sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Maratona de Berlim

Fiquei um tempão sem atualizar o blog, e também sem treinar, para dar um descanso. Mas agora, de volta à ativa.
Fiz a Maratona de Berlim, e sem dúvida alguma a considero a melhor prova de corrida do mundo. Tudo simplesmente perfeito.
Vamos aos fatos.

Fui para a Holanda primeiro, fiquei na casa da minha mãe em Haia. De lá, na sexta-feira, peguei um trem para Berlim. São 6 horas de trem, mas a viagem é muito agradável, e pude ler bastante no caminho, além de assistir a uns filmes no Ipad.
Chegando em Berlim, fiquei num hotel distante 5 minutos, andando, da estação, o A&O Hotel Hauptbanhof. Local excelente, quarto limpo e honesto, banheiro legal, silencioso, baratíssimo, café da manhã bacana, e uns 800 corredores de todo o mundo hospedados lá. Melhor, impossível.
Ainda na sexta encontrei vários amigos que foram correr lá, jantamos juntos, e fiz um pouco de turismo.
No sábado, fui na feira da maratona, excepcional. Grande, trocentas lojas, organizada, muito boa mesmo!
Depois da feira, veio a besteira. Berlim é uma cidade absurdamente bonita, e como eu sou fanático por história, guerras, política internacional e afins, fui conhecer tudo o que podia sobre o muro e a época de divisão das Alemanhas. Resultado, andei quilômetros e quilômetros, fiquei tranquilamente mais de 10 horas de pé. À noite, ainda fui assistir a uma apresentação multimídia, ao ar livre, no Reichstag, e às 11 da noite eu estava com dores na perna de tanto ficar de pé. Tive que voltar de táxi! Fui dormir muito, muito preocupado.
No domingo, dia da prova, acordei com algumas dores musculares, mas animado. Dia bonito, céu azul, frio de 9 graus, perfeito.
Fui andando até a largada, deixei minhas coisas no guarda-volumes, e fui para minha faixa de largada. Na verdade, avancei uma faixa, pois queria correr com o marcador de ritmo para 3h45min.
Achei os marcadores de ritmo, e colei neles. Largada muito tranquila, em ondas, antes da linha de largada já estávamos correndo no ritmo.
Durante todo o percurso, há muita gente incentivando, bandas, o clima é perfeito. Muita gente correndo, o tempo todo, mas o respeito às faixas de ritmo é incrível, em momento algum tive dificuldade de manter meu ritmo.
Fui com os marcadores de ritmo, num grupo bem animado, durante bastante tempo. Até o km30, estava bem tranquilo. Ali começou a pesar um pouco.
No km32, havia um posto de água, e fui tomar meu quinto gel (GU). O negócio entalou na garganta, não descia de jeito nenhum, e comecei a ficar muito enjoado. Não quis acelerar para alcançar o marcador de ritmo, e comecei a me sentir cada vez pior no enjôo, e uma dor no pé direito bem estranha. Parei de tomar água ou comer o que fosse, tive que me "aliviar" em um muro, mas segui trotando, num ritmo mais lento, até o km38, quando o mal estar ficou ainda pior.
Cheguei a cogitar de parar, mas como fui para fazer a maratona correndo, trabalhei a cabeça e segui em frente. Fui ficando cada vez pior, e cogitei andar no km41, mas aí faz a curva e entra na reta final, com o Portão de Brandemburgo (linha de chegada) à vista. Fui correndo até o fim, feliz pacas.
Ao chegar, estava muito tonto e fraco. Não consegui beber ou comer nada, deitei num gramado e fiquei lá uns 20 minutos, quando comecei a me sentir melhor. Aí tomei água, comecei a comer, e de repente estava com uma fome incrível!
Uns 40 minutos depois, já estava de pé, voltei a pé para o Hotel, tomei banho, fui comer num restaurante perto, e voltei para dormir. Acordei umas 7 da noite, me sentindo muito bem, fui até à festa da Maratona à noite, onde pude ver um replay de toda a prova.
Meu resultado foi muito bom, 3h53minutos, correndo o tempo inteiro. Poderia ser melhor, se eu não tivesse me detonado na véspera, e se a alimentação tivesse funcionado. Mas a missão foi cumprida, fazia tempo que não completava uma maratona correndo!

Enfim, estou feliz pacas, muito satisfeito mesmo. Sei que dá para melhorar, mas essa prova serviu para eu me divertir muito, e tirar um peso das costas de só completar provas longas andando. Mais ânimo pro Ironman!
Até hoje não voltei a fazer exercício algum. Ontem, só, fiz musculação. Amanhã volto a controlar alimentação, e a treinar.
Com ânimo redobrado, otimista, feliz, senti de volta aquela incrível sensação de objetivo superado e convicção de que os treinos valeram a pena. Vou voltar a Berlim algum dia, com certeza!

1 comentários:

Teddy Jones disse...

Carlos, Inicialmente Parabéns !
3h53min, ao menos para eu, é um bom tempo.
Quando quiser fazer um treino diferente é só avisar que, podemos, correr na Aldeia da Serra.
Abraço !