sábado, 29 de dezembro de 2012

Registro dos últimos treinos

Só para não esquecer:
Sexta-feira: Corrida de 1 hora, leve, no Pinheiros, a 6min/km.
Sábado: Bike com a Race na Ciclovia, 45km, indo forte em pelotão. Ao final, média de 31km/h, mas em vários momentos puxei a 36km/h todo o pelotão.
Domingo: Bike de novo, desta vez com o Marião, na Ciclovia. Também fizemos 45km, mas com vento, e nos últimos 10km as pernas falharam. Deu média de uns 28km/h, mas a ideia era só rodar mesmo.
Segunda (24/12) e Terça (25/12) e Quarta (26/12) não fiz nada, só comi muito.
Quinta-feira: Natação no prédio! Fiz 3x500m livre, média de 9:45 cada. Entre cada série, 200m de perna.
Sexta-feira: Corrida boa até o Parque do Povo, tranquila. Fiz 10km em 56minutos, chegando bem.
Hoje não fiz nada, só curti a família.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Back again!

Fiquei um tempo só fazendo musculação, corri e pedalei umas 3 vezes no máximo. Aí fui para o Japão, ver meu Corinthians ser bicampeão mundial. Lá não fiz absolutamente nada de esporte, a não ser andar muito, e comer mais ainda.
Agora estou de volta, e pronto para retomar tudo. Chego meio fora de forma, com 93,5kg, mas cheio de disposição.
Hoje cedo fui correr, dei 3 voltas no Parque do Povo e voltei em 55 minutos. Corrida difícil, mas já esperava isso por conta da falta de treinos.
A ideia é nadar e pedalar ainda nesse fim de ano, e em janeiro fazer a base para os treinos específicos que começam em fevereiro. Vamos ver se dá certo.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Alguns treinos, e pedal hoje.

Apesar de ficar sem atualizar o blog, fiz alguns treinos nesses dias. Nada muito constante, exceto pela musculação. Corri umas 2 ou 3 vezes, por 1 hora, tranquilo. Fiz 2 treinos de natação, leve, menos de 2k cada vez. E pedalei em ergométrica umas 4 vezes.
Hoje acho que recomecei realmente os treinos. Fui para a Ciclovia e fiz 28km (ida e volta) em 55 minutos, o que dá 31km/h de média. Vento nas costas na ida, e contra na volta. Cheguei cansado, e com preguiça de treinar mais, porém achei bom o treino, começo a sentir mais facilidade na bike. Acho que os treinos em ergométrica e a musculação ajudam.
Amanhã vou correr, e tentar nadar nessa semana.
Na outra semana, viajo para o Japão, para acompanhar o Corinthians, então vou ficar 10 dias fora. Tentarei correr lá, mas vai ser fogo, parece que tá frio pacas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Volta à bike

Fiz alguns treinos de bike nos últimos tempos, estou voltando à forma.

Sábado: pedalei 1 hora e corri e 6km, tudo bem leve.
Domingo: nada
Segunda: musculação
Terça: pedalei na ergométrica
Quarta: pedalei na ergométrica
Quinta: musculação
Sexta: nada
Sábado: pedal na ciclovia, muito bom. Média de 33km/h em 30km no pelotão, sempre na roda de outro. Depois mais uns 8km só rodando.
Domingo: nada
Hoje: musculação.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Devagar nos treinos

Fiquei um tempo sem atualizar, mas não parei totalmente os treinos.
Sério, mesmo, só musculação. Segundas e quintas, está bem forte, divertido.
Fiz por 2 vezes ergométrica, uns 50 minutos.
E hoje, sexta, fui correr, 52 minutos até o Parque do Povo e voltei.
Estou voltando aos treinos agora, com mais firmeza. Agora vai.

E putz, acabo de ver que cancelaram a maratona de NY, sacanagem fazerem isso na sexta no final da tarde. A supertempestade aconteceu no começo da semana, na quarta-feira já dava para terem tomado essa decisão. Entendo os motivos do cancelamento, mas fazer com que pessoas viajem de todos os cantos do mundo para só na sexta avisarem, é sacanagem. Das grossas.

domingo, 21 de outubro de 2012

Tirando as teias de aranha da bike

Hoje, domingão, fui pedalar. A bike estava encostada há muito tempo, mas aguentou bem o tranco, 1 hora de cliclovia a 30km/h, vento a favor na ida, vento contra na volta. Cheguei com dores nas pernas, um pouco cansado, mas nada absurdo.
Estava com vontade de voltar a pedalar, e agora tenho que engatar os treinos para retomar o ciclismo, o que significa voltar a acordar muito, muito cedo.

sábado, 20 de outubro de 2012

Corrida fácil na USP, só para soltar

Hoje fui correr na USP, fiz 1h10min bem tranquilo. No km 3 encontrei o Tadeu, aqui do prédio, e fomos juntos por uns 4 ou 5 km, papo bem agradável.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Maratona de Berlim

Fiquei um tempão sem atualizar o blog, e também sem treinar, para dar um descanso. Mas agora, de volta à ativa.
Fiz a Maratona de Berlim, e sem dúvida alguma a considero a melhor prova de corrida do mundo. Tudo simplesmente perfeito.
Vamos aos fatos.

Fui para a Holanda primeiro, fiquei na casa da minha mãe em Haia. De lá, na sexta-feira, peguei um trem para Berlim. São 6 horas de trem, mas a viagem é muito agradável, e pude ler bastante no caminho, além de assistir a uns filmes no Ipad.
Chegando em Berlim, fiquei num hotel distante 5 minutos, andando, da estação, o A&O Hotel Hauptbanhof. Local excelente, quarto limpo e honesto, banheiro legal, silencioso, baratíssimo, café da manhã bacana, e uns 800 corredores de todo o mundo hospedados lá. Melhor, impossível.
Ainda na sexta encontrei vários amigos que foram correr lá, jantamos juntos, e fiz um pouco de turismo.
No sábado, fui na feira da maratona, excepcional. Grande, trocentas lojas, organizada, muito boa mesmo!
Depois da feira, veio a besteira. Berlim é uma cidade absurdamente bonita, e como eu sou fanático por história, guerras, política internacional e afins, fui conhecer tudo o que podia sobre o muro e a época de divisão das Alemanhas. Resultado, andei quilômetros e quilômetros, fiquei tranquilamente mais de 10 horas de pé. À noite, ainda fui assistir a uma apresentação multimídia, ao ar livre, no Reichstag, e às 11 da noite eu estava com dores na perna de tanto ficar de pé. Tive que voltar de táxi! Fui dormir muito, muito preocupado.
No domingo, dia da prova, acordei com algumas dores musculares, mas animado. Dia bonito, céu azul, frio de 9 graus, perfeito.
Fui andando até a largada, deixei minhas coisas no guarda-volumes, e fui para minha faixa de largada. Na verdade, avancei uma faixa, pois queria correr com o marcador de ritmo para 3h45min.
Achei os marcadores de ritmo, e colei neles. Largada muito tranquila, em ondas, antes da linha de largada já estávamos correndo no ritmo.
Durante todo o percurso, há muita gente incentivando, bandas, o clima é perfeito. Muita gente correndo, o tempo todo, mas o respeito às faixas de ritmo é incrível, em momento algum tive dificuldade de manter meu ritmo.
Fui com os marcadores de ritmo, num grupo bem animado, durante bastante tempo. Até o km30, estava bem tranquilo. Ali começou a pesar um pouco.
No km32, havia um posto de água, e fui tomar meu quinto gel (GU). O negócio entalou na garganta, não descia de jeito nenhum, e comecei a ficar muito enjoado. Não quis acelerar para alcançar o marcador de ritmo, e comecei a me sentir cada vez pior no enjôo, e uma dor no pé direito bem estranha. Parei de tomar água ou comer o que fosse, tive que me "aliviar" em um muro, mas segui trotando, num ritmo mais lento, até o km38, quando o mal estar ficou ainda pior.
Cheguei a cogitar de parar, mas como fui para fazer a maratona correndo, trabalhei a cabeça e segui em frente. Fui ficando cada vez pior, e cogitei andar no km41, mas aí faz a curva e entra na reta final, com o Portão de Brandemburgo (linha de chegada) à vista. Fui correndo até o fim, feliz pacas.
Ao chegar, estava muito tonto e fraco. Não consegui beber ou comer nada, deitei num gramado e fiquei lá uns 20 minutos, quando comecei a me sentir melhor. Aí tomei água, comecei a comer, e de repente estava com uma fome incrível!
Uns 40 minutos depois, já estava de pé, voltei a pé para o Hotel, tomei banho, fui comer num restaurante perto, e voltei para dormir. Acordei umas 7 da noite, me sentindo muito bem, fui até à festa da Maratona à noite, onde pude ver um replay de toda a prova.
Meu resultado foi muito bom, 3h53minutos, correndo o tempo inteiro. Poderia ser melhor, se eu não tivesse me detonado na véspera, e se a alimentação tivesse funcionado. Mas a missão foi cumprida, fazia tempo que não completava uma maratona correndo!

Enfim, estou feliz pacas, muito satisfeito mesmo. Sei que dá para melhorar, mas essa prova serviu para eu me divertir muito, e tirar um peso das costas de só completar provas longas andando. Mais ânimo pro Ironman!
Até hoje não voltei a fazer exercício algum. Ontem, só, fiz musculação. Amanhã volto a controlar alimentação, e a treinar.
Com ânimo redobrado, otimista, feliz, senti de volta aquela incrível sensação de objetivo superado e convicção de que os treinos valeram a pena. Vou voltar a Berlim algum dia, com certeza!

sábado, 22 de setembro de 2012

18km e chega de treinos

Pois é, acabaram os treinos para Berlim.
Na quinta fiz musculação, foi mais tranquila.
Sexta descansei.
Hoje corri 18km na USP, 3 voltas de 6km, progressivo, a última a 5min/km. Cheguei bem inteiro, confiante.
Agora é só descansar para Berlim, tentar rodar um ou dois dias bem leve, e não ganhar peso.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Últimos treinos antes de Berlim

Domingo foi dia de Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Fui com a intenção de fazer 30km. Acordei mais tarde do que de costume, fui de bicicleta para o local (tive que parar num posto para encher pneu), esqueci meus GUs, e estava um calor infernal.
Some-se a isso uma noite mal dormida, e uma falta de paciência (cabeça), e então não foi muito divertido.
Fiz os 21km da primeira parte, depois entreguei a faixa para meu irmão, que completou o percurso.
Larguei do fundão, e tinha muita gente em ruas estreitas, demorou uns 4km para poder correr num ritmo adequado. Fui bem até o km15, aí comecei a cansar e ficar de saco cheio. Sei lá, só queria terminar aquilo. Passei a meia em 1h55min, e ainda tinha mais 1km até o posto de troca.
Meu irmão saiu correndo, eu peguei uma água, e fui caminhando calmamente para a barraca da RACE. Não tinha razão para me quebrar, forçar até os 30km, de repente me machucar. Parei, fiz 21km, fiquei tranquilo, sem dores, peguei a bike e voltei para casa.
Satisfeito.
Na segunda fiz musculação, membros superiores e abdominais.
Terça corri por 1 hora leve no clube.
Hoje fui para o Centro Olímpico fazer uns tiros com a RACE, fazia tempo que não ia lá. Fiz 6 tiros de 1200m, indo a uns 4:50min/km mais ou menos, com 1 min de intervalo. Tava quente pacas.
Agora é diminuir bem o volume, para chegar descansado em Berlim. Ainda vou fazer 21km no sábado, bem solto, mas chega de fazer força até a prova.

sábado, 15 de setembro de 2012

Rodagem, 1h20min

Rodei 1h20min hoje, no Parque do Povo, só para soltar.
Amanhã vou fazer o último longão, vamos ver.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semana de pouco treino

Segunda fiz musculação.
Terça fiz um trote leve de 1 hora.
Tive uma complicação no trabalho, precisei viajar e só voltei hoje. Por isso não treinei.
Amanhã vou correr um pouco, e no domingo faço 30km na Maratona Pão de Açúcar de Revezamento.

domingo, 9 de setembro de 2012

Timão Run

Depois do longão de ontem, hoje cedo já estava eu no Pacaembu para a Timão Run, corrida de 8km com o tema do meu Corinthians.
Foi difícil acordar, e estava com o corpo dolorido. Cheguei lá e resolvi fazer algo que há muito tempo eu não fazia, correr antes (trote) para aquecer. Foi a melhor coisa que fiz. Depois de uns 10 minutos, já estava sem as dores, e sentindo-me mais leve.
A largada foi complicada, era estreita, e por ser uma prova festiva, tinha MUITA gente na frente sem a menor condição de estar lá (mais lentos, caminhantes...). Bom, saí lá atrás e resolvi fazer a prova inteira sem olhar para o relógio.
Fui colocando um ritmo para me sentir ofegante, sem detonar as pernas. Fiz a prova inteira nesse ritmo, inclusive na chegada, que é em subida.
No final, fiz os 8km em 38:50min, achei muito bom, considerando as subidas do percurso, e as dificuldades para correr livre, o que só ocorreu lá pelo quarto quilômetro.
Prova muito boa, divertida, e deu confiança de que os treinos estão fazendo efeito.

sábado, 8 de setembro de 2012

Mais um longão

Ontem, sexta, fui pedalar! Eu e mais 3 pessoas do prédio (moro num condomínio incrível, aqui há 3 pessoas que fazem Ironman, mais um que vai estrear ano que vem, e ainda outros 2 ciclistas, fora corredores e até treinadores) fomos para a Ciclovia da Marginal. Foi 1 hora de pedal, o Fábio acabou forçando o ritmo e na maioria do tempo, com ou sem vento, estávamos acima de 31km/h.
Cheguei um pouco cansado, e fomos para um Starbucks que abriu aqui perto. Programão!

Hoje era dia de longão. Por conta da bike ontem, estava cansado antes de começar, pernas um pouco pesadas. Mesmo assim, cheguei 7 da manhã na USP e tinha uma turma grande da RACE saindo, fui com eles num ritmo de 5:50min/km, e longas paradas para beber água. Tive companhia por 18km, depois fui sozinho, e aumentei o ritmo.

Quando estava no km30, indo para a última volta, vi uma moça da MPR cair e bater a cara no chão. Ela fez um corte no supercílio, outro no lábio e machucou o nariz, por isso sangrava bastante no rosto. Parei para ajudar, e acompanhei ela até a MPR, para ver se estava tudo bem (e estava, ainda bem!).
Essa parada deu uma quebrada no meu treino, e na volta da corrida senti um pouco a panturrilha esquerda. Fiz um alongamento, ainda corri mais uns 2,5km, mas a cabeça já estava em outro lugar, e parei. Deu 34km ao todo, o ritmo variou bastante, mas em média corri lento, próximo de 6min/km.

Agora, domingo, tem Timão Run, corrida com o tema do Corinthians, vou fazer 8km pela farra.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mais um treino de tiros

Ontem, quarta, fui ao Pinheiros por volta de 10:00 horas correr (consegui dar uma fugida do escritório). Foram 3 tiros de 2k, fiz para 9:06, 9:18 e 9:30. Sensação de muito cansaço, as pernas aguentavam, o problema era fôlego mesmo. Estava muito quente, muito seco, não tinha comido bem, mas mesmo assim tive dificuldades.
Depois fiz mais 4 tiros de 500m, esses foram mais fáceis, fiz em 2min10s cada um. Tudo tinha 2 minutos de intervalo.
Hoje, quinta-feira, só fiz musculação.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Treino duro hoje

Depois de descansar domingo, hoje cedo fui correr 16km. A tentativa era manter a pulsação baixa, mas para ficar em 145bpm tive que correr a 6:30min/km. Mesmo assim me segurei, e fiz os 16km em mais de 1h30minutos.
Cheguei descansado, tranquilo. Foi uma corrida bem leve, deu para soltar.
Agora, a musculação na hora do almoço detonou. Minhas pernas queimavam, e quando eu achava que já tava no limite, lá vinha outra serie para detonar ainda mais. O Hélio, treinador que está me auxiliando na musculação, sabe o que faz (espero), mas o sofrimento foi grande. Pelo menos faz tempo que não sinto cãimbras :)
Amanhã descanso, nesta semana ainda tem uns treinos pesados, depois é só ir diminuindo até a maratona.

domingo, 2 de setembro de 2012

Bom treino de 28km

Fiz um ótimo treino longo no sábado, na USP.
Primeiro dei 3 voltas de 6km, cada uma em torno de 31:30min.
Depois dei uma volta de 10km, com Biologia. Perdi a contagem de tempo, mas devo ter mantido a média de 5:30min/km.
Treino bacana, dei umas paradinhas para tomar água e GU (foram 3 no total), o cansaço foi tranquilo, um pouco de dor na parte de trás da coxa, mas nada demais. Aguentava correr mais.
Hoje, domingão, descansei. Pura preguiça.

sábado, 1 de setembro de 2012

Treino de tiros

Na quarta-feira perdi hora, e não treinei.
Mas na quinta fiz treino de tiros, fui até o Parque do Povo, fiz primeiro 5km em 23:30min, depois descansei 3minutos e fiz 3km a 4:45min/km. Depois descansei mais 3km, e voltei para casa fazendo mais 2 tiros de 1km, a 4:45min/km cada.
Bom treino, não me senti tão cansado.
No mesmo dia, fiz musculação, bem pesada, por isso hoje, sexta, descansei.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

14km hoje

Ontem, segunda, fiz uma musculação pesada, o treinador está pegando firme nos exercícios.
Hoje fiz 14km bem leve, em 1h23min, só para soltar. Foi bem tranquilo, várias voltas no Parque do Povo, clima bom, cheguei sossegado.

domingo, 26 de agosto de 2012

Treino espetacular no Rio de Janeiro

Ontem, sábado, fiz um treino absolutamente sensacional no Rio de Janeiro. Antes, só para registrar, fiz na semana os seguintes treinos:
Segunda - Pela manhã, corri num ritmo razoavelmente forte uns 11km, para uns 5:15min/km. À tarde, fiz musculação, bem pesada, fiquei dolorido.
Quarta - Treino de tiros, não foi um bom treino. Depois de 15 minutos de aquecimento, fiz 2 tiros de 3km cada (13:45 e 13:55), depois tinha que fazer mais 3 tiros de 1km, fiz só um, a 4:40. Estava muito quente, muito seco, eu não me sentia bem, parei o treino.
Quita e sexta eu viajei a trabalho, nada de treinos.
Bom, ontem, sábado, tinha um evento do escritório no Rio de Janeiro, então fui sexta à noite e, às 4:30 da manhã, acordei para treinar (o evento começava 9:30hs). Levei o Garmin, o Ipod, e 5 e pouco da manhã saí do hotel Ipanema Inn, onde estava, para correr. Fui para a orla de Ipanema, e fiz o seguinte percurso:

Ipanema, Copacabana até o fim, voltei pela Rua Gustavo Sampaio até a Av. Princesa Isabel (aqui o Garmin perdeu sinal no túnel, e demorou MUITO para voltar a pegar o sinal, o que detonou a marcação correta de quilometragem...), fui contornando a praia do Botafogo e depois entrei no Flamengo por uma espécie de parque até o final (dá para ver os aviões pousando no aeroporto na nossa frente!), e então voltei pela orla do Flamengo, Botafogo, aí comecei a seguir um cara correndo e acabei na Urca e Praia Vermelha. De lá não dá para sair (!), então voltei pela Av. Pasteur até a Av. Princesa Isabel, voltei para Copacabana, depois Ipanema, aí fui pela Rua Maria Quitéria e fui para a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde dei uma volta inteira, e voltei para o hotel.

Tudo em exatamente 3h30min.

Foi um super treino, não sei exatamente quanto deu de quilometragem, mas deve ter dado uns 36km, que era o objetivo do treino. Demorei para tomar água, só em Copacabana (na volta) e em Ipanema (também na volta), quando tomei um Gu em cada parada. Já na volta de Ipanema a parte de trás das pernas começou a pesar, mas sem cãimbra. Na parte final da Lagoa Rodrigo de Freitas, fiquei bem cansado, e parei uns minutinhos para tomar uma água de côco espetacular, incrível, inesquecível! Terminei o treino, tomei um banho de 10 minutos e já tinha que sair, foi bem agitado.

Mas esse treino ficou para a história, o Rio de Janeiro é inacreditavelmente bonito. Saí correndo de noite, vi o sol nascer, vi pessoas ainda se divertindo nos bares e quiosques da praia, alguns malucos como eu correndo ou pedalando ainda de madrugada, o pessoal remando na Praia Vermelha e na Lagoa Rodrigo de Freitas, uns malucos subindo o morro da Urca para correr (preciso experimentar um dia). Vou dizer uma coisa, treinar no Rio de Janeiro é muito mais fácil do que em São Paulo, aquele visual e as condições de treino são incomparáveis! Enfim, foi um belíssimo treino, muito divertido, pena a porcaria do GPS ter falhado tanto, então não sei exatamente quanto deu o percurso. Com os "cortes", deu 31km, então é capaz de eu ter treinado até mais de 36km, já que quando estava correndo ficava entre 5:20 e 5:40min/km.

sábado, 18 de agosto de 2012

Boa corrida longa hoje.

Saí de casa por volta de 5:30 da manhã, fui correndo até a USP, dei 2 voltas de 6km lá, e voltei para casa. Ao todo, quase 28km (27.650m) em 2h31min, bom ritmo. Cheguei bem, um pouco cansado, mas aguentava mais. Nada de cãimbras, respiração controlada, sensação boa. Tomei um banho rápido, e já tinha que levar meu filho ao futebol. Fiquei de pé o dia inteiro, sem sofrimento.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Corrida leve ontem, descanso hoje.

Ontem fiz 55 minutos na esteira, leve, 6min/km, para soltar. Não consegui fazer musculação por conta do trabalho. Hoje não treinei, só descansei para fazer um longão amanhã.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Treino forte de tiros

Ontem, terça, descansei. Hoje fui ao Pinheiros e, depois de 15 minutos de aquecimento, fiz 4 tiros de 1km (4:15, 4:09, 4:15 e 4:22), e depois 5 tiros de 400m (todos a 1:38), sempre com 2 minutos de intervalo. Achei o treino bem forte, as pernas estavam ok, mas a respiração chegou no limite, especialmente nos tiros de 1km, o que é surpreendente, pois normalmente aguento bem o tranco, as pernas é que pedem socorro. Desta vez foi diferente, foi sensação de cansaço mesmo, mas completei bem o treino. Acho que é um bom sinal, pois fôlego e preparo vêm com o aumento de volume, então acho que o caminho é esse. Amanhã tem musculação, estou gostando dos exercícios.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Corrida e musculação

Ontem, dia dos pais, não fiz nada. Hoje corri cedo, fui até o Parque do Povo, dei 4 voltas e voltei, fiz num ritmo moderado/forte, devo ter feito uns 12km em 1h04min. Na hora do almoço, fiz musculação, bem forte.

domingo, 12 de agosto de 2012

Treino longo, 26km

Quinta fiz musculação, foi bem forte. Sexta descansei, e ontem fiz um treino longo, 26km, saindo de casa às 5:50 da manhã, fui até a USP correndo, fiz uma volta de 10km com Biologia, e voltei correndo. Com paradas para tomar água, semáforos e etc., cheguei em 2h34minutos, relativamente tranquilo, sem cãimbras, e com respiração normal. Senti um pouco a parte de trás da coxa, já estava assim antes da corrida, acho que é da musculação. Hoje, fim de Olimpíadas, tinha maratona e final do vôlei, então não fui fazer nada. Aproveitando o dia dos pais, hoje é "feriado", vou comer de tudo, e amanhã retomo as atividades normais.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mais um ótimo treino.

Ontem, na terça, corri por 1 hora em ritmo moderado/forte, no Pinheiros. Hoje era dia de treino de tiros, e novamente fui ao Pinheiros no fim da tarde. Fiz 10 minutos de aquecimento, depois 2 vezes 10 minutos moderado/forte (5min/km) com e minutos fraco, e depois 3 tiros de 5 minutos forte (4:26min/km cada) com 2 minutos de pausa, e depois mais 10 minutos para soltar. Ótimo treino, acabei me sentindo bem nos tiros, foi ficando cada vez mais fácil. Não estou perdendo peso, por isso sei que a melhora é significativa, já que quando ficar mais leve os tempos vão cair ainda mais.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Corrida leve ontem

Não consegui correr de manhã, nem na hora do almoço, mas no final do dia consegui sair um pouco mais cedo e fui para a USP, pois recomeçariam minhas aulas ontem. Como cheguei uma hora mais cedo, fui para o CEPEUSP, comprei uma toalha e um cadeado, coloquei minha roupa esportiva e corri por 45 minutos leve. Deu tempo para tomar banho e ir para a aula depois, acabou sendo um bom treino.

domingo, 5 de agosto de 2012

Meia maratona em 1h48.

Tenho tido noites muito difíceis, o nenê sofre de cólicas, minha esposa tem se sacrificado na amamentação e ficado acordada de madrugada, e eu tento ajudar mas pouco posso fazer. Esse acúmulo de noites sem dormir com poucos treinos e trabalho intenso tem causado stress, estou numa fase complicada. Na quinta-feira, fiz minha primeira aula de musculação com o Hélio, um treinador que vai me ajudar nessa parte. Treino legal, mas fiquei bem dolorido. Na própria quinta-feira, no final da tarde, corri 1 hora, bem bem bem leve, para soltar um pouco os músculos. Não consegui treinar sexta, por conta do trabalho, e no sábado, por conta da noite sem dormir. As dores no corpo estavam grandes por conta da musculação, então beleza. Hoje, domingão, fui correr a Meia Maratona Golden Four da Asics. Prova espetacular, percurso bom, largada já no ritmo, gostei bastante. Corri o tempo todo por volta de 5:10min/km, durante mais da metade fui com o Érico, velho amigo da RACE que está na MPR e que tinha muitas saudades. Bem legal correr com ele, um puxou ao outro, até que ele deu uma reduzida lá pelo km 15 e eu segui no mesmo ritmo. Senti-me um pouco mal lá pelo km 14, mas aguentei. Pareceu mais resultado da alimentação, a água não saindo do estômago. Mas uns 2 kms depois passou, e pude correr bem. Não tive cãimbras, e cheguei correndo forte, uma sensação boa, de que aguentaria mais, ou poderia forçar mais. Cruzei a linha de chegada em 1h48min26s, sem estar estragado, feliz. Valeu a pena fazer a prova, apesar de não ter passado uma semana muito boa de treinos, nem ter dormido muito.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Treino ruim

Não corri segunda nem terça, por conta de complicações no trampo. Hoje, quarta, fui um pouco antes do almoço para o Pinheiros, o treino eram 7x 1000m, e não fiz um bom treino. Estava me sentindo cansado, as pernas pesadas, e lento. Fiz os 7 tiros em 4:43min/km cada um, descansando 1min ou pouco mais a cada tiro, mas em nenhum eu me senti bem, ou podendo (querendo) dar mais. Treino chato, ruim, espero que amanhã seja melhor.

domingo, 29 de julho de 2012

Corrida e pedal!

Sexta fiz um fartlek no Pinheiros, 1 hora, ótima corrida. Não sei bem o ritmo, mas fiz uns kms abaixo de 5:00min. Sábado foi dia de longo na USP. Apesar de um pouco cansado e ter dormido pouco, fiz 24km. Os primeiros 18km fiz em 3 voltas de 6km a 31/32minutos mais ou menos. Na última volta, as pernas ficaram pesadas, sofri mais do que esperava para terminar o treino. Passei o sábado cansado, mas tinha marcado para hoje um pedal com meu amigo Hugo. Foi espetacular. Tirei a teia de aranha da bike, abri a gaveta de roupas de ciclismo que permaneceu fechada por longo tempo, e fui para a Ciclovia da Marginal Pinheiros. Pedalamos 40km em 1h35minutos. Fui só no volantinho, girando bastante, para soltar as pernas. O vento contrário em boa parte do percurso estava muito forte. Não tinha preocupação de tempo, mas o treino foi bem forte, e mesmo assim, depois do treino, senti as pernas mais leves do que no dia anterior. Foi muito bom mesmo. Nessa semana devo começar a fazer musculação com um novo treinador, vamos ver no que dá.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

14 tiros de 400m na quarta-feira

Fiz no Pinheiros, na última quarta-feira, 14 tiros de 400m, com 45s de intevalo. Os 2 primeiros em 1:47, os 8 seguintes em 1:43, e os últimos 4 em 1:40. Bom treino, forte, com aquecimento de 10min e no fim mais 10min soltando. Ontem descansei.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Corrida e natação

No domingo não fui correr, mas criei coragem e fui nadar. Preciso voltar a nadar, se quero fazer o Ironman no ano que vem, faz mais de 1 ano que não treino de verdade a natação. Foram 1500m nadando de tudo, só para solta. Mas deu para perceber que estou sem força, nadando mal, sentindo-me cansado logo no começo. Preciso engrenar. Na segunda, fui correr no Pinheiros. Fiz 1 hora de fartlek, fazendo umas 4 vezes 1km a 4:50min/km. Bom treino. Hoje, terça, resolvi descansar, para retomar o ritmo de treinos amanhã.

domingo, 22 de julho de 2012

22km na USP

Hoje cheguei 6:30 na USP e corri sozinho. Fiz 22km em 1h57min, tentei ir forte nas voltas de 6km, dei uma parada a cada volta para tomar água e afins. Fiquei cansado, não exageradamente cansado, mas o ritmo foi moderado/forte, em vários momentos estava rodando a 4:50min/km.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bom treino na pista

Escapei hoje na hora do almoço e fui correr na pista de atletismo do Pinheiros. Fiz um bom treino de 1 hora, variando corrida mais lenta com alguns KMs abaixo de 5min/km. Cheguei bem tranquilo no final.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Agora vou focar em velocidade

Já tenho meditado sobre o assunto por algum tempo, e decidi mudar o foco dos meus treinos. Agora, velocidade vem antes de volume. Não é de hoje que escuto pessoas falando que é mais importante treinar forte e intensamente, ou que correr devagar e longe ensina a correr... devagar e longe. O pessoal do Ironguides defende o chamado "Método", que teria como filosofia aproveitar o seu tempo de forma a maximizar os ganhos, fazendo treinos fortes. Resolvi comprar a planilha de maratona deles (R$75,00), dei uma olhada e vi que é isso mesmo. Ao mesmo tempo, o técnico do Pinheiros, Luis Gandolfo, sempre defendeu isso. Recentemente, li uma entrevista de um atleta lá do Pinheiros, que fez a Comrades (89km na África do Sul) abaixo de 5min/km, que comentou que o Gandolfo fez ele treinar mais velocidade, e deu certo. Alguns amigos que fazem boas provas, e que são rápidos, defendem essa filosofia. Então, vou tentar também. Vou adaptar minha planilha para fazer 2 treinos na semana de velocidade. Nos longos, vou mais rápido, ainda que em uma distância menor. Vamos ver no que dá. Ontem fiz um treino sozinho na pista do Pinheiros. Foram 5 séries de 800m, 400m e 200m, com 1 minuto de intervalo entre cada tiro e 2 minutos entre as séries. Os 800m fiz para 3:40min, os de 400m fiz em 1min40s, os de 200m fiz em 45s. No final, estava bem cansado, mas feliz por ter completado o treino. Espero estar mais rápido em 3 ou 4 semanas, vamos ver.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Treino na esteira

Ontem tive que viajar a trabalho, então não treinei. Mas hoje, no final do dia, escapei para o Pinheiros e fui correr na esteira, pois estava chovendo. Fiz 11,2km em 1 hora. Na primeira metade, corri a 11km/h (5:30min/km), e na segunda metade corri 11.6km/h (sei lá quanto, deve ser uns 5:15min/km). Corri bem tranquilo, sensação de esforço apenas moderado, sem qualquer tipo de dor na perna, nem fiquei ofegante. Só suei pacas, e reconfirmei que odeio correr em esteira, é monótono demais. Mais um bom treino para dar confiança, e estou bem acima do peso ainda, a perspectiva é boa.

domingo, 15 de julho de 2012

Excelentes treinos

Na quarta-feira não consegui ir à pista do Centro Olímpico, mas na hora do almoço fui para o Pinheiros e fiz um fartlek. Corri por 1 hora, sendo que dava uma volta no clube, depois corria 1k na pista de atletismo mais forte (4:50min/km). Fiz isso 5 vezes, e terminei bem o treino. Não treinei quinta e sexta, mas ontem, sábado, fui para a USP e fiz um ótimo treino de 18km. Fiz duas voltas de 6km com amigos da RACE, variando entre 4:50min/km e 5:30min/km. A última volta fiz sozinho, a 5:35min/km, bem tranquilo. Cheguei totalmente inteiro. Hoje saí para correr e fui até o Ibirapuera, dei 2 voltas lá, e voltei pelo mesmo caminho da ciclofaixa. Ao todo foram 19km, não controlei o ritmo, mas imagino que na média deva ter dado uns 5:45min/km. Também cheguei bem tranquilo, as pernas um pouco doídas, mas nada demais. Esses 3 treinos me animaram bastante, acho que, afinal de conta, vai dar para fazer uma boa preparação para a Maratona. Vou deixar minha planilha aqui na página, fica fácil visualizar o que vem pela frente para fazer uma excelente prova em Berlim.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Boa corrida hoje

Depois da gripe e de me empanturrar comendo no feriado, hoje fui correr. Acordei 5:30hs e fui correr no Parque do Povo, 3 voltas, e cheguei com 52 minutos na padaria. Corrida tranquila, dia muito frio, mas com sol lá fora, foi agradável. Saí de noite, voltei de dia, sensação muito boa. Estou com sobrepeso, mas acho que não perdi tanto a forma.

sábado, 7 de julho de 2012

Corrida sexta, e gripe.

Só voltei a correr na sexta, no clube, no horário do almoço. Fiz 1 hora correndo, num ritmo que deve ter sido de 5:30min/km. Já não estava me sentindo bem antes, e a corrida fez desencadear uma p... duma gripe que me impediu de fazer qualquer coisa hoje. Espero estar melhor amanhã.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Natação!

Hoje nadei! Uma audiência acabou não acontecendo, então fui resolver alguns assuntos no clube (fica perto do novo escritório) e aproveitei para nadar. Fiz 1 hora, foram 3x 500m livre (em média 2min/100m), com 100m soltando nos intervalos. No final, ainda fiz perna e um corretivo (18 braçadas por piscina), devo ter nadado uns 2000 metros. Estou bem fora de forma na natação, foi difícil nadar cada 500m, e depois de 300m as braçadas não rendiam. Mas foi bom, fiz na piscina externa, e me diverti.

domingo, 1 de julho de 2012

Correndo por 1 hora

Hoje tinha apresentação de natação da minha filha no clube. Aproveitei e, depois do show dela :-), fui correr. Usei um programa no Iphone chamado Strava Run, bem interessante, marca distância (com o gps) e velocidade, bacana. Pelo programa, fiz 11.2km em 59 minutos, deu 5:15min/km de média mais ou menos. Saí para correr fraco, então estranhei o resultado, achei que tinha corrido mais lento. Enfim, foi bem tranquilo, um bom treino regenerativo. O problema é uma dor na lateral do pé, que estou sentindo desde ontem. Preciso ver o que é isso, não chega a complicar a corrida, mas dói bastante depois, só quando ando. Espero que não seja nada.

sábado, 30 de junho de 2012

Agora sim, voltei a treinar.

Uma semana complicada de trabalho, viajei por 2 dias, e apaguei incêndios nos outros 3. O nenê não deixa ter uma noite completa de sono, apesar de ser bonzinho. E estava desanimado. Por isso, nada de treinos na semana. Mas hoje fui para a USP. Acordei mais tarde, e cheguei lá umas 10 da manhã. Fiz 12km em 1h04minutos, com 2 voltas de 6km (32min e 32:20min, mais uma parada na metade para tomar água). Ritmo tranquilo, mas acabei me cansando um pouco mais do que o esperado. Natural, depois de tanto tempo sem treinar. Mas achei melhor do que eu esperava. Agora é pegar ritmo, treinar umas 2 semanas seguidas e aí, sim, focar em Berlim.

domingo, 24 de junho de 2012

Voltei a correr

Hora de voltar à realidade. Hoje saí para correr, fiz 1 hora (e 45 segundos), fui até o Parque do Povo, dei 3 (ou 4, perdi a conta) voltas, e cheguei em casa de novo. Ritmo tranquilo, nem forte nem fraco, fui ouvindo música e sem neuras, até chegar no prédio. Amanhã viajo a trabalho, acho que só corro de novo na quarta.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Péssima maratona de São Paulo, e sem treinos.

Foi uma prova horrível, para esquecer. Cheguei na hora, saí correndo num ritmo confortável, uns 5:30min/km. Nos 2 primeiros km há muita gente, então passei mais lento, acabei compensando alguns kms depois (5:10min/km em vários momentos). No km23, já comecei a sentir algum desconforto, o que não é normal. No km 26, já estava desagradável. No km 28, as cãimbras começaram. E só foram piorando. No km30, andei pela primeira vez, para tentar fazer as cãimbras pararem. Só piorou. Fui até o km 34 num andar/trotar lento (acima de 10min/km) só pensando em chegar em casa. No km 36, tinha um pessoal dando umas laranjas espetaculares, caiu muito bem. Nessa hora, além de cãimbras, tava me sentindo muito mal. No km 38, saída do túnel da Juscelino, chamei um taxi. Tava um trânsito enorme, e então lembrei que minha roupa estava no guarda-volume da chegada. Resolvi ir até o fim. Andei mais um pouco, aí entrei num posto de gasolina no km 39, comprei uma coca-cola, e voltei no meu caminhar. As cãimbras não paravam, eram todos os músculos das duas pernas, e se eu tentava parar e sentar, doía até a alma. Surpreendentemente, no km40, as cãimbras pararam subitamente. Os músculos doíam muito, por terem ficado com as cãimbras por 1 hora, mas não era cãimbras, e isso faz toda a diferença. Encontrei um amigo, o Molica, e fomos correndo os 2 últimos kms. Não estava nem um pouco cansado, só muito, muito dolorido nas pernas. Cruzei a linha em 4h45minutos, absolutamente de saco cheio e achando que as pernas teriam de ser cortadas, de tanto que doíam. Fui para a barraca da RACE, tinha 2 fisioterapeutas lá, que tentaram fazer algo com as pernas. Na maca, as cãimbras voltavam, tive que ir para o chão. Depois de uns 20 minutos, eles fizeram o que puderam, pelo menos dava para andar. Peguei um táxi e vim para casa. Até agora não corri de novo. Desânimo total. Não estou dormindo muito à noite, por conta do nenê. Antes da maratona, fiquei 2 semanas sem treinar (fora um trote num dia), não estava descansado, não me alimentei direito. Mas a performance na maratona de São Paulo foi muito, muito ruim, porque não tive pernas. Sei lá o que fazer. Penso depois.

domingo, 10 de junho de 2012

Só um treino ontem

Noites sem dormir. Nada que eu não esperasse, mas como é duro acordar a cada hora para ajudar com o bebê. Sei que a fase passa, então vamos em frente. Consegui ontem, sábado, "fugir" um pouco para correr. Resolvi fazer o percurso normal, sair daqui, 4 voltas no Parque do Povo, e voltar. Fiz em 55 minutos, ritmo bem firme, boa corrida apesar do frio. Hoje, domingo, foi aniversário do meu filho Arthur, então foi só comida e mais comida :)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Meu filho nasceu, nada de treinos!

Terça-feira, 19:53, nasceu o Alexandre, meu terceiro filho. Por conta disso, nada de treinos até hoje. Só muita alegria, comemoração, vida em família. Além de não correr, estou comendo doces alucinadamente, nem quero ver :) Vamos ver se dá para voltar semana que vem. E tem maratona de São Paulo no outro domingo, não quero nem ver!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Treino longo ontem, e agora é só esperar.

Ontem, sabadão, foi meu aniversário. Para curtir, acordei 5 da manhã e fui para a USP correr. Cheguei lá no escuro, nem o treino de bike tinha começado. Coloquei meu Ipod, e saí para correr. Só curtindo o amanhecer, pouquíssima gente por lá ainda, uma solidão gostosa, um clima relativamente frio, e uma p... vontade de correr. Fiz num ritmo constante, 24km em 2h10minutos. Cheguei bem, inteiro, aguentava mais. Fui para casa satisfeito, feliz, pronto para levar o filhão para o futebol no Pinheiros, onde nos divertimos pacas também. Depois teve almoço na churrascaria com a família, bolo de aniversário no meu irmão, e um cineminha com a Cris depois de tanto tempo. Dia perfeito, muito gostoso. Hoje só descansei, não fiz nada. Agora é manter um ritmo para a maratona de SP, e depois começar os treinos específicos para Berlim.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estou inscrito para o Ironman 2013!

Hoje, 11 da manhã, lá estava eu na frente do computador. Decisão tomada, ano que vem, perto de completar 40 anos, vou fazer mais um Ironman. Quando tudo deu certo (as inscrições acabaram em meia hora...), vibrei. Ano que vem, quero arrebentar no Iron, fazer meu melhor tempo, encaixar todas as modalidades. Vai ser divertido :)

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mais dois treinos

Não estou treinando tanto quanto queria, mas essa fase de espera do nascimento do bebê está detonando um pouco a rotina. Mas é por uma boa causa! Domingo e segunda não treinei. Terça fui para o clube, e corri 1 hora num ritmo relativamente forte. Não marquei distância, mas deve ter sido algo como 5:15min/km. Quarta fui para o Centro Olímpico, foram 6 tiros de 800m forte com 400m fraco. Fiz os tiros de 800m entre 3:30 e 3:45 (deve ter sido um pouco mais, fiz na raia 5). Detalhe que tive que parar no terceiro tiro para uma parada estratégica no banheiro... Cheguei cansado, o que mostra que ainda não peguei velocidade. E ainda engordei tudo o que tinha perdido nas últimas semanas, por conta de descontrole na comida. Mas beleza, já vi que dá para perder, e devo perder rápido.

domingo, 27 de maio de 2012

Treino longo ontem, hoje tentando acompanhar o Ironman.

Ontem perdi hora e acordei um pouco mais tarde. A planilha pedia 30km, mas como comecei às 9:00 horas na USP, acabei fazendo "só" 24km, em 2h12min, o que dá 5:30min/km. Terminei bem, as pernas cansadas, mas aguentava mais. Hoje acordei legal, sem estar quebrado pelo treino de ontem. No Ironman Brasil hoje, tenho vários amigos participando, mas a cobertura, até esse momento, está uma droga. Pelo menos já vi que está sol lá, e o mar estava calmo.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Susto, e só um treino.

Nessa semana minha esposa sentiu algumas contrações, e tudo indicava a chegada de mais um bebê prematuro na família. Chegamos a ficar no hospital em internação, mas a coisa se acalmou, e cada dia vencido significa mais força para o Alexandre, nome do nosso filho que vem por aí. Está tudo sob controle, já são 35 semanas, agora o que vier é lucro. Por conta do susto, só consegui treinar hoje, sexta-feira, no meio da tarde. Corri 1 hora, num ritmo constante, relativamente forte em algumas oportunidades. Bom treino, para voltar a dar confiança. Ganhei peso de novo, então vou ter que voltar agora para a dieta.

domingo, 20 de maio de 2012

E mais dois bons treinos

No sábado perdi a hora de manhã, mas consegui sair para corre quase à noite. Fiz uma corrida forte, foram 11km em 56 minutos, o que dá uns 5:05min/km. Cheguei um pouco cansado, mas aguentaria mais tranquilamente. Hoje, domingo, acordei tarde, mas saí para correr mesmo assim, tinha que comprar uns "bate-bates" para as crianças, então fui até o Ibirapuera com o Garmin e a fita para medir os BPMs. Fui a 160BPMs de média, o que é baixo para mim. Ao todo, fiz 18.42km em 1:47:13, o que dá 5:49min/km. Cheguei inteirasso, e estou perdendo peso, vou confirmar hoje mas acho que cheguei na casa dos 87.6kg de média.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dois treinos fortes

Terça-feira fui treinar no Pinheiros, e corri relativamente forte por 1h04 minutos. Pelo GPS, fiz 12km, nada mal. Quarta-feira eu perdi hora de manhã, mas consegui escapar mais cedo do escritório e quase 7 da noite fui para o Pinheiros fazer o treino de tiros. Foram 10 minutos aquecendo, depois fiz 10 tiros de 800m, a uma média de 3:32min cada tiro. Senti que estava forçando, cheguei ao final cansado, mas não estava totalmente destruído. Hoje, quinta, tive que viajar a trabalho, e não treinei.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Algum descanso

Depois do teste de quinta-feira, não treinei sexta e ontem, sábado, não consegui treinar também. Mas hoje cedo, dia das mães, consegui fazer um bom treino. Fiz por tempo, e corri 20.5km em 1h49 minutos. Saí de casa, fui até o Ibirapuera, dei 3 voltas de 3km e voltei. Cheguei muito bem, não estava cansado, aguentaria mais tranquilamente. Foi bom dar uma parada por 2 dias, e hoje não fazer muito mais tempo. Agora é tentar pegar velocidade, fazer a maratona de SP, e depois iniciar os treinos para Berlim.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teste de 5km

Depois do longão de sábado, descansei domingo e segunda. Na terça, fui correr no Pinheiros, fiz 1h05 minutos num ritmo tranquilo. Não foi totalmente fraco, mas foi tranquilo, devo ter feito em 5:45min/km mais ou menos. Ontem tive um dia infernal. Complicação no trabalho, vários prazos estourando, não consegui almoçar, e saí atrasado para fazer prova na faculdade, sem estudar, sem jantar, e que acabou depois das 11 da noite. Estava até com dor de cabeça de fome, sentindo-me muito mal. Não fui correr de manhã, por conta de compromissos profissionais, então foi um dia para esquecer. Mesmo assim, hoje, resolvi fazer um teste de 5km, que estava previsto na minha planilha para ontem. Fui para o Pinheiros,rodei 10 minutos devagar, e saí para correr. Iniciei muito forte, a 4:20min/km, e depois tive que diminuir. Fiz em 22:47min, o que dá 4:33min/km. Foi meu limite mesmo, não aguentaria manter esse ritmo por mais tempo. Por conta do jejum de ontem, e do treino, acabei perdendo um pouco de peso (87.6kg agora), vou ver se mantenho.

sábado, 5 de maio de 2012

Treino sensacional, 36km!

Nessa semana treinei pouco, só na quinta-feira corri uns 50 minutos na esteira, entre 11 e 12km/h. Mas hoje fiz um ótimo treino. Foram 36km na USP, em 3h28minutos. Era para fazer em ritmo lento, com algumas subidas, e fiz exatamente isso. Corri num ritmo próximo ao que quero fazer na maratona de São Paulo (abaixo de 4 horas), e me senti bem. As pernas ficaram pesadas no final, mas aguentaria mais 6km com um pouco de sofrimento. A respiração estava ok, tomei 4 accelerades e tomei gatorade no km 30. Foi um treino muito bom para dar confiança, a sensação é de que já estou melhor do que fiquei nos últimos tempos, inclusive quando fui para Chicago no ano passado. O fato de ter corrido mais lento, e aguentado ficar nesse ritmo o tempo inteiro, foi importante para me acostumar. Sempre, quando entro em forma, acelero demais em maratonas ou percursos longos, mas hoje no treino eu me segurei, e como resultado cheguei bem mais inteiro.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Esteira, e mais exames

No domingo não treinei, foi um dia complicado pois fui ao hospital com a esposa, alarme falso de nascimento de mais um prematuro. Ainda bem. Segunda foi um semi-feriado, pois hoje é 1o de maio, terça-feira. Eu ia ter que trabalhar, então pela manhã fui ao clube e corri na esteira por 1 hora, a 6min/km, para soltar. Fiquei 24 horas fazendo um exame de coração (holter), com uma máquina presa no corpo. E hoje vou fazer mais exames (ressonância e teste cardiopulmonar), então nada de treino. Amanhã volto para a pista.

sábado, 28 de abril de 2012

Treinos e mais treinos

Mais uma semana de bons treinos. Na segunda-feira, descansei. Na terça-feira, fui a Pinheiros pela manhã e acabei fazendo um treino de 1h05minutos num ritmo firme. Não muito forte, mas firme, deve ter sido por volta de 5:45min/km. Na quarta-feira, fui para o Centro Olímpico e fiz um treino fortíssimo, acompanhando o Clauber, que está treinando muito para o Iron de Nice e uma prova de bike na Europa. Fizemos 7 tiros de 1000m, com 1 minuto de intervalo, fazendo em média 4:27min/km. No último eu estava acabado, e diminuí para 4:50min/km, mas foi um treino muito bom. Quinta e sexta fiz uns exames médicos, estou fazendo um checkup geral. Hoje, sábado, fiz um treino inédito e bem forte. Foram 18km na USP, com 5 (cinco!) Biologias. Quem já subiu a Biologia sabe do que eu estou falando. Fiz as 5 vezes num ritmo constante, não parei uma vez, e completei o treino em 1h43min30s, cheguei bem inteiro, dava para continuar correndo. Fiquei bem empolgado com o treino.

domingo, 22 de abril de 2012

Longão de 26km

Sexta descansei. Sábado acordei cedo, tomei café, coloquei a roupa de corrida, e fui para USP. Esqueci que era feriado, não tinha ninguém lá. Pior, começou a chover feio. Fiquei p... da vida, e voltei de carro para casa, para dormir mais 1 hora antes de levar o filho para o futebol. Perda de tempo, mas descansei. Hoje, domingão, resolvi fazer um longão. Saí correndo de casa, fui até a prova das 10 milhas Mizuno que ia largar do Jockey, encontrei um pessoal da RACE (Spina, Neury). Fui com eles a prova inteira, fechamos em 1h27minutos, e depois voltei correndo para casa. Clima excelente, uma leve garoa de vez em quando, mas corri tranquilo. No total, foram 2h25minutos, acho que deu uns 26km (meu gps parou de funcionar em vários momentos por conta de viadutos e pelo clima totalmente nublado). Cheguei muito bem, só as pernas um pouco cansadas (mais as panturrilhas), mas bem confortável. Pelas contas que fiz, deu uma média de 5:35min/km, gostei bastante do treino. Estou fazendo um monte de exames agora para checkup, então alguns dias não poderei treinar. Tudo por uma boa causa.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Treino de pista sozinho

Segunda descansei, terça trotei leve por 55 minutos no Pinheiros.
Na quarta, acabei dormindo mais de manhã, estava muito cansado. Mas consegui, na hora do almoço, ir para o Pinheiros, então fiz sozinho o treino de pista previsto, que eram 8x 1min30s forte 1min30s fraco. Os fortes eu fiz num ritmo intenso, quase completando os 400 metros (uma volta, eu parava na metade dos últimos 100 metros). Foi bem legal.
Hoje, quinta, corri por 1 hora no Pinheiros.

domingo, 15 de abril de 2012

Meia Maratona em 1:50:59 (5:15min/km)

Só para constar, sexta houve cancelamento de uma viagem que eu faria, mas acabei não correndo. No sábado, trotei uns 55 minutos na USP, bem tranquilo.
Hoje, domingo, teve Meia Maratona da Corpore. Fica a triste lembrança da pior organização de prova que já vi a Corpore fazer. Muita fila para entrar no local em que ficavam as barracas das assessorias e o bike park (fui de bike para o local), e uma fila enorme para pegar chip. Fui no dia anterior, e demorou mais do que de costume também. Ridículo colocarem o número estampado na camiseta, impede que você corra com a roupa que gosta, e atrasa tudo. Pena mesmo, anos montando uma reputação, e se continuar assim vai para o lixo por interesses comerciais (a Corpore agora cedeu a exploração comercial de provas para uns ex-diretores...).
Bom, larguei na última onda, tranquilo. Fomos eu e o Clauber, como objetivo de fechar em 1h55min (5:30min/km mais ou menos). Saímos correndo num ritmo tranquilo, foi fácil começar correr por conta da largada em ondas. Ia batendo km a km e fomos a 5:20min/km mais ou menos. Como estava fácil correr, combinamos de ir até o km 12 assim, e depois decidir o que fazer. No mencionado km 12 passamos bem, e resolvemos acelerar. Aí começaram as passagens entre 5:05 e 5:10min/km em média, até o fim.
Cheguei bem, um pouco cansado porque acelerei para menos de 5min/km nos dois últimos km, mas tranquilo. Sem dores absurdas, sem passar mal, nada. Boa prova, feita num ritmo forte, mas sem sacrifícios desnecessários. No final, o tempo foi de 1h50min59s, o que dá 5:15min/km. Ou seja, bem melhor do que o planejado.
Como dormi às 2 e meia da manhã, comi demais ontem, e estava quente pacas, o resultado foi ainda mais positivo.
Mostra que os treinos estão dando resultado, e que estou no caminho certo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Só trote hoje.

45 minutos de trote no Pinheiros, só para soltar. Bom treino, Ipod, clima bom, descanso ativo.

Ótimo treino de pista

Ontem rodei por 55 minutos no Pinheiros, bem leve.
Hoje foi treino de pista no Centro Olímpico. Foram 4 tiros de 4 voltas (fiz pela pista 4, dá mais de 1600m), progressivo. Fiz em 8:20min, 7:59, 7:45 e 7:32, chegando no limite. Fui com Clauber e Michel (que diminuiu na última volta).
Muito bom o treino, o mais forte que fiz nesse ano, com certeza.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fartlek no clube

Ontem, páscoa, descansei.
Mas hoje consegui escapara do escritório na hora do almoço e fui correr no clube. Fiz 1 hora de corrida, num ritmo confortável por 15 minutos, depois 4 vezes 1km forte (4:40min/km) e 1km fraco, e depois ritmo confortável de novo até o fim, mais uns 10 minutos.
Foi um bom treino, no meio da tarde, e serviu para manter o corpo em movimento, acostumar aos volumes maiores que logo logo chegam.

sábado, 7 de abril de 2012

Treino longo de 24km

Quinta descansei, e ontem, feriado, tive preguiça.
Mas hoje, sábado, fui correr um longão, e fiz 24km em 2h20min. Bom treino, apesar do calor. Cheguei mais inteiro do que na semana passada, mas ainda cansado. Fui direto para a piscina do prédio brincar com as crianças, foi bem legal, deu uma boa aliviada nos músculos.
Perdi mais um pouco de peso, estou na casa de 88.4kg, mas perco mais de 3kg a cada treino (depois recupero). Por conta disso, marquei uma nutricionista, acho que preciso melhorar a alimentação e a hidratação durante os treinos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Treino forte de tiros

Hoje foi treino no Centro Olímpico, e fiz bem forte 8x 400m forte 400m fraco, sem parar. Os fortes fiz para 1min45s mais ou menos, indo pela faixa 4 da pista, o que dá uns 425m (acho). Foi um ótimo treino, fiz com bons amigos (Clauber, Marião e Fernando), e conseguimos manter o ritmo em todos os tiros.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Um ótimo treino leve.

Hoje fui levar o filhão no Pinheiros, e aproveitei para correr. Ontem só descansei, mas hoje fui para soltar, e acabei fazendo 55 minutos em um ritmo muito confortável, por volta de 5:30min/km. Estava fácil correr, terminei muito tranquilo, descansado.
Mais do que soltar, essa corridinha deu uma confiança de que os treinos estão no caminho certo.
Amanhã tem treino de tiros, vamos ver como vai ser.

domingo, 1 de abril de 2012

Treino longo, cheguei mais cansado do que previa.

Saí hoje para fazer um treino longo meio tarde, quase 11 horas. Fui num ritmo confortável, uns 5:50min/km. Fui pela rota da ciclofaixa até o Ibirapuera, lá dei uma volta por fora, depois uma volta de 7km por dentro, mais uma volta de 3km, aí voltei pela Juscelino.
Passei os 21km, de acordo com o GPS, em 2h02min. Depois parei num banheiro para um rápido pitstop, mas o GPS perdeu sinal e eu não sabia como fazer voltar (estou com um Garmin novo, preciso ler o manual...). De qualquer forma, corri por 2h40min, deve ter dado uns 27 ou 28km. Depois do Km 23, as pernas começaram a doer. Falta de treino mesmo, a respiração estava sob controle, mas a musculatura ainda não aguenta. Some-se a isso o fato que ainda estou pesando 89kg (fiz os Irons nos últimos anos com 84/85kg), e percebe-se por que doeu.
Cheguei bem detonado em casa, mas feliz com o treinão longo feito. Se eu continuar a treinar regularmente, fatalmente vou perder peso, ganhar velocidade, e aguentar ficar 3 ou mais horas correndo sem sentir tanto a musculatura. A sensação é a de que estou no caminho certo.

sábado, 31 de março de 2012

Mais e mais treinos

Na semana passada, corri mais umas 3 vezes, sempre fazendo 1 hora, num ritmo confortável. No treino da quarta-feira da semana passada, foram 3 tiros de 1200m, 3 tiros de 800m, 3 tiros de 400m e 3 tiros de 200m. Fiz todos com muita força, foi um treino que me detonou.
No sábado da semana passada, na USP, fiz um treino de 12km num ritmo mais forte, só para sentir. À noite, viajei para NY, e lá só corri na segunda-feira, 1 hora na esteira (estava frio pacas).
Voltei na quinta, mas só fui correr hoje, sábado. Fiz 12km na USP, com duas voltas de 6km, mas bem forte. A primeira volta fiz abaixo de 5min/km, e a segunda volta fiz nuns 5:15min/km. Cheguei bem cansado na primeira volta, mas na segunda já estava melhor, só pela diminuição do ritmo.
Não ganhei muito peso na viagem, e amanhã quero fazer um longão. Os treinos vão indo bem, acho que nesse ano vou ter bons resultados.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Um treino muito, muito bom.

Continuo bem empolgado com os treinos, e ontem, domingo, fiz um treino espetacular.
Só para não perder o registro, na quinta-feira corri uns 50 minutos leve, só para soltar.
No sábado, fui para a USP, fiz 12km a 5:10min/km, para forçar um pouco. Tinha que levar o filho ao futebol, então o tempo estava apertado.
Ontem, domingão, saí para fazer um longo. E acabei fazendo um dos treinos mais legais de que tenho lembrança.
Saí de casa correndo tranquilo, a 6min/km (ou mais, sem controle), ouvindo Ipod e despreocupado. Subi pela ciclofaixa até o Ibirapuera, dei uma volta de 3km, outra por fora. Quando deu 15,5km, comprei um Gatorade, e fiquei tomando e andando enquanto assistia aos jogos de futebol e basquete das quadras. Terminando o Gatorade, voltei a correr de volta para casa, também pela ciclofaixa. No final, foram 22km de treino, deu 2h10min de treino, cheguei me sentindo muito bem.
Acho que o treino foi muito bom porque no Ipod, especialmente na volta, rolaram músicas muito boas. Adrenalina a mil, várias fezes eu me peguei sorrindo enquanto corria, o que mostra o quão animado eu estava.
Sei lá, o fato é que estou contente pacas com o treino, animado, e espero repetir a dose da semana que vem. Vou ter que fazer uma viagem a Nova York a trabalho, então é possível que o longão seja no Central Park. Vamos ver.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Venho treinando firme.

Domingo descansei, mas segunda-feira corri por 1 hora. Depois descansei na terça.
Quarta foi treino de tiros, fiz bem forte. 5 vezes 800m forte (fiz para uns 4:50min/km), descanso de 1 minuto, 200m fortíssimo, e 2 minutos de descanso. Treino muito bom.
Hoje, quinta, corri 50 minutos bem sossegado e lento no clube, para soltar.

sábado, 10 de março de 2012

Venho treinando muito bem

Consegui entrar num ritmo de treino, e já sinto os resultados.
No sábado passado corri na USP, 2 voltas mais fortes de 6km, abaixo de 5:30min/kim.
Domingo, fiz 16km, indo de casa ao Ibirapuera e voltando, num ritmo tranquilo.
Segunda corri também, 1 hora até o Parque do Povo, ritmo tranquilo.
Quarta fiz treino na pista de atletismo do Centro Olímpico, era um teste de 5km, fiz em 24 minutos, mas cheguei mais cansado do que esperava. Talvez tenha corrido mais, pois fiz nas raias 3 e 4, mas foi bom dar uma forçada.
Quinta corri também 1 hora no clube, tranquilo.
E hoje, sábado, fiz 18km na USP, parando a cada 6km para tomar água e Gatorade. A última volta fiz com o Fernando, e no total deu 1h44min.
Ainda tenho muito peso para perder, estou me alimentando bem mal. Mas estou melhorando. O problema ainda não é muscular, continuo me sentindo cansado ao correr, ainda falta uma base.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais alguns treinos

Tenho corrido 2 a 3 vezes por semana, 1 hora, num ritmo de 5:45min/km.
Fiz um treino longo no domingo passado, 17km. Ritmo tranquilo, saí de casa, dei 2 voltas no Ibirapuera, e voltei. Cheguei inteiro.
Nessa quarta-feira passada, voltei a fazer treinos do tiros lá no Centro Olímpico. Difícil foi acordar cedo, mas tinha bastante gente lá da RACE. Fiz duas séries de 3x1000, correndo a uns 4:45min/km cada mil. No final, eu estava bem quebrado.
Na quinta passada dei um trote de 55 minutos no clube, tranquilo.
E nesse fim de semana faço um novo longão. Talvez eu use a estrutura da meia maratona de São Paulo para isso.
E já me inscrevi na meia maratona da Corpore.
Estou entrando no ritmo, já já dá para começar a forçar a velocidade.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mais 3 treinos

Nessa semana corri 1 hora na terça e na quinta, no Pinheiros. Ritmo constante, por volta de 5:45min/km.
Ontem, sábado, corri 12km em 1h09 minutos, saindo de casa e indo até o Parque do Povo.
Todas as corridas foram tranquilas. Chego só um pouco cansado, dava para aguentar mais. É um bom modo de retomar um preparo para treinos mais fortes.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Planos definidos

Tenho feito corridas esporádicas. Uma ou duas por semana, no máximo. 1 hora, 10km, ritmo tranquilo.
Decidi que vou fazer a Maratona de São Paulo no primeiro semestre, e possivelmente uma maratona internacional (Amsterdam é a candidata) no segundo semestre, aí para valer, e tentar bater 3:30horas.
Voltarei a nadar também, mas o pedal só devo retomar no segundo semestre, pois não dá tempo de fazer tudo, e quero curtir a gravidez e nascimento do meu terceiro filho (vai ser um menino!).
Agora vou correr com regularidade, já pedi ajuste na planilha, e vou segui-la.
Para começar o controle, hoje corri 10km em 58 minutos na esteira, no Pinheiros. Foi bem fácil, tranquilo.
Estou pesado, com 93kg, então devo perder peso rapidamente e, com isso, a melhora vai ser significativa.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Começa o ano de 2012

Bom, espero treinar bastante nesse ano. Corrida e natação. Decidi não fazer o Ironman, a previsão de nascimento do meu terceiro filho é final de maio e começo de junho, exatamente a época da prova. Prioridades! :)
Não estou triste, porque quero treinar um pouco mais "leve", já que estou empolgado também com as aulas de filosofia na USP e de contrabaixo. Pois é, arrumei muitas atividades, legais pacas, e com mais um filho vindo, não quero chegar em casa à noite quebrado e destruído.
Vou correr de manhã e nadar à tarde. A ideia é fazer uma boa maratona nesse ano, e quem sabe voltar ao triathlon no segundo semestre (um meio iron...) ou só no ano que vem. Pedalar é o esporte que eu menos gosto, e o que dá mais trabalho, por isso vou dar prioridade à corrida, e nadar no horário do almoço (já que começo a trabalhar no novo escritório que é bem perto do clube nesse mês).
Se engrenar na corrida, não descarto bater meus recordes na maratona (mais fácil) e nos 10km (mais difícil). Acho que com a bagagem que tenho, e treinando direitinho, posso conseguir.
Nesse fim de ano, fiz novamente a São Silvestre, fantasiado de MM (vermelho), com meu amigo Mollica (Chapolin de novo). Gostei do novo percurso, achei mais fácil. Como estava razoavelmente treinado, e fizemos num ritmo bem fácil (1h37min), cheguei bem inteiro, foi a prova mais tranquila que tenho em minha lembrança.
Depois não fiz mais nada, só comi bastante nessas 2 semanas, fiz uma boa viagem com a família para a praia, e amanhã retomo trabalho e treinos. Estou bem animado, apesar de pesado e provavelmente lento, mas com umas 3 ou 4 semanas, devo ficar em forma.