quinta-feira, 16 de maio de 2013

Treinos, preocupações, e providências.

Continuo treinando bem. Apesar da diminuição da intensidade, os treinos não podem parar.
Mas nesses últimos dias surgiram preocupações, que minaram a confiança, e tomei providências, que me fizeram voltar a acreditar em uma boa prova.
Na quarta-feira fui estrear o tênis novo, o Nike Vomero. Fiz uma corrida até o Parque das Bicicletas, dei um alô para todo mundo da RACE, e voltei. Ao todo foram 14,3km, com algumas paradas, num ritmo de 5:30min/km de média. Apesar da corrida ter sido boa, senti dores musculares na perna ao longo do dia, e não teve como eu não atribuir ao tênis. Fiz os treinos de corrida com um Saucony Crossfire, tênis ordinário de R$100,00, e nos últimos treinos com um velho Asics que nem sola tem. O Saucony tem um drop de 4mm. e fazendo as contas já está com uns 800km rodados! Mas o Nike Vomero que comprei tem um drop de 11mm, é todo acolchoado, e acho que mudou minha pisada.
Deu medo.
Pior foi a natação. Fui para o Pinheiros nadar, e foi um show de horrores. Fiz 500m tranquilo, para soltar, e depois 20 tiros de 50m, saindo a 1:20min, descansado. Aí fui nadar costas, tudo bem. Então fui nadar 100m peito, e tive cãimbras violentas. Começaram no pé esquerdo, fui esticar, subiram para a canela e panturrilha. Desesperado, apoiei no pé direito, e foram para lá também. Não tinha posição! Fiquei uns 5 minutos apoiado na borda, sem conseguir me mexer, com dores lancinantes.
Passaram, e então nadei 300m perna, e soltei 1000m bem lento (+ de 2min/100metros). Saí preocupadíssimo, cãimbras representam um problema, ao que parece, insolúvel na minha vida.
Como fui no jogo do Corinthians ontem (roubadasso), não fui pedalar hoje.
Preocupado, fui nadar de novo, de manhã, no prédio.
Fiz 3.000m direto, em 56:30min, sem cãimbras. Até houve uma ameaça de cãimbra, mas nadei num ritmo confortável, e aguentei bem.
Na hora do almoço, fui fazer musculação e conversar com o Hélio. Ele e eu concordamos que o tênis novo deve ter mudado minha pisada, e isso detonou os músculos da perna. Não dá para arriscar. Ele sugeriu eu fazer a prova com o mesmo tênis que treinei, mas ele já não tem amortecimento nenhum. Resultado: pesquisei pacas na Net, fui na Velocitá, e comprei um Saucony Kinvara 3!
Vou testar amanhã, e amaciar até a prova. É um tênis que também tem um drop de apenas 4mm, para pisada neutra, e ficou confortável ao experimentar.
Vou deixar o Nike Vomero para treinos longos depois do Ironman, alternando com tênis mais naturais para treinos menores e mais rápidos, além de provas.
O fato é que continuo treinando, fiquei preocupado pacas, mas tomei providências para fazer uma prova bem feita. Vamos em frente!

0 comentários: