sábado, 2 de maio de 2009

Excelente treino de bike, apesar de conturbado.

A coisa começou complicada quando acordei mais tarde do que o previsto, e errei (!) o caminho para o Rei da Pamonha! Tava cedo, escuro ainda (5:30 da manhã), e fui seguindo um carro e quando fui ver, estava em outra estrada, indo para o lado errado.
Afinal, consegui chegar em cima da hora no Rei da Pamonha, e saímos numas 20 pessoas, com 2 carros de apoio, um treino bem profissional.
Vários pneus foram furando no caminho, mas fomos num pelotão muito legal até o km80. Lá, algumas pessoas começaram a desgarrar, e fiquei sozinho por uns minutos. Eu não estava prestando atenção e quase tomei um tombo enorme a mais de 40km/h, não vi um quebra-molas na minha frente e minha bike voou, literalmente. Meus pés saíram do pedal, eu estava no clipe, com muita raça segurei do guidão reto e não caí. O susto foi grande, para se ter uma idéia voou longe uma caramanhola, e quebrou a fita que segurava a bolsa abaixo do selim!
Recuperado do susto, voltei a pedalar, estava me sentindo muito bem. Na ida o vento estava a favor, e chegamos ao km 90 (metade do treino) com média de 34.5km/h!
Obviamente, na volta o vento estava contra, e a média caiu.
Logo no começo da volta, eu e o Cláuber conversávamos quando meu pneu estourou. O pneu Continental Atack novinho rasgou! Tentei trocara a câmara, o Carlos Guimarães parou para me ajudar, mas estávamos enchendo com uma bomba estranha e a câmara nova... estourou!
Argh, entrei no carro de apoio porque o Celso Pavão - o gênio Celso Pavão - tinha sugerido que levássemos rodas reservas no segundo carro de apoio, e eu fiz isso! O carro do fundo me levou até o carro da frente (tava uns 10km na frente), peguei uma roda, e voltei a pedalar. Perdi uns 15minutos nisso.
Continuei a pedalar e logo estava sozinho de novo, o pessoal foi ficando para trás, eu estava muito bem hoje. Cheguei no Rei da Pamonha, vim até o retorno de São Paulo, já estava com 175km, e aí fiz besteira.
Para completar 180km, entrei no Rodoanel, tinha certeza que no pedágio dele da Anhanguera haveria um retorno. Ledo engano, cheguei lá e nada de retorno, tive que entrar na Anhanguera sentido capital e subir uma ladeira incrível, até achar uma ponte de pedestres que permitisse voltar ao Rodoanel e ao Rei da Pamonha.
No final, acabei rodando 186km, nunca tinha pedalado tanto. Pelas paradas, não deu para marcar o tempo exato, mas a média deve ter sido de 30.5km/h, exatamente o ritmo que eu pretendo fazer no Ironman.
O melhor é que cheguei cansado, mas as pernas estavam totalmente inteiras!!!! Isso nunca tinha acontecido, naquela hora eu realmente seria capaz de correr.
Fiquei muito contente com isso.
Outra coisa que deu muito certo foi a alimentação. Resolvi eu mesmo montar minha alimentação, baseado no que a nutricionista sugeriu no ano passado, no que o novo nutricionista (que eu não gostei) falou, no que li na internet, e no que já testei. A alimentação funcionou perfeitamente, e foi essa:

45 minutos - 3 Clif Shot Blocks
1 hora - 1/2 caramanhola de Accelerade
1:30 hora - 3 Clif Shot Blocks + 250ml de Glycodry Age + Sanduíche de pão de forma, 2 fatias de peito de peru, requeijão e sal + 200ml de água
2 horas - 1/2 caramanhola de Accelerade + 3 Clif Shot Blocks
2:30 horas - 250ml de Glycodry Age + Sanduíche de pão de forma, 2 fatias de peito de peru, requeijão e sal + 200ml de água
3 horas - 1/2 caramanhola de Accelerade + 3 Clif Shot Blocks + 200ml de água
3:30 horas - Sanduíche de pão de forma, 2 fatias de peito de peru, requeijão e sal + 250ml de água
4 horas - 250ml de Glycodry Age + 3 Clif Shot Blocks
4:30 hroas - 1/2 caramanhola de Accelerade
5 horas - 250ml de Glycodry Age + 3 Clif Shot Blocks + Sanduíche de pão de forma, 2 fatias de peito de peru, requeijão e sal + 250ml de água
5:30 horas - 250ml de Glycodry Age + Power Gel + 250ml de h20

Nesse meio tempo, banana, castanha, balas de gelatina FINI (do Ursinho!), e outras coisas eventualmente dadas no percurso, podem ser comidas. Funcionou muito bem no treino de hoje, vou seguir esse plano no Ironman.

Enfim, um grande treino, apesar de conturbado, realmente os treinos para o Ironman parecem estar no caminho certo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

De volta aos treinos.

Na noite de terça-feira, fiquei jogando pela internet (sou fanático por world of warcraft) e acabei indo dormir às 3:30hs da manhã. Evidentemente, não fui treinar na quarta-feira.
À noite, fui a Salvador, a trabalho, e só voltei quinta-feira à noite, perdendo mais um dia de treino.
Hoje, pela planilha, era para nadar 2.5km. Acabei nadando 3.8km, mesma distância a ser cumprida no Ironman. Fiz em 1h14min53s, num ritmo constante e bom. Provavelmente devo fazer um tempo próximo disso no Ironman de Florianópolis. Saí da piscina tranquilo, descansado, só com um pouco de fome.
Nesse feriado, a planilha prevê uma simulação de Ironman. Hoje era natação, amanhão tem o importantíssimo treino de 180km de bike, e no domingo vou correr 24km no ritmo de prova.
Terminando bem esses treinos, já saberei que estou preparado para Florianópolis, vamos ver. A primeira parte, da natação, passei com chave de ouro.

terça-feira, 28 de abril de 2009

66km de bike

E dá-lhe volume! Ontem deixei a bike de contra-relógio para arrumar na Fastrunner. Precisei trocar os 2 pneus (o que explodiu e o da frente), e aproveitei para ver se eles arrumam o problema da roda de trás, que fica muito próxima do quadro e faz com que pneu raspe num cabo que estranhamente sai daquele vão. Vamos ver o que eles conseguem fazer, fica pronta na quinta-feira.
Hoje fui pedar com minha "velha" Kuota Kebel, estradeira, que voltou de uma revisão completa na semana passada. Ela está muito boa, macia, com o selim novo (Adamo) que comprei em New Orleans.
Sai pedalando do prédio, fui até a USP, fiz o treino com o grupo intermediário (4 voltas, sendo 2 a 53x19 35,5km/h, e 2 a 53x15 37km/h). Puxei boa parte do pelotão, e na última volta só eu e outro cara fomos no ritmo determinado, o resto do pessoal quebrou. Terminado o pelotão, fiquei rodando sozinho, até encontrar Clauber, Betão e Adriano girando forte, fui na roda deles, em alguns momentos a 41km/h...
Voltei pedalando, e deu 66 km mais ou menos, em 2h10min também mais ou menos, marquei tudo no Garmin de pulso, o Forerunner 305.
Foi bom colocar volume, pois não vou poder pedalar na quinta-feira, já que vou a Salvador, a trabalho. O próximo treino de bike é o temido longão de 180km, que vai rolar no próximo sábado. Vamos ver no que dá.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Corrida leve hoje.

Segui a planilha e fiz 1 hora correndo fácil, fui até o Parque do Povo, dei umas voltas lá e voltei. Acho que corri a uns 5:40min/km, não me preocupei em medir, foi só 1 hora correndo mesmo.
Não deu para nadar, pelo acúmulo de trabalho e porque tive que levar minha filha no médico, ela está com muita tosse. Acho que agora já está melhor.
Não fiz musculação também, vou pedalar amanhã e quero estar inteiro.
Levei a bike para consertar na Fastrunner, e acabei pagando uma pequena fortuna por um par de pneus Continental de uso para minha roda de treino. Espero que durem tanto quanto os outros.

domingo, 26 de abril de 2009

Tem dia que eu deveria ter ficado na cama.

Depois da quebrada na quinta-feira, do descanso na sexta, e dos 20km leves ontem, hoje era para voltar aos treinos de volume. Na planilha, 120km pedalando leve, em 4horas ou mais.
Fui dormir às 10 da noite ontem, absolutamente esgotado, cansado mesmo. Acordar às 5 da manhã foi difícil. Ao sair de casa, a neblina já mostrava que o tempo estaria horrível.
Cheguei no Rei da Pamonha na Bandeirantes, todo o pessoal se arrumando, e saímos 6h40min para rodar. Com menos de 5km, já furou o pneu do Caio, o dia ia ser longo...
Continuamos a pedalar, e fui ficando para trás. Simplesmente não tinha pernas para acompanhar, especialmente nas subidas. Tudo bem, o treino era para ser leve, eu não estava tão lento assim (acima de 30km/h de média), ia sozinho mesmo.
Chegando no Hopi Hari, fiz o retorno, e só encontrei o Zé Mario lá. Ele desgarrou do grupo, e também fez o retorno, mas parece que o pessoal resolveu ir uns kms para frente, para dar 120km direitinho na volta.
Chegaram ainda Roldão e um amigo dele, e nós 4 começamos a volta, eventualmente o pessoal nos alcancaria.
Logo depois de iniciarmos a volta, entrou um ferrinho de uns 5 cm no meu pneu. O furo foi imediato, e lá fomos nós trocar minha câmara.
Voltamos a pedalar e menos de 1 km depois, meu pneu literalmente explodiu. Não estou brincando, fez um barulho absurdo, e abriu um rombo de uns 10cm na lateral dele. Sei lá o que aconteceu, mas o estrago era imenso, não dava para trocar câmara ou remendar. Por "sorte", era quase na frente do posto Lago Azul do km 64 da Bandeirantes.
Desejei boa sorte para o pessoal que continuaria o treino (o lugar mais distante possível, logo depois do retorno...), e liguei para minha esposa ir me buscar naquele fim de mundo!
Fiquei 1 hora esperando, pelo menos deu para ver o Grande Prêmio de Fórmula 1. Minha esposa é um anjo, chegou lá bem humorada, e levou a mim e a minha bike para o Rei da Pamonha, de onde voltamos para casa.
Resultados do dia: (1) descobri que ainda estou cansado e com efeitos de overtraining; (2) perdi uma manhã de treino, mas ao menos pedalei 70km; (3) vou ter que comprar 1 pneu clincher e 2 câmaras novas; (4) confirmei (como seu eu precisasse) que minha esposa é a mulher mais maravilhosa, mais compreensiva, mais sensacional, e mais tudo o que der para imaginar do mundo.