sexta-feira, 30 de abril de 2010

Natação e descanso.

Ontem na planilha era day off. Como não fiz nada na segunda, acabei indo nadar no final da tarde, fiz 3km direto, em 55 minutos, ritmo tranquilo.
Hoje descansei, amanhã tem o famigerado treino de 180km de bike, vamos ver no que dá.
Domingo estou inscrito na maratona de São Paulo. Na planilha deveria correr 25km, mas vou ver como estou lá e talvez seguir um pouco em frente. Se estive muito bem, vou completar :)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ser pai acima de tudo.

Estava tudo preparado para um grande dia de treino hoje. Fui dormir cedo, deixei as coisas preparadas para voltar aos treinos de tiros de quarta-feira, saudades do pessoal. Fora que a semana é importantíssima na preparação para o Ironman.
Às quatro da manhã escuto minha filha chorar. Vou ao quarto, ela teve algum pesadelo, pede para dormir na minha cama. Como minha esposa está viajando nessa semana, deixei (normalmente ficaria com ela até dormir de novo, para não acostumar ir para nossa cama).
Toca o despertador às 5:30 da manhã, levanto, coloco a roupa da corrida, tudo pronto para sair, quando minha filha acorda e pergunta onde vou. Digo que vou fazer o exercício, e já volto. Ela diz que o irmão e a babá estão dormindo, não quer ficar sozinha. Tento dialogar, qualquer coisa é só chamar a babá, é importante voltar a dormir, ainda está de noite lá fora, etc.
Não adianta.
Ela fica com os olhos cheios de água, e murmura que não quer ficar sozinha. E me abraça.
Evidentemente, voltei para cama. Minha filha se aninhou toda em mim, e em menos de 2 minutos estava dormindo de novo. Profundamente. Feliz.
Fiquei um tempão (nessa hora, o tempo passa devagar) pensando, como esses momentos são importantes. Treino e Ironman são divertidos, mas a família é prioridade. E ponto. Minha filha queria minha companhia. Naquela hora. Naquele lugar. Não precisa justificar, para quê explicação? Ela queria minha companhia, e eu dei. E fiquei muito bem comigo por isso. Dormimos até 7:30hs, depois todo mundo acordou, meu filho Arthur foi para o clube, e levei minha filha para o balé. E volto para os treinos de tiro na semana que vem.
Ah, consegui nadar na hora do almoço. 1.100m livre, depois 3x 100m medley, depois treino de perna vertical, depois 15 tiros de 50m (fiz todos a 43s mais ou menos).

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pedal fácil hoje

Cedinho tava lá na USP, pronto para cumprir a planilha, 50km rodando em ritmo constante.
Saí com o pessoal do Ironman, a idéia era fazer 34km/h de média, e fiz os 50km nesse ritmo (deu 33,6km/h de média por conta das curvas). Sempre no clipe, na maior parte do tempo aproveitando roda, mas de vez em quando com a cara no vento. Cheguei bem tranquilo, achei o treino bem fácil, o que é bom.
Não consegui nadar, por conta o trabalho, mas valeu pelo treino de ciclismo, salvou o dia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Treinões no fim de semana

Sexta-feira descansei, preparando-me para os treinos do fim de semana.
Sábado corri 21km, ritmo tranquilo, em 2 horas. Cheguei inteiro no Pinheiros, a tempo de ver o treino de futebol do meu filho. A panturrilha doeu um pouco, mas nada demais.
Domingo fui cedo, sozinho, para a estrado do Caminho do Mar, perto de Riacho Grande, antiga estrada da serra. Estava nublado, chão molhado, mas mesmo assim fui treinar, a planilha mandava rodar 120km leve.
Saí bem, e fui num ritmo de 30km/h até o km 75, quando dei uma primeira parada para usar o "banheiro", e depois com 85km para reabastecer as caramanholas.
Até, estava indo bem, mas depois dos 85km a coisa começou a pegar, faltavam pernas. O percurso tinha vento e é cheio de subidas e descidas leves, que a gente não sente no começo, mas no final o bicho pega. A partir dos 100km, o sofrimento nas subidas foi maior. Sem dúvida passei os 90km muito melhor do que na quarta-feira, quando treinei lá também, mas não esperava que as pernas ficassem tão fracas no final.
Cheguei ao final dos 120km com 4h10minutos, média de 29km/h, o que achei bom. Como não estava cansado, só com as pernas ruins, resolvi correr meia hora num ritmo confortável, o que fiz com facilidade. Foi muito bom para soltar a musculatura, não fiquei com dor nenhuma durante o dia ou hoje.
Em conclusão, foram dois ótimos treinos no fim de semana, importantes para ganhar volume e confiança. De agora até o Ironman, preciso de dedicação total ao ciclismo, é a parte mais importante e a que estou mais fraco.