sábado, 25 de abril de 2009

Corrida de 20km leve.

Depois do descanso de ontem, hoje fui à USP para correr "apenas" 20km, leve. Fiz com o Betão e o Roldão, e encontramos no meio do caminho a Cecília. Fizemos em 1h58min, ritmo tranquilo, esse fim de semana é para recuperar.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quase quebrei, e resolvi descansar.

Depois de musculação forte na noite de quarta-feira, acordei cedo na quinta-feira para pedalar. Fui pedalando de casa até a USP, e lá rodei 2 horas. Voltei pedalando, e deu mais de 60km, em plena manhã de quinta-feira.
Não satisfeito, fui nadar no Pinheiros, e tome paulada, foram 500m para aquecer, depois 40 tiros de 50m (fiz uns 33 tiros, pois 10 foram saindo a 45s, e outros 10 a 50s), depois mais 600m sendo 75 livre e 25m costas.
Almocei rapidinho e voltei para o trabalho, que está num ritmo alucinante.
Como resultado, lá pelas 5 da tarde comecei a passar mal, formigamento pelo corpo, sensação de fraqueza e febre.
Voltei para casa mais cedo, tinha festinha com as crianças mas minha esposa foi com elas. Comecei a comer feito um desesperado, ovo de chocolate, leite, banana, barrinha, pacote de bolacha maizena. Comi muito, mas muito mesmo, só "porcaria". E comecei a ficar melhor.
Acho que treinei demais nos últimos dias, perdi peso, e o corpo reclamou falta de nutrientes, especialmente açúcar (eu acho, pois só queria comer coisa com açúcar).
Por coincidência, o Ricardo Arap, nosso treinador de ciclismo e corrida, mandou um belo texto mandando a galera do Iron maneirar, saber ouvir o corpo, não exagerar no esforço pois nesse pico de treinos as lesões aparecem mais.
Hoje não fiz nada, não corri, não nadei, comi bem. E me sinto renovado para os próximos treinos.
Nesse fim de semana os treinos não são tão pesados (20km no sábado correndo, 4 horas de pedal leve no domingo), mas o volume durante a semana que vem vai ser grande, e no feriado teremos 180km de pedal.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Treinei forte hoje.

Pela manhã, saí para correr e fui até o Pinheiros, passando pelo Parque do Povo. Dei algumas voltas lá, e voltei, num total de 1h40minutos e ritmo forte, com certeza na maior parte do tempo mais rápido do que 5min/km.
No horário do almoço, cheguei atrasado para o treino de natação, mas comecei com 500m, depois eram 40 tiros de 50m (fiz pouco mais de 30), saindo entre 50s e 1min, e depois o treinador mandou eu nadar mais 1000m solto, que terminei em 18min50s. Nada mal.
Agora à noite fiz musculação, mas estava bem cansado, não foi um treino muito bom.
Vai ser complicado acordar e ir pedalar amanhã.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Relatório do 70.3 de New Orleans

Finalmente terminei o relatório da prova, importante para guardar de recordação e, quem sabe, estimular as pessoas a comparecerem a essa grandiosa prova.
Fomos em 5 amigos da RACE para o 70.3 de New Orleans, nos Estados Unigos. O Clauber foi com a esposa, Teresa, maratonista e nossa fotógrafa.
Chegando em New Orleans, montamos as bikes e fomos para a feirinha da prova. Lá havia um briefing obrigatório para que recebêssemos os kits da prova, que não trouxe nada de novo. Mas pudemos tirar fotos com o Chris McCormack, campeão mundial do Ironman do Havaí em 2007, múltiplo vencedor de triathlons pelo mundo, e que desejou boa sorte para a delegação brasileira que prestigiava o evento.

A feirinha, em si, estava bem decepcionante, pouca coisa para comprar.
No sábado, fomos pedalar por 1 hora, perto do local da prova. Foi um pedal tranqüilo, mas já pudemos perceber que o vento poderia ser um problema. Asfalto bom, visual fantástico, e a previsão de 3.500 pessoas na prova deixaram todos ansiosos.
Depois fomos deixar as coisas na transição, no final da tarde. Era lá na Universidade de New Orleans, e o local era grande, muito grande. Como já coloquei fotos de lá antes, segue uma foto da equipe, antes de entregar a bike!

Estava totalmente organizado, tudo bem numerado para colocar as bikes. Aliás, pudemos ver a bike no número 1, o Macca, olha a máquina do "garoto".

Também fomos ver onde seria a natação, um lago com mais de 50km de extensão, muito bonito. A perspectiva era cada vez melhor.

No dia da prova, acordamos cedo, tomamos café no quarto do Celso/Zé às 5 da manhã, e pegamos um táxi para a transição. O dia estava bom, temperatura amena, tudo tranqüilo.
Chegando lá, começou a confusão. Apenas 4 ônibus transportavam as pessoas da transição para a largada da natação, que ficava a quase 2km dali. Para mais de 3000 pessoas, não foi suficiente. As largadas eram em ondas, de acordo com a idade. Eu era um dos primeiros a largar, 7:16 da manhã, e às 6:55hs estava na fila aguardando o ônibus quando o cara falou que eles parariam de circular, que era melhor ir andando até a largada.
Fui num passo rápido, e quando cheguei ao local ainda tinha que colocar minha roupa de borracha. Resultado, perdi a largada, pois quando estava pronto, o pessoal já tinha ido, e tive que pedir licença para os competidores que largariam na onda seguinte. Perdi uns 2 ou 3 minutos da largada, mas tudo bem, logo achei um ritmo e fiz uma boa natação. No meu relógio, 34:30minutos, no oficial deu um pouco menos de 38minutos.
Fiz uma transição rápida para meus padrões, menos de 4 minutos. Óbvio que algo tinha que dar errado, e deu. Primeiro, esqueci todos os meus suplementos, só peguei os Power Bars e Cliffshots. Segundo, logo que montei na bike, minha roda traseira deu uma entortada e travou no quadro. O Clauber já tinha explicado que precisava apertar mais a blocagem, foi o que fiz, com toda a força do mundo, e acho que deu certo, pois aí então foi possível começar o ciclismo.
Na ida do pedal, num percurso belíssimo, vi que teria problemas quando o velocímetro marcava 43km/h, e eu não estava nem fazendo força. O vento nas costas estava muito forte, e eu já sabia que teria que enfrentar o mesmo vento na volta. Não deu outra, assim que fiz a curva para voltar contra o vento, a bicicleta quase parou. O barulho no capacete era ensurdecedor, o vento era insano. Não dava para superar 24km/h, girando rápido. Teve uma subida de ponte, com vento contra, que não consegui passar de 11km/h, e estava todo mundo nesse ritmo!
Apesar de muitos competidores, a largada em ondas fez com que não existisse vácuo na prova, eu pelo menos não vi nenhum pelotão, nem ninguém sugando a roda de outro. No caminho, dava para ver uns olhos de jacaré, restos de cobras e ratos próximos da estrada. O trânsito era totalmente controlado, o asfalto bom, o visual incrível.
Apesar do vento, fiz o melhor pedal da minha vida, completando dos 90km (88km pelo meu GPS) em 2h51min.
Nova transição rápida (menos de 4 minutos), e saí para correr. O dia estava quente, e nos primeiros 500m já tive câimbras, como sempre ocorre comigo. Mas dessa vez consegui diminuir um pouco o ritmo, tomar os suplementos que finalmente peguei, e agüentar a dor. Parei na milha 3 para ir ao banheiro, com direito a fila e tudo, mas estava contente, alegre, o clima estava ótimo na prova. Depois de uma ida e volta com o lago da natação ao lado, descemos por um bairro que mais parece um condomínio fechado, com casas grandes, de luxo, com imensos jardins, além de campos públicos de lacrosse, beisebol, futebol, todos muito bem cuidados. Havia famílias nos jardins, prestigiando o evento, e postos de água a cada 2 milhas.
A partir da milha 8 comecei a sofrer bastante, acho que um dos suplementos me deu taquicardia, e o esforço da bike fez eu pagar o preço. Parava em cada posto de abastecimento para tomar água/Gatorade, ou um Power Gel, com calma, permitindo a digestão. Diminuí ainda mais o ritmo, fui para 6min/km, mas continuei correndo até o French Quarter, local da chegada.
Lá, havia um imenso corredor de uns 500 metros, absolutamente lotado de torcedores prestigiando a todos os atletas, gritando, estimulando, sorrindo. Foi extremamente gratificante chegar lá e ouvir o cara do microfone anunciar meu nome, minha cidade e meu país, e receber tapinhas nas costas de um zilhão de anônimos dando os parabéns pelo feito. Olha o estilo na chegada!

Completei a prova em 5h45min, meu melhor tempo em meio Iron até hoje.
Depois da chegada, cruzei o Roldão na área de dispersão, onde havia pizza, água, Gatorade, doces, e Smoothies (tomei uns 10). Tinha também cerveja Abita, de graça, mas estava tão fraco que só tomei uns goles e já fiquei tonto.
Voltei para o funil para ver a chegada do pessoal, vimos o Celso e o Clauber chegando, só não vimos o Zé. Mas todos fizeram ótimas provas, entre 5h30min e 5h55min, tempos excelentes considerando os ventos e o calor enfrentados.

Por ser uma primeira prova, a organização foi muito boa. Algumas coisas podem melhorar, como o transporte para a transição e para a largada da natação, ter mais postos de hidratação no ciclismo, ter uma camiseta de finisher, e ter uma feirinha melhor. A prova é incrível, o percurso belíssimo, plano, a cidade é acolhedora, com ótimos restaurantes e um cassino respeitável, além de termos nos divertido assistindo a um jogo da NBA (Hornets tomaram um pau do Utah Jazz em casa).
Valeu pela experiência, e agora é só esperar o Ironman 2009, pois o treino tem sido muito bom até aqui!

Muita chuva, mas mesmo assim eu treinei.

Segunda-feira só descansei, apesar de ter jogado bola com meu filho e corrido bastante durante a brincadeira. Talvez tenha sido meu melhor treino até agora, foi divertidíssimo brincar com ele no campinho do Pinheiros.
Hoje acordei cedo e fui para a velha estrada da Serra do Mar. Chegando lá, garoa fina, neblina, condições inóspitas para um treino de bike. Mas o pessoal foi chegando, e saímos para pedalar. Depois de pouco mais de 1 hora, começou uma chuva torrencial, e resolvi parar de treinar. O previsto era 60km, estava com 34km, mas considerei perigoso continuar a pedalar.
Alguns continuaram pedalando, mas eu guardei a bike, tirei a camisa e saí para correr com o Rodrigo. Corremos por 1 hora, num ritmo constante, acho que a uns 5:30min/km, debaixo de chuva. No final, acabou sendo um ótimo treino, cheguei inteiro, sem a sensação de manhã perdida.

domingo, 19 de abril de 2009

Treino conturbado de bike.

Depois do longão de corrida ontem, hoje era dia de rodar 3 horas de bike, leve.
Foi muita gente para o Rancho da Pamonha na Bandeirantes, num dia que amanheceu mais frio e com neblina intensa.
Já começou tudo estranho porque fui colocar de volta as minhas rodas de treino e elas simplesmente não entravam no quadro. Como não podia atrasar, levei quadro e rodas na mão, sem montar, para ver se lá alguém me ajudava.
O Betão conseguiu encaixar as rodas, e muita gente resolvei fazer a estradinha, até Jundiaí, apesar das subidas.
Saímos num comboio de umas 30 pessoas, conhecidos e desconhecidos, e tudo parecia que ia dar certo, até que voaram 2 caramanholas de ciclistas diversos. Eu tava no fundão, e só vi um ônibus detonar uma delas. Ficamos nuns 4 ciclistas no fundo, para buscar a caramanhola perdida, e perdemos o pelotão.
Uns 10 minutos depois, cruzamos conhecidos (Caio, Roldão, Celso, e outros), estavam trocando um pneu. Esperamos, e ficamos mais para trás.
Aí minha roda começou a fazer um grande barulho, e Betão e Fernando pararam para me ajudar. Foram uns 10 minutos, até descobrirmos o problema e um jeito bacana de arrumar.
Fomos lá, isolados, na neblina, até que cruzamos a Érica, a Vânia e um cara de mountain bike, que não sabiam o caminho e resolveram nos esperar. Fomos em comboio até Jundiaí, quando... fura o pneu do cara de mountain bike! Ficamos eu, Fernando, Érica e Vânia com ele, enquanto trocava, tomando coca-cola e comendo sanduíche numa barraquinha em Jundiaí. Ele arrumou o pneu, e voltamos e pedalar. Uns 2km depois... fura o pneu do cara de novo!
Eu já estava apertado de horário, ele teria que remendar a câmara, então eu e Vânia fomos embora, enquanto os 3 ficaram lá. Voltamos bem rápido de lá, no pau. E o mais incrível é que os 3 chegaram menos de 10 minutos depois, parece que o cara de mountain bike é campeão mundial de remendar câmara, fez em menos de 5 minutos!
Enfim, no total foram quase 4 horas de treino, parando e pedalando. Divertido, mas longo demais. Serviu para soltar as pernas do treino de ontem, aguentei bem o tranco.

35km de corrida.

Mais um treino longo de corrida. Hoje, sábado, foram 35km correndo na USP, em 3h19 minutos. Fiz uns 20km com o pessoal, muitos começaram mais cedo, eu preferi dormir.
Até o km 26 foi tranquilo, mas depois as pernas pesaram. A pulsação tava tranquila, abaixo de 160bpms, mas faltaram músculos pro final. Acho que a natação dos últimos 2 dias pegou.
Terminei o treino, fiz num bom tempo, ritmo de prova, mas cheguei bem detonado nas pernas.
Pior que passei o dia de pé, no clube, e vou dormir agora de madrugada, para acordar muito cedo e pedalar. Vamos ver no que vai dar.