu ritmo caiu para 5:50min/km, com muito esforço.
Cheguei quebrado nos 21km, exatamente com 1h55min, mas foi muito sofrido. O percurso tem várias subidas, é preciso dar um desconto, mas a diferença de preparo, nesta época, para o ano passado, é brutal. Sem dúvida o Ironman vai ser muito difícil, mas preciso manter os treinos para pelo menos completar em menos de 17 horas e conseguir curtir a prova.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Tá rolando um descanso.

Na terça-feira fiz um treino duríssimo de bike, 4 voltas (sem a bolinha) indo a 35km/h, e na reta da raia (2km) indo a 41km/h. Consegui acompanhar, mas cheguei morto!
Quarta-feira foi aniversário de casamento, 9 anos felizes com minha esposa, então não fui treinar para estar inteiro à noite. Também não treinei quinta-feira, porque não dava para acordar cedo.
E hoje dormi um pouco mais, para me recuperar bem :-)
Amanhã volto com tudo aos treinos, vou rodar umas 3 horas de bike.
E domingo vou correr a Meia Maratona de São Paulo, a idéia é correr em 1h55min, vamos ver se dá.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Treinos continuam.

Sexta-feira passada descansei.
Sábado fui ao treino de bike na USP. Fiz 40km no pelotão, era para pedalar a 35km/h constante. Consegui acompanhar bem, e fiz ao todo 38km em 1h08min. Foi o treino mais "tranquilo" que fiz, pelo menos deu para ir na roda o tempo inteiro sem tanto sofrimento. Logo depois, teve treino especial de subida na bike. Já cansado, subimos várias vezes a ladeira da química, de várias maneiras: sentado, de pé, no volantinho, no volantão, velocidade constante, acelerando, etc.
Um ótimo treino, não corri depois porque tinha que levar meu filho para o futebol.
Domingo descansei, tava quebrado de sábado.
Hoje cedo, dia chuvoso, fui para a esteira do prédio e corri 10,5km em 1h. Depois de aquecer, fiz a maior parte do treino em 10.8km/h, cheguei tranquilo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Volta incrível à natação.

Esqueci de dizer que ontem fiz treino de pista, 8 tiros de 400m forte 400m fraco, todos abaixo de 1min40s no forte.
Hoje choveu muito, não deu para pedalar.
MAS, levei as coisas da natação, e consegui fugir para o Pinheiros na hora do almoço.
Depois de centenas de comentários de "quanto tempo", e uma risada do treinador ao me ver, pulei na raia e nadei 500m para 19min20s. Quando parei, tava todo mundo nadando, então fiz mais 100m. Aí o treinador mandou nadar mais 500m. Logo depois, 200m indo livre e voltando costas.
Nesse momento, a surpresa. 20 tiros de 75m! Achei que não ia aguentar, mas fui firme. Mal chegava nos 75m, já vinha o apito para o novo tiro, dava para dar umas 3 ou 4 respiradas e só. Evidentemente, todo o resto do pessoal, mais rápido, descansava mais. Mas conseguir fazer os 20 tiros, e depois soltei mais 200m indo livre e voltando costas. No total, 3.000 metros no primeiro treino de volta.
Cheguei cansado, mas feliz. Acho que a natação não vai ser tão complicada de recuperar, e isso anima.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Saiu a planilha do Ironman Brasil 2010.

Hoje o treinador liberou a planilha do Ironman de Florianópolis 2010, ela está aqui.
Vou deixar no quadro Planilhas aí do lado também
Vou estudar com calma o que vem pela frente, mas pelo jeito está bem parecida com a do ano passado.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

40km de bike.

Ontem tava quebrado e só descansei.
Hoje fui para a USP cedinho pedalar. O treino era para nos dividirmos em grupos de 6 pessoas, do mesmo nível, e pedalar num ritmo constante por 40km. Fiquei num grupo que logo no começo começou a ir mais forte, a 35km/h, então saí fora e resolvi treinar sozinho, no clipe, cara ao vento.
Fui um treino muito duro, mas excelente. Fiz os 40km clipado na maior parte do tempo, e fiz em 1h18minutos. Considerando que os 3 primeiros kms foram só de aquecimento, quando pedalamos a uns 20km/h, com certeza fiz o treino a uma média superior a 31km/h, sem ficar na roda em nenhum momento.
Fiquei bem cansado, mas foi um treinão, muito bom mesmo.
Mais uma vez não consegui nadar, só falta voltar para a natação para entrar no clima.
Outra boa notícia é que há grandes chances de eu conseguir trocar minha bike. Parece que a Look vai entregar o quadro na loja na Holanda amanhã, e aí consigo recebê-lo no fim de semana! Se isso acontecer, aí ninguém me segura!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um treino importante, apesar da dificuldade.

Hoje o plano era ir para a estrada e pedalar uns 60km, talvez um pouco mais.
Chegando no Rancho da Pamonha, tinha muita gente já saindo pedalar, fora um monte que eu vi no caminho. E, num canto, a galera do Iron (Betão, Rodrigos, Caio, Marcão...).
Tava meio atrasado, mas tirei tudo do carro e resolvi acompanhá-los pela... estradinha!
Sabia que não conseguiria acompanhar, então mentalmente me programei para ir uns 30/35km e voltar.
Na ida, lé pelo km 20, furou o pneu do Rodrigo. Já tava ficando para trás, mas todo mundo parou para ajudar, então pude descansar e continuamos juntos. Aí chegou a Serra dos Cristais, sobrei muito longe, perdi todos de vista, mas beleza, treino é treino. No trevo para Jundiaí dei uma cortadinha no caminho, exatamente no ponto em que encontrei todo mundo de novo.
Aí entramos na estrada que vem um vento fantástico nas costas, e fomos em fila indiana por uns 10km a 40km/h. Aguentei, entramos em Jundiaí, paramos num posto para encher caramanholas, e voltamos para a Anhanguera. Ali, na subida, já fiquei pra trás de novo, e fui perdendo todo mundo de vista, mas vinha num ritmo bom.
No km 75, depois da primeira subida, cruzo com o Marcão trocando o pneu. Parei, esperei por ele, e fomos juntos até o fim, mais lentos. Eu tava totalmente detonado, não tinha perna para mais nada!
No final, foram 87km com 3h30min mais ou menos (3 paradas). Cheguei um bagaço, morto, mas psicologicamente foi importante fazer a estradinha de novo, daqui pra frente só tenho que aumentar volume.
No fim de semana, foram 137km (mais 23km na sexta, até furar o pneu), ou seja, devo entrar no ritmo em breve e aí sim vai dar para acreditar em completar o Ironman. Esse treino foi um passo essencial para esse objetivo.
Depois passei o dia no clube com as crianças, na piscina, e agora à noite estou tecnicamente imprestável, não consigo andar direito :) !

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Nada como um dia depois do outro!

Na quinta-feira, acordei 4:20 da manhã, coloquei a roupa de ciclismo, e só então fui olhar na janela. Chuva torrencial, de volta para a cama. Acabei não treinando no dia.
Sexta-feira, novamente acordo 4:20 da manhã, resolvi pedalar na USP com o pessoal que combinou ir no dia seguinte à chuva torrencial. Saímos para rodar, e depois de 2 voltas (23km para ser exato), fura o meu pneu. Obviamente, tava sem câmara, tive que ir andando até o carro, treino arruinado.
Hoje, sabadão, já comecei perdendo a hora para ir para o treino na USP. Acordei 6 da manhã, o treino começa 6:15... Mesmo assim fui rapidinho para lá, pedalei legal até alcançar o pelotão na última volta, e segui pedalando com Mário, Marcelinho e Adriano. No final, 50km em 1h33min, ou seja, acima de 31km/h de média! Fui uns 60% do percurso na roda, e outra parte sozinho ou na frente. Muito bom o treino de bike, o melhor desde o último Iron! Fiquei animado.
Amanhã vou pedalar de novo, na estrada, se der tudo certo, o otimismo chegará!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ótima corrida hoje!

No final da tarde, saí para correr. Fui num ritmo constante, relativamente forte, até o Parque do Povo, onde dei 4 voltas, e voltei até a Padaria em 59 minutos! Devo ter corrido abaixo de 5:30min/km, e cheguei muito bem.
Para quem imaginava não treinar hoje, foi excelente!

De volta do carnaval.

Bela viagem, sol o tempo inteiro, ficamos na casa de um casal de amigos que foram amabilíssimos, além de nossos filhos brincarem bastante. Realmente um período muito bom.
Fui para a Riviera de São Lourenço e só corri no domingo. Mas que corrida. Saí às 6:50 da manhã e fui pela praia, depois pelo condomínio, deu 14km. Estava indo embora, quando ouvi que em 15 minutos haveria uma largada para uma corrida. Fui ver, era uma corrida de 7km do pessoal do condomínio, não tive dúvidas e entrei! No final, corri 21km, num ritmo bom e confortável, apesar do calor intenso no final.
Descansei segunda e terça, hoje ainda não sei se vou treinar.
Também tenho visto os preços de umas bikes, quem sabe não decida trocar? Estou na dúvida entre uma Scott Plasma 20 (modelo 2009) ou uma Look 576, ambas têm a frente mais alta, ou seja, permitem que eu me encaixe nelas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Treinos da semana, e carnaval.

Quarta-feira fiz treino de pista, bem legal, 5x 1.200m constante, fiz a 5:40min cada um.
Quinta-feira fui fazer treino de bike, foram 5 subidas da química em volantinho (39x19) sentado, fiquei com as pernas detonadas.
Hoje tive que descansar, tava morto. E vou viajar logo mais, passar o carnaval na praia. Lá, só vou correr.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Treino de bike hoje.

Consegui acordar de madrugada, e 5:20 da manhã tava começando o treino. Entrei no grupo mais fraco, era para pedalar em 90rpms mudando as relações, fomos a 30km/h, 31,5km/h e 33km/h. Saí nessa hora, o pessoal fez mais uma volta a 36km/h.
Descobri que estou com um raio quebrado na roda, com certeza isso está me segurando um pouco. Fiquei feliz em saber que tem algum problema mecânico, não é só falta de treino. Amanhã vou mandar consertar, espero que fique pronto na hora.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Agora um treino ruim de bike.

Tinha tudo para ser um treinão de bike, mas deu tudo errado.
Era treino organizado da RACE, com carro de apoio, grupo de avançados (90km) e iniciantes (60km), tempo bom...
Mas o azar rondou por aí.
Estava já cansado no início, talvez do treino de ontem, e fui com os iniciantes. Logo no começo todos começaram a dispersar. Uma aluna, a Carla, tava meio assustada em pedalar na estrada e resolvi ajudar, pedalando com ela. Como todo mundo sumiu, fiz o caminho normal de 60km, indo um pouco pela Anhanguera quando divide com a Bandeirantes, mas depois descobri que o pessoal virou antes. Resultado, ficamos sem carro de apoio. Na volta, ela bateu num cara de mountain bike e quase houve um acidente feio porque vinha um caminhão atrás. Tempos depois, furou o pneu dela, e nenhum de nós tinha câmara. Por sorte um ciclista passou por lá tempos depois e emprestou uma câmara. Trocamos (nenhum de nós tinha a manha de trocar pneu), e saímos para completar o percurso, mas o pneu furou de novo!
Esperamos o último carro de apoio chegar (do pessoal que foi pedalar 90km), e finalmente completei os 60km em quase 3 horas!
Tive muitas dificuldades na subida, e minha bike tá fazendo um barulho estranho, preciso ver o que é. Mas foi uma manhã de domingo que deixou uma sensação de treino perdido, uma pena.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Finalmente um bom treino de bike!

Quinta-feira descansei.
Sexta fiz um treino de corrida, fui até o Parque do Povo, dei 4 voltas e terminei na padaria em 1h02min. Ritmo próximo de 5:50min/km, constante. Cheguei cansado, mas bem. Detalhe para a destruição do bairro por conta das chuvas, tinha muro no chão, árvores caídas, galhos e lixo por tudo que é lado.
Hoje, sábado, veio a redenção na bike.
Acompanhei o pelotão, o treino eram 4 voltas de 10km na USP a 35km/h, e consegui fazer tudo. Em alguns momentos a velocidade do grupo caiu para 32/33km/h, e isso me ajudou a acompanhar. Fiquei muito feliz com a melhora, tanto que já fechei as passagens para o Ironman de Floripa! :)
Depois do excelente treino de bike, ainda corri 10km com o Giuilio, fiz a volta grande com a subida da Biologia em 1h03min, ritmo fraco, mas tava cansado por conta da bike, e o calor muito forte.
Enfim, to entrando num bom ritmo. Falta nadar, mas nessa semana retomo os treinos também, e aí faço a base até o final do mês, para entrar contudo na planilha do Iron em março.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ótimo treino de corrida hoje.

Mais um treino no Parque das Bicicletas, desta vez muito bom. Depois do aquecimento e corretivo, foram três tiros de 2.400m, progressivo. Fiz em 11:55min, 11:36min e 11:16min, no limite, dando tudo o que podia e mais um pouco.
Mas foi boa a sensação de ver o chão passando e perceber que estou melhorando. Já perdi 3kg, estou com 90kg, ainda preciso perder mais uns 6 ou 7, mas pelo menos na corrida a coisa tá evoluindo.
Não to nadando, simplesmente não dá tempo.
E a bike tá devagar, preciso engatar uns 4 ou 5 treinos seguidos para pegar um pouco de ritmo pelo menos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pedal na ergométrica.

Perdi a hora do treino na USP, mas às 8:20hs desci para a sala de ginástica e pedalei 50 minutos na ergométrica, nível 4, entre 85 e 90rpms. No final, sensação de dever cumprido, ia ser fogo perder mais um treino.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Treinando com mais intensidade.

Sexta só descansei, e aí fui treinar na USP sábado.
O treino de bike foi muito duro, era para pedalar em volantinho (39x17) com 95, 100, 105 e 110 rpms. Muito cansativo, só aguentei duas voltas, e terminei na terceira, com 28km rodados em 55 minutos.
Esperei um pouco e fui correr, aí já estou um pouco melhor, fiz 12km em 1h08min, chegando mais inteiro.
Fiquei morto depois do treino, tive que dormir à tarde e dormi umas 10 horas para domingo, quando não treinei.
Hoje, segunda-feira, acordei cedo e fui correr na rua. Fui até o Parque do Povo e dei 4 voltas lá, chegando de volta à padaria em 1h02minutos. Ritmo mais forte, e cheguei bem.
Amanhã é dia de pedal, vamos ver no que dá, preciso de confiança no ciclismo para fechar passagens e hotel em Floripa.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fazendo alguns treinos.

No sábado, fui pedalar. Foi horrível, não consegui acompanhar o pelotão a partir da terceira volta. No final, rodei 55 minutos e 27,5km. Depois corri 6km com o pessoal, foi divertido.
Só voltei a treinar na quarta-feira, quando fui para o treino de pista. Na verdade, ainda temos que correr no Parque das Bicicletas, a pista continua em reforma. Depois do aquecimento e corretivos, era um teste de 5km. Fiz em 24min10s, tempo razoável para a falta de treinos, e que mostra o quanto preciso melhorar.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Video de chegada do Ironman!

Brincando no youtube, achei um video de um cara que filmou várias chegadas do Ironman Brasil 2009. E não é que tem a minha chegada?!?!?!?!?!
Só ver exatamente aos 6min46seg, eu estou de azul, com meu filho Arthur no ombro, segurando a mão da minha esposa Cris, que carrega minha filhota Tatiana no ombro também.
É bem rápido (rápido mesmo, o video mostra várias chegadas), mas a lembrança de cruzar a linha final de um Ironman fica marcada para o resto da vida...

É só clicar AQUI, para ver no site do youtube, ou só dar play aqui mesmo. Dá para colocar para frente.

Consegui nadar hoje.

Depois de duas reuniões longas, soube que estava tranquilo no escritório e terminei o serviço em casa. Eram 17:00 horas, peguei a mala e fui para o Pinheiros nadar.
Foram 3x500m livre (9:31, 9:37 e 10:00), com 2 min de intervalo entre cada, e aí fiz mais 200m livre (4min), 100m costas, e 200m livre (4min).
No total, 2km. A última série eu quebrei porque os braços estavam doendo, e o ritmo difícil de manter. Falta treino, mas até que não me achei tão mal assim.

Corrida no Pinheiros

Caos à noite, faltou luz em casa, chuva absurda, e meu filho veio dormir na cama, o que significa que eu não dormi nada.
Saí de casa 7:30 da manhã e fui para o Pinheiros, trânsito absurdo, mas cheguei lá e corri 54 minutos, dei 4 voltas no clube, pulsação alta (acima de 180bpms), ritmo leve (uns 6min/km).
Pelo menos deu para correr, preciso de constância para começar a melhorar bem. E voltar a nadar e correr, mas o tempo não deixa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mais um treino de corrida

Ontem descansei, e hoje cedo ia pedalar, mas a chuva de madrugada fez com que eu desistisse de ir à USP, estaria tudo molhado.
Às 7:00 horas saí de casa e fui correr na rua, dei 3 voltas no Parque do Povo e voltei até a padaria em 55 minutos. Ritmo mais alto, uns 5:40min/km na maior parte do tempo. Fui com o Garmin e fiquei acima de 190bpm quase todo o tempo, estou muito fora de forma ainda.
Cheguei bem, não muito cansado. Comecei a controlar alimentação, evitando bolachas de chocolate e afins, espero perder uns bons quilos até o fim do mês.

domingo, 17 de janeiro de 2010

De volta das férias, e treinando.

Passei a semana em Angra dos Reis com a família. Semana maravilhosa, deu tudo certo, tempo ótimo, as crianças se divertiram muito.
Meus dois concunhados correm também, então fizemos 3 treinos de corrida de 1 hora, ritmo leve, mas muito bom. Mesmo saindo às 8 da manhã, o sol e o calor pegaram pesado. Mas treino é treino, foi excelente.
Hoje, domingão, fiz 1 hora de esteira, 10km/h (6min/km), terminei bem, muito bom ter treinado hoje também.
Ainda estou com 93kg, ou seja, 10kg a mais do que no Iron do ano passado, mas acho que agora, voltando para natação e bike também, devo perder o peso rapidamente.
Enfim, estou de volta à minha casa, e nessa semana volto a treinar constantemente, para ficar em forma e conseguir acompanhar a planilha do Iron que deve começar no final de fevereiro ou começo de março.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Fim de ano, São Silvestre e volta aos treinos!

Feliz 2010 a todos!
No dia 31 de dezembro, como faço desde 1996, corri a São Silvestre. Fantasiado. Mesmo sem treino, encarei uma fantasia de elefante e fui para a prova, num calor infernal.

Como era de se esperar, tive muitas dificuldades. Saí lá do fundão, demorei 16 minutos para passar a largada, mas corri quase o tempo todo, só vindo a andar na parte mais íngreme da subida da Brigadeiro Luis Antonio. O tempo final foi horrível, 1h51minutos (líquido!), e mesmo assim cheguei bem cansado. Fiquei dolorido 2 dias.

Na noite do ano novo, prometi para mim mesmo que voltaria a treinar. Fui para o sítio descansar da São Silvestre, e nessa semana retomei os treinos.

Terça, fui correr na hora do almoço no Pinheiros. Corri 40 minutos, muito calor, com fome, e cheguei bem cansado. Corri lento, mais de 6min/km, estou realmente fora de forma.

Hoje, quarta-feira, fui no final da tarde para o Pinheiros e nadei 1.900m, sendo 500m livre, 200m só perna, 500m livre, 200m indo costas e voltando peito, e mais 500m. Nadei lento, mais de 10min cada trecho de 500m, e senti os braços BEM cansados.

Comecei ontem a controlar a alimentação.

Vai ser duro voltar à forma, mas se não engrenar até o fim de janeiro, vou ter que desistir do Ironman, o que seria uma pena. Vou me esforçar ao máximo para recuperar o tempo perdido, mas com responsabilidade pois não adianta nada exagerar e sofrer algum tipo de contusão.

O blog vai voltar a ser atualizado, e isso me deixa feliz! Mais uma vez, um ótimo 2010 a todos!