sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bom treino na pista

Escapei hoje na hora do almoço e fui correr na pista de atletismo do Pinheiros. Fiz um bom treino de 1 hora, variando corrida mais lenta com alguns KMs abaixo de 5min/km. Cheguei bem tranquilo no final.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Agora vou focar em velocidade

Já tenho meditado sobre o assunto por algum tempo, e decidi mudar o foco dos meus treinos. Agora, velocidade vem antes de volume. Não é de hoje que escuto pessoas falando que é mais importante treinar forte e intensamente, ou que correr devagar e longe ensina a correr... devagar e longe. O pessoal do Ironguides defende o chamado "Método", que teria como filosofia aproveitar o seu tempo de forma a maximizar os ganhos, fazendo treinos fortes. Resolvi comprar a planilha de maratona deles (R$75,00), dei uma olhada e vi que é isso mesmo. Ao mesmo tempo, o técnico do Pinheiros, Luis Gandolfo, sempre defendeu isso. Recentemente, li uma entrevista de um atleta lá do Pinheiros, que fez a Comrades (89km na África do Sul) abaixo de 5min/km, que comentou que o Gandolfo fez ele treinar mais velocidade, e deu certo. Alguns amigos que fazem boas provas, e que são rápidos, defendem essa filosofia. Então, vou tentar também. Vou adaptar minha planilha para fazer 2 treinos na semana de velocidade. Nos longos, vou mais rápido, ainda que em uma distância menor. Vamos ver no que dá. Ontem fiz um treino sozinho na pista do Pinheiros. Foram 5 séries de 800m, 400m e 200m, com 1 minuto de intervalo entre cada tiro e 2 minutos entre as séries. Os 800m fiz para 3:40min, os de 400m fiz em 1min40s, os de 200m fiz em 45s. No final, estava bem cansado, mas feliz por ter completado o treino. Espero estar mais rápido em 3 ou 4 semanas, vamos ver.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Treino na esteira

Ontem tive que viajar a trabalho, então não treinei. Mas hoje, no final do dia, escapei para o Pinheiros e fui correr na esteira, pois estava chovendo. Fiz 11,2km em 1 hora. Na primeira metade, corri a 11km/h (5:30min/km), e na segunda metade corri 11.6km/h (sei lá quanto, deve ser uns 5:15min/km). Corri bem tranquilo, sensação de esforço apenas moderado, sem qualquer tipo de dor na perna, nem fiquei ofegante. Só suei pacas, e reconfirmei que odeio correr em esteira, é monótono demais. Mais um bom treino para dar confiança, e estou bem acima do peso ainda, a perspectiva é boa.

domingo, 15 de julho de 2012

Excelentes treinos

Na quarta-feira não consegui ir à pista do Centro Olímpico, mas na hora do almoço fui para o Pinheiros e fiz um fartlek. Corri por 1 hora, sendo que dava uma volta no clube, depois corria 1k na pista de atletismo mais forte (4:50min/km). Fiz isso 5 vezes, e terminei bem o treino. Não treinei quinta e sexta, mas ontem, sábado, fui para a USP e fiz um ótimo treino de 18km. Fiz duas voltas de 6km com amigos da RACE, variando entre 4:50min/km e 5:30min/km. A última volta fiz sozinho, a 5:35min/km, bem tranquilo. Cheguei totalmente inteiro. Hoje saí para correr e fui até o Ibirapuera, dei 2 voltas lá, e voltei pelo mesmo caminho da ciclofaixa. Ao todo foram 19km, não controlei o ritmo, mas imagino que na média deva ter dado uns 5:45min/km. Também cheguei bem tranquilo, as pernas um pouco doídas, mas nada demais. Esses 3 treinos me animaram bastante, acho que, afinal de conta, vai dar para fazer uma boa preparação para a Maratona. Vou deixar minha planilha aqui na página, fica fácil visualizar o que vem pela frente para fazer uma excelente prova em Berlim.