segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Primeiro Triathlon!

Apesar da gripe e da falta de treino na semana, resolvi fazer meu primeiro triathlon. Foi na sexta etapa Troféu Brasil, em Santos.
Chegamos no sábado (eu e meu cunhado) para pegar o kit a fomos um dos poucos a ouvir o congresso técnico, que pouco acrescentou. Acabei comprando uma roupa de triathlon (macaquinho da Flets), apesar de achar extremamente "estranha" a vestimenta.
No domingo, fui cedo para a transição, corpo marcado (número 293), deixei tudo no lugar e fui para a frente do mar.
Natação: Foi a primeira vez que nadei no mar. A maioria das pessoas estava com wetsuit, mas eu fui sem. Nadei bem, melhor do que eu esperava, cheguei inteiro na areia depois de 13:30 minutos.
Transição 1: Uma tragédia. Demorei para chegar até meu local, aí perdi um tempão colocando óculos, capacete, meia (a maioria vai sem meia, mas eu não) e, principalmente, a sapatilha. Pelo que vi, todo mundo deixa a sapatilha na bike, corre até a linha - só pode montar na bike depois de uma faixa no chão - e aí coloca a sapatilha já pedalando. Como eu nunca treinei isso, fui correndo com a sapatilha na mão, depois da faixa encostei a bike, aí coloquei a sapatilha, e só então montei. Pelo meu relógio, saí para pedalar com 17:40min, ou seja, perdi 4 minutos na T1!
Bike: Pedalei mal. Quando o vento estava a favor, pedalei a 35-37km/h, mas com vento contra mantive 25-27km/h. Minha respiração estava muito ofegante, e senti dores musculares na parte posterior da coxa. Sem dúvida nenhuma foi a pior parte.
Transição 2: Outra tragédia. O pessoal tira a sapatilha na bike, desmonta antes da faixa, e já sai correndo descalço com a bike, que é entregue ao staff e então é só colocar o tênis. Eu, como não treinei isso, fui correndo com a sapatilha calçada (extremamente lento), aí entreguei a bike, sentei no chão (deu uma dor estranha, tipo cãimbra, na barriga, quando eu sentei), tirei a sapatilha, pus o tênis, o número de corrida (comprei um cinto de prender número), e só então saí correndo. Pelo meu relógio, pedalei em 36min:49, mas pelo website foram mais de 39 minutos, deve incluir a transição.
Corrida: Foi muito difícil sair correndo. As dores musculares, quando tentei correr num ritmo ao qual estou acostumado, eram incríveis. Sei que preciso treinar a transição, mas não imaginava o quanto ainda preciso treinar. A musculatura só foi soltar depois de 2km. Corri a mais de 5min/km até então, e diminuí para 4:45min/km a partir dos 2km, quando ficou mais fácil correr. Cheguei com 24:40 minutos pelo relógio.
Conclusão: Foi maravilhoso ter feito meu primeiro triathlon, com certeza quero fazer muitos outros. Por conta da gripe, da falta de treino nas duas últimas semanas, e dos erros cometidos na transição, acho que meu resultado (1h19min no final) foi muito bom. Há muito espaço para baixar. Não me alimentei durante o percurso, outro erro que preciso corrigir. Sem dúvida, estou no caminho certo para o Ironman, vou focar nos treinos de bike, pois na natação e na corrida, acho que estou bem para completar Pirassununga.

0 comentários: