quinta-feira, 2 de junho de 2011

Impressões do Ironman 2011

Fui para Floripa no sábado, para assistir ao Ironman.
Cheguei cedo, tinha esperança de pegar meu kit (ia ser a camiseta mais cara da história...), mas achei que a entrega ia até meio dia e cheguei 11:40hs da manhã. Quando falei que ia pegar o Kit, o pessoal fez uma cara consternada, achavam que eu ia fazer a prova e me ferrado pelo horário. Quando expliquei que só queria a camiseta e o que mais estivesse no kit, pois já tinha desistido, todo mundo foi só sorrisos :) Só vai dar para pegar o kit daqui duas semanas, tudo bem.
Na expo, achei a feirinha legal, como sempre. Mas a loja oficial do Ironman tava um lixo, tinha pouca coisa com a marca do Ironman (M dot), e o que tinha era feio para burro. Desde que houve a troca da marca oficial do Ironman Brasil, da Track'n'Field para Asics, a qualidade, beleza e diversidade dos produtos caiu muito. Muito mesmo. Uma pena. Os camelôs que vendem pirataria em volta devem estar contentes, pois venderam manguitos, bonés, camisetas simples mas bonitas, meias e afins em grande quantidade.
Tá na hora do pessoal da Latin Sports perceber que o pessoal não vai para lá para comprar "Asics", e sim para comprar produtos com o nome e a imagem do Ironman. Voltem a disponibilizar manguitos, bermudas de ciclismo, bonés, viseiras, adesivos, e outros produtos com a marca e o nome Ironman.
No dia da prova, fui cedinho para acompanhar tudo. Até filmei a largada, está aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=Fym5dyo5zUs

A água não estava tão fria, e pelo que vi foi fácil a natação. Vários amigos falaram que estava tranquilo.
Na bike, ao contrário, todos falaram que especialmente na segunda volta entrou um vento bem forte, o que complicou. O pessoal teve que fazer bastante força para terminar bem o ciclismo.
A corrida foi tranquila, o tempo continuou bom, frio mas sem chuva, e todos os meus amigos completaram bem a prova.

Assistir à prova é muito legal, mas participar é muito mais! :) Achei legal ver a organização da prova pelo lado da torcida, acompanhar os líderes da prova, ver como funciona a imensa organização (que, diga-se de passagem, foi excelente, mais uma vez).

Gosto de ver o esforço de todo mundo, por isso fiquei vendo até o fim da natação, e filmei o último classificado (2h30min é o limite, a moça fez 2h29min54s):
http://www.youtube.com/watch?v=oaYgKk4OxVE

Também sempre vou lá pelas 23 horas para a chegada, para ver os últimos atletas e o fechamento da prova. Faço isso todo ano, e em 2011 o último cara tinha mais de 75 anos, era da Nova Zelândia, e chegou bem contente.


Fui dormir depois de 1 da manhã, e acordei 3:45hs, para voltar para SP, tinha que trabalhar cedo na segunda.
Fiquei quebrado, mas valeu a pena, o Ironman Brasil é uma prova mágica, acima de todas as outras, e mesmo não tendo sido possível participar nesse ano de 2011, estive lá curtindo bastante, torcendo para os amigos, e renovando meu interesse em estar lá no ano que vem!