terça-feira, 9 de julho de 2013

Só correndo no fim de semana

Por conta do trabalho, estou com pouco tempo para treinar.
Só corri no sábado, 2 voltas de 6km, com intervalo no meio para reuniões sobre o Ironman do ano que vem e Maratona de Chicago. Fiz as duas a 5min/km.
No domingo, fiz uns 16km correndo a 5:15min/km, pelo Vila Lobos.
Nada mais depois, nem musculação hoje, pois foi feriado.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sem treinos.

Semaninha dura! Muito trabalho, viagem ao Rio de Janeiro a trabalho, dormindo tarde... Não treinei corrida, só fiz musculação na terça-feira.
Ah, corri no sábado e domingo passados, fiz 15km e 18km num ritmo mais ou menos forte, em torno de 5:10min/km ambos. Nada digno de nota, só para não deixar de registrar.

domingo, 23 de junho de 2013

Fui ver o Troféu Brasil hoje

Ontem não treinei.
Hoje fui correndo de casa até a USP para ver o Troféu Brasil de Triathlon. Foi divertido, encontrei alguns amigos, vi as chegadas, deu uma grande vontade de voltar a treinar.
Voltei correndo também.
Ao todo, ida e volta, deu uns 17km, com um bom descanso no meio. Tentei correr um pouco forte, devo ter feito nuns 5:10min/km, com várias paradas, mas foi divertido.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Corrida mais leve

Ontem só fiz musculação. Estou com uma dor na região da bexiga, espero que seja só algo muscular. Incomoda um pouco andando e na corrida, mas depois que aqueço parece que vai embora. Sei lá.
Fiz exames de sangue, estou com a parte do fígado ok, mas o colesterol nas alturas. A investigar.
Hoje corri 10km level, uns 5:50min/km, para soltar.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Volta aos treinos

Depois de ficar sem treinar domingo, segunda e terça por conta de um exame de sangue (tudo bem, só colesterol que está alto de novo...), voltei a correr hoje.
Fiz o caminho típico de 4 voltas no Parque do Povo, e estava de volta na frente de casa em 55 minutos. Fiz uns 11km, talvez mais, talvez menos, o Garmin marcou média de 5:08min/km, contando as paradas nos semáforos. Em minha lembrança, estava correndo sempre por volta de 4:50min/km.
Boa corrido, ritmo já forte mas sem destruir, aguentava ir mais rápido e ficar mais tempo, foi excelente.

sábado, 15 de junho de 2013

Treino forte na USP.

Hoje fui correr na USP. Fiz a primeira volta com o pessoal da "força livre", amigos da RACE que correm juntos há tempos e são certeza de um papo agradável. Foram 6km tranquilos, algo por volta de 5:50min/km por 6km.
Depois fiz sozinho mais duas voltas de 6km, num ritmo de 4:55min/km mais ou menos. Sensação boa, de fazer um pouco de força, mas nada absurdo. Não fiquei cansado, mas as pernas (a parte de trás de ambas) sofreram, preciso fortalecer a musculatura.
Passei o dia um pouco cansado, sem dúvida foi um treino forte. mas muito bom!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Início dos treinos de intensidade.

Resolvi treinar intensamente para a Maratona de Chicago, que vou fazer em outubro.
Minha ideia é ser mais rápido do que já fui algum dia.
Ontem comecei isso, corri 11km a 5min/km exatamente. Foi forte, mas sem exagerar, eu me senti bem.
Hoje fiz musculação e pedalei na ergométrica no clube por 1 hora, só girando.
Já descansei, agora é hora de voltar aos treinos, estou animado.

sábado, 8 de junho de 2013

Alguns treinos.

Não parei, tenho feito alguns treinos. Ainda me seguro para não forçar, mas está difícil, porque me sinto muito bem.
Na semana fiz 1 ou 2 corridas controlando a pulsação, tentando manter abaixo de 150 bpm. Isso dá um ritmo bem lento.
Hoje fui para a USP pedalar. Fiz o treino de pelotão, e foi bem forte. Não marquei exatamente a distância, mas era algo com o10km a 33km/h, 6km a 35km/h e 2,5km a 37km/h, duas vezes. Fiz tudo, no final deu média de 33.8km/h, coisa bem forte.
Depois fui correr, estava tranquilo até encontrar a Cecília Abe, e com certeza corri abaixo de 5min/km com ela e outro cara que não sei o nome. Foi bem agradável, fomos conversando, no final devo ter feito uns 8km com média de 5min/km, a conferir.
Passei o resto do dia numa festa junina do colégio das crianças, estou um bagaço agora de noite.

sábado, 1 de junho de 2013

Trote leve.

Na quinta e hoje, sábado, trotei leve. Na quinta fiz com medidor de frequência, não passou de 135bpm, ritmo de uns 6:30min/km.
Hoje fiz 6km na USP, dei uma forçada, cheguei a rodar abaixo de 5min/km, mas fiz tudo tranquilo, tava fácil correr.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ironman 2013 completado.

Pois é, mais um Ironman Brasil completado. Estou com sentimentos misturados, feliz demais por ter feito mais uma prova, ter melhorado meu tempo, ter conseguido. Por outro lado, não bati as 12 horas, por uma BESTEIRA imensa na T2, e por conta dessas malditas cãibras, e isso me desaponta muito.
Vamos ao que aconteceu.
Antes da prova: Foram dia difíceis, trabalhei muito lá em Floripa, não deu para concentrar nada. Foi muito estranho. No dia da prova, acordei uma 4 da manhã, tomei um café da manhã normal, e fui com a Cris dirigindo o carro alugado até o local da largada tranquilamente. Animei encontrando o pessoal da RACE lá.
Natação: Eu me coloquei mais na frente na largada. Não do lado direito, onde tava todo mundo, fui mais para o meio. Como emagreci, a roupa de borracha estava confortável. Apesar de não ter treinado muito natação, estava confiante em fazer um bom trecho. Larguei bem, tomei algumas pancadas, mas nada absurdo, e encaixei um ritmo de braçadas rápidas, sem exagero, acompanhando o pessoal à minha volta. Respirei só para a direita, e como larguei do meio, sempre tinha alguém para ser referência, não precisava ficar me orientando tanto. Quando terminei a primeira perna do "M" para começar a segunda volta, olhei no Garmin e estava num ritmo de 1:35/100m. É um ritmo forte, assustei um pouco, apesar de me sentir bem. Resolvi diminuir voluntariamente para a segunda volta, e terminei saindo com 1:03h da água, cruzando o pórtico com 1:04. Tempo forte, melhor do que eu esperava, não estava muito cansado, apesar dos braços sentirem. Não tive cãibras, só uma ameaça quando um cara "montou" em mim por desorientação, e tive que dar um impulso forte para não afundar.
T1: Tentei fazer rápido, mas vi no tempo oficial que fiquei com mais de 8 minutos. Não sei por que demorei tanto.
Bike: Saí bem, o vento estava nas costas, fui num ritmo confortável. Resolvi não olhar muito para o Garmin, ir de acordo com o corpo. Fiz a primeira volta muito forte, apesar de me sentir bem. A média deu acima de 32km/h, virei os 90km com 2h48min. Na segunda volta, o vento estava maior, e naturalmente diminui o ritmo. Na volta, o problema. Estava já bem mais lento, e no km160 tive cãibras. Primeiro na perna esquerda, quando fui esticar, "pulou" para a perna direita, sempre na batata, e pronto. Detonou tudo. Doía demais, era difícil pedalar, eu tentava achar uma posição e nada. Fui pedalando os 20km todo torto, às vezes diminuindo para menos de 20km por hora pois não dava para pedalar, só deslizando e ficando "de pé" na bike, para tentar controlar as cãibras. Cheguei com 5h55min ainda, um bom tempo.
T2: Fiz na segunda transição a maior besteira em todos os Irons. Como cheguei com um tempo bom, apesar do problema com as cãibras, estava confiante em quebrar a barreira das 12 horas, e queria fazer uma transição rápida. Foi difícil trocar de roupa, mas tudo bem, lá fui eu trocar tudo (uso roupa de corrida completa, troco inclusive o shorts), e saí correndo. Estava do lado de fora, quase cruzando o tapete do chip, quando alguém da organização perguntou: "Cadê seu número"? PQP, tirei o número que usei no ciclismo e guardei na sacola (!), saindo para correr sem ele! Tive que voltar para a T2, procurar minha sacola no meio de milhares de outras que ficam amontoadas num canto, para pegar meu número. O nervosismo ainda me fez passar meu número errado para um staff que me ajudava, e não achávamos a sacola de jeito nenhum. Cheguei a pedir para a organização se podiam em dar um novo número. Finalmente achei a sacola, peguei o número, e fui correr. Foram 17 minutos naquela transição...
Corrida: Ainda dava para completar antes das 12 horas, e fui correr de acordo com o que o corpo deixava. E aí a decepção. Logo aos 300m, cãibras! Inacreditável, estava descansado, bem para correr, mas as cãibras não deixavam. Fui sempre no limite do ritmo que as cãibras deixavam, e isso era lento. Se eu acelerava, elas atacava. Fiz os primeiros 21km para 2h11min, o que não era nada mal, mas a cada km tinha que diminuir o passo. Ainda dava para quebrar as 12 horas. Na segunda volta, de 10km, fui mais lento ainda, as cãibras obrigavam a parar e alongar de vez em quando. Quando completei, vi que precisava fazer os últimos 10km a 7min/km para quebrar as 12 horas. Normalmente, eu sorriria e comemoraria. Lá, quase chorei. Não dava para manter nem 7min/km, por conta das cãibras. Não ia dar. Fui correndo mesmo assim, no que desse. Comecei a sentir enjôo também, pois a alimentação deu uma detonada, não segui plano algum para ver se melhorava as cãibras (nessa hora, passa tudo pela cabeça, alguma coisa tinha que mudar), tomei sal, hidratei pacas, mas nada adiantava. No km 36, perto de um posto de abastecimento no final de uma leve subida, as pernas travaram. Fiquei no chão, com cãibras nas duas pernas, não dava para fazer nada. Duas pessoas da barraca me ajudaram, levaram para lá, e encheram minhas pernas de gelo. O alívio foi imediato. Uma delas então falou que só faltavam 6km, o negócio era tentar manter o melhor ritmo possível, e colocar gelo a cada ataque de cãibras, onde quer que fossem (pé, canela, panturrilha, coxa, era tudo). Eles me deram 2 sacos de gelo, e fui assim nos últimos 6km para completar o Iron.
Chegada: E emoção da chegada é sensacional. Encontrei a Cris e as crianças na chegada, e lá fomos nós cruzar aquela linha mais uma vez. Pelas regras, cruzar com mais de 2 pessoas dá uma punição de 20 minutos no tempo da corrida. Sorri, e lá fomos nós receber a justa, merecida e irrisória pena :) Muito feliz, fechei mais um Ironman em 12h19min. Meu melhor tempo até hoje. A foto fala por si só:


Após o Iroman: Como não consegui me esforçar muito, por conta das cãibras, não fiquei tão detonado, exceto a dor nas pernas. Estava treinado para fazer um tempo muito melhor, mas não deu. Mesmo assim, melhorei meu tempo, e aprendi bastante também. Não voltei a treinar ainda, mas já decidi que vou fazer em 2014. Também já estou procurando médicos especialistas para tentar resolver esse problema de cãibras, ver algumas alternativas, tentar solucionar o que me parece o último obstáculo para eu, enfim, quebrar essas 12 horas :) Vai ser divertido tentar!

sábado, 25 de maio de 2013

Checkin feito, agora é tentar concentrar.

Neste ano o período pré-Ironman foi muito estranho.
Tive que trabalhar muito desde quarta-feira, e não parei até hoje.
Muita tensão, problemas sérios relacionados a casos específicos, o e-mail sendo utilizado sem parar, telefonemas, preocupações.
Hoje a Cris foi com as crianças ao Parque do Beto Carrero, eu trabalhei mais um pouco, atrasei para fazer o checkin, minha sacola de ciclismo rasgou, esqueci algumas coisas em casa.
Caramba, não deu para curtir, nem para concentrar.
Agora que está tudo encaminhado, vou tentar focar na prova.
Estou confiante, treinei direito, não deve ter segredo. Espero que domingo seja realmente um dia para aproveitar, colher os frutos do treinamento bem realizado.
A família aqui ajuda muito. As crianças estão felizes, minhas esposa é espetacular, tudo isso só vale a pena porque eles apoiam e ajudam por aqui.
Vou tomar uma punição de 20 minutos no meu tempo do Ironman, porque a nova regra diz que só podemos cruzar a linha de chegada com mais 2 pessoas. Eu vou cruzar com todos, e isso vale muito mais do que 20 minutos :)
Enfim, volto a postar depois da prova. Meu número é 478, dá para acompanhar pelo iromanlive.com, e vamos em frente!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Muito trabalho, não deu para curtir ainda.

Nesta semana corri na segunda-feira bem fácil 12km, e só. Fiz musculação na terça, mas foi só alongamento mesmo.
Quarta vim para SC trabalhar muito. Fui para o interior, demorei 4 horas de carro para ir, 3 horas de carro para voltar, fora reuniões e ida ao fórum de Trombudo Central, cheguei detonado à noite no hotel de Floripa.
Ainda houve um grande problema em um outro assunto, e por isso fiquei trabalhando até 3 da manhã. Acordei às 7 da manhã para continuar o trabalho.
Escapei às 10 horas para fazer um treino no mar com a roupa de borracha. Foram 2.300m no local da prova, fiz a um ritmo de 1:45min/100, medido com o Garmim. Achei mais difícil nadar com a roupa no mar do que me lembrava, mas não cheguei tão cansado, foi só o desconforto mesmo.
À tarde tive que fazer conferências telefônicas, resolver problemas, mal deu para pegar o kit e visitar a feirinha. Ia treinar, mas não consegui.
Espero terminar tudo amanhã cedo, para então curtir. A família chega hoje, vai ser melhor, mais divertido.
O clima está bom, o mar estava calmo, e nas ruas há bastante gente pedalando e correndo. Amanhã deve aumentar ainda mais. A cidade, ao menos aqui, já vive o Ironman.

domingo, 19 de maio de 2013

Bons treinos realizados, polimento em ordem!

Meu filho menor (11 meses) ficou doente pela primeira vez, e por isso não dormi nem de quinta para sexta, nem de sexta para sábado.
Por conta disso, na sexta não fui treinar. Mas passei na Fastrunner para trocar o Nike que eu tinha comprado e não ficou bom, peguei um Asics Nosa Tri, muitíssimo melhor no pé.
Sábado cedo fui para a USP. Não dava para fazer o treino todo previsto (1h de bike + 18km correndo), porque tinha que levar o filho mais velho para o futebol. Então fui cedo só para correr, fiz os 18km com o tênis novo (Saucony Kinvara 3), que vou usar no Ironman, e deu tudo certo. O tênis ficou bom no pé (só no fim tive uma pequena bolha no dedinho, mas o problema foi da meia, que coloquei errado), e corri tranquilo, a 5:30min/km, sem sentir.
No final do dia, fui para a piscina do prédio, soltei 1000m, depois fiz uns corretivos e soltei os braços até completar 2km, sem me preocupar.
Hoje cedo, domingo, fui para a Ciclovia e fiz o que a planilha pedia, 90km leve. Fizemos em grupo, foi bem legal. Só hoje testei a bike depois da revisão, e está ok. Tive um susto no começo, havia um barulho estranho, tive que parar. Mas acho que descobri o problema, era a bomba de encher pneu que estava solta. O fato é que o barulho parou, alcancei o pelotão (fui a 36km/h...), e fiz o resto do treino na roda, sossegado.
A confiança voltou, estou pronto para o Ironman. Falta ainda nadar com a roupa de borracha (que vou consertar hoje, está com um furo), e tentar perder um quilo estranho que ganhei ontem, apesar de não ter comido nada de anormal.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Treinos, preocupações, e providências.

Continuo treinando bem. Apesar da diminuição da intensidade, os treinos não podem parar.
Mas nesses últimos dias surgiram preocupações, que minaram a confiança, e tomei providências, que me fizeram voltar a acreditar em uma boa prova.
Na quarta-feira fui estrear o tênis novo, o Nike Vomero. Fiz uma corrida até o Parque das Bicicletas, dei um alô para todo mundo da RACE, e voltei. Ao todo foram 14,3km, com algumas paradas, num ritmo de 5:30min/km de média. Apesar da corrida ter sido boa, senti dores musculares na perna ao longo do dia, e não teve como eu não atribuir ao tênis. Fiz os treinos de corrida com um Saucony Crossfire, tênis ordinário de R$100,00, e nos últimos treinos com um velho Asics que nem sola tem. O Saucony tem um drop de 4mm. e fazendo as contas já está com uns 800km rodados! Mas o Nike Vomero que comprei tem um drop de 11mm, é todo acolchoado, e acho que mudou minha pisada.
Deu medo.
Pior foi a natação. Fui para o Pinheiros nadar, e foi um show de horrores. Fiz 500m tranquilo, para soltar, e depois 20 tiros de 50m, saindo a 1:20min, descansado. Aí fui nadar costas, tudo bem. Então fui nadar 100m peito, e tive cãimbras violentas. Começaram no pé esquerdo, fui esticar, subiram para a canela e panturrilha. Desesperado, apoiei no pé direito, e foram para lá também. Não tinha posição! Fiquei uns 5 minutos apoiado na borda, sem conseguir me mexer, com dores lancinantes.
Passaram, e então nadei 300m perna, e soltei 1000m bem lento (+ de 2min/100metros). Saí preocupadíssimo, cãimbras representam um problema, ao que parece, insolúvel na minha vida.
Como fui no jogo do Corinthians ontem (roubadasso), não fui pedalar hoje.
Preocupado, fui nadar de novo, de manhã, no prédio.
Fiz 3.000m direto, em 56:30min, sem cãimbras. Até houve uma ameaça de cãimbra, mas nadei num ritmo confortável, e aguentei bem.
Na hora do almoço, fui fazer musculação e conversar com o Hélio. Ele e eu concordamos que o tênis novo deve ter mudado minha pisada, e isso detonou os músculos da perna. Não dá para arriscar. Ele sugeriu eu fazer a prova com o mesmo tênis que treinei, mas ele já não tem amortecimento nenhum. Resultado: pesquisei pacas na Net, fui na Velocitá, e comprei um Saucony Kinvara 3!
Vou testar amanhã, e amaciar até a prova. É um tênis que também tem um drop de apenas 4mm, para pisada neutra, e ficou confortável ao experimentar.
Vou deixar o Nike Vomero para treinos longos depois do Ironman, alternando com tênis mais naturais para treinos menores e mais rápidos, além de provas.
O fato é que continuo treinando, fiquei preocupado pacas, mas tomei providências para fazer uma prova bem feita. Vamos em frente!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Treinos e preparativos

Deixei no sábado a bike fazendo a revisão na Fastrunner, então hoje fui pedalar com minha bike de estrada. Está sem fit, então estranhei a posição. Pedalei mais ou menos, girei bastante mas não me senti totalmente confortável quase momento nenhum. Foram 2 horas de ciclismo, talvez um pouco mais , e uns 65km pedalando. Voltei cedo para casa para ajudar com as crianças.
Na hora do almoço, fiz musculação. Foi mais leve que de costume.
No fim do dia, fui buscar a bike na Fastrunner. Aproveitei e comprei óculos de natação novos (Kayene, da Aqua Sphere) e um par de tênis novos, Nike Vomero, para testar. Vamos ver no que dá.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Corrida e natação.

Domingo, dia das mães, comi pacas, e descansei.
Hoje cedo fiz uma corrida tranquila. Resolvi não olhar o relógio durante a corrida, e no final corri 11,5km a um ritmo de 5:30min/km, fácil, tranquilo.
No fim do dia, fui nadar no Pinheiros. Fiz 2km e senti cãimbras no pé. Estou preocupado. Estava descansado, poderia nadar por horas, mas as terríveis cãimbras apareceram, só nos pés. Hora de pesquisar para ver o que posso fazer. Completei o treino com 200m soltando, depois 2 séries de 100m perna, 100m corretivo e 100m forte, e mais 200m para soltar e completar 3km.
Bom treinar, mas a preocupação com as cãimbras voltou...

sábado, 11 de maio de 2013

Último treino longo feito!

Terminaram os treinos longos.
Hoje foi no sacrifício.
Fui dormir ontem muito tarde, 1 da manhã. E acordei 3:20!!!!!
Tomei café, e comecei a pedalar 4:10 da manhã. Fui para a USP, fiquei rodando na bolinha, e o pessoal chegou às 5:00hs. Ficamos rodando mais um pouco lá, até que às 6:00hs fomos para a ciclovia. Precisava levar meu filho no futebol, então tinha que estar 8:40hs em casa.
O treino era de 120km muito leve, em até 5 horas. Só para rodar mesmo.
Fiz os 120km bem, nuns 30/31km/h, mas com várias paradas para comida, papo, etc.
Foi um ótimo treino, mas por conta do pouco sono, e do treino pesado de ontem, fiquei o resto do dia um bagaço só, apesar de conseguir dormir umas 2 horinhas no fim da tarde.
Amanhã é dia das mães, e vou descansar.
Missão cumprido, treinos difíceis realizados, agora é só polimento.
Consegui ir na Fastrunner hoje também, e deixei a bike para uma revisão. Aproveitei para reaprender a trocar pneus tubulares, e colocar os Vittoria Evo Corsa que comprei no anos passado.
Estou confiante.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mais um treino forte.

Ontem descansei, não fiz nada.
Mas já tinha avisado no trampo que só iria depois do almoço, pois hoje teria um treino forte e longo.
Fui para a Ciclovia cedinho e pedalei 90km na média de 31km/h. Fiz sozinho, com Ipod, num frio de rachar. Depois, fui correr. Era para correr 20km, mas quando deu 8km encontrei a família no clube,  e resolvi voltar com todos. Estava correndo fácil, tranquilo, mas a corrida não estava acrescentando nada, já que era para fazer em ritmo confortável.
Em tese, os treinos "difíceis" já acabaram. Ainda tem um longo de bike daqui a pouco, sábado cedo, mas agora é polimento mesmo. Estou bem. Confiante.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Corrida leve na esteira.

O nenê ficou doente, e não dormimos nada à noite. Por isso, não deu para treinar de manhã. Também não consegui escapar na hora do almoço.
Para não ficar sem treinar, no início da noite desci e fui correr na esteira. Fiz 11km a 10,4km/h, treino muito, muito tranquilo, e divertido, pois o Sérgio e o Tadeu estavam nas esteiras do lado, e pudemos conversar durante quase todo o tempo.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Um leve resfriado, que não impediu os treinos.

Depois do bom treino de domingo, fiquei resfriado. Não foi tão ruim, mas gastei toneladas de lenços de papel para o nariz, e deu uma certa moleza. Como segunda era dia de descanso, aproveitei para me recuperar.
Hoje acordei melhor. O nariz ainda tá ruim, mas mesmo com o frio intenso que chegou justamente hoje, fui pedalar. Foi um treino leve, 3 voltas e meia de 10km a 30km/h na USP, só o pessoal do Ironman conversando, e depois fomos para a Ciclovia, onde o ritmo aumentou, mas fui quase sempre na roda. Ao todo, rodei uns 70km, bem tranquilo.
Fiz musculação também. Ainda tive que fazer força, mas o técnico avisou que era isso, pois não vai dar para fazer quinta (por conta do trabalho), e semana que vem já foca mais em alongamento.
Está chegando a hora. Ainda tem uns treinos mais longos do que eu esperava nesse fim de semana, que devem ser feitos em ritmo lento, mas ainda assustam um pouco. Vou fazer, mas já estou com a cabeça na prova, e só a natação pode melhorar, já que nadei muito pouco esse ano.


domingo, 5 de maio de 2013

Faltam só 3 domingos!

Hoje, no treino de pedal, alguém falou isso, e me dei conta de que realmente está chegando o momento.
Só 3 domingos, dias 12 (domingo das mães, duvido que eu treine), 19 (já deve ser descanso) e 26 (prova). Incrível!
Hoje um monte de gente apareceu na Ciclovia às 7:00hs para treinar. Pouco tempo depois, houve umas divisões, e acabamos ficando em 4 pessoas, eu, Milk, Marcelo e Tiago. Fizemos 2 ciclovias inteiras, deu 90km, num ritmo moderado/forte. Deu 32km/h de média, mas não parei o relógio nas paradas em cada volta para abastecer, colocar água, etc. Pedalamos o tempo inteiro acima de 33/34km/h. O vento não atrapalhou tanto, estava de lado, mesmo nos momentos mais difíceis fazíamos fila indiana e a velocidade não caia tanto. Puxei um bom tempo, fiquei na roda em outros, mas a sensação era de fazer uma força moderada sempre.
Foi um ótimo treino, aí voltei para casa, deixei a bike e fui correr. Minha esposa tinha ido andar de bicicleta na ciclofaixa, fui tentar encontrar, mas não deu. Corri 35 minutos, num ritmo tranquilo, mas que acabou sendo forte (abaixo de 5:30min/km), porque estou me sentindo muito bem, no auge dos treinos.
Estava comentando no pedal, dentre outras coisas, como o clima ajudou nesse ano. Choveu muito pouco, e estamos com calor. Hoje mesmo tem gente na piscina do prédio, a temperatura está bem agradável, não dá para reclamar.

sábado, 4 de maio de 2013

Treinando legal, apesar do cansaço.

Uma das boas funções do blog é registrar como estou me sentindo, e poder comparar, no futuro, com as situações que vão se apresentar. Então fica o registro: cheguei no pico dos treinos, chegou o momento em que está "chato" ter que acordar cedo para treinar. Deu, quero que a prova chegue logo.
No momento do treino, quando já começou, é bom. O problema é anterior, é o ânimo para sair de casa e ir treinar. Típico desse momento em que a planilha chega ao auge.
Mas vamos em frente, está chegando!
Na quinta, fui treinar bike, e era treino de subida na USP. Fizemos 3 séries subindo a Química, descendo a Biologia, subindo a do lado, descendo a Biologia, e subinda a Biologia (de pé). Treino duro, mas fiz bem.
Por conta do esforço, não fiz Ciclovia depois, só voltei para casa pedalando. Fiz musculação também.
Na sexta-feira, só nadei aqui no prédio. Fiz 2.000m direto em 36:40min, depois fiz 200m perna, 200m corretivo (um braço de cada vez), 200m mais forte (3:20min), 100m perna, 100m corretivo e soltei 100m. Um bom treino.
Hoje, sábado, perdi a hora de acordar, porque fui ao show do Roberto Carlos ontem com a esposa (é preciso ganhar uns pontinhos com ela, generosíssima nesses meses de treino, e que merece!). Acabei acordando às 6:20 da manhã e tinha que estar de volta às 9:30 para levar os filhos a um evento do colégio (andar de bicicleta lá). Então corri 20km com 2 biologias, num ritmo forte, deu 1:47 ao todo, mesmo com as paradas para hidratação e as subidas. Em vários momentos corri abaixo de 5min/km, e terminei me sentindo bem.
Os treinos estão terminando, acho que agora é só manter pedal e corrida, e talvez ganhar um pouco mais de velocidade na água, mas a sensação é a de que o treino foi feito, e bem.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Corrida muito boa, e natação

Neste feriado de 1o de maio, treinei legal!
Corri cedo, fiz 20km num ritmo moderado/forte, e me senti muito bem. Cheguei com 20km em 1h47min, sem parar o relógio para tomar gel, atravessar rua, etc. A média deu 5:22min/km, mas tenho certeza de que em vários momentos corri abaixo de 5min/km. Preciso até me segurar, porque estou me sentindo muito bem, e nessa hora um exagero pode levar a uma lesão...
No começo da noite, fui nadar no prédio. Fiz 600m para aquecer (100m livre, 50m outro estilo), depois 3 séries de 100m perna + 400m esticando braçada (fiz 16 em média para cada 25m) + 200m com palmar. No final, soltei 200m para completar 3k de treino.
Continuo perdendo peso, pela segunda vez me pesei na casa dos 83.8kg, isso é bem baixo.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Breve descanso.

Depois do fim de semana puxado, diminuí o ritmo nesses 2 dias.
Mas mesmo assim foi muito bom!
Ontem, segunda, fui nadar no começo da noite. Vim para a piscina do prédio, e fiz 3.000 metros direto. Completei os 3k em 56:27, num ritmo muito tranquilo, podia continuar nadando para sempre naquele ritmo. Só complicou em alguns momentos em que tive cãimbras (!) nas solas dos pés! Espero que seja efeito da corrida, pois tive dor nas solas dos pés também, vou trocar de tênis imediatamente.
Hoje, terça, não fui pedalar. Mas fiz uns 50 minutos de rolo, bem leve. Por conta do trabalho, não consegui fazer musculação.
Por dois dias seguidos acordei com peso na casa de 84.8kg, vamos ver se a coisa se mantém por aí.

domingo, 28 de abril de 2013

Um ótimo treino de 36km. Estou pronto!

Que treino hoje!
Acordei 6:30 e por volta de 7:20 saí para correr. Treino longo, 36km na planilha, ritmo do Ironman.
Fui para o Ibirapuera, estava num ritmo bom mas forte, e então encontrei o Fernando Guerra por volta do Km 19. Ele estava um pouco mais lento, então acabei diminuindo um pouco, ele aumentando um pouco, e fomos juntos por um bom tempo. Foi ótimo ter companhia, ajudou bastante.
Só tomei 3 sachês de gel no precurso, e água. Não senti necessidade de mais.
Quando saí do Ibirapuera, por volta do Km29,5, nos separamos e acelerei de novo. Estava descansado, o problema eram as pernas. Desde o Km 26 mais ou menos as pernas começaram a dar aquela sensação de fraqueza e cansaço. Corri mesmo assim, não era confortável, mas dava para correr.
No km35, já perto de casa, encontrei minha esposa e minha filha na Ciclofaixa, então fiz o último km com elas, bem lento, mas o treino já tinha rolado mesmo.
Não me lembro de ter feito 36km com tanta "facilidade". Cheguei bem, aguentava correr mais, e não fiquei quebrado o dia inteiro.
Perdi um bom peso, cheguei a pesar 82,8kg antes de me alimentar de novo, e sei que saí com 85,8kg. É muito peso ainda que perco nos treinos, apesar de tomar água no percurso. Não sei como corrigir isso.
Já devo ter recuperado quase tudo durante o dia, amanhã me peso de novo.
Um ótimo treino, em 3h26min, média de 5:44min/km. Quero fazer isso na prova.
Segue abaixo o print do treino.


Depois desses treinos do fim de semana, sinto-me pronto para o Ironman. Mesmo sem uma natação adequada, consegui pedalar e correr bem. Agora é manter os treinos, fazer o polimento, descansar nas duas últimas semanas, e fazer uma boa prova.
Ponto negativo foi uma dor na sola do pé a partir do km30. Acho que o tênis que eu uso, um Saucony Crossfire, não é adequado para mim. Vou comprar um tênis novo, testar por um mês, é tempo suficiente para ajustar o que precisar.
Estou feliz. Animado. Otimista!

sábado, 27 de abril de 2013

160km de bike como nunca antes pedalados!

Pois é, ontem não fiz nada, mas hoje fiz um treinão.
Perdi a hora por pouco (em vez de 4 da manhã, acordei sozinho 4:27hs). Tomei um café mais rápido, arrumei tudo, e saí umas 5:15 da manhã em direção à USP. Fiquei pedalando lá na bolinha um tempão, encontrei o Milk, o Jerônimo, o Márcio e o Marcelo lá, e ficamos juntos. Como o treino da RACE tinha muitas subidas, fomos para a Ciclovia, e lá fizemos o percurso inteiro 3 vezes.
Ao todo, pedalamos 160km. Algumas paradas para reabastecimento, mas pedalando firme o tempo todo. Não tive cãimbras, e me senti bem, apenas as pernas ficaram um pouco fracas no final, mas aguentava mais, e dava para correr depois, se eu quisesse.
Não me lembro de ter pedalando tão grande distância e me sentido tão bem depois do treino. Estava forte, puxei em vários momentos, mantivemos velocidade em torno de 31/32km/h contra o vento, e uns 35km/h com vento a favor. Revezamos, deu para pegar boa roda também, mas puxei o pelotão com tranquilidade também.
Estou treinado para bike no Ironman. Definitivamente, dá para fazer bem o pedal lá.
Esse treino deu confiança, vamos ver como vai ser a corrida amanhã.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Era só a cabeça mesmo...

Depois do treino mais ou menos na segunda e ruim na terça, achei que poderia estar resfriado, com overtraining, ou sei lá mais o que. Bateu um desânimo. Mas aí demos a volta por cima!
Na quarta dormi até mais tarde. Descansei. Desencanei de fazer os tiros de corrida. Fiquei com a esposa e as crianças, fui para o trabalho um pouco mais tarde. No almoço, comi um generosíssimo filé com fritas, e tomei um sorvete incrível de sobremesa (banana com gianduia, da Bacio de Latte do Shopping JK).
Tudo beleza, e aí no fim da tarde deu disposição para ir nadar. Nadei bem! Fiz 1000m para 17:50min, depois 3 séries de 100m perna, 200m corretivo e 200m forte, e soltei mais 200m peito. Parei só por conta do horário, para ir jantar com a família, mais animado.
Aí, na quinta, fiz um belo treino de bike pela manhã. Fui pedalando para a USP, fiquei rodando sozinho a uns 30/31km/h, depois fui para a Ciclovia e fiquei na roda a uns 35km/h na ida, e 38km/h na volta, com vento nas costas. Treino tranquilo, cheguei descansado, animado por ter rodado 76km sem problemas.
Fiz musculação no horário do almoço, e a notícia ruim foi a lesão do Hélio, o treinador, que pode comprometer o Iron dele. Vou torcer para ele se recuperar.
Enfim, passou a fase ruim. Estou meio de saco cheio de tanto treinar, mas é normal nessa época.
Nesse fim de semana há 2 treinos muito importantes (160km de bike no sábado, 36km correndo no domingo), se eu conseguir fazer, estou pronto para o Ironman.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Overtraining? Resfriado? Quebrei? Dia ruim? Só o tempo dirá...

Depois do treino meio ruim de natação ontem, fiquei encucado.
Hoje cedo acordei já meio indisposto para pedalar. Estava já cansado, pernas fracas, pouca vontade de ir. Mas fui.
Lá chegando, o treino consistia em 4 voltas de 10k, sendo a segunda e quarta em 110rpms, mantendo 34km/h. Simplesmente não consegui acompanhar o grupo do Ironman. Eles foram abrindo, eu fui fazendo força, mas impossível manter aquele ritmo.
Fiz o treino me sentindo fraco, sem ânimo. Fui para a Ciclovia e lá decidi abortar o treino, voltar para casa de uma vez. Não adiantava continuar, o esforço era enorme para manter 30km/h, e realmente a sensação estava ruim.
Cheguei em casa e comi pacas, para tentar ficar forte de novo.
Na hora do almoço, o Hélio aliviou na musculação, especialmente depois de eu contar o que estava ocorrendo.
Não sei se estou chocando um resfriado (nariz escorrendo direto, alguns espirros), se deu overtraining, se simplesmente quebrei dos treinos de domingo e ontem, ou se foi só um dia ruim.
Hoje vou dormir cedo, e ver como acordo amanhã. Acho que não vou fazer os tiros de corrida, só rodar para ver como o corpo fica.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Finalmente nadei!


Hoje era day off, mas como não treinei sábado, resolvi fazer força hoje.
De manhã corri muito devagar, só para soltar, uns 50 minutos.
Mas na hora do almoço fui nadar no Pinheiros. Não fiz o treino com o pessoal do triathlon, peguei uma raia livre (a piscina estava raiada em 50 metros hoje) e fiz um bom treino.
Comecei com 500m que fiz um pouco forte, deu 8:58. Depois fiz 200m soltando. Seguiram-se: 500m livre, 10x50m saindo a 1 minutos (chegava com 47/50s), 200m perna, 500m sendo 50 forte, voltando 50 fraco, e terminei com 500m (9:40). Talvez eu tenha esquecido algo. Em geral, fiquei um pouco decepcionado, porque estou lento e me cansei mais do que esperava. Por outro lado, ter treinado deu confiança de que ainda dá para fazer uma boa prova no Iron, só preciso concentrar.
Vamos ver no que dá, ainda vou priorizar a bike, mas realmente preciso nadar um pouco mais para pelo menos não fazer feio.

domingo, 21 de abril de 2013

Excelente treino de bike na estradinha.

Ontem descansei, e hoje fiz um ótimo treino de bike na estradinha.
Saímos 6:30hs do Rei da Pamonha, e fui com o grupo o tempo inteiro. Média final de 31km/h, cheguei com 2h50min, pedalei algumas vezes puxando, só perdi um pouco de contato com o grupo da frente nas duas últimas subidas, mas nada absurdo.
O vento estava meio contra na volta, mas acabou não atrapalhando. Seguramos na ida e em Jundiaí, senão o tempo seria ainda menor.
Depois do pedal, ainda corremos 30 minutos (15 indo, 15 voltando), para completar a planilha. Corri fácil, muito fácil, porque cheguei bem.
Enfim, treino ótimo, para dar confiança. Nesta semana tenho uns treinos duros, vamos ver como a coisa vai. E a natação tem que engrenar, preciso voltar a treinar, senão estou ferrado no Iron.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Corrida longa, 32km.

Hoje, plena sexta-feira, saí para fazer um treino longo de corrida. Às 5:00 horas da manhã saí correndo em direção ao Ibirapuera, e lá encontrei o Louis e o Papaulo, com quem fiz alguns quilômetros mais rápido do que eu queria. Deixei eles avançarem, e me juntei a um pessoal da RACE. E voltei para casa. Tudo num bom ritmo, e ao final foram 32.6km em 3h05min30s, ritmo de 5:41min/km.
Cheguei com as pernas cansadas, doloridas, mas ainda dava para correr mais com o mesmo sofrimento. Não me alimentei muito bem, foram só 2 sachês de gel, por conta de logística. Preciso melhorar isso. Ao final, perdi bastante peso, estava com 84.4kg, devo restabelecer os líquidos porque a redução foi muito grande.
Foi um ótimo treino, cheguei muito animado, feliz por ter corrido bem e sempre para frente. As pernas sofreram, mas é assim mesmo, nunca é fácil fazer essa distância.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Registro dos treinos da semana.

Segunda, descansei.
Terça, fiz o treino de bike na USP, foi bem forte. 4 voltas de 10km, a 31,5km/h, 33,5km/h, 35km/h e 37,5km/h. Fiz todas, puxei nos 35km/h e o resto fui na roda. Depois fomos para a Ciclovia, ficamos eu e o Armelin, que é bem mais forte do que eu. Fomos com vento nas costas, e vento contra na volta, mas fizemos uma média incrivelmente alta (uns 33,5km/h no final!), cheguei detonado em casa. Mas rodei 86km nesse dia, um treinão. A musculação foi mais fraca por conta desse treino.
Quarta fiz os treinos de tiros já à noite no Pinheiros. Foram 2x 3km (13:50 e 13:10) e 4x 400m (1:36, 1:31, 1:31 e 1:29).
Quinta, hoje, fui pedalar na USP mas perdi um pouco a hora para acordar. A planilha mandava 2 horas rodando bem leve, então fiquei pedalando por lá, sozinho, e depois cruzei um pessoal para irmos para a Ciclovia, onde o ritmo foi mais alto (31km/h na ida, com vento contra, e constantemente a 37km/h na volta com vento nas costas). Deu uns 65km ao todo, bom treino, não estou detonado. Farei musculação logo mais.

domingo, 14 de abril de 2013

Chuva atrapalhando.

Chove sem parar desde sexta-feira, o que atrapalha bastante os treinos.
Por conta da chuva, ontem, sábado, desencanei de pedalar. Mas criei coragem e fui nadar. Fiz 3.3km, um bom treino de natação. Fiz direto 2km nadando em 36:30min, depois fiz 2 séries de 200m perna, 200m esticando, 200m pegada dupla. Soltei 100m no final. Um bom treino.
Hoje, domingo, perdi a hora para acordar, mas minha esposa me chamou 5:40 e consegui fazer 1 hora de rolo antes de ir pedalando para USP e engatar na meia maratona da Corpore. Corri a meia maratona devagar, achei minha amiga Adriana no km 4 e fui com ela até o final, num ritmo um pouco abaixo de 6min/km. Não foi exatamente o treino planejado, mas foi bom pedalar antes e correr a meia. Cheguei tranquilo no final, aguentava correr mais tranquilamente.
Estou controlando a alimentação, tentando entrar definitivamente na casa dos 86kg, tá sempre no limite por conta de pizzas, sorvetes e outras escapadas dos últimos dias.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Um bom treino de natação.

Os treinos continuma a todo vapor.
Na quarta-feira estava cansado, mas fiz uns tiros de corrida. Foram 3x 1km, com 2 minutos de intervalo. Fiz para 4:25:, 4:14 e 4:06. Depois fiz mais 4x 400m, não lembro os tempos, mas foram algo em torno de 1:35min.
Na quinta, perdi hora porque fui no jogo do Corinthians x San Jose pela Libertadores, e cheguei tarde em casa no dia anterior. Então aproveitei para só nadar de manhã, e fiz um bom treino. Comecei com 1.000m prestando atenção na técnica (18:30min), depois fiz 400m esticando, 200m perna, 400m forte (6:50min), 200m perna, depois mais 1.000m solto, "ritmo de Ironman", fiz em 19minutos. Terminei tranquilo, dava para continuar nadando naquele ritmo indefinidamente, só foi chato pacas. Deu 3.200k ao todo, e ainda soltei mais 100m. Fiz musculação à tarde.
Hoje cedo, sexta-feira, fui correr um longo, fiz 21km em 2horas.
A boa notícia é que acho que perdi mais um pouco de peso, hoje acordei na casa dos 86.8kg, o que não acontecia há muito tempo.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Treino forte de bike.

Na segunda descansei.
Hoje fui pedalando para a USP, e lá fizemos um treino bem forte, foram 4 voltas completas, pelo hospital, subindo toda a Química e depois mantendo 35km/h. Sobrei um pouco nas subidas, mas acompanhei na roda todo o resto. De lá, fomos para a Ciclovia, e fizemos um treino bem forte. Depois de ir devagar até o Villa Lobos e voltar, pegamos vento contra mas fomos revezando em pelotão, num ritmo de 35km/h. Puxei um bom tempo. Na volta, fila indiana, vento nas costas, e viemos constantemente a 40/41km/h, até a Vila Olímpia.
Não marquei exatamente quilometragem, mas deu uns 80km ao todo.
Também fiz musculação na hora do almoço.

domingo, 7 de abril de 2013

Um treino espetacular!

Depois do treino de sexta, fiquei com as pernas quebradas. No sábado tinha que levar meu filho ao futebol às 9:00hs da manhã, por isso resolvi nem treinar. Só descansei. Foi a decisão certa.
Hoje, domingo, acordei 5 da manhã para um treinar transição. O começo não poderia ser pior. Fui encher o pneu da bike, já todo arrumado, e estourou a válvula do bico do pneu, que esvaziou imediatamente. Não ia trocar pneu 6 da manhã, por isso subi em casa e peguei outra roda da bike de estrada.
Devidamente arrumado, fui para a Ciclovia. Estava um vento chato, mas que não atrapalhava muito, então fui pedalando num ritmo forte, apesar de me sentir confortável. Quando já tinha 45km, encontrei um pessoal da RACE, e fiz mais uns 30km com eles. Ainda fiz mais uma Ciclovia sozinho depois, completando 120km de bike! Passei os 100km com média de 32km/h, depois caiu um pouco porque o clipe soltou de um parafuso, tornando impossível clipar. Tive que completar os últimos 15km segurando a barra do clipe para não cair, mas tudo bem.
Completando os 120km, fui para o prédio e já me troquei na garagem mesmo para correr. Saí correndo para o Parque do Povo, dei 4 voltas lá, e voltei, indo num ritmo médio de 5:19min/km. Estava fácil correr. Tranquilo. Dava para continuar, mas tinha horário e não queria me quebrar.
Parei na padaria perto de casa, tomei uma vitamina com leite, um guaraná zero, um power ade, e comi um belo sanduíche de filet mignon salada com ovo :)
Fui um treino sensacional, o pedal foi bem tranquilo mantendo mais de 32km/h, a corrida foi rápida mas com sensação de estar indo fraco, acho que os treinos estão realmente fazendo efeito.
Passei o dia numa festinha de criança, mas não estou com dores fortes, amanhã vou dar uma nadada ao invés de fazer day off.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Atualização da semana

Fiquei um tempo sem atualizar o blog, mas treinei forte nesta semana.
No Domingo de Páscoa, só descansei.
Segunda-feira nadei aqui no prédio. Foram 1000m para aquecer (18:10), depois 2 séries de uns treinos que sinceramente não me lembro, mas incluíam palmar :) Deu uns 2.2k mais ou menos.
Terça-feira fui pedalar na USP, fiz o treino de tiros (6km fraco, 4km bem forte, nuns 40km/h), 4 voltas. Depois fui para a ciclovia, mas sinceramente tava meio de saco cheio de pedalar, então não fiz ela inteira. No total devo ter pedalado uns 65km. Fiz musculação à tarde.
Quarta-feira fiz tiros de corrida no Pinheiros. Foram 15 minutos aquecendo, aí foram 5 tiros de 1k (4:19, 4:13, 4:13, 4:14 e 4:19) e 4 tiros de 500m (2:07, 2:03, 2:09 e 1:59). Fiz o treino no limite do que dava, já cheguei com as pernas pesadas, e no fim fiquei dolorido na parte de trás da coxa direita.
Quinta-feira perdi a hora para pedalar, então fui nadar de manhã. Fiz 500m para aquecer (uns 9 minutos), aí foram 2 séries de 200m perna, 200m corretivo (braçadas, fiz entre 13 e 14), 200m com palmar. Fechei mais 100m soltando, 2.3k no total, tinha horário para terminar. Fiz musculação à tarde.
Hoje, sexta, corri 30km. Isso mesmo, 30km. Saí de casa num chuvisco, e no meio caiu um toró daqueles. Fui até o Ibirapuera, já pelo km 17 as pernas começaram a pesar. Estava já mais lento quando encontrei uma turma da MPR (Louis, Papaulo), corremos juntos por uns bons quilômetros, deu ânimo. Voltei correndo, completei o treino em 3 horas, considerando paradas para água, semáforos, etc. Fiquei bem cansado.
Bons treinos na semana, mas o corpo está sentindo. O negócio é não desanimar, sei que em mais 4 semanas começa a diminuir o volume, aí vai dar para medir mesmo como está o condicionamento.

sábado, 30 de março de 2013

160km de bike!

Pois é, não dava mais para postergar, ou começava a fazer os longões de bike, ou desistia do Ironman.
Fui direto para 160km de bike hoje. Que treino!
Saí cedo e fui pedalando para a USP às 5:10 da manhã. Como tinha o Lollapaloosa no Jockey, fui pela Faria Lima, e cheguei na USP ainda de noite. Fiquei rodando por lá, várias voltas na bolinha, até que tentei encontrar o pessoal da RACE mas eles já tinha ido para a Ciclovia.
Fui para lá, e fiz praticamente toda a ida, contra o vento, sozinho. O vento estava complicado hoje.
Quase em Interlagos, vi o pelotão da RACE voltando. Fiz o retorno, mas eles estavam com vento nas costas, indo muito rápidos. Tive que manter por uns 5 minutos mais de 40km/h para alcançar, mas consegui. Fui até o fim, e depois fiquei rodando com o Mário mais uma ida e volta.
Depois, fizemos mais uma ida até a Vila Olímpia, e volta para o Villa Lobos, e ele quis ir para a USP. Fui também, já estava com 130km rodados, mas lá ele parou, então voltei para a Ciclovia para completar o treino.
Fiz 160km em 5h22min, média de 29.8km/h. Foi um treino muito duro, pois havia muito vento o tempo todo. Tudo bem que de vez em quando era a favor, mas o vento contra detona, e tava realmente incomodando.
Testei a alimentação, ao todo tomei 2 caramanholas de Perpetuem (concentrado, 6 medidas), 2 batatas com sal (vou levar mais da próxima vez), e umas 3 caramanholas de água, sempre com Suum para repor os minerais. Funcionou legal, mas acho que preciso de um pouco mais de sólido, pq fiquei com fome.
Não tive cãimbras, mas as pernas em alguns momentos ficaram bem detonadas. No final, o ritmo caiu por falta de força, pois o fôlego estava tranquilo.
Ótimo treino, importante para dar confiança. Não fiquei detonado o resto do dia, musculação está funcionando.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Um treino forte de 21km.

Acordei cansado, tenho me sentido cansado direto, é o efeito dos treinos mais fortes e longos. O negócio é aguentar, acostumar o corpo a essa sensação, que não é nada boa.
Levantei cedo mas estava chovendo. Voltei a dormir, acordei com o nenê às 7:30hs, ficamos brincando até 9 e pouco, quando a babá chegou. Aí fui correr.
A planilha mandava fazer 21km, e resolvi seguir à risca.
Fui correndo até o Ibirapuera, sem olhar o relógio. Fui num ritmo confortável, naquele limite para não cansar, mas puxando. Não tinha gel para levar, fui sem nada mesmo.
Mesmo com algumas paradas (água, informações para um motorista), fechei em 1h54min uma meia maratona (fiz até 100m a mais, para completar). Cheguei descansado, só as pernas sofriam.
Como passei a tarde de pé no Ibirapuera com a família, para as crianças patinarem, resolvi não nadar.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Bike e musculação.

Estou bem cansado. Mas mesmo assim fui pedalar cedinho na USP. Treino complicado, eram 8 subidas da Química, sentado e trancado (39x21, 39x19 e 39x17). Fiz legal. Depois fui para a ciclovia, fizemos um pelotão nervoso, ida e volta com média de 34.4km/h, mas estávamos sempre pedalando entre 35km/h (vento contra) e 41km/h (vento a favor). Fiquei só na roda, não puxei.
Na hora do almoço, fiz musculação, mais nos braços, porque as pernas estão em frangalhos.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Treino de tiros

Fazia tempo que eu não treinava tiros, e hoje na hora do almoço fui no Pinheiros para cumprir a planilha.
Já estava cansado ao chegar, o treino ontem, especialmente o de musculação, foi muito forte.
Mas criei coragem e fui em frente.
Depois de aquecer por 9 minutos, fiz um tiro de 5km para 22:06min, média de 4:25min/km. Foi bem forte, a sensação foi desagradável na corrida na última metade.
Descansei 3 minutos, depois fiz mais 3 tiros de 1km, a 4:36min/km, 4:22min/km e 4:28min/km. Depois soltei uns 5 minutos.
Foi um bom treino, considerando que já comecei cansado.

terça-feira, 26 de março de 2013

Natação, bike, musculação. Não dá para parar agora!

Os treinos continuam indo bem. Ontem era day off, mas como sexta eu não fiz nada, acabei indo nadar. Fiz 1000m em 18:30min, depois 3x 100m perna 200m palmar, depois mais 1000m em 18:34min, e soltei 100m. Deu 3k no total, bom para dar confiança.
Hoje cedo fui pedalar. Acordei um pouco mais tarde, mas mesmo assim fui para a USP. Apesar de ter cruzado alguns grupos da RACE, treinei sozinho mesmo. Coloquei 53x19, girei bastante, e fiz uns tiros na reta dos bancos. Depois fui para a Ciclovia, fiz 2x o trecho Vila Olímpia - USP. No total foram 55km a uma média de 31km/h cravados.
E agora à tarde fiz musculação, foi bem pesada, estou moído.
Mas vamos em frente, não é hora de parar, agora é que o bicho pega mesmo.

domingo, 24 de março de 2013

Um fim de semana quase perfeito, até que veio o pneu furado.

Quando a coisa estava engatando, um pneu furado tinha que aparecer. Vamos aos fatos.
Sábado fui treinar com receio da lesão na panturrilha direita. Fui de carro para a USP, cheguei 5 da manhã, comecei a pedalar sozinho. Puxei bem sozinho, até ver o pessoal da RACE indo para a Ciclovia, e lá fui eu. Não quis pegar roda, então fui só acompanhando de longe, e fiz ao todo 92km em 3 horas. Voltei para a USP e ainda corri 7km tranquilo (uns 5:40min/km), e então terminei, porque tinha que levar o filhão para o futebol. Mas foi um ótimo treino, terminei bem.
Hoje, domingo, queria pedalar 130km. A ideia era ir pedalando com alguns amigos até o Rei da Pamonha, de lá fazer o percurso da estradinha, e voltar pedalando. Daria uns 150km.
Acordo com o celular tocando, era o Fernando. Achei que o despertador tinha tocado, mas fui ver eram 5:10hs, exatamente a hora em que eu deveria encontrar meus amigos na padaria... Perdi a hora!
Ainda bem que ele me acordou. Troquei de roupa voando, tomei um café ridículo, peguei o carro e fui para o Rei da Pamonha tentar chegar o mais cedo possível. 6hs tava lá, e fui pedalando no sentido contrário da Bandeirantes, para tentar encontrá-los. Não consegui, a acabei vindo até a Margina em São Paulo, onde quase me perdi. Por sorte, caí na Anhanguera de novo, e fui indo até passar a entrada do Rodoanel. Lá perguntei num ponto de ônibus se o pelotão já tinha passado, mas me responderam que não. Olhei para trás, e lá estava o pelotão vindo, foi perfeita a cronometragem :)
Entrei no pelotão já com 20km pedalados e fomos embora. Fiz mais força do que de costume para tentar não perder o pelotão, e consegui. Subi junto com o pessoal, na estrada de Jundiaí acompanhei todo mundo nuns 45km/h por longo tempo, e voltei pela Bandeirantes também com todo mundo.
Já estava comemorando o feito de chegar com o pelotão no Rei da Pamonha quando na última subida, menos de 3km para chegar, fura meu pneu de trás.
Desânimo total. Comi umas bolachas, e lá fui eu trocar. Estava no meio da troca quando chegou a Van de apoio da Race. Entrei lá e desencanei de terminar de trocar, só queria ir para o meu carro e voltar para casa. Mas dentro da Race encontramos outro cara com pneu furado logo adiante, então o Marquinho terminou de trocar meu pneu (precisamos de um adaptador para encher o pneu, a câmara que levei tinha um bico 34...), e cruzei o Fernando no caminho, então fui perseguindo ele até o final.
Ao final, foram 97km pedalados. Menos do que o planejado, mas como o treino foi forte, não estou de todo desanimado.
Agora, até a semana que vem, preciso botar volume na bike. É mais psicológico, mas preciso fazer uns 2 ou 3 longões de mais de 150km de bike até o Ironman, para dar confiança.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Uma pequena lesão

Na quarta-feira perdi hora, e por conta do trabalho não consegui treinar.
Aí fiz a besteira de querer "recuperar" na quinta, e me dei mal. Cedinho estava chovendo, então pedalei forte por 1 hora no rolo. Na hora do almoço, fiz musculação, e foi bem forte também. Em vez de descansar, resolvi correr na USP antes da aula, fiz 1 hora, leve, mas sentindo um desconforto na perna.
Resultado, hoje acordei com uma bela dor na panturrilha direita. Resolvi ficar sem treinar hoje, para ver se essa dor vai embora.
Amanhã e domingo tenho treinos longos, preciso evitar lesões, foi uma idiotice querer fazer 3 treinos no mesmo dia.

terça-feira, 19 de março de 2013

Treinando MUITO!

É isso aí, encaixando treinos muito bons!
Sábado fui para a USP cedo, 5:10 da manhã, e só lá percebi que estava chovendo. Pior, tinha festa na cidade universitária, muitos carros com bêbados, situação perigosa. Resolvi desencanar de pedalar e corri. Fiz 24km, com 3 biologias, num ritmo tranquilo. Na parte final, fui com Robson e Antonio, bom papo, e cheguei inteiro.
Domingo foi uma loucura. Como não tinha pedalado, fui muito cedo para a ciclovia, já pedalando. De lá, saí 7:05 e fui de bike até o Pacaembu (deu uns 45km ao todo), onde fui correr a meia maratona internacional. Fiz em 1:52:40,  chegando bem. Senti um ritmo forte, mas constante, não foi para me acabar, e acabou sendo muito agradável. Terminada a corrida, ainda voltei pedalando para casa, com direito à subida do Pacaembu para quebrar as pernas de vez. Mesmo assim, no final, estava bem, sem ficar totalmente esgotado, foi um treino incrível!
Segunda foi day off, descanso.
E hoje cedo fui pedalar de novo. Na USP teve uns treinos de tiros, mas me perdi do pessoal, então dei uns tiros eu mesmo, e depois fomos para a ciclovia. Ao todo foram 76km pedalando, e mais uma vez cheguei bem, sem me detonar.
Estou ficando confiante!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ontem corri, hoje só nadei.

Ontem escapei do rodízio e fui para a USP mais cedo. Lá consegui me trocar no CEPEUSP e fui correr pela cidade universitária. Ótima corrida, fiz 12.5km em 1h09min, cheguei muito bem.
Hoje acordei cansado, mais tarde, então não fui correr nem pedalar. No horário do almoço, fiz um bom treino de natação. Aqueci 500m (8:40min), 200m perna, 10 tiros de 50m (45s em média), 200m perna, 200m corretivo (braçadas), 200m corretivo (pegada dupla), 500m solto (8:57min), e mais 100m costas/peito para soltar. No total 2.400metros, um bom treino.
Finalmente emagreci mais um pouco, entrei na casa dos 87kg ao acordar.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Treino de tiros mais leve

Ontem, quarta-feira, perdi hora de manhã. No final do dia, depois da chuva, fui correndo até o Parque do Povo, e dei 3 tiros de 2k, a 4:35/4:40min/km. Estava com as pernas pesadas do dia anterior, não foram tiros muito fortes, não me senti confortável ou rápido. Voltei correndo, para ir ao jogo do Corinthians com meu filho.
Foi bom para ter treinado, mas não foi um treino sensacional.
Hoje de manhã choveu, não fui pedalar. Não sei se vou conseguir fazer algo mais tarde, vamos ver.

terça-feira, 12 de março de 2013

Treino muito forte de bike.

Para não perder o registro, no domingo só nadei, no prédio. Fiz 500m para aquecer, depois 100m perna, 200m corretivo (braçadas), 200m corretivo (mão fechada), aí 2x 400m com palmar, depois mais 300m livre e parei nos 2k, tranquilo.
Segunda descansei.
Hoje, terça, fiz um treino muito forte de bike. Fui pedalando até a USP, aí foram 15 voltas de 2,5km (a volta do CEPEUSP), sendo 5 vezes a sequência em 33km/h, 35km/h e 39km/h. Cheguei a puxar uma volta de 39km/h, e me senti bem o tempo todo. Fizemos em 8 pessoas, 2 a 2, foi bem legal. Dali fomos direto para a Ciclovia, e até o Arap tava lá. Um pelotão se formou, e fomos até Interlagos com vento nas costas a 38/39km/h. Fui no clipe, um pouco atrás, peguei pouca roda. Na volta, com vento contra, fui na roda, e o pessoal manteve 34/35km/h, acompanhei até o fim na Vila Olímpia. Ao todo, foram 70km de bike, em plena terça, e a média impressionante marcada no Garmin de 34.9km/h. Não cheguei quebrado, tava bem, foi um super treino.
Para terminar, fiz musculação na hora do almoço.

domingo, 10 de março de 2013

Treinando muito!!!!!!

Pois é, agora entrei definitivamente no ritmo de treinos do Ironman.
Na quinta-feira, fui pedalar cedo na USP. Fui de bike, cheguei lá e fiz 30km sozinho, no clipe, ritmo forte. Deu uns 32/33 km/h, fazendo a volta de 6km. Saí da USP, fui para a ciclovia, ainda pedalei e dei 4 tiros de 2 minutos de sprint. No total, foram uns 55km de bike na quinta de manhã, treino ótimo. Fui para o RJ a trabalho, então não fiz musculação.
Na sexta, fiz um longo de corrida. Foram 23km, ritmo tranquilo. Encontrei o Mario no Ibirapuera, corremos juntos um bom tempo lá. Divertidíssimo o treino, e cheguei bem.
Ainda na sexta, no final do dia, fui nadar no Pinheiros. Fiz 500m aquecendo, em 9:17min. Depois fiz uma boa sequencia, com 100m perna, 200m menos braçadas (cheguei a fazer só 13 uma vez!), 200m mão fechada, 5 tiros de 100m (1:45min cada), 200m menos braçadas, 200m só um braço cada trecho, e mais 200m soltando. Foram 2.1k, de um bom treino.
Ontem, sábado, fiz um longão de bike. Fui pedalando para a USP bem cedo, e às 5:30hs foram para a Ciclovia, onde pedalei 110km. Os primeiros 66km foi com pelotão, era para ir leve na minha planilha, então fui sempre na roda, mas a média foi de 32.8km/h! O pessoal foi embora, fiquei com o Mario e o Fernando pedalando sozinho, mantivemos média acima de 30km/h, mesmo pedalando sem ser um esforço absurdo. Eu aguentaria pedalar mais, mas precisava levar meu filho no futebol, e não queria me estourar.
À tarde, fiquei bem cansado, e hoje, domingo, acordei tarde, para me recuperar. Devo tentar treinar no final do dia.
O curioso é que engordei depois desses treinos, estou com 89kg de novo, mas acho que perco rápido (estava com 88kg, e depois de treino já entrando na casa dos 87kg).

quarta-feira, 6 de março de 2013

Treino de tiros, e natação.

Acordei bem quebrado, mas mesmo assim fui fazer os treinos de tiros da planilha.
Fui correndo para o Parque do Povo, aí corri 5km para 24 minutos. Depois fiz mais 2 tiros de 1km, cada um para 4:35min/km. Voltei trotando leve.
Estava bem quente, e fiz o treino já cansado de ontem, então achei bom.
No horário do almoço, consegui escapar por uns 50 minutos para nadar. Fiz 500m (8:45), depois 200m de perna, 200m de corretivo (15 braçadas), 200m de corretivo (mão fechada), aí nadei 1000m direto, em 18:40min. Soltei 100m no final, totalizando 2200m.

terça-feira, 5 de março de 2013

Longo de bike no meio da semana

No próprio domingo, para registro, montei finalmente meu rolo e pedalei por 1 hora. Suei muito, muito mesmo, mas não foi das piores coisas do mundo. Correr na esteira é pior.
Segunda descansei.
Hoje fui pedalando de casa para a USP. Lá, fiz o treino que era rodar por 12km, depois fazer 10 tiros de 1km forte (43km/h) e 1km fraco (33km/h) naquela reta dos bancos. Fiz bem o treino, depois continuei rodando na Ciclovia. Ao todo pedalei 85km, um ótimo treino!
Ainda fiz musculação hoje, na hora do almoço. Agora estou um bagaço.

domingo, 3 de março de 2013

12 anos de casado

Para a posteridade, os treinos.
Quinta, pedalei na USP de manhã, foram 10km soltando, depois 8 subidas do cavalo indo a metade sentado, e a metade final de pé sprintando, e depois mais 10km soltando. Fiz bem, com a bike de triathlon. À tarde, musculação.
Como trabalhei até 1 da manhã naquele dia, não treinei sexta.
No sábado, perdi a hora para o treino de pedal, então fui correndo de casa para a USP, dei uma volta de 6km, e voltei correndo. Deu 25km em 1:30min, com algumas paradas para tomar gel, conversar, semáforos. Cheguei com as pernas cansada, mas com fôlego.
E hoje, domingo, faço 12 anos de casado com minha esposa. A gente está junto desde 1992, e nos casamos em 2001. Não treinei hoje, só comemoramos. Minha esposa e meus filhos são a razão da minha vida. Treinar é legal, mas ficar com eles é mais. Amanhã retomo tudo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Treino de tiros e natação

Continuo treinando a todo vapor.
Hoje cedo fiz tiros no Parque do Povo. Foram 3k em 13:50min, depois 3 tiros de 1k fazendo a 4:25min/km. Fui e voltei trotando até o parque. Estou lento, mas melhorando, os tiros foram feitos perto do limite, mas dava para forçar um pouco mais.
Na hora do almoço, consegui nadar no Pinheiros. Fui para a piscina de fora, fiz 500m para aquecer (18:57, tranquilo!), depois 200m perna, 200m corretivo (menos braçadas), 4x50m saindo a 1 minutos (cada um em 47/48 mais ou menos), 200m perna, 200m corretivo (mão fechada), depois nadei mais 500m na piscina grande, pq começou uma aula na menor. Ao todo, 2k, saí sossegado da água, não foi puxado.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um bom treino de bike

Finalmente fui usar a bike depois da revisão e bike fit. Ela ficou melhor, mais gostosa de pedalar. Mas o bike fit não foi perfeito, no clipe estou como dor nos braços, preciso testar um pouco mais.
Fiz um treino forte, pedalando em volantinho quase todo o tempo, foram 43km em 32km/h de média, boa parte sozinho, outra parte na roda de um pequeno pelotão. Fizemos as subidas do cavalo e dos bancos, foi um ótimo treino.
Não consegui fazer musculação, por conta do trabalho.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sem treino no domingo

No sábado fui a duas festas à noite, e cheguei quase 5 da manhã no domingo. Ficamos sem babá, por conta de um problema de saúde da nossa folguista, e o nenê acordou às 7 da manhã. Passei o dia podre, não dava para treinar.
Fui dormir e acordei hoje mal, ainda cansado, estranho. Era dia off na planilha, então resolvi me dar mais um dia de descanso. Mas na hora do almoço surgiu um espaço, e fui nadar no Pinheiros.
Fiz 500m para aquecer (19 minutos), depois 200m perna, aí 20x corretivo de 25m com poucas braçadas (fiz 15 em média), depois soltei mais 200m. Aí fiz 3x 100m saindo a 2 minutos (cheguei em 1:38, 1:41 e 1:43), soltei 100m, repeti (fiz os mesmos tempos), e repeti mais 100m soltando. No final, foram 2200m, treino tranquilo.
Amanhã, se tudo der certo, volto a pedalar.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Corrida longa

Como estava sem a bike de triathlon, e tinha chovido de madrugada, só fui correr de manhã.
Fiz 18km com 1 biologia, em 1h45min, treino sossegado.
Agora no fim da tarde busquei a bike, ficou bonita com o novo clipe e a nova fita, amanhã vou testar o bike fit na prática.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bike fit

Hoje cedo fui correr, foi bem legal. Foram 15km em 1h25min, corrida muito tranquila.
No final do dia, fui buscar minha bike na Fast Runner, onde deixei para uma revisão, e já tinha agendado um bike fit. Chegando lá, problemas.
Alguém lá quebrou o suporte de um dos pads do meu clipe. Disseram que estava rachado, mas deixei lá inteiro. Pior, não vendem o suporte separado. Fiquei p... da vida. E, para "melhorar", o responsável pelo bike fit estava bem atrasado.
Já estava espumando e imaginando diversas formas de vingança quando a gerente da loja veio falar comigo. Foi muito educada, entendeu o que aconteceu, e colocou-se à disposição para resolvermos o problema, inclusive cogitando me emprestar uma bike para treinar se não achássemos uma solução. O responsável pelo bike fit estava vindo, avisando ao celular onde estava, teve complicações mas desculpou-se antes mesmo de chegar. Tudo bem.
Ao chegar, mostrei a bike e uma ideia que já tinha. Meu clipe tinha as bars muito baixas, por conta do modelo. Como não tenho flexibilidade, nunca ficava muito confortável, então resolvi já trocar de uma vez. Escolhi um Viper da Profile Designs, e fizemos o bike fit.
Gostei do cara (Artur), muito simpático, com paciência, nunca se cansando em repetir os mínimos detalhes. Chegamos a serrar 2mm do meu canote, para ajustar o ângulo das pernas. Foram quase 2 horas, vamos ver como ficou. Não pude levar a bike, porque agora o clipe novo tem que ser definitivamente instalado, passando os cabos internamente, e colocando a fita nova. Amanhã no final do dia pego a bike, e testo no domingo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mais treinos, e o primeiro resfriado.

Não tem jeito, aumento de volume traz junto um resfriado. Toda vez é a mesma coisa.
Na segunda, como previsto, descansei.
Na terça perdi hora, mas fui pedalar 1:15hs na ergométrica no Pinheiros. À tarde, musculação muito forte. Comecei a me sentir detonado.
Quarta, acordei cedo para correr, e vi que não ia dar certo. Estava moído. Mas como era o primeiro treino de tiros em muito tempo, lá fui eu. Trotei 10 minutos no Pinheiros para aquecer, e depois fui fazer 2x2000 e 3x1000, sempre com 2 minutos de intervalo. Foi bem difícil correr. Pernas travadas, pouco fôlego, sensação ruim. Corri mal, os tiros de 2k fiz para 9:20min e os de 1k para 4:40min/km. Com sensação de que não tinha mais nada para dar, um calor infernal, foi um treino chato.
Na mesma quarta, já não tava bem na hora do almoço, mas pintou uma janela e fui nadar no próprio Clube. Ao cair na água (fui na piscina descoberta), tava uma delícia, achei que era a solução dos meus problemas. Fiz 500m para aquecer, depois 20x25m corretivo (15/16 braçadas no máximo), 200m perna, 200m corretivo de mão fechada, 200m perna, 10x50m sainda a 1:10min, e no final 100m soltando. Terminei cansado.
Aí, óbvio, fiquei resfriado. Sensação ruim, nariz escorrendo, mal estar, e ainda tinha uma formatura à noite.
Hoje, quinta, não deu para pedalar. Estava poder. Mas consegui fazer musculação, mais leve.
Volto ao batente amanhã, já estou me sentindo melhor, agora é recuperar e ficar mais forte do que antes do resfriado.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Volta à estrada!

Fiz excelentes treinos nos últimos 3 dias.
Sexta-feira corri 15km em 1h23min, média de 5:35min/km. Cheguei bem, tranquilo.
No sábado, pedalei 40.8km em 1h25:47, considerando desaceleração e afins. O vento não estava ruim, mas fui um pedal mais difícil do que esperava. Fiz transição e corri 8km mais forte, em 42:30, média de 5:11min/km. Cheguei mais cansado, mas não estava no limite.
Hoje, domingo, foi bem legal. Grande grupo da RACE para pedalar na estrada. Fiz o percurso tradicional, estradinha de Jundiaí, indo pela Anhanguera, passando por Campo Limpo, Jundiaí, e volta por Anhanguera/Bandeirantes, saindo lá do Rei da Pamonha. Foi um pedal difícil. Não estava vento, mas na ida já perdi o pelotão porque não consegui acompanhar nas subidas. Fiz no meu ritmo, deu 29km/h de média, 88.88km em 3:06:33. Foi bem legal voltar para estrada, não cheguei destruído, mas em alguns momentos (leves subidas) era bem complicado manter o ritmo, faltava perna.
Enfim, diversão pura. Só não consegui nadar.
Amanhã é day off, tenho que ir a Brasília por conta do trabalho, mas vou tentar dar uma nadada antes ou depois.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pedalando cada vez melhor

Hoje cedo fui para a USP e fiz um bom treino, foram 6 voltas de 6km no volantinho. Fui clipado, cara no vento sempre (apesar de acompanhar um pelotão, fui bem atrás), e terminamos com média de 31.6km/h, considerando uma parada por conta de uma queda de um amigo no começo (nada sério).
Ainda rodei mais 4km com o Mário, só para soltar, e fechamos em 40km.
No horário do almoço, fiz musculação.
Ontem comprei um produto novo para experimentar, o Perpetuem, da Hammer. Já tinha lido bastante sobre ele, e agora está chegando no Brasil via importação legal. Vamos ver.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Entrando no ritmo de treinos

Apesar da falta de postagens aqui, posso dizer que entrei no ritmo de treino necessário ao Ironman.
Na quarta-feira, dia 06/02, fui correr no Parque do Povo. Fiz num ritmo muito bom, dei 4 voltas no Parque do Povo e cheguei na padaria em 56:30min. O ritmo deu uns 5:20min/km, e cheguei bem, sabendo que foi razoável, mas sem me sentir destruído.
Na quinta fui pedalar pela manhã na USP com a Race. Fiz o treino sozinho, no vento, pedalando trancado (relação bem pesada). No final, foram 33km em pouco mais de 1 hora, média de 31km/h. Também fiz musculação.
Na sexta-feira, véspera de carnaval, acabei só descansando.
No sábado, fui para a USP e o treino foi só de pedal. Fomos para a Ciclovia, saí com o Fernando Guerra e pedalamos 90km! Ao todo deu pouco mais de 3 horas, mas com algumas paradas, a média deve ter sido uns 30km/h. Para ele, tranquilo. Para mim, puxado, mas fazer 90km fez vencer uma batalha psicológica incrível!
No próprio sábado fui viajar, passar o carnaval com a família. Fomos para o Hotel Fazenda Atibainha , com mais 3 casais de amigos e crianças, foi muito divertido. Lá, apesar de muitas subidas e descidas, só treinei uma vez. Mas fui um ótimo treino. Segunda saí para correr no final da tarde, fui para a D. Pedro I e lá corri debaixo de uma chuva torrencial, mas foi bem divertido. Fiz 12km em 1h07, cheguei bem descansado, tranquilo.
O legal é que não ganhei peso no hotel, voltei com 90kg em cima.
Voltei na terça à noite e hoje fui nadar no Pinheiros. O técnico não foi, mas fiz o treino sozinho. Aquecimento de 500m, depois 200m corretivo (menor número de braçadas), outros 200m de corretivo (mão fechada), 200m de perna, 200m de corretivo de novo (menor número de braçadas, sempre 17), depois 200m soltando, aí fiz 30 tiros de 25m saindo sempre em 40s. No final, soltei 100m. Deu 2.350m, não muito forte, mas com uma boa sensação de treino de natação completo. Ainda preciso melhorar bastante a natação.
Ainda quero ver se corro hoje no final da tarde.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Alguns Treinos


Fiquei sem postar por falta de tempo, mas continuo treinando legal para fazer uma base.
Segunda eu descansei.
Terça fui pedalar da USP, bem cedo. Foram 36km, 6 voltas de 6km, uma em volantinho, outra em volantão, e assim sucessivamente, mantendo 32km/h mais ou menos. Fui em pelotão uma parte, mas bem. Fiz musculação à tarde.
Quarta corri 1 hora, leve, 10km, até o Parque do Povo.
Quinta fiz só musculação.
Sexta corri 1 hora, leve, 10km, até o Parque do Povo.
Sábado treinei transição. Pedalei 30km sozinho, clipado, na USP, média de 30,5km/h (pouco vento, mas tinha), e depois corri 6km a uns 5:30min/km.
Domingo pedalei 60km na Ciclovia. Estava um vento alucinante no sentido de Interlagos. Com vento nas costas, ia a 36/38km/h fácil. Na volta, tive que fazer força, muitas vezes no volantinho, para manter acima de 25km/h. Mas fiz os 60km bem, pouco mais de 2 horas, com algumas paradas para água, treino muito bom.
Segunda descansei de novo.
Hoje, terça, perdi hora da bike, mas fui para o Pinheiros e fiz 55 minutos de ergométrica. Depois, na hora do almoço, fiz musculação.
Os treinos estão começando a pegar, a sensação de cansaço tá aparecendo. Estou controlando a alimentação também para perder peso, agora estou com 91,5kg.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais alguns treinos

Sábado, no final da tarde, corri 16km em 1h31min, tranquilo.
Hoje, domingo cedo, criei coragem e 7 da manhã estava na ciclovia para pedalar com o pessoal. Fiz 45km a 32km/h, foi um treino muito forte para mim, não consegui continuar. Fiquei com dor nas costas, fui com a bike de estrada que está sem bike fit. Está na hora de tirar as teias de aranha da contra-relógio.
Eu ia nadar hoje, mas estou meio chocado com as notícias da tragédia em Santa Maria, perdi a vontade. Quando se é pai, esse tipo de notícia choca ainda mais, é impossível nãos e colocar no lugar daquelas famílias.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Treinos de 10km

Vim para a Riviera com a família. Só chuva nos dois primeiros dias (sábado e domingo), mas não poderia treinar mesmo por conta do meu exame. Na segunda fui liberado, e corri 10km na praia para 56min. Fiz o mesmo na quarta.
Hoje, quinta, fui de tarde correr mais 10km, fiz mais lento pq tinha acabado de almoçar/jantar (18hs...) uma pizza, fiz em 1h03min. Bem tranquilo e agradável.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Estaleiro

Pois é, estou parado. Na terça fiz musculação, não deu para pedalar porque chovia pacas.
Na quarta e na quinta, por conta de compromissos profissionais, não pude fazer nada.
E na sexta fui fazer um exame médico muito complicado, biópsia do fígado. É uma intervenção complicada, e por conta dela só posso voltar a fazer exercícios na segunda-feira.
Aproveitei para fazer o exame antes de minha viagem para a Riviera com as crianças, onde estou nesse momento. Sabia que aqui fazer exercícios ia ser mais complicado, por isso, como teria que parar, aproveitei para fazer esse importante exame. Agora é torcer para eu não ter nada mais sério.
Enquanto isso, vou curtindo as confissões de Lance Armstrong...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Só corridas

Na sexta-feira eu fui viajar para Ubatuba, para a casa de meu amigo Rafael. Cheguei lá 6 da tarde, e ele convidou para uma corrida (ele iria de bike). Fiz 1 hora de corrida, sem tênis, na Praia Dura. Bom treino, 6min/km, algumas bolhas no pé, mas foi bacana, batemos papo o tempo inteiro.
Sábado e domingo acabou chovendo e enrolei. Não treinei.
Hoje, segunda-feira, fiz um ótimo treino. Foi 1h35min correndo, uns 15km, só com subidas e descidas  animais indo desde a Praia Dura até a Praia Brava, em Ubatuba. Subidas assustadoras, longas, íngremes. Fiz num ritmo tranquilo, mas foi um treino bem pesado. Valeu a pena.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bons treinos

Estou treinando bem.
Domingo nadei no prédio, 2k, leve.
Segunda corri por 1 hora no Parque do Povo.
Terça fiz ergométrica (1 hora), e musculação.
Quarta corri 1 hora.
Hoje fiz só musculação, por conta da chuva.
Treinando todo dia, ainda tudo leve, mas o importante é manter esse volume baixo e constante. Estou pesado pacas, 92kg, não perco peso e não sei a razão, mas vamos ver.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mais alguns bons treinos

Depois da São Silvestre, descansei terça e quarta.
Na quinta, fiz musculação, foi bem forte.
Na sexta, corri por 1 hora no Pinheiros no final do dia, sem relógio e sem marcar, mas num bom ritmo.
No sábado, fui para a USP. Primeiro pedalei por 1 hora, em pelotão, deu média de 32,2km/h, boa parte em volantinho! Tive um problema com o taco da minha sapatilha, preciso trocar.
Depois do pedal, corri 12 km, a primeira volta de 6km por volta de 5:50min/km, a segunda volta um pouco mais rápido, por volta de 5:20min/km. Cheguei bem, um pouco cansado, mas bem. Fiz alongamento também.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

São Silvestre

Acabei não treinando no sábado e no domingo, só curti a família.
Ontem, segunda-feira, 31/12, corri a São Silvestre. Fiz sem inscrição, em protesto contra a porcaria da organização (Yescom) e por conta de um video que vi no youtube que me revoltou (link aqui).
Demorei 25 minutos para atravessar a largada, recorde absoluto. Ruas estreitas, água quente no primeiro posto que só existia no Km 5, pouca gente por conta do horário. Enfim, a São Silvestre virou uma prova comum, com mais defeitos que as demais provas comuns.
Corri mais uma vez com meu amigo Mollica, fomos só com camisas do Corinthias dessa vez.
Fui com ele até o km10 bem tranquilo, ele estava destreinado. Ali nos despedimos, e acelerei um pouco, terminando em 1h34min, totalmente inteiro.
Fechei o ano bem, estou com uma pequena base, mas suficiente para começar os treinos para o Ironman 2013.
Um bom ano a todos os amigos, e nos vemos nos treinos no final de janeiro, já que vou viajar um pouco e correr na praia.