sexta-feira, 30 de abril de 2010

Natação e descanso.

Ontem na planilha era day off. Como não fiz nada na segunda, acabei indo nadar no final da tarde, fiz 3km direto, em 55 minutos, ritmo tranquilo.
Hoje descansei, amanhã tem o famigerado treino de 180km de bike, vamos ver no que dá.
Domingo estou inscrito na maratona de São Paulo. Na planilha deveria correr 25km, mas vou ver como estou lá e talvez seguir um pouco em frente. Se estive muito bem, vou completar :)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ser pai acima de tudo.

Estava tudo preparado para um grande dia de treino hoje. Fui dormir cedo, deixei as coisas preparadas para voltar aos treinos de tiros de quarta-feira, saudades do pessoal. Fora que a semana é importantíssima na preparação para o Ironman.
Às quatro da manhã escuto minha filha chorar. Vou ao quarto, ela teve algum pesadelo, pede para dormir na minha cama. Como minha esposa está viajando nessa semana, deixei (normalmente ficaria com ela até dormir de novo, para não acostumar ir para nossa cama).
Toca o despertador às 5:30 da manhã, levanto, coloco a roupa da corrida, tudo pronto para sair, quando minha filha acorda e pergunta onde vou. Digo que vou fazer o exercício, e já volto. Ela diz que o irmão e a babá estão dormindo, não quer ficar sozinha. Tento dialogar, qualquer coisa é só chamar a babá, é importante voltar a dormir, ainda está de noite lá fora, etc.
Não adianta.
Ela fica com os olhos cheios de água, e murmura que não quer ficar sozinha. E me abraça.
Evidentemente, voltei para cama. Minha filha se aninhou toda em mim, e em menos de 2 minutos estava dormindo de novo. Profundamente. Feliz.
Fiquei um tempão (nessa hora, o tempo passa devagar) pensando, como esses momentos são importantes. Treino e Ironman são divertidos, mas a família é prioridade. E ponto. Minha filha queria minha companhia. Naquela hora. Naquele lugar. Não precisa justificar, para quê explicação? Ela queria minha companhia, e eu dei. E fiquei muito bem comigo por isso. Dormimos até 7:30hs, depois todo mundo acordou, meu filho Arthur foi para o clube, e levei minha filha para o balé. E volto para os treinos de tiro na semana que vem.
Ah, consegui nadar na hora do almoço. 1.100m livre, depois 3x 100m medley, depois treino de perna vertical, depois 15 tiros de 50m (fiz todos a 43s mais ou menos).

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pedal fácil hoje

Cedinho tava lá na USP, pronto para cumprir a planilha, 50km rodando em ritmo constante.
Saí com o pessoal do Ironman, a idéia era fazer 34km/h de média, e fiz os 50km nesse ritmo (deu 33,6km/h de média por conta das curvas). Sempre no clipe, na maior parte do tempo aproveitando roda, mas de vez em quando com a cara no vento. Cheguei bem tranquilo, achei o treino bem fácil, o que é bom.
Não consegui nadar, por conta o trabalho, mas valeu pelo treino de ciclismo, salvou o dia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Treinões no fim de semana

Sexta-feira descansei, preparando-me para os treinos do fim de semana.
Sábado corri 21km, ritmo tranquilo, em 2 horas. Cheguei inteiro no Pinheiros, a tempo de ver o treino de futebol do meu filho. A panturrilha doeu um pouco, mas nada demais.
Domingo fui cedo, sozinho, para a estrado do Caminho do Mar, perto de Riacho Grande, antiga estrada da serra. Estava nublado, chão molhado, mas mesmo assim fui treinar, a planilha mandava rodar 120km leve.
Saí bem, e fui num ritmo de 30km/h até o km 75, quando dei uma primeira parada para usar o "banheiro", e depois com 85km para reabastecer as caramanholas.
Até, estava indo bem, mas depois dos 85km a coisa começou a pegar, faltavam pernas. O percurso tinha vento e é cheio de subidas e descidas leves, que a gente não sente no começo, mas no final o bicho pega. A partir dos 100km, o sofrimento nas subidas foi maior. Sem dúvida passei os 90km muito melhor do que na quarta-feira, quando treinei lá também, mas não esperava que as pernas ficassem tão fracas no final.
Cheguei ao final dos 120km com 4h10minutos, média de 29km/h, o que achei bom. Como não estava cansado, só com as pernas ruins, resolvi correr meia hora num ritmo confortável, o que fiz com facilidade. Foi muito bom para soltar a musculatura, não fiquei com dor nenhuma durante o dia ou hoje.
Em conclusão, foram dois ótimos treinos no fim de semana, importantes para ganhar volume e confiança. De agora até o Ironman, preciso de dedicação total ao ciclismo, é a parte mais importante e a que estou mais fraco.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Natação e 90km de bike.

A panturrilha ainda está doendo.
Por isso, na terça-feira fui só nadar. Foi um treino bacana no Pinheiros, primeiro fiz 700m livre, depois mais 1000m sendo 200 livre e 50 costas por 4x. Aí rolou um treino diferente, perna vertical. Tinha que colocar a mão atrás, e ficar batendo o pé com a cabeça inteira fora d'água por um tempão, até o treinador apitar, deixar descansar uns 20 segundos, e voltar. Depois, foram 5 tiros de 200m progressivo (comecei em 4min30s e terminei em 4min14s), e mais 300m indo livre e voltando debaixo d'água. No final, deu 3000m, mais o treino de perna vertical, bem interessante esse dia.
Ontem foi feriado, então fui sozinho até a antiga estrada da Serra do Mar, perto de Riacho Grande. Fiz 90km sem parar, mantendo 30.6km/h de média. No final, a respiração estava ok, mas as pernas estava detonadas. Havia vento no percurso, e mais subidas (leves) do que em Florianópolis, e acho que isso detonou bastante. Com certeza preciso de muito mais treino para ao menos completar os 180km no Ironman, mas consegui fazer esse "longo" no meio da semana, o que deu um bom ânimo.
Hoje vou descansar, nem vou nadar, para amanhã tentar pedalar, correr no sábado (20km), e pedalar 120km no domingo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dor na panturrilha

Depois da corrida de sábado, fiquei contundido. Uma dor bem intensa na panturrilha direita me impediu de andar direito no sábado e no domingo.
Fiz gelo, coloquei na banheira quente, apliquei gelol, e tentei relaxar o quanto deu no fim de semana.
Ontem à noite, para não ficar com a sensação de que não fiz nada, fui nadar no prédio. Fiz 1000m com palmar, depois 200m de perna, depois 300m corretivo (indo com o mínimo de braçadas, e voltando com a mão fechada), depois mais 500m com palmar, completando assim 2000m relaxado.
Hoje não fiz nada de manhã, a dor continua, apesar de bem mais fraca. Se der, no fim do dia faço alguma coisa.
Amanhã preciso pedalar, desesperadamente.

sábado, 17 de abril de 2010

34km, treino completado.

Ontem descansei para o treino de hoje, que era um longão de corrida.
Como queria ir ao futebol do meu filho (8:45hs da manhã), saí de casa correndo pouco antes das 5 da manhã, fui pela Rua Funchal, Jockey e cheguei na USP, onde dei 3 voltas. Aí voltei correndo para o Pinheiros. Chegando lá deu 34km, em 3h30minutos.
Estava absolutamente descansado, ou seja, respiração normal, sem sensação ruim na parte cardiorespiratória. No entanto, a parte muscular foi outra história. Minhas pernas chegaram em frangalhos, a partir do km28 a musculatura não aguentou muito, foi piorando bastante.
Passei o dia com muita dor na panturrilha direita, típica dor muscular. Vou ver como acordo amanhã, se for o caso não vou treinar.
Mas fiquei contente com o treino, fiz no ritmo da corrida no Iron (pouco abaixo de 6min/km), e não fosse a musuculatura fraca das pernas, aguentaria o dobro, tranquilamente.
Mas vamos em frente, o negócio é completar nesse ano.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais um dia de natação.

Na planilha era day off, mas como não fiz nada na segunda-feira, hoje fui nadar no Pinheiros.
Fiz 1000m no começo, depois 400m só de perna, depois foram 600m também só de perna (200m normal, 200m de lado, 200m costas), e então fiz 4 tiros de 300m. No total, 3200m, treino bom.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Corrida e natação: volume

Segunda-feira descansei, tava morto.
Ontem, terça, ao invés de ir pedalar, fui correr. Estava com dor por conta do uso contínuo do selim, preferi fazer um "longuinho" de 1h30 minutos correndo, num ritmo constante não muito forte. Deve ter dado uns 16km, talvez um pouco mais, não marquei. Fui até o Pinheiros, dei umas voltas lá, e retornei para casa feliz e contente.
Hoje perdi a hora para correr, mas no final da tarde consegui fugir do escritório e caí na piscina do Pinheiros. Fiz 4.000 metros direto, sem parar. Fiz cada km em 19:20, 19:14, 19:39 e 19:44, no total foi 1h18minutos. Passei os 3.8k do Ironman em 1h14min, o tempo que pretendo fazer lá. Nadei num ritmo muito tranquilo, ao terminar parecia que eu poderia fazer outros 4km no mesmo ritmo. Em nenhum momento senti dor no braço, só um pouco de desconforto por ter comido pouco tempo antes.
Essa nadada deu confiança, apesar do pouquíssimo treino na piscina, sei que tenho plenas condições de completar bem a primeira etapa do Iron. Se fosse hoje, estaria pronto para começar a pedalar.

domingo, 11 de abril de 2010

125km de bike

Hoje a planilha pedia 160km, mas eu já sabia que não tinha condições de fazer tudo. Na linha "b" da planilha estavam previstos 120km, de bom tamanho :-)
Saímos 6:30hs da manhã do Rei da Pamonha, frio pra caramba, mas a turma estava grande, uns 20. Viemos até o retorno da Marginal, para pegar a Bandeirantes inteira, e o vento estava nas costas. Vi pelas bandeiras que ida seria tranquila, e a volta um sufoco, mas tudo bem. Meu pneu furou lá pelos 40km, fiquei 20 minutos no carro de apoio para conseguir arrumar, perdi uns 16km nisso. Voltei, continuávamos com vento nas costas, tanto que a média estava acima de 35km/h!
No retorno, um absurdo de vento. Sério, poucas vezes senti tanta força contra num vento, estava inviável pedalar. O pelotão principal simplesmente "sumiu", eu não tinha a menor chance de acompanhar. Fui no meu ritmo, tava difícil manter 20km/h no plano! Aos poucos vários foram desistindo, outros foram ficando no carro de apoio para trocar pneus e não voltaram, e alguns quebraram, fazendo com que eu tivesse companhia às vezes.
Cheguei no meu limite nas pernas, não estava cansado, mas simplesmente não tinha pernas para girar aquele pedal, que parecia pesar 800kg. Mesmo quando o vento aliviou, nos últimos 25% do percurso, não dava para manter a velocidade. Mas fui até o Rei da Pamonha, na raça, pedalando como dava.
Fiz 125km em 4h27min. Não cheguei cansado, mas não tinha mais pernas para pedalar (acho que dava para correr). Sofri muito mas aquele vento foi descomunal. Poucos fizeram os 160km, a maioria parou nos 140km (eu parei uns 15km trocando o pneu), então acho que com mais treino consigo, ao menos, completar a parte da bike no Ironman.
É torcer para a chuva parar, e assim eu voltar a pedalar bastante durante a semana.